Manual do Perfeito Idiota Latino Americano

Manual do Perfeito Idiota Latino Americano Mario Vargas Llosa

Resenhas - Manual do Perfeito Idiota Latino Americano

Marion 06/09/2020

Pobre América Latina
Um continente desperdiçado como disse Lorde Palmerston. Como pode produzir tantos líderes idiotas?

Diego 12/06/2016

O pensamento liberal clássico que não tem medo de se mostrar
"O Manual do Perfeito Idiota" foi o precursor dos livros do Rodrigo Constantino, Reinaldo Azevedo, etc. Lá pelos idos anos 1990, quando se dizer liberal era quase uma injúria, Mendoza, Montaner e Llosa tiveram a coragem de "nadar contra a maré ideológica" e lançar este panfleto apaixonado em defesa do liberalismo clássico.

Eles procuram refutar de forma sarcástica os principais argumentos da esquerda latino-americana em sua literatura considerada clássica, em livros como "Veias Abertas da América Latina" por exemplo.

Não espere uma análise acadêmica. A ideia não é esta.

Vale a leitura como fonte de pensamento liberal -- fazendo um contraponto aos postulados da esquerda; o que é sempre saudável num debate maduro e democrático.

Peterson Boll 28/08/2012

Desmistificador em vários pontos e ideologias e esclarecedor das idiossincrasias latino-americanas, perde um pouco de seu poder crítico quando se abandona à paixão da defesa de suas teses, quando por exemplo, exime os EUA da culpa por nosso subdesenvolvimento (no que concordo em parte), mas sabemos que os EUA não é nenhuma instituição benevolente com a AL...Interessante também porque quase profético: o livro foi escrito antes que aparecessem Chavez, Morales, Kirchner e outros.
Fábio Landim 27/01/2013minha estante
Os EUA nem sequer possui projetos para a América Latina. A última tentativa foi a ALCA. A causa de nosso subdesenvolvimento é totalmente culpa nossa!!!!

ClaudioMoreira 28/04/2012

Papai Smurf
O Manual do Perfeito Idiota Latino Americano é uma deliciosa viagem pelo pensamento terceiromundista que assola as terras ao Sul dos EUA. Recheada de fina ironia, desmonta com sagacidade nossos mitos salvadores, nossos Chês, Fidéis, Morales, Vargas e vários outros defensores dos fracos e oprimidos que povoam o imaginário de um povo que clama por um salvador, ama um pai dos pobres e adoraria viver sobre as bençãos de um Papai Smurf.

LaraF 21/03/2009

crítica bastante a esquerda mas está bem embassado em fatos históricos, difícil não concordar, mas, no entanto, carece de soluções, já que também, o modelo economico-liberal, não oferece as melhores condições e nem soluções as velhas questões da economia: recursos cada vez mais escassos e desejos cada vez mais intensos e urgentes.