CABRA CEGA

CABRA CEGA Sheila Mendonça

Resenhas - CABRA CEGA

Cia do Leitor 30/05/2018

Cabra Cega
Clara e Gustavo se conheceram ainda muito jovens em um clube que a família de Clara frequentava em Curitiba. Foi amor a primeira vista, e desse primeiro contato nasceu um relacionamento que prometia ser próspero e feliz.

Ela estava acabando os estudos e pretendia fazer o vestibular de psicologia, já ele estava se formando em medicina e claro queria exercer sua nova profissão e conquistar sua independência. Gustavo era filho único e vivia com sua tia que o tinha como um filho e o amava muito. Mas, ao conhecer Clara mudou todos seus planos, não queria mais estar só, precisava dividir seus sonhos com ela, precisava dela, somente ELA.

Ainda na fase da conquista, dos encontros, de formalizar seu namoro, os pais e amigos de Clara, perceberam que Gustavo era um tanto introvertido e um pouco ciumento. Mas, Clara os convenceu que era impressão deles, que no fundo ele tinha um bom coração e era tímido.

Em poucos meses eles resolveram se casar, estavam encantados um com o outro. Gustavo sempre atencioso e romântico, fazia com que Clara se entregasse àquele amor sem medo e sem freios. Sentia que ELE era o homem de sua vida e faria de tudo pra serem felizes para sempre...

Até que o casamento aconteceu, e com esse evento veio também a realidade através das ações de Gustavo. Ele finalmente se sentia livre para por pra fora a sua verdadeira face. Um homem possessivo surgira pra mudar toda uma historia que mal acabara de ser escrita.

"Por mais insatisfeita que estivesse e que seu casamento não fosse totalmente como sonhou, não conseguia imaginar a sua vida sem o seu marido."

Essa obra é uma ficção que aborda fatos que acontecem na vida real. O livro fala de submissão, medo, insegurança, violência doméstica, possessão e tantos outros atos que são desencadeados por essa faceta doentia de seus companheiros. Com uma escrita informal e fluída, a autora Sheila Mendonça nos presenteia com uma história de nos faz questionar e brigar com os personagens. :)

Existem milhares de mulheres no mundo que sofrem maus tratos e agressões, que vivem no anonimato sob ameaças todos os dias. Clara é apenas um grão de areia no meio de tantas vítimas. E muitas delas não tem a chance de pedir ajuda, e quando conseguem sair desse relacionamento, nunca saem ilesas, as feridas são grandes demais para serem cicatrizadas e esquecidas. Isso, quando conseguem sair com vida...

É difícil falar de um assunto tão delicado sem mexer com os sentimentos dessas pessoas, pois analisar um caso visto de fora é mais fácil, logo encontramos as soluções dos problemas e verbalizamos que a vítima está nessa porque quer, poque é fraca, porque é tola. No entanto, para a vítima nem sempre é tão fácil assim.

Uma vez que a pessoa é agredida por seu companheiro, seja verbalmente ou fisicamente a primeira coisa que pensamos é: Abandone-o. Deixe-o. Fuja! Mas, devemos olhar o quão envolvida está essa pessoa. Estender a mão e orienta-la a denunciar uma agressão talvez seja a coisa certa a fazer, é o primeiro passo. Ela não estará livre dos riscos, com ele ou sem ele, mas pelo ao menos terá uma ajuda de profissionais e proteção da policia.

Existem casos que a vítima é chantageada e ameaçada de morte, muitas vezes envolvendo familiares e amigos queridos. A lavagem cerebral e o medo é tão grande que a vítima não busca ajuda com receio de tudo se concretizar.

E foi pensando dessa forma que pude analisar melhor as atitudes da personagem, ela se sentia presa às ameaças, temia pela vida de seus entes e por sua própria vida. Mas, mesmo sob todas essas ameaças, creio que procurar ajuda e não omitir para a família era a coisa certa a fazer.

"Na intenção de fazer as pazes disfarçou mostrando preocupação andando de um lado para o outro da sala. Mas não poupou a esposa de ouvir a mais fria e egoísta pergunta: se ela havia perdido a criança."

No inicio senti muita raiva de Gustavo e compaixão por Clara, mas infelizmente no decorrer da trama eu passei a ficar impaciente com as decisões que a protagonista tomava. Ela teve diversas chances de dar um fim, de tomar as decisões certas das quais ela mesma jurava que faria se houvesse uma chance. Mas, não fez!!

Por outro lado, estava uma família aflita, sem noticias de sua filha, mas que não tomava atitude alguma pra ajudar. O que estavam esperando?! Sério mesmo que os pais ficariam de braços cruzados esperando o pior acontecer? Mas, também existiam personagens determinados em ajudar, e que tomavam atitudes sem exitar. Cito como exemplo: Marcos (ex-namorado) e Pâmela (amiga de Clara), eles foram mais corajosos que seus familiares.

Até "aceito" a omissão dos vizinhos, além de serem estranhos, temer à sua própria vida por causa de terceiros é bem comum hoje em dia. Mas, quando a família de clara fica sabendo das ocorrências em sua casa, das ameaças e maus tratos, e não fazem nada pra ajudar, simplesmente porque acataram as inseguranças de Clara, o pedido pra não se meterem. Isso é demais pra minha compreensão e aceitação. Se a filha está cega, tomada pelo medo, é obrigação dos pais, do cidadão, ajudar nesse caso.

Dizem que "Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher." Que ditado machista! Mas, creio que o ditado se refere à discussões e não agressões. Concordam?

Claro que questionei o quão fácil era pra Gustavo viver mudando de morada sem levantar suspeitas, o quão ingenua Clara era por se permitir vislumbrar um novo lar e não perceber que por trás de cada suposto bom ato teria uma consequência à ser paga. Estava na cara que esse relacionamento já tinha passado dos limites de tão doentio e perigoso. E não tomar uma atitude só alimentava mais e mais o monstro que ele se tornava.

O Livro apesar de curtinho é bem direto em suas mensagens. Nos faz refletir e nos alerta o quanto é importante a gente ao perceber sinais de distúrbios de humor, de posse e de obsessão, é preciso procurar ajuda imediata. Resguardar-se achando que as coisas poderão melhorar só podem agravar mais e adiar o inevitável, as agressões e até mesmo a morte.

Não sei como terminar essa looooooonga resenha sem continuar expressando minha indignidade pelo o tema que a história permeia, mas de uma coisa estou certa, é um livro que DEVE ser lido e debatido aos quatro cantos do planeta.

Indico e asseguro que você pode ter uma visão diferente da minha com relação a protagonista.

site: http://www.ciadoleitor.com/2018/05/resenha-cabra-cega-de-sheila-mendonca.html

Bi Faria 01/03/2017

Gostei muito da capa, tem muito mistério! E que livro intenso, li roendo as unhas. Favorito de 2017! Clara conhece Gustavo em sua cidade, Curitiba. Ela se apaixona, eles se casam... E a vida de Clara se transforma, Gustavo se mostra ciumento, possessivo, violento, agressivo e tudo o que faz é muito bem arquitetado. Ela vive esperando o pior ou as surpresas nas ações do marido. Vivem mudando de lugar, ele não quer ela perto da família e dos amigos, não quer que ela estude... ele a quer só para ele. A família dela se vê preocupada e perdida sem saber onde a filha está e como ela está. E sem saber ao certo o que acontece na casa deles. Até o dia em que Clara não aguenta mais... Mas será que ela vai conseguir se separar do marido? Ela vai conseguir ser feliz? "... Clara chorava debaixo do chuveiro pensando no quanto o seu casamento era muito diferente do que sempre sonhou..." @shemendonca

Beta 14/02/2017

Resenha por Roberta de Souza
Onde a ficção termina e a realidade começa? Até que ponto os livros espelham vidas?
Essas perguntas me vieram à mente enquanto eu viajava no livro Cabra Cega, da escritora Sheila Ribeiro Mendonça.

A obra conta a história do casal Gustavo e Clara. Conheceram-se bem jovens, se amaram e resolveram se casar. Clara tinha muitos, muitos sonhos, mas abriu mão dos projetos de sua vida para seguir ao lado de Gustavo, seu amor. Ele, sempre muito reservado, deixava toda a família de Clara em alerta, mas seu carinho e cuidado para com Clara, fazia com que todos deixassem passar suas pequenas “estranhezas”.

Mas após o casamento tudo mudou e, aos poucos, Clara começou a conhecer o inferno que a aguardava por trás do amor de Gustavo.

Um amor tão lindo! Que tinha tudo pra dar certo, se torna, aos poucos, negro, feio, pesado...

O livro de Sheila Mendonça nos faz pensar profundamente em aspectos poucos expostos das intimidades de um casal. As finas nuances, o quebra-cabeça, muitas vezes, impossível de montar, as agruras do amor...

Super indico a obra!
She 15/02/2017minha estante
Obrigadaaaaaaaaaaa por trazer a resenha linda pra cá! Beijocas no seu coração, lindona.

Marcia Pimentel 20/10/2016

Um livro que me supreendeu pela sua singularidade e pelo tema
O livro Cabra Cega é bem curtinho, tem 140 páginas. Li o livro em quatro horas, mas a rapidez na leitura não foi por ele ter poucas páginas, mas por querer saber como aquilo tudo iria terminar. A Sheila nos faz terminar um capítulo e querer ir logo para o outro.

O livro tem uma singularidade, ele não tem diálogos, é somente narração. Esse é o segundo livro com essa singularidade que eu leio. O primeiro foi Transcendence da Shay Savage. E novamente não me arrependi da leitura. A Sheila, como a Shay, soube perfeitamente prender o leitor com a sua narração dos fatos. Como passar para o leitor os diálogos dos personagens sem que eles falassem. Ela foi perfeita nisso.

O livro conta a história de Clara e Gustavo. Um casal que se apaixona em pouco tempo e resolve se casar. O namoro durou tão pouco tempo que Gustavo conseguir esconder de sua futura esposa o monstro que ele era por dentro. E quando as pessoas dizem que o amor cega, ele cega realmente. Algumas pessoas em volta de Clara começa a ver que Gustavo tem um ciúme exagerado da esposa, mas Clara ainda não conseguia ver isso. E ela só foi descobrir a verdadeira personalidade do marido, quando já era tarde demais.

Por ciúme de Clara e sua obsessão de querer a esposa só para ele, Gustavo decidi se mudar com a esposa para bem longe da família e amigos. É quando Clara começa a se sentir presa em sua própria casa. Gustavo não gosta nem que Clara saia para comprar pão, imagina conversar com os vizinhos. É então que a autora começa abordar a questão da violência contra as mulheres.

Clara passar a viver um inferno dentro do casamento. O homem carinhoso e atencioso com que ela se casou não existe mais. Clara é agredida verbalmente, espancada e violentada pelo homem que jurou perante Deus, amá-la, respeitá-la e cuidar dela para sempre. Clara passa a ter muito medo de Gustavo, e esse medo que a prende a ele.

Durante o livro há muitas reviravoltas, e é isso que nós prende a leitura. Passamos a viver junto com Clara tudo o que ela vive nas mãos de Gustavo. E muitas vezes me vi sofrendo ao pensar que o que Clara estava vivendo, muitas mulheres poderiam estar vivendo o mesmo naquele momento.

Torci até o final para que Clara tivesse um final feliz. Confesso que tive medo pelo final. Na vida real muitas vezes vemos que o final é sempre trágico na maioria dos casos. E muitas vezes a vítimas desses monstros não tem um final feliz.

Os personagens secundários também são muito importantes no drama desse casal. A família de Clara se preocupavam muito com ela. A irmã faz de tudo para salvar a irmão das mãos do monstro que é seu marido. Com certeza se ela não tivesse a família ajudando, como ajudou, ela não conseguiria dar um fim em seu sofrimento. Sem falar de Marcos, um antigo namorado de Clara. Ele também foi um dos que ajudaram muito a Clara a superar seu medo pelo marido. É muito bonito o amor que ele sente por Clara.

E posso dizer que o final é surpreendente. Eu amei o final.

Então é isso, pessoal. Espero que tenham gostando da resenha desse livro maravilhoso. Leiam que vocês não se arrependerão da leitura.

site: http://marcia-pimentel.blogspot.com.br/2016/10/resenha-do-livro-cabra-cega.html
She 21/10/2016minha estante
Que resenha linda, muito obrigada Marcia, feliz aqui de você ter gostado, beijo, beijo!

Patrick Rosário 01/02/2016

(Corujando nos Livros) Resenha: CABRA CEGA - Sheila Ribeiro Mendonça
Conhecer alguém especial e viver momentos felizes ao lado desta pessoa é uma das maiores realizações que alguém pode desejar. Aquela união harmoniosa e saudável. Aquele casamento agradável, semelhante aos que visualizamos nas telas de cinema. É, mas nem todos estão destinados a caminhar por essa trilha de amor e conquista, como é o caso de Clara, protagonista deste livro envolvente, onde são abordados temas maduros e polêmicos, como: violência contra a mulher, ciúme doentio e possessividade.
A obra vai nos contar a história conturbada do casal Clara e Gustavo. No dia do casamento, em Curitiba - Paraná, os dois pareciam demasiadamente felizes e apaixonados, mas terríveis coisas estavam por vir.
A família de Clara já a alertava mansamente sobre alguns comportamentos estranhos de Gustavo, todavia Clara sempre ficava chateada pela família estar intervindo em sua vida, já que ela própria não visualizava tais comportamentos.
Repentinamente, Gustavo anuncia a mudança do casal para Ouro Preto - Minas Gerais, justamente para desprender Clara da família, amigos e qualquer outra coisa que a rodeasse.
Em Ouro Preto, Gustavo começou a externar seus primeiros sintomas de possessividade, proibindo Clara de cursar Psicologia, curso que tanto gostava. As coisas tinham que estar tudo do jeito dele, caso contrário, a mulher pagaria o preço por não ser submissa.

"Ela não tinha autonomia nem para arrumar a cozinha ou mesmo as suas próprias roupas no armário. Resolveu ser submissa para não ser pior e poder viver em paz."
(Página 22)

Por tanto tempo sem notícias de Clara, a família acaba viajando para Ouro Preto, causando uma grande surpresa e ira em Gustavo. Após essa visita, Gustavo anuncia, que eles iriam mudar-se para o Rio de Janeiro, todos ficam bem desconfortáveis com a notícia, mas ninguém poderia fazer nada, nem mesmo a Clara, ela teria que fingir que tudo estava bem para a família, se não apanharia do marido.
Já no Rio de Janeiro, as coisas começam a ficar muito mais graves, Gustavo a espanca, causa um aborto em sua esposa, pois odiava a ideia de ser pai, justamente por não querer dividir a atenção de Clara com a criança. E o aborto involuntário do bebê é que a faz dizer toda a verdade sobre a personalidade de Gustavo à família e resolve não querer mais esta vida. Mas Gustavo era muito astuto, calculista e doentio e elabora várias situações para que Clara fosse completamente sua, na verdade, sua "prisioneira". Em algumas vezes ele a estupra, em certos momentos ela tenta fugir para Curitiba, mas é raptada por ele e mais e mais coisas terríveis acontecem com Clara. Não posso detalhar mais, se não, teremos spoilers aqui, (risos). E sei que isso não nos agrada. Mas, para vocês entenderem o nível da situação, darei mais um trechinho:

"Enquanto isso, Clara toda suja e com medo corria tentando ir para bem longe de Gustavo. Nervosa ela tropeçava todo instante e não conseguia parar de chorar, até que conseguiu chegar à estrada e decidiu voltar para o Rio de Janeiro, sua intenção era pegar uma carona, mas estava sem forças. Os carros passavam em alta velocidade e ela começou a se sentir mal e de repente tudo ficou preto e desmaiou. Ficou ali desacordada, na beira da estrada, com metade do corpo para o matagal e a outra no acostamento, por alguns minutos."
(Página 69)

Será que Clara conseguirá se livrar de Gustavo em tempo?
Infelizmente o livro possui páginas brancas, mas a diagramação do livro é bastante confortável, facilitando muito a leitura e é bem curtinho, precisamente 140 páginas, mas a história é muito bem construída e elaborada, as personalidades dos personagens são tão bem alicerçadas que causam um grandioso efeito em nossa mente, é como se conhecêssemos Gustavo e Clara. Só fiquei um pouco inquieto ao ler, pois eu queria saber o histórico de Gustavo, a raiz familiar, estrutura, criação e etc... Mas compreendo que a proposta da história era focar a situação conjugal, isto é, a posição doentio de Gustavo e o silêncio e submissão de Clara.
Por fim, super recomendo este livro de Sheila R. Mendonça, a leitura é bastante fluida, dinâmica, envolvente e passa uma mensagem muito concreta sobre ciúme possessivo, realidade de um elevado percentual de casais, infelizmente.

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/2016/02/resenha-cabra-cega-sheila-ribeiro.html
She 05/02/2016minha estante
Obrigada por aqui também! :)

Je Fachini 04/01/2016

Esse livro é curtinho, muito bem escrito e extremamente envolvente.
Um casal muda de forma estranha para sua nova casa, mas nenhum dos vizinhos desconfiou o que Clara estava passando.
No começo Gustavo era o melhor dos namorados e para ela o casamento era o certo. Porém somente Clara acreditava que ele era um bom homem. Seus pais e amigos não caiam na encenação de bom menino que Gustavo fazia.
Depois do casamento ele se revela um homem inteiramente possessivo e agressivo. Então Clara decide fugir, apesar do medo do que pode acontecer a ela e as pessoas que ama. O pesadelo não acaba com a fuga, mas as entre idas e vindas ela encontra paz nos seus parentes e em Marcelo. Seu desejo é seguir em frente e consegue por um tempo. Mas não se pode brincar de cabra cega pra sempre, depois de tanto correr tudo acaba em um piscar de olhos.
She 06/01/2016minha estante
Beijo, beijoooooo amadinha, obrigada, de novo! :)

Cat 28/09/2015

Filha de Inúteis... Inútil é.
Finalmente comecei a minha leva de livros via kindle. Baixei diversos livros pela amazon, mas devido a falta de tempo e minha enorme pilha de livros, os e-books acabaram ficando encostados. Porém, no início deste mês decidi que era hora de começar a lê-los e para dar início escolhi o livro “Cabra Cega” da autora Sheila Mendonça. E povão, o livro é incrível. Apesar da linguagem simples e sem diálogos a trama foi bem desenvolvida.

A autora conseguiu passar com extrema realidade o que acontece com as mulheres vítimas de violência doméstica. E talvez seja por essa razão, que os personagens me irritaram ao extremo.

Não quero que a autora pense que não amei o livro. Adorei, de verdade. Porém, a trama nos apresenta a realidade sem frescura... Nua e crua.

Todos os personagens representam a realidade, desde a passividade e submissão da vítima, a crueldade do marido violento e a falta de atitude dos pais da vítima. Em diversos momentos fiquei na dúvida em quem deveria odiar mais... O marido, a esposa ou os pais, que são inúteis.

Tem uma cena que a personagem Clara é arrastada pelo marido diante dos pais, que ficam apenas olhando. Não sei se isso é o meu sangue paraguaio com boliviano falando mais alto, mas se eu visse algo do tipo acontecendo a minha irmã ou filha, daria um monte de porrada no sujeito, com infarto e tudo. Chamaria a polícia, sei lá, faria alguma coisa. Parada é o que eu não ia ficar.

O único personagem que tem atitude é o marido. Pelo menos o cara se mexe para conseguir alcançar seus objetivos, mesmo sendo ruins.

Clara é irritante ao extremo, lerda e besta. Sinto muito, mas sou incapaz de sentir empatia por mulheres que apanham. Não estou dizendo que mulher merece apanhar, não, longe disso, mas como a própria trama mostra. Clara recebeu diversos alertas dos seus pais de que Gustavo era obsessivo, ciumento, controlador e frio, mas não deu ouvidos. E essa é a realidade de muitas mulheres.

No livro a autora deixa a entender que Clara era muito apaixonada para ver a verdadeira face do marido. O que até certo ponto condiz com a realidade. Porém, não posso deixar de dizer que muitas mulheres apostam no cavalo errado pelo puro e simples prazer de “desafiar” a opinião dos pais e amigos. Isso quando os próprios amigos a aconselham a namorar o sujeito porque o mesmo possui um carro do ano, uma boa profissão. E ela precisa casar com o sujeito porque não vai encontrar algo melhor e que é muito triste uma mulher sozinha.

Enfim, se você está à procura de um bom livro nacional, com uma temática polêmica, Cabra Cega é uma boa pedida.

site: http://catalinaterrassa.blogspot.com.br/2015/09/p-margin-bottom-0.html
She 29/09/2015minha estante
Minha querida, que delícia saber a sua opinião sobre o meu trabalho, gostei muito da forma que você abordou os pontos e deu a sua opinião. Fez uma autora feliz. Obrigada!

Fer - Mato Por Livros 06/05/2015

Uma realidade da qual todos queremos fugir!
Aquela história que antes de começar você já sabe o tamanho da intensidade que vem por ai.

A história de Clara é ficção, mas poderia ser real. E infelizmente é. O que Clara viveu, muitas mulheres vivem dia após dia.

Clara e Gustavo aparentam ser o casal perfeito. Mas a perfeição realmente só fica nas aparências.

Quando Clara conheceu Gustavo, foi quase como um amor á primeira vista, Gustavo soube conquista-la rapidamente, e logo eles estavam casados. Para preocupação da família de Clara, que desde o inicio sentiu algo meio estranho no rapaz.

Logo após o casamento eles vão morar em outra cidade. Clara esperava começar uma vida a dois, maravilhosa. Gustavo, só queria manter sua esposa longe de tudo e de todos.

E o inferno começa.

Gustavo que de inicio parecia um homem bom, gentil e educado, agora se mostra como verdadeiramente é. Violento, possessivo, um louco capaz de tudo para manter a esposa somente a seu lado.

Aos poucos Clara vai acordando para o que será sua vida se continuar ao lado desse homem, mas fugir nunca parece uma boa opção.

Quando a família de Clara descobre, Gustavo fica louco e Clara vê a chance de fugir, mas tudo dá errado, e ela mais uma vez se vê nas garras do marido.

Idas e vindas, mudanças de cidade, muitas lágrimas, desespero (para Clara e para nós leitores), violência.

O mundo de uma mulher que vive sobre essas circunstâncias é narrado com perfeição por Sheila. O que nos faz sentir um ódio enorme por Gustavo, mas por Clara também.

Ok, tudo bem, eu sei que ela era a vitima, e sempre é fácil julgar estando fora do problema. Mas eu não conseguia entender como ela podia não pensar em uma denúncia? Não fazer algo mais concreto? Oportunidades ela tinha. É ai que nosso psicológico é trabalhado.

Como disse é sempre fácil julgar. Mas nós nunca vamos compreender - graças a Deus, algo que não se passa conosco, algo que vai além da nossa compreensão.

É fato que é difícil entender, como uma mulher pode amar um homem que faz esse tipo de coisa? Mas volto a dizer: a mente humana é um mistério indecifrável.

A vida de Clara continua nessa luta constante, até que ela decide realmente dar um ponto final nessa história.

Bem eu paro por aqui antes que cometa algum spoiler. O que posso dizer é que a história nos surpreende e nos indigna a cada pagina, quando achamos que, a solução dos problemas de Clara está chegando, uma reviravolta acontece.

O final foi incrível, eu esperava algo totalmente diferente, e realmente fiquei com muito medo da situação final. Claro que eu estava extremamente assustada com o rumo que as coisas estavam tomando, mas não tinha jeito, era esperar para ver.

Foi uma história que realmente mexeu demais comigo. Porque ao mesmo tempo, que sentimos ódio de Gustavo, com o final se aproximando, eu me perguntava o que havia acontecido em sua vida para transformá-lo nesse monstro. Claro que nada justifica algo assim, mas é impossível não pensar, em tantas pessoas que fogem de seus problemas, de suas dores, se transformando em algo que não são. O problema vai muito além. E é isso que me intriga nesse tipo de história.

É você querer ir a fundo na questão. Mas assim como na vida real, infelizmente muitas vezes a história “acaba” e você não vai entender o porquê de muitas situações.

O livro é super curtinho, li em pouco mais de uma hora. O único ponto negativo é que não existem diálogos na história. A narração é feita em terceira pessoa, para nos dar uma visão mais ampla, de Clara, de Gustavo e até de sua família, mas senti muita falta desses diálogos. E queria também mais da história. Eu senti que poderia haver mais, não que eu quisesse que Clara sofresse ainda mais, não mesmo, mas achei que poderia ter um pouco mais, até do passado de Gustavo. Bem como vocês podem perceber, eu sou a louca que quer faz de tudo para entender o porquê de algumas atitudes do ser humano rs.

Bem eu indico a leitura para todos que tenham estomago para se deparar com algo muito real. Como disse a história é ficção, mas é verossímil. Eu adoro esse tipo de história, apesar de sempre ficar meio “destruída”, eu adoro desse gosto de realidade, de pensar nos fatos, tentar compreender e refletir sobre várias nuances da vida.

Beijossss

site: www.matoporlivros.com.br
She 07/05/2015minha estante
É tão gostoso ler as reações de vocês, sorrio do início ao fim de uma resenha. :)
Beijo, beijoooooo!

Fernanda 09/03/2015

Olá leitores!

Hoje quero falar com vocês sobre o livro Cabra Cega da Sheila que ganhei no ano passado e, como sempre, tenho uma boa lista de livros dos parceiros para serem lidos. Mas chegou o ano novo e claro que dei logo um jeito de ler, principalmente, porque fiquei sem internet por alguns dias.

Eu havia lido a sinopse do livro há algum tempo e não a li antes de iniciar a leitura e por isso não sabia o que esperar. Pelo que sei, a escritora Sheila trabalha com o tema “agressão doméstica” e este é o assunto chave da obra.

Aqui conhecemos Gustavo, um médico bem sucedido. Têm seu próprio consultório. Bonito e ao que aparenta um bom marido, mas como se diz: quem vê cara não vê coração, descobrimos ao decorrer da narrativa que este homem está mais para um monstro do que para um belo moço.

Sua esposa Clara, jovem e cheia de vida, quer estudar, trabalhar, ter amigos e logicamente manter um relacionamento constante com seus familiares, mas logo que se casa o marido dá um jeito de mudar de cidade para mantê-la longe de tudo e de todos.

Uma mulher submissa que faz tudo para agradar o marido, pois se pisar fora da linha um centímetro sequer, sofre as consequências, por ter alguém possessivo, ciumento e extremamente maluco ao seu lado. Clara vive uma vida infeliz, mas ainda assim tenta a todo custo esconder dos familiares o que se passa dentro de sua casa, mas para tudo existem limites.

Gustavo não quer dividir sua esposa nem ao menos com os próprios pais – os dela, e por tal razão a mantém prisioneira dentro de casa, além de ler as cartas antes da esposa enviá-las aos familiares.

Bom, não posso dizer como termina a leitura, afinal de contas, já soltei muitos spoilers para uma única resenha. Posso apenas dizer que a trama nos deixa completamente apavorada, apenas por vermos que Clara não reage às agressões que sofre.

O problema nesses casos é o medo que as mulheres sentem ao conviverem com homens violentos, muitas vezes ficam de mãos atadas e não denunciam a agressão sofrida. O medo é o pior aliado nestes casos.

Sei que essa obra é apenas ficção, mas a angústia que sentimos a cada palavra lida é indescritível! A autora conseguiu passar muito bem a opressão que a protagonista sofre. Sabemos que aí fora existem todos os tipos de violência gratuita possível. E apenas rogo a Deus, para que encontremos uma pessoa que nos fará felizes! Leitura mais que recomendada!

site: www.amorliterario.com
She 10/03/2015minha estante
Minha querida, muito obrigada pela resenha e fiquei feliz ao saber que você curtiu a leitura, que bom! :)

Liachristo 07/10/2014

Cabra Cega - Sheila Ribeiro - Clube de Autores
Bom, como começar uma resenha sobre um assunto polêmico, triste e extremamente importante?
Confesso que ainda não sei. O que vou fazer, é tentar passar para vocês o que senti durante a leitura.

Quando recebi o livro da Sheila para resenhar, não sabia muito bem o que esperar da história. Procurei não ler nenhuma resenha, pois queria ter a minha própria experiência. O livro é fininho, são apenas 94 páginas. Uma leitura rápida e fácil. Mas, a história... É densa, forte e por várias vezes me peguei irritada, frustrada e indignada com algumas atitudes dos personagens.

Sheila nos conta a historia de Clara, uma jovem tranquila, educada, que vem de uma família tipicamente brasileira. Uma família como outra qualquer, como a família de algum vizinho ou parente seu.

Clara está em um Clube de Curitiba onde costuma frequentar com sua família, quando conhece Gustavo, por quem se sente imediatamente atraída. Ela descobre que ele é filho único, e que está no último ano da faculdade de Medicina. Ela acaba se envolvendo cada vez mais com ele e resolvem se casar. É aí, que todos os problemas de Clara começam.

A partir do casamento, Gustavo começa a mostrar um outro lado seu. Primeiro ele resolve se mudar com ela para outra cidade, com a desculpa que teriam mais privacidade, poderiam iniciar uma nova vida só deles. Clara como está muito apaixonada, resolve seguir seu marido sem questionar, mesmo sabendo que será tudo novo e que ficará longe e sem o apoio de sua família.

Gustavo vai se mostrando ciumento ao extremo, obsessivo em relação a ela, e finalmente violento. E o pior de tudo é que Clara mesmo sofrendo, mesmo sabendo que está tudo errado não encontra forças para abandoná-lo. Se cala e não procura ajuda. Ao mesmo tempo ele lhe dá presentes após as atitudes ruins que tem com ela, como meio de aplacar o ml que causa a Clara. E me deu muita raiva de sua família também, que mesmo desconfiada, não faz nada ou quase nada para ajudá-la.

Sei que é só ficção, mas por já ter conhecido uma mulher como Clara, e por ter acompanhado sua história que graças a Deus não teve um fim trágico, me senti muito tocada e angustiada com o livro. Nós sabemos que existem muitas Claras por aí, muitas cabras cegas, que ainda hoje, mesmo com leis que as protegem, mesmo com toda divulgação na mídia, ainda sofrem violência doméstica, violência psicológica e são submissas a isso. Se sentem impotentes diante deste mal, e isso é muito triste.

Sheila soube abordar bem o tema. Soube trabalhar os personagens, e nos faz assimilar bem a história. Para um primeiro livro, acho que ela se saiu muito bem. Só gostaria que ela tivesse se aprofundado mais em alguns detalhes, talvez deixado a história um pouco mais longa... E que o livro tivesse diálogos (eu adoro diálogos)...

Livro recomendado para aqueles que se interessam pelo assunto, que já passaram por isso ou mesmo conhecem alguém que esteja sofrendo com este problema.
Tem algumas passagens fortes, e com certeza ao terminar a leitura você se sentirá mexido com tudo que leu.

Bjus

site: http://www.docesletras.com.br
She 08/10/2014minha estante
Querida Lia, muito obrigada por sua resenha, suas impressões e principalmente por deixar bem claro os seus sentimentos durante a leitura. Confesso que como autora realmente é muito gratificante saber que mexi tanto assim com as suas emoções. Principalmente sendo o meu primeiro trabalho. Quanto a extensão dele e a falta de diálogos, quem sabe no futuro não reescrevo?! :) Agora quanto mulher o que posso te dizer é que infelizmente essa é uma ficção ainda com um pé na realidade de muitas mulheres. Ainda hoje, 4 anos depois de ter publicado "Cabra Cega", eu me surpreendo com muitas histórias que chegam pra mim, através de e-mails, Facebook, Twitter e afins. Algumas já conseguiram vencer essa passagem em sua vida, outras ainda se encontram no meio de um turbilhão de sentimentos, muitas vezes contraditórios, e violências de todos os tipos.
Espero como autora e como mulher pelo dia que violências contra mulheres, crianças e idodos sejam apenas lembranças de um período que ficou no passado.
Obrigada pelo feedback.

Arca Literária 14/08/2014

Por Danielle Peçanha

Cabra Cega, de Sheila Ribeiro Mendonça, é um livro de Ficção e o primeiro livro da autora.

Cabra Cega é um livro pequeno que em suas 94 páginas nos mostra um pouco da realidade de muitas mulheres, a violência dentro do próprio lar.

A protagonista Clara conhece um belo rapaz chamado Gustavo e com o tempo começam a namorar e acabam se casando. Após o casamento Gustavo começa a mostrar quem realmente é: um homem ciumento ao extremo, possessivo e começa a querer isolar Clara do mundo, mudando de estado para ficar longe de todos, ele quer separar Clara até da família.

Gustavo começa a ser agressivo, ameaçando e agredindo Clara constantemente.

A família de Clara começa a desconfiar e farão de tudo para conseguir tirar a filha das mãos do crápula do genro. O ex-namorado de Clara, Marcos, ainda a ama e não se conforma com a situação e quer ajudar também.

Uma leitura rápida e sem diálogos, narrada em terceira pessoa, que prende a atenção do leitor do início a fim.

Todas as mulheres que sofrem violência doméstica devem ter coragem e enfrentar seus agressores e não viver submissas, encontrar a felicidade. Será que Clara irá conseguir se livrar de Gustavo? Leia Cabra Cega e descubra tudo que Clara passou nas mãos de Gustavo.

Adorei a leitura e recomendo a todos que gostem de temas de violência contra a mulher.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp
She 31/08/2014minha estante
Obrigada por trazer pra cá! :)
Bjbj

Sidney Santborg 10/06/2014

O livro Cabra Cega, da talentosíssima Sheila Ribeiro Mendonça, é maravilhoso. Possui uma leitura fácil, direta e sem malabarismos para prender o leitor. Recomendo principalmente porque aborda um tema que infelizmente é a realidade de muitas mulheres no Brasil, a violência doméstica.

A autora narra a história de Clara que abandona todos os seus sonhos de adolescente para viver a realidade de um grande amor. Totalmente apaixonada, a cegueira a impede de visualizar o futuro que a espera. Com isso, passa a ter uma vida conturbada diante do autoritarismo, do ciúme e da falta de educação de seu esposo Gustavo. Que tem uma personalidade forte e possui um perfil psicológico doentio.

Sheila Ribeiro Mendonça construiu seus personagens de uma forma muito elaborada, pois mostra as transformações psicológicas em detalhes, citando os sinais e as evidências que normalmente identificam prováveis agressores e os traumas dos agredidos.

O livro Cabra Cega torna-se importantíssimo pela sua objetividade. É um alerta e uma lição para que as mulheres não se tornem na vida real a Clara da ficção. E possam tirar a venda dos seus olhos e o medo do seu coração e dá um basta a qualquer tipo de agressão, para que o final de suas histórias de amor não seja trágico e sim feliz, com pessoas que as encham de carinho e não de pancadas.

site: http://livrosnacionais.blogspot.com.br/2014/06/cabra-cega-sheila-ribeiro-mendonca.html

She 30/01/2014minha estante
Obrigada, querida, por também trazer pra cá! ;) Amei a resenha!
Beijo, beijo

Gustavo 04/01/2014

Cabra Cega (Blog Leitores Compulsivos)
Clara é uma moça educada que pertence a uma tipica família brasileira, certo dia em um clube de Curitiba, Clara e Gustavo se conhecem, e os dois se apaixonam instantaneamente, Clara está totalmente apaixonada por Gustavo, e sem pensar os dois se casam, Clara fica muito feliz, pois acha que está realizando o seu sonho de se casar, mas o que ela não sabe é que este casamento será o pior dos pesadelos da sua vida.

Depois que os dois se casam, Gustavo decide mudar de cidade com Clara, pois ele não queria que a família da moça se entromete-se na vida do casal, com a desculpa do trabalho, o casal se muda e Gustavo se revela quem ele exatamente é, um homem ciumento, possessivo e muito agressivo que briga muito com a esposa, e que a trata como se ela fosse um animal a posse dele. Clara é proibida de sair de casa, é proibida de falar com pessoas, é proibida de ler livros, acessar a internet. Depois de um tempo, Clara vai percebendo como o seu marido é de verdade, e ela começa a ficar com medo de Gustavo, ela tenta pedir ajuda para sua família, mas toda vez que a família de Clara encontra-os e chegam perto, rapidamente Gustavo obriga Clara a se mudarem de cidade.

Gustavo começa a agredir Clara em certo ponto, e depois disso Clara decide que não ama mais Gustavo, ela vê quem ele é de verdade, e então decide fugir, mas o que ela não sabe é que Gustavo não deixará ela ir embora, ele é um homem possessivo e fará de tudo para não perder Clara.

Eu gostei bastante deste livro, com uma história emocionante e muito envolvente, a autora apresenta o mundo do casal Clara e Gustavo, e mostra ao leitor o dia a dia de uma esposa que convive com um parceiro agressivo e possessivo como muitos hoje em dia, uma historia de superação, que com certeza te emocionará bastante.

O livro possui poucas páginas e eu li ele em apenas alguns minutos, a autora poderia estender a história, o livro é narrado com uma escrita leve, porém rápida e com muita ação. Uma trama com muitas intrigas, segredos e acontecimentos que te prenderá do começo ao fim.

Eu fiquei muito emocionado em algumas partes e fiquei assustado em outras, Gustavo é um homem muito possessivo, creio que ele tinha algum problema mental, pois ele persegue Clara de uma forma muito sombria e totalmente possessiva. Com um assunto da nossa atualidade, Cabra Cega te mostrará os limites do Amor e da Paixão, te mostrará uma história de obsessão e violência doméstica e te emocionará de uma forma esplêndida.

site: http://vampleitores.blogspot.com.br/2014/01/resenha-cabra-cega-sheila-ribeiro.html
She 04/01/2014minha estante
Obrigada por trazer pra cá também, beijo, beijooo! :)