You Against Me

You Against Me Jenny Downham

Resenhas - You Against Me

Blog MVL - Nina 14/05/2012

Em “You against me” milhares de emoções são enredadas junto ao conflito moral vivenciado pelos protagonistas. Em essência uma estória de primeiro amor, mas com um enredo que certamente nos faz refletir.

A sinopse já prepara o leitor para uma leitura controversa, que promete e cumpre o objetivo de criar calorosos debates sobre quem é o verdadeiro culpado , e se o estupro foi real ou não. Mickey é um canalha com C maiúsculo. Ele não se compromete com garotas e as trata com grande indiferença, não por ser uma pessoa naturalmente cruel, mas por que ele realmente não sabe como lidar com emoções, e como oferecer afeto. Vindo de uma família pobre e disfuncional, com uma mãe irresponsável e duas irmãs mais jovens, ele está acostumada a apenas ocupar o papel de provedor e nada mais. Ao descobrir que a irmã foi estuprada, ele sabe exatamente o que deve fazer. Seu primeiro impulso é o de acertar suas contas com o culpado de uma forma violenta, mas as coisas acabam se complicando quando ele conhece Ellie. A irmã caçula do rapaz acusado de assaltar sexualmente sua própria irmã. Ellie vive em uma família de classe alta onde o irmão primogênito é considerado o "garoto de ouro", futuro brilhante, personalidade cativante e um irmão maravilhoso e cuidadoso. Ela é relegada ao papel de coadjuvante até que se torna importante no álibi que provará(ou não) a inocência dele.

O livro mostra como duas famílias diametralmente diferentes lidam com a tragédia de ter dois adolescentes arrastados em um complicado caso criminal. Tanto Mickey quanto Ellie acreditam na idoneidade de seus irmãos, a lealdade de ambos é posta a prova ao decorrer do enredo, e conforme o envolvimento de ambos se aprofunda. Instintivamente a pergunta surge: Como você se sentiria? Quero dizer, nós gostamos de acreditar que conhecemos tudo o que é relevante sobre nossos entes queridos. Especialmente na relação entre irmãos. Mas até onde nós realmente sabemos do quê as pessoas são capazes? E mesmo sabendo, você colocaria seu irmão na cadeia? Entre a lealdade e o certo e o errado, a única coisa que resta é a empatia, é entender que escolhas erradas tem consequências. A autora consegue transmitir toda angústia e sofrimento que a escolha de fazer o que é certo traz para um dos protagonistas. E no fim, felizmente, a justiça é feita.

A narrativa de Jane Downham tem um poder distinto, a voz de suas protagonistas é tão forte e marcante que desde o primeiro contato o leitor estará comprometido com a trama. A autora traz qualidades intrínsecas a uma boa obra contemporânea para jovens. Ela sabe para qual público escreve e como interagir com o mesmo por meio de suas reflexões e diálogos. O livro possui conteúdo forte como sexo, estupro, drogas e eu não indicaria para menores de dezesseis anos.

Marina Moura | www.minhavidaporumlivro.com.br

Thamires.Sophia 13/02/2013

Resenhando
Comecei a ler "You Against Me" pela premissa do livro e também porque encontrei diversas resenhas com críticas positivas.
Minha decepção não podia ser maior. A história começa pelo ponto de vista de Mikey, o irmão mais velho de Karyn que sofreu abuso sexual. O começo da história é bem devagar, relatando tudo pela perspectiva do irmão que é praticamente o pilar da família totalmente disfuncional. Também temos o outro lado da história relatada por Ellie, irmã mais nova de Tom, supostamente culpado do abuso.
Não é surpresa que temos um amor proibido no enredo, o que me deixou ainda mais revolta com toda a estória. Durante todo livro o verdadeiro fardo, na minha visão obviamente, foi jogado nas costas de Mikey e Ellie. Em momento algum ambas as famílias elogiaram tudo o que eles fizeram para que seus irmãos estivessem felizes, seguissem com suas vidas e superassem o ocorrido. Mikey e Ellie encontram um no outro o que não conseguiam arrancar de seus pais e irmãos.
Em muitas passagens do livro tive vontade de pegar todos os personagens e dar uma chacoalhada para ver se eles finalmente percebiam quão equivocados estavam.
Eu demorei a criar coragem e resenhar esse livro, porque me abalou completamente e não de uma maneira positiva.
O fato de ninguém ter tido uma conversinha com a Karyn também foi um dos fatores para piorar a minha opinião sobre o enredo. Tudo bem, não posso imaginar o que seria passar pelo que ela passou, concordo que é uma realidade horrível e que deve ser assustador ter que conviver com o fato, mas cadê a família dela pra ajudá-la a superar? Por que ninguém se aproximou e aos poucos fez ela se reerguer? O que eu encontrei na verdade foram duas famílias que não se comunicavam e a cada tentativa se afastavam cada vez mais. Senti falta de um laço afetivo aí.
Fiquei totalmente chocada com o fato de um pai saber da verdade e mesmo assim culpar aquele que queria fazer justiça. Ser pai exige que você saiba quando apoiar o seu filho e quando admitir que ele está errado.
Não foi uma leitura que cativou, em diversos momentos me segurei para não abandona-lo e eu achei que ficaram diversos furos no final. Realmente não indico a leitura.

ELB 18/05/2014

Every Little Book
"Você quer que isso seja uma história de amor?"

História maravilhosa que te faz devorá-lo em dois dias; infelizmente, o livro não saiu no Brasil; então, tive de ler em inglês mesmo.

Então vamos lá... Esse livro gira em torno de Ellie e Mikey. As situações em que se encontram são muito difíceis, pois a irmã de Mikey alega ter sido violentada pelo irmão de Ellie, que jura sua inocência. No decorrer do livro, os irmãos são tão chatos e mimados que você não sabe quem está mentindo. :/

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Micaa, postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2013/01/resenhayou-against-me.html