O diabo e o bom deus

O diabo e o bom deus Jean-Paul Sartre

Resenhas - O Diabo e o Bom Deus

Patchu 28/11/2021

Livro pesado, porém profundo. Adorei!
É um livro difícil de ler, quando se é uma pessoa otimista, como eu. Goetz, o personagem principal, vai da revolta, ao otimismo ingênuo, e depois ao precipício, antes de chegar à sua conclusão sobre a vida. É um livro que se você ler algumas vezes ao longo da vida, vai chegar a conclusões diferentes, a cada vez. Sensacional!

Denise 07/04/2016

O Diabo e o bom Deus que há em nós
Sartre na sua elaboração sobre o existencialismo traz diversas questões que aparecem de maneira muito bela e sutil neste livro, principalmente no que corresponde ao desamparo e solidão humana. Este livro me proporcionou boas reflexões, mas me marcou de maneira mais intensa o que me pareceu o ponto central do livro: a responsabilidade. Responsabilidade que precisamos ter sobre nossas escolhas, pensamentos, ações, enfim, sobre nossas vidas. Não posso descrever a sensação que tive com a reflexão final de Goetz, onde este pôde enfim assumir o controle de sua vida, após muitos anos andando cego pelo mundo, sem se reconhecer em seu próprio eu. Recomendo esta leitura para todos que desejem repensar sua postura no mundo e que estejam abertos para provocações.