CABRA CEGA

CABRA CEGA Sheila Mendonça

Resenhas - CABRA CEGA

Saleitura 04/08/2012

"O casamento dos sonhos que vira um pesadelo"

Vivemos uma época onde os meios de comunicação divulgam constantemente histórias de casamentos que são um pesadelo para a mulher, mas mesmo assim muitas delas custam a abrir os olhos para a realidade. São realmente umas Cabras Cegas.

Foram morar em Curitiba e em pouco tempo, após alguns incidentes com sua amiga acabou indo parar no Rio de janeiro. Ali Clara vive os priores momentos de sua vida. Cuidando da casa tendo que manter tudo do jeito que ele gosta, não podendo conversar com ninguém , prisioneira na sua própria casa. Como morava em uma vila os vizinhos começaram a estranhar o seu comportamento e uma das vizinhas começou a se aproximar quando Clara estava sozinha em casa.

Como tudo tem um limite e tendo se transformado em um inferno a sua vida ela finalmente tomou uma atitude que levou Gustavo a desaparecer. Foi um período longo onde ela voltou a estudar chegando a ser formar em psicologia. Sentia-se livre e feliz novamente, mas jamais imaginaria que sua Paz estaria com dias contados. É minha gente é uma história envolvente que não deixa você parar de ler até chegar ao fim dessa trama.

É uma leitura narrada sem diálogo que não se torna cansativa prendendo o leitor até o fim. Querem saber mais detalhes então vamos lá ler Cabra Cega e saber mais o que aconteceu com Clara e o que o destino reservou para Gustavo.

Querem saber um pouquinho mais sobre a autora, Sheila Ribeiro de Mendonça e sobre o seu livro, aonde comprar, visitem os links dos seus blogs.

Cantinho da She http://sherimendonca.blogspot.com/

Cabra Cega http://cabracegasrm.blogspot.com/
Pandora 07/09/2012minha estante
A história desse livro é muito real, meio louco, mas tem tanta gente vivendo esse tipo de casamento doido!!!

She 15/06/2013minha estante
Ô minha querida! Affffff que gafe a minha, acabei de perceber que não comentei sua resenha aqui, me lembro que falei contigo, mas não comentei aqui. Obrigada pelo carinho de sempre comigo e com o meu trabalho. Fico feliz que tenha gostado dele e que tenha ficado guardadinho em sua memória porque isso significa que de alguma forma a história te tocou e eu fico sempre muito feliz com isso. Beijo, beijoooo! :)

Carol- Books and Tea 26/07/2013

Quando a obsessão sobrepõe o amor, talvez, aquele sentimento antigo, não tenha sido amor. Quem sabe paixão?
Sinceramente, eu tenho um grande apego por autores nacionais, seja por serem de nossa terra, seja pelo talento, ou mais ainda, pela determinação e coragem de publicar seu livro, em um lugar onde a própria escrita nacional, não é tão valorizada. Já é um ponto alto, para qualquer livro, por esse motivo.

Sheila, tráz em seu primeiro livro, um romance conturbado, que envolve obsessão e violência doméstica a qual que mesmo em uma trama fictícia, relata fatos mais reais e comuns, do que possamos pensar. Onde Clara, passa mal bocados na mão de seu doentio marido, que acabou se transformando de amável e carinhoso namorado, em um psicótico controlador. Onde se vê presa em seu próprio casamento, e após a mudança, longe de sua família.

Mesmo sendo um livro, você tem em mente, que Clara é um retrato da triste realidade, onde muitas mulheres, sofrem violência doméstica, daqueles que eram para amar e cuidar, na saúde e na doença, mas, os que na verdade, muitas das vezes as levam a morte.

O livro conta a história de Clara, uma Curitibana, que pensou ter encontrado o amor de sua vida, seu verdadeiro príncipe. O que acabou vendo, que não era, e o quão infernal sua vida de casada se tornou. Viu que o bom moço pelo qual havia se encantado, não estava mais ali, pior, que nunca havia existido. E que aquele, o antigo namorado, poderia ter sido, o verdadeiro bom moço, e era na verdade.

Mas será que era tarde para fugir? Seria Clara capaz de fugir das garras de Gustavo? E Marcos, conseguiria salvar sua amada?

Adorei o livro, o único ponto fraco foi a quantidade de páginas, porque gente, essa trama é muito boa, e deveria ser continuada, e penso comigo, que seria uma ideia maravilhosa uma continuação, eu e qualquer outro leitor, que tenha lido Cabra Cega, sem dúvidas nenhuma gostaria de saber mais da vida de Clara e Marcos!

Preciso dizer que é super recomendado?

site: http://bookandteas.blogspot.com.br/2013/07/resenha-nacional-cabra-cega.html
She 27/07/2013minha estante
Fico muito feliz que você tenha gostado de meu trabalho, agora estou curiosa pra ver como será a recepção ao meu novo livro e vamos que vamos... :)
Beijo, beijo querida e muito obrigada pelo feedback!

Carol- Books and Tea 27/07/2013minha estante
Imagina lindona!
Eu que agradeço *-*
Esperando ansiosamente pelo seu novo livro!

Beijocas *-*

dricagallo 17/03/2013

Resenha - Cabra Cega
Particularmente tenho uma grande admiração por livros nacionais e por autores(as) que lutam para publicar seu livro em meio a um mercador editorial tão resistente a publicação de nacionais. E fico muito feliz em poder contribuir para a divulgação das obras dos autores(as) que entram em contato comigo! Gostaria de agradecer a fofa da Sheila pela oportunidade de leitura do seu livro e por ter 'batalhado' tanto para poder me enviar um exemplar da obra! *-*

A leitura é super rápida, tendo em vista a diagramação com letras maiores e poucas páginas. Sheila narra a história de Clara e Gustavo, onde a primeira troca de olhares acontece em um clube, frequentado por ambos na cidade de Curitiba (cenário inicial da história), após trocas frequentes de olhares resolvem marcar um encontro e desde então não se separam mais e casam-se.

Logo após o casamento, o casal muda-se para a cidade de Ouro Preto-MG por conta do trabalho de Gustavo (médico) e Clara é surpreendida pela verdadeira personalidade de seu marido. É a partir de tal momento que a autora começa a abordar um tema muito importante que deveria ser mais trabalhado em livros, tal como forma de aviso a sociedade, de mulheres que sofrem "violência doméstica".

Clara começa a sofrer várias imposições do marido, tais como: NÃO pode dar continuidade ao sonho de cursar Psicologia, sair de casa, conversar com os vizinhos e até mesmo manter qualquer tipo de contato com sua família. Após algum tempo submissa a tantas imposições ela consegue a liberação de Gustavo para poder encaminhar cartas a sua família, mas com uma exceção, as mesmas só poderiam ser encaminhadas aos Correios após seu marido ter visto e lido todas.

Em um momento de descuido de Gustavo, Clara consegue colocar um bilhete escondido contando tudo o que estava sofrendo longe de casa e com a personalidade violenta de seu marido para sua melhor amiga Pâmela. A amiga ao saber de tudo, não perde tempo e nem cumpre a vontade da amiga de manter segredo, contando tudo para Daniela (irmã de Clara) que comunica o ocorrido aos seus pais Dr. Rogério e Dona Jussara, indo todos para uma visita inesperada a casa de sua filha para averiguar de perto se tudo dito por Clara no bilhete estava realmente ocorrendo.

Os familiares chegam e surpreendem o casal antes mesmo que pudessem sair para a viagem a cidade de Barbacena e para a surpresa deles e de Clara, Gustavo muda totalmente o seu comportamento tratando a esposa com carinhos, tomando o seu lugar na cozinha e preparando o café para as visitas. O pai de Clara nota a atitude suspeita mas não pode se impor ao casamento da filha sendo a mesma maior de idade e se mantendo submissa as vontades e agressões do marido.

As agressões e imposições de Gustavo perante Clara continuam, amigos da personagem presenciam uma das agressões após um jantar e vão imediatamente para Curitiba comunicar os pais de Clara. Dr. Rogério e Dona Jussara vão a caminho de Ouro Preto, mas já é tarde! Gustavo suspeitando que logo após serem informados sobre o acontecido viriam direto ver a filha e tomar providências sobre as agressões, o mesmo planeja uma mudança repentina (durante a madrugada), indo para o Rio de Janeiro levando a esposa.

O história continua a se desenrolar em vários estados brasileiros, mas principalmente na cidade de Curitiba. O livro traz vários pontos positivos, sendo um deles a personalidade forte dos personagens onde é muito bem trabalhado por Sheila atitudes frente a tal situação que seriam tomadas pelas pessoas na vida real. Outro ponto positivo é o método usado para contar a história, a autora dispensou diálogos entre os personagens, onde a mesma nos diz o que os personagens pensaram, fizeram, disseram ou como agiram. Esse método usado é um ponto super a favor do ritmo da história.

A capa do livro faz jus a personagem que iremos encontrar durante a leitura, representando o fato da mesma estar "cega" ou de olhos vendados perante as agressões de seu marido. (Super bem elaborada).
O livro como dito inicialmente tem um tema (violência doméstica) e conteúdo muito bom, mas necessita de algumas revisões: como o uso excessivo de vírgulas!
Espero que tenham gostado e leiam mais literatura nacional!
Beijos!
She 15/06/2013minha estante
Oi querida! Ahhhhh agora que percebi que não comentei a sua resenha... Desculpa! :( Eu adorei a forma que você fez pontuando algumas passagens do livro. Fico feliz que tenha gostado! No momento estou envolvida com o meu segundo livro que está para sair, mas quanto a revisão de Cabra Cega será feita. ;)
Beijo, beijo!

Karol 14/06/2013

Eu não tenho como comparar esse livro com outros do gênero, por que eu não costumo ler livros com esse tipo de tema. Então, foi uma experiência nova. E confesso que fiquei meio receosa nas primeiras páginas do livro. Mas, a sinopse e, principalmente, a capa, me chamaram muita atenção.
Em Cabra Cega acompanhamos a história de Clara, uma mulher que vive com medo, trancada em casa, sem poder entrar em contato com o mundo. Tudo isso por causa de Gustavo, seu marido briguento, possessivo, ciumento e, sim, maníaco. E, durante a história, vamos acompanhando a luta de Clara, que tenta fugir do alcance de Gustavo e ser, finalmente, feliz.
O livro é bem fino, tem apenas 92 páginas e eu li ele em pouquíssimo tempo. E, no entanto, são tantas emoções, tantas coisas acontecendo nessas 92 páginas que, quando terminei o livro, fiquei desnorteada! Não parecia ser um livro tão pequeno! E sim um enorme! Acho que o que me deu essa impressão foi a narrativa da autora. Ao contrário da maioria dos livros, onde em cada capítulo é um ponto de vista, ou lugar, diferentes, em Cabra Cega, em cada folha, tem dois ou três pontos de vista! E isso foi genial! Eu nunca tinha lido um livro com esse tipo de narração e foi bem legal experimentar algo novo. Na verdade, parece que esse livro me trouxe um monte de experiências novas. *---*

Eu fiquei bastante ansiosa para terminar o livro e confirmar as minhas suspeitas com relação ao final. Quer dizer, se tratando de um livro com esse assunto, para mim só existiam dois finais possíveis. E eu sabia que um desses a autora não deveria escolher! E ela não escolheu! Ela escolheu a outra opção e, mesmo eu tendo quase certeza de que a história terminaria daquela forma, quando fechei o livro fiquei sem saber o que fazer, como agir. Tipo, eu queria saber MAIS da história, mais da Clara e do Marcos! Mas, infelizmente, não consegui isso. O livro termina de um modo que nos deixa sem saber como agir, nem saber o que pensar.

Eu recomendo, com certeza, esse livro! Leiam esse livro! Vocês não vão se arrepender! Até a minha mãe, que não lê um livro a anos, começou a ler Cabra Cega e não parou mais!!!
She 15/06/2013minha estante
Olá Karol! Que delícia de experiência ao ler a sua resenha tão cheia de sentimentos. Fico muito feliz que você tenha se permitido a conhecer o meu trabalho e que ele tenha te feito vivenciar coisas novas e boas. Fico muito feliz também ao saber que sua mãe voltou a ler. A leitura sempre nos possibilita grandes emoções e descobertas. Um beijo, beijo bem carinhoso pra você e pra sua mãe. ;) PS: Divulguei a sua resenha em meu Facebook tem problema?

Karol 15/06/2013minha estante
Pode divulgar!!! Eu realmente amei o livro. É muito bom!!!
Meus parabéns, você é muito talentosa!

She 18/06/2013minha estante
Muito obrigada, querida Karol, beijo, beijo! :)

Danielle 10/07/2013

Resenha – Cabra Cega – Sheila Ribeiro Mendonça
Cabra Cega, de Sheila Ribeiro Mendonça, é um livro de Ficção e o primeiro livro da autora.
Cabra Cega é um livro pequeno que em suas 94 páginas nos mostra um pouco da realidade de muitas mulheres, a violência dentro do próprio lar.
A protagonista Clara conhece um belo rapaz chamado Gustavo e com o tempo começam a namorar e acabam se casando. Após o casamento Gustavo começa a mostrar quem realmente é: um homem ciumento ao extremo, possessivo e começa a querer isolar Clara do mundo, mudando de estado para ficar longe de todos, ele quer separar Clara até da família.
Gustavo começa a ser agressivo, ameaçando e agredindo Clara constantemente.
A família de Clara começa a desconfiar e farão de tudo para conseguir tirar a filha das mãos do crápula do genro. O ex-namorado de Clara, Marcos, ainda a ama e não se conforma com a situação e quer ajudar também.
Uma leitura rápida e sem diálogos, narrada em terceira pessoa, que prende a atenção do leitor do início a fim.
Todas as mulheres que sofrem violência doméstica devem ter coragem e enfrentar seus agressores e não viver submissas, encontrar a felicidade. Será que Clara irá conseguir se livrar de Gustavo? Leia Cabra Cega e descubra tudo que Clara passou nas mãos de Gustavo.
Adorei a leitura e recomendo a todos que gostem de temas de violência contra a mulher.

site: https://www.facebook.com/minhasresenhasdp
She 11/07/2013minha estante
Olá Danielle, fico feliz que você tenha gostado de meu trabalho, obrigada pelo feedback. Essa realidade de Cabra Cega infelizmente é muito mais comum do que pensamos e não somente mulheres são vítimas de homens, existem também muitos homens que estão no lugar da Clara. Sofrendo diversos tipos de agressão, inclusive a física, e principalmente a moral. E têm a mesma dificuldade de sair disso tudo. Normalmente centralizamos tudo na vítima mulher, mas o inverso é também uma realidade. Beijo, beijo! ;)

Catharina.Mattavel 02/09/2013

Cabra Cega - Sheila Ribeiro Mendonça
★★★★

Sinopse:
Clara e Gustavo se conhecem em um clube de Curitiba quando ela estava pensando em viajar, antes de começar a faculdade, e então se apaixonam e casam. Assim, a vida de Clara muda rapidamente. A mudança é radical, pois Gustavo se revela um homem agressivo, ciumento, possessivo, violento, ardiloso e perspicaz, com isso transformando a vida dela numa constante surpresa e esconde-esconde. Não somente de comportamentos, como também de cidades. Com o intuito de não criar laços com ninguém e, principalmente, de não deixar que a família de Clara saiba onde ela está, você vai acompanhar Cabra Cega sem ter a certeza de até quando aquela cidade fará parte dos planos de Gustavo. Em Cabra Cega acompanhamos os escondidos.

Pela sinopse, já podemos perceber que é um história perturbadora e que nos prende do início ao fim. Cabra Cega foi o primeiro livro que recebi em parceria com autores e sinceramente, fiquei muito feliz.
O livro não tem muitas páginas, é fino, mas a cada capitulo o livro nos envolve mais e mais. Pois a história tem sempre suas reviravoltas e surpresas.
A autora soube escrever e desenvolver muito bem sua ideia e passar uma mensagem que poucos livros conseguem nos passar, pois retrata uma realidade obscura que não percebemos acontecer ao nosso redor muitas vezes, mas que infelizmente acontece.
Bom, só tem um único defeito, a história é muito rápida, gostaria muito que o livro fosse mais grosso, pois queria ter curtido mais a história do casal, gostaria que tivesse uma continuação para o livro. Seria muito bom.
Gostei também pelo fato do livro se passar em vários estados do Brasil, assim pude ficar pode dentro disso. Mas o que mais gostei foi o assunto do livro, achei super original, é um assunto que eu nunca tinha lido com tanta intensidade em outros livros antes, isso nos faz pensar que ainda existe sim violência contra mulheres e coisas do tipo.
A história não contem diálogo, só fatos, senti falta em algumas partes, mas mesmo assim, gostei da experiência de ler um livro sem diálogos, é bem interessante.
Como disse, o livro é super rápido de ler, então eu li em uma madrugada, pois não conseguia mais largar o livro até chegar no final, que por sinal foi surpreendente. Eu particularmente, adorei o desfecho da história.
Enfim, adorei a narrativa da autora, os personagens, o modo como tudo foi acontecendo. Espero que em breve o livro seja reconhecido e lido por todos, pois vale a pena. Super recomendado.
Parabéns a autora e espero sinceramente que a autora escreva muitos outros livros e que eu como parceira a ajude nisso tudo. Cabra Cega sem dúvidas é um livro muito bom.

"Uma aeromoça vendo os arroubos dos pombinhos resolveu perguntar se estavam viajando em lua de mel, e essa foi a deixa que Clara queria para parecer que era a mulher mais apaixonada do mundo. Respondeu com uma afirmação e, com isso, deixou o marido superconfiante fazendo com que ele acreditasse mesmo que sua mulher havia resolvido deixar o orgulho de lado, e assumir que o amava de verdade."

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2013/09/resenha-cabra-cega-sheila-ribeiro.html
She 02/09/2013minha estante
Minha querida, muito obrigada pela resenha e sinceridade do que achou de meu trabalho, fico feliz que tenha curtido! :)
Beijo, beijo

Marcia Pimentel 20/10/2016

Um livro que me supreendeu pela sua singularidade e pelo tema
O livro Cabra Cega é bem curtinho, tem 140 páginas. Li o livro em quatro horas, mas a rapidez na leitura não foi por ele ter poucas páginas, mas por querer saber como aquilo tudo iria terminar. A Sheila nos faz terminar um capítulo e querer ir logo para o outro.

O livro tem uma singularidade, ele não tem diálogos, é somente narração. Esse é o segundo livro com essa singularidade que eu leio. O primeiro foi Transcendence da Shay Savage. E novamente não me arrependi da leitura. A Sheila, como a Shay, soube perfeitamente prender o leitor com a sua narração dos fatos. Como passar para o leitor os diálogos dos personagens sem que eles falassem. Ela foi perfeita nisso.

O livro conta a história de Clara e Gustavo. Um casal que se apaixona em pouco tempo e resolve se casar. O namoro durou tão pouco tempo que Gustavo conseguir esconder de sua futura esposa o monstro que ele era por dentro. E quando as pessoas dizem que o amor cega, ele cega realmente. Algumas pessoas em volta de Clara começa a ver que Gustavo tem um ciúme exagerado da esposa, mas Clara ainda não conseguia ver isso. E ela só foi descobrir a verdadeira personalidade do marido, quando já era tarde demais.

Por ciúme de Clara e sua obsessão de querer a esposa só para ele, Gustavo decidi se mudar com a esposa para bem longe da família e amigos. É quando Clara começa a se sentir presa em sua própria casa. Gustavo não gosta nem que Clara saia para comprar pão, imagina conversar com os vizinhos. É então que a autora começa abordar a questão da violência contra as mulheres.

Clara passar a viver um inferno dentro do casamento. O homem carinhoso e atencioso com que ela se casou não existe mais. Clara é agredida verbalmente, espancada e violentada pelo homem que jurou perante Deus, amá-la, respeitá-la e cuidar dela para sempre. Clara passa a ter muito medo de Gustavo, e esse medo que a prende a ele.

Durante o livro há muitas reviravoltas, e é isso que nós prende a leitura. Passamos a viver junto com Clara tudo o que ela vive nas mãos de Gustavo. E muitas vezes me vi sofrendo ao pensar que o que Clara estava vivendo, muitas mulheres poderiam estar vivendo o mesmo naquele momento.

Torci até o final para que Clara tivesse um final feliz. Confesso que tive medo pelo final. Na vida real muitas vezes vemos que o final é sempre trágico na maioria dos casos. E muitas vezes a vítimas desses monstros não tem um final feliz.

Os personagens secundários também são muito importantes no drama desse casal. A família de Clara se preocupavam muito com ela. A irmã faz de tudo para salvar a irmão das mãos do monstro que é seu marido. Com certeza se ela não tivesse a família ajudando, como ajudou, ela não conseguiria dar um fim em seu sofrimento. Sem falar de Marcos, um antigo namorado de Clara. Ele também foi um dos que ajudaram muito a Clara a superar seu medo pelo marido. É muito bonito o amor que ele sente por Clara.

E posso dizer que o final é surpreendente. Eu amei o final.

Então é isso, pessoal. Espero que tenham gostando da resenha desse livro maravilhoso. Leiam que vocês não se arrependerão da leitura.

site: http://marcia-pimentel.blogspot.com.br/2016/10/resenha-do-livro-cabra-cega.html
She 21/10/2016minha estante
Que resenha linda, muito obrigada Marcia, feliz aqui de você ter gostado, beijo, beijo!

Irene Moreira 28/12/2011

"O casamento dos sonhos que vira um pesadelo"
Realmente não podia deixar encerrar o ano sem publicar a resenha do livro Cabra Cega da minha querida e talentosa jornalista, Sheila Ribeiro Mendonça. Um livro que apesar de já ter um tempinho que li tenho gravado em minha memória os detalhes dessa história marcante que retrata um tema por demais importante que é a violência contra a mulher.

Clara conhece Gustavo,um rapaz bonito,médico e em pouco tempo apaixona-se e quando menos espera estão casados. Ela vive um conto de fadas até começar a sentir que ele é uma pessoa muito ciumenta e que procura afastá-la do convívio com seus amigos e familiares. Foram morar em Curitiba e em pouco tempo, após alguns incidentes com sua amiga acabou indo parar no Rio de janeiro.

Gustavo mantinha atitudes doentias, agressivas batendo na esposa e tentando depois agradá-la com presentes que eram uma tortura para Clara. As crises foram sendo mais constantes e Clara ainda tentava manter esse seu casamento. Acho que talvez na esperança de dias melhores ou será que por medo de tomar alguma inciativa que pudesse agravar ainda mais a situação em que vivia?

É minha gente é uma história envolvente que não deixa você parar de ler até chegar ao fim dessa trama. Uma história que recomendo por demais para que possamos parar para ver quantas Claras estão espalhadas por este mundo afora.

Cantinho da She

Rapha 01/09/2011

Parabéns She!
Cabra Cega conta a história fictícia de Clara e Gustavo.

Clara estava concluindo o colegial quando conheceu Gustavo, um estudante do último ano de Medicina. Bonito, inteligente e elegante, logo conseguiu conquistar o coração da ingênua Clara. Os dois ao se conhecer já se apaixonaram e passaram a viver um sonho: assim que Gustavo de formasse, casariam.

A família de Clara nunca foi a favor de o casamento acontecer tão rápido, e com um rapaz tão misterioso – sem emoções ou qualquer tipo de simpatia - mas diante do amor e da felicidade da filha, nada fizeram para impedir que se casassem.

Porém tão pouco o casamento aconteceu, as coisas mudaram, a começar pela cidade onde residiam Clara e Gustavo. Eles que viviam em Curitiba, mudaram-se para Ouro Preto, em Minas Gerais. Foi aí que Clara percebeu que seu grande sonho havia se tornado o seu maior pesadelo: Gustavo sempre muito ciumento passou a agredí-la, proibiu que saísse de casa, que conversasse com os vizinhos e que mantivesse contato com sua família!

Ela estava sendo mantida presa em sua própria casa e pior, pelo seu próprio marido. Até quando Clara agüentaria?

O livro, apesar de pequenino (menos de 100 páginas) é super intenso!

Ele traz a tona um assunto muito delicado, a violência doméstica.

Antes de iniciar a resenha fiz uma rápida pesquisa a respeito disso, e descobri um dado alarmante: A cada 2 minutos, 5 mulheres são espancadas no Brasil!!

Ler o livro e saber que todo o sofrimento e humilhação que Clara passou é a realidade de milhares de mulheres no Brasil, foi sufocante. Eu sempre me perguntei “Porque tem mulher que não denuncia logo?”, mas lendo o livro deu pra entender melhor como essas mulheres ficam expostas, fragilizadas, o psicológico fica totalmente abalado. Se você conhece alguém que está passando por essa situação, denuncie, antes que acabe em uma tragédia.

She, parabéns pelo livro, é muito bom!
Muito obrigada pela oportunidade e confiança que depositou em mim e no Doce Encanto. Sucesso sempre!!!

Bom galera, livro super recomendado!

Resenha no blog: http://rapha-doceencanto.blogspot.com
She 15/06/2013minha estante
Lindonaaaaaaaaaa! Atrasada, mas antes tarde do que nunca, já que cometi a gafe de não comentar aqui agora vai... hehehe Obrigada pela linda resenha de meu trabalho e fico muito feliz que você tenha gostado. Realmente só quando conhecemos profundamente as histórias de quem sofre esse tipo de violência é que temos condições de entender, nem que seja um pouco, o porquê da passividade em não conseguir dar um basta, de verdade. Complicado, muito complicado porque sempre envolve mil motivos e desculpas. O principal deles é o medo, muito medo. Quando escrevi essa história tinha 18 anos e o número de mulheres que apanhavam e não faziam nada era muito maior do que hoje nos meus 38 anos. Tomara que continue assim mudando cada vez mais até o dia que isso não mais existir, né?! ;)
Beijo, beijooooo!

Cia do Leitor 30/05/2018

Cabra Cega
Clara e Gustavo se conheceram ainda muito jovens em um clube que a família de Clara frequentava em Curitiba. Foi amor a primeira vista, e desse primeiro contato nasceu um relacionamento que prometia ser próspero e feliz.

Ela estava acabando os estudos e pretendia fazer o vestibular de psicologia, já ele estava se formando em medicina e claro queria exercer sua nova profissão e conquistar sua independência. Gustavo era filho único e vivia com sua tia que o tinha como um filho e o amava muito. Mas, ao conhecer Clara mudou todos seus planos, não queria mais estar só, precisava dividir seus sonhos com ela, precisava dela, somente ELA.

Ainda na fase da conquista, dos encontros, de formalizar seu namoro, os pais e amigos de Clara, perceberam que Gustavo era um tanto introvertido e um pouco ciumento. Mas, Clara os convenceu que era impressão deles, que no fundo ele tinha um bom coração e era tímido.

Em poucos meses eles resolveram se casar, estavam encantados um com o outro. Gustavo sempre atencioso e romântico, fazia com que Clara se entregasse àquele amor sem medo e sem freios. Sentia que ELE era o homem de sua vida e faria de tudo pra serem felizes para sempre...

Até que o casamento aconteceu, e com esse evento veio também a realidade através das ações de Gustavo. Ele finalmente se sentia livre para por pra fora a sua verdadeira face. Um homem possessivo surgira pra mudar toda uma historia que mal acabara de ser escrita.

"Por mais insatisfeita que estivesse e que seu casamento não fosse totalmente como sonhou, não conseguia imaginar a sua vida sem o seu marido."

Essa obra é uma ficção que aborda fatos que acontecem na vida real. O livro fala de submissão, medo, insegurança, violência doméstica, possessão e tantos outros atos que são desencadeados por essa faceta doentia de seus companheiros. Com uma escrita informal e fluída, a autora Sheila Mendonça nos presenteia com uma história de nos faz questionar e brigar com os personagens. :)

Existem milhares de mulheres no mundo que sofrem maus tratos e agressões, que vivem no anonimato sob ameaças todos os dias. Clara é apenas um grão de areia no meio de tantas vítimas. E muitas delas não tem a chance de pedir ajuda, e quando conseguem sair desse relacionamento, nunca saem ilesas, as feridas são grandes demais para serem cicatrizadas e esquecidas. Isso, quando conseguem sair com vida...

É difícil falar de um assunto tão delicado sem mexer com os sentimentos dessas pessoas, pois analisar um caso visto de fora é mais fácil, logo encontramos as soluções dos problemas e verbalizamos que a vítima está nessa porque quer, poque é fraca, porque é tola. No entanto, para a vítima nem sempre é tão fácil assim.

Uma vez que a pessoa é agredida por seu companheiro, seja verbalmente ou fisicamente a primeira coisa que pensamos é: Abandone-o. Deixe-o. Fuja! Mas, devemos olhar o quão envolvida está essa pessoa. Estender a mão e orienta-la a denunciar uma agressão talvez seja a coisa certa a fazer, é o primeiro passo. Ela não estará livre dos riscos, com ele ou sem ele, mas pelo ao menos terá uma ajuda de profissionais e proteção da policia.

Existem casos que a vítima é chantageada e ameaçada de morte, muitas vezes envolvendo familiares e amigos queridos. A lavagem cerebral e o medo é tão grande que a vítima não busca ajuda com receio de tudo se concretizar.

E foi pensando dessa forma que pude analisar melhor as atitudes da personagem, ela se sentia presa às ameaças, temia pela vida de seus entes e por sua própria vida. Mas, mesmo sob todas essas ameaças, creio que procurar ajuda e não omitir para a família era a coisa certa a fazer.

"Na intenção de fazer as pazes disfarçou mostrando preocupação andando de um lado para o outro da sala. Mas não poupou a esposa de ouvir a mais fria e egoísta pergunta: se ela havia perdido a criança."

No inicio senti muita raiva de Gustavo e compaixão por Clara, mas infelizmente no decorrer da trama eu passei a ficar impaciente com as decisões que a protagonista tomava. Ela teve diversas chances de dar um fim, de tomar as decisões certas das quais ela mesma jurava que faria se houvesse uma chance. Mas, não fez!!

Por outro lado, estava uma família aflita, sem noticias de sua filha, mas que não tomava atitude alguma pra ajudar. O que estavam esperando?! Sério mesmo que os pais ficariam de braços cruzados esperando o pior acontecer? Mas, também existiam personagens determinados em ajudar, e que tomavam atitudes sem exitar. Cito como exemplo: Marcos (ex-namorado) e Pâmela (amiga de Clara), eles foram mais corajosos que seus familiares.

Até "aceito" a omissão dos vizinhos, além de serem estranhos, temer à sua própria vida por causa de terceiros é bem comum hoje em dia. Mas, quando a família de clara fica sabendo das ocorrências em sua casa, das ameaças e maus tratos, e não fazem nada pra ajudar, simplesmente porque acataram as inseguranças de Clara, o pedido pra não se meterem. Isso é demais pra minha compreensão e aceitação. Se a filha está cega, tomada pelo medo, é obrigação dos pais, do cidadão, ajudar nesse caso.

Dizem que "Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher." Que ditado machista! Mas, creio que o ditado se refere à discussões e não agressões. Concordam?

Claro que questionei o quão fácil era pra Gustavo viver mudando de morada sem levantar suspeitas, o quão ingenua Clara era por se permitir vislumbrar um novo lar e não perceber que por trás de cada suposto bom ato teria uma consequência à ser paga. Estava na cara que esse relacionamento já tinha passado dos limites de tão doentio e perigoso. E não tomar uma atitude só alimentava mais e mais o monstro que ele se tornava.

O Livro apesar de curtinho é bem direto em suas mensagens. Nos faz refletir e nos alerta o quanto é importante a gente ao perceber sinais de distúrbios de humor, de posse e de obsessão, é preciso procurar ajuda imediata. Resguardar-se achando que as coisas poderão melhorar só podem agravar mais e adiar o inevitável, as agressões e até mesmo a morte.

Não sei como terminar essa looooooonga resenha sem continuar expressando minha indignidade pelo o tema que a história permeia, mas de uma coisa estou certa, é um livro que DEVE ser lido e debatido aos quatro cantos do planeta.

Indico e asseguro que você pode ter uma visão diferente da minha com relação a protagonista.

site: http://www.ciadoleitor.com/2018/05/resenha-cabra-cega-de-sheila-mendonca.html

Zilda Peixoto 27/12/2011

Cabra Cega
Em Cabra Cega somos apresentados à Clara e Gustavo, um casal recém-casado que vai morar numa pequena vila do bairro Botafogo. Eles mudam-se para vila em plena madrugada para que os vizinhos não saibam de sua mudança. Pois Gustavo é um homem muito estranho. Ele não gosta que sua esposa Clara fale com ninguém. A estória é narrada em 3ª pessoa e somos levados a uma retrospectiva da história de como eles se conheceram. Os pais e a irmã de Clara sempre notaram em Gustavo um temperamento esquivo e dissimulado,mas Clara sempre ignorou tais fatos.

Clara é uma jovem muito bonita que sonhava cursar psicologia. Porém ao se casar Gustavo ela abandona totalmente seus sonhos. Gustavo era um homem totalmente desequilibrado emocionalmente. Era muito ciumento e possessivo. E Clara, para não questioná-lo, sempre muito receosa da atitude do marido preferia se manter cega ao seu tresvario.
A vida de Clara torna-se uma viagem ao trem-fantasma. É exatamente assim, que ela vive ao lado de Gustavo, parecendo estar sempre viajando no trem de horrores. Clara é obrigada a viver longe de sua família e de seus amigos, não podendo contar com a ajuda de nenhum deles, sendo entregue as loucuras estapafúrdias que Gustavo irá lhe proporcionar.

Pense num inferno astral que nunca tem fim,, é exatamente assim a vida de Clara ao lado do marido. Um homem extremamente ciumento, desequilibrado e doente por sua esposa. Cabra Cega nos apresenta um mundo fictício muito próximo da nossa realidade. A verossimilhança está embasada em muitos casos que conhecemos, seja através da mídia ou até mesmo de um vizinho ou amigo que vive a mesma situação. A maneira como Sheila narra a estória é muito simples e rica em detalhes em relação ao psicológico de todos os personagens. O teor dramático utilizado em toda narrativa é fantástico. Pude compará-lo aqueles filmes de suspense em que sempre esperamos que aconteça o pior. Só que Sheila conduz a narrativa de forma suave e totalmente instigante.

Todos os sentimentos são vividos à flor da pele em Cabra Cega. Somos levados a sentir medo,apreensão,ódio,indignação,perplexidade. Clara inicialmente é uma mulher frágil e submissa. No decorrer da narrativa, ela será obrigada a escolher um dos caminhos: enfrentar a insanidade de Gustavo ou manter-se cega as suas loucuras.
A leitura de Cabra Cega é super rápida,pois o livro possui apenas 92 páginas. Li o livro em 40 minutos, tamanha sua facilidade. Mas, devo elucidar que apesar de ser um livro curto podemos aprender muito com a narrativa apresentada.

Cabra Cega é um livro lindo. Em todas as suas proporções. Somos apresentados à loucura de um homem totalmente tresloucado e que fará da vida de sua esposa um verdadeiro inferno. Sheila sabe dosar muito bem o temperamento de um homem problemático com a passividade aparente de Clara.

O único ponto que me incomodou ao ler o livro foi a extensão dos parágrafos. Por não haver diálogos e ser totalmente narrado em 3ª pessoa, alguns trechos tornaram-se muito longos. No mais, ao ler Cabra Cega você se vê preso a uma trama instigante.
Recomendo Cabra Cega para todos aqueles que gostam de um romance que aborda temas muito atuais. Que beiram a verossimilhança de forma sutil e envolvente. Cabra Cega é um livro dramático, intenso e maravilhoso.

Quero agradecer a Sheila pelo carinho e atenção.
E claro, relembrá-los de que devemos ler mais literatura nacional.Pois, contamos com uma gama de autores talentosíssimos. Sei que posso parecer repetitiva, mas o propósito da Cachola é elucidar o incentivo a essa literatura. Além do incentivo à leitura como forma geral,quero ratificar a importância de ler autores nacionais. Para quem ainda não conseguiu vencer essa barreira, essa é a hora.
Conheçam Cabra Cega e se apaixonem!
She 15/06/2013minha estante
Minha querida, eu acho linda a sua divulgação dos trabalhos nacionais e eu sou mais uma autora nacional que só tenho a agradecer o seu apoio e respeito ao meu trabalho. Só percebi agora que não tinha comentado aqui. :( Amei a sua resenha e os pontos que você trouxe. Obrigada, sempre! Cada vez mais pertinho tem livro novo chegando.... :)
Beijo, beijooooo

AndreLSarausa 12/10/2013

Resenha - CABRA CEGA
Clara encontra o "amor de sua vida" em um clube. Eles se conhecem, começam a namorar e logo se casam. Porém, o jeito de bom moço não existe mais, e cada vez mais ele quer afastar ela de sua família Eles se mudam para outra cidade para começar uma vida a dois, mas não do jeito que ela planejava. Clara é totalmente proibida de sair de casa sem a permissão de Gustavo, conversar por telefone, etc. Ela descobre o verdadeiro Gustavo.

Certa vez, ela consegue contato com sua família que vai visita-lá. Pouco tempo depois eles mudam de cidade. Além de ser extremamente controlador e frio, ele também e agressivo. A jovem mulher apanha constantemente e depois tem que aguentar o marido se fingindo de bonzinho, pedindo desculpa e querendo consumir o ato logo em seguida.

Agora ela tem que fugir, mas será que ela consegue? Quanto tempo mais ela aguentaria com ele antes de enlouquecer? Já teria ela enlouquecido?

Cabra Cega é um livro que me deixou extremamente irritado. Ele é bem curto, li em um dia, porém senti um ódio tremendo. Clara sofria, sofria, sofria e quando tentava fazer alguma coisa, ele descobria e ela sofria de novo. Fiquei irritado também com Clara aguentar tudo aqui e não ir denunciar, nem contar para alguém, sair correndo... Tem tantas formas de fugir disso! Porém ela aguentava e ia lutando.

Cabra Cega conta uma história que acontece com muitas mulheres pelo Brasil e em vários outros países, e as vezes ninguem nem fica sabendo. Mulheres que fingem ter a vida perfeita para não decepcionar a família, mas que dentro de casa sofrem psicologicamente e fisicamente.
Um livro curto, com 92 páginas, que conta um história forte e marcante de uma maneira rápida e sem floreios, mostrando a crueldade que o ser humano pode ter.

Recomendo para todos que topem conhecer um pouco desse mundo obscuro e aceite passar algumas horas torcendo para que Clara acabe com um final feliz.

site: http://www.viajandonoslivros.com/2013/04/resenha-cabra-cega.html
She 16/10/2013minha estante
Obrigada meu querido pela resenha e por trazer também ela pra cá pro Skoob. :)
Beijo, beijo!