The Lover

The Lover's Dictionary David Levithan

Resenhas - The Lover's Dictionary

Cibele 20/01/2012

O que eu mais gosto em histórias de amor são os detalhes; as pequenas coisas que um repara no outro. E esse livro é cheio desses detalhes e por isso eu acabei de ler o livro completamente apaixonada pelo casal. A história é narrada por um deles, que é o menos bonito e mais inseguro dos dois. O romance deles é cheio de altos e baixos e David Levithan soube escrever de forma linda, tanto que o livro é escrito apenas em entradas de dicionário e me emocionou mais do que muitos livros escritos da forma convencional.

Leia mais em: http://www.euleioeuconto.com/2011/12/quinta-em-outra-lingua-lovers.html

Isabelle.Gomes 17/04/2021

único
genial ser uma história linear contada por poemas como se fosse a definição de cada palavra de um dicionário.

esse é um daqueles que marcaram minha vida, tanto pelo contexto em que eu o achei quanto o livro em si. especial por muitos motivos.
eup3dro 18/04/2021minha estante
?????????

Coruja 12/06/2012

"Tentar escrever sobre amor é, no final, como tentar fazer um dicionário representar a vida. Não importa quantas palavras existam, nunca haverá o suficiente."
Como hoje é dia dos namorados, decidi resenhar um livro sobre namorados. Ou melhor dizendo, sobre relacionamentos. Fiquei pensando no que tinha na estante que poderia se encaixar no tema, mas aí me lembrei de um volume que já tinha lido no final do ano passado e ainda não comentado.

Vi The Lover’s Dictionary pela primeira vez em alguma lista de ‘melhores do ano de 2011’. Quando o encontrei numa visita à Cultura, quando a Dynha esteve aqui, decidi dar uma folheada. Pouco mais de uma hora depois, já tinha terminado de ler...

O livro é pequeno, os capítulos são bem curtinhos, centrando em cenas específicas de um relacionamento, cada uma sob um tema, uma entrada de dicionário, sendo essas cenas a definição da palavra que as abre. Eu ri comigo mesma enquanto lia, porque a estrutura dele é muito parecida com Na sua estante.

Os protagonistas formam um casal que se conheceu inicialmente pela internet e logo de cara teve aquela certeza de ter encontrado sua outra metade, a melhor parte de si mesmo... Em nenhum momento temos o nome deles, embora seja razoável deduzir que o narrador (o livro é contado em primeira pessoa) é homem, enquanto que a segunda pessoa da relação fica ambígua – o que não faz qualquer diferença no grande esquema das coisas, só abre mais as possibilidades de interpretação.

Seja como for, eles se conhecem e têm aquela epifania... mas a despeito do fato de ambos acreditarem no sentimento que os une, logo o cotidiano se impõe entre eles – família, amigos, trabalho, bagagem. O mundo não é um mar de rosas, é verdade, mas “você começou a chorar, e eu rapidamente disse, ‘Não – eu quis dizer essa parte terminou. Nós agora temos que ir para a próxima parte’”.

É um livrinho singelo, pequeno, do tipo que te deixa sorrindo como bobo em algumas partes, para então te jogar um balde de água fria na cara e depois soprar a ferida e te fazer ter esperança.

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)

Nii. 25/05/2011

"Trying to write about love is ultimately like trying to have a dictionary represent life. No matter how many words there are, there will never be enough."
{Eu definitivamente amo esse cara =)}

Um livro para quem gosta de uma forma diferente de narração. Se você gosta então vá em frente, pois sem dúvida “The Lover’s Dictionary” vai agradar só por esse requisito. Mas o livro vai muito, além disso, pois conseguiu transmitir muito através de poucas palavras.

“When it’s going well, the fact of it is everywhere. It’s there in the song that shuffles into your ears. It’s there in the book you’re reading. It’s there on the shelves of the store as you reach for a towel and forget about the towel. It’s there as you open the door. As you stare off into the subway, it’s what you’re looking at. You wear it on the inside of your hat. It lines your pockets. It’s the temperature. The hitch, of course, it that when it’s going badly, it’s in all the same places."

“The Lover’s Dictionary” é todo em forma de dicionário. Sim, uma história de amor contada através de palavras que seguem a ordem do dicionário. Através de uma palavra o autor mostra algum pensamento, algum flash de momentos em que ele passou etc.

Last night, I got up the courage to ask you if you regretted us. "There are things I miss," you said. "But if I didn't have you, I'd miss more."

Eu fiquei admirada pela capacidade do autor (como já disse acima) de em tão poucas palavras conseguir transmitir tantos sentimentos. Em algumas páginas bastava uma frase. A indicação do livro veio da Cláudinha (amiga querida!) que é super fã do autor. Agora posso entender o porquê. Eu já tinha lido “Nick e Norah” um livro em que ele fez co-autoria com a Cohn e gostado, mas não se compara a esse.

“The key to a successful relationship isn’t just in the words, it’s in the choice of punctuation. When you’re in love with someone, a well-placed question mark can be the difference between bliss and disaster, and a deeply respected period or a cleverly inserted ellipsis can prevent all kinds of exclamations."

Um livro lindo e com um título perfeito, pois o personagem é um ‘Amante’ com “A” maiúsculo. Eu marquei praticamente o livro todo, porque a cada página algo lindo aparecia. Falei pouco, eu sei, mas é sempre difícil falar de um livro que se gosta muito. Não preciso dizer que é mais do recomendado não é?

Suspiros a cada página.
27/05/2012minha estante
Eu enlouqueci pelo livro só pela sinopse, agora eu quero ler ASAP. *-*

Lindos quotes!

Ariel 30/09/2012

Levithan é assim: mágico, lindo, inovador.
Através de situações simples e de uma narrativa incomum, ele conta a história de um amor, com todos os seus pontos altos e baixos.
Como ele mesmo diz, não existem palavras o suficiente para descrever o amor, seria como escrever um dicionário da vida.
Uma das melhores partes do livro é quando ela conta "o que ele não quer saber", porque capítulo sim, capítulo não, você é lembrado daquele momento em que a história muda, e não é assim com a vida real? Com os momentos ruins?
E David, incrível como é, consegue transformar duas pessoas sem nome e sem características em uma das histórias de amor mais realistas e mágicas dos últimos tempos.

"love, n.

I'm not going to even try."

Rafa 16/10/2014

Esse livro é uma gracinha! A ideia é inédita (pelo menos para mim) e foi feito de uma maneira bem legal. Esse foi meu primeiro contato com o David Levithan, que é o mesmo autor de Todo Dia.

Através de palavras contadas como num dicionário, o autor vai contando a história de um relacionamento. As palavras são das mais aleatórias possíveis, o que fez com que meu vocabulário em inglês se expandisse.

As histórias são curtinhas, podendo ter um parágrafo ou duas páginas de kindle. Não seguem uma lógica linear, ele vai contando coisas do passado, do presente, memórias boas ou ruins, sentimentos, qualquer coisa.

Ela é escrita de uma maneira que dá a entender que é "ele" escrevendo para "ela". Pequenos momentos do cotidiano ou grandes mudanças e evoluções no relacionamento, como conhecer a família e quando começaram a morar juntos.

É uma leitura rápida e bem fofinha. Eu não me apeguei aos personagens, mas gostei da história deles. Achei o formato espetacular e a ideia genial. Estou ansiosa para conhecer mais livros do autor, que sei que já tem uma legião de fãs no Brasil.

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

GiihZagatto 09/01/2023

Me surpreendeu
The Lover's Dictionary é um livro com uma história não linear, mas que conta muito a cada capítulo, que é uma palavra. O motivo de ser assim até é explicado e eu fiquei muito feliz, inclusive todo o formato de dicionário me deixou satisfeita.
A história em si não tem uma construção muito detalhada, mas os pequenos detalhes que existem dentro de uma relação são montados de uma forma tão LINDA e SIMPLES que toca profundamente. Me vi impactada pelos pequenos momentos tanto quanto imagino que o personagem ficou, inclusive, há frases tão curtas e tão fortes que eu duvido esquecer esse livro tão cedo.

bia t 25/01/2023

the lover's dictionary
esse foi o primeiro livro em inglês que eu consegui ler inteiro e isso me deixou muito feliz!! é um livro muito bem escrito e profundo, com muitos detalhes sobre o outro que às vezes a gente não vê.
incrível.

Gio 31/12/2015

The Lover's Dictionary
Para começar a semana do dia dos namorados, o livro indicado de hoje é o maravilhoso 😍 The Lover's Dictionary do incrível 😍 David Levithan (autor de Todo Dia). O livro - como o próprio nome diz - é um dicionário para todos os apaixonados (e os nem tão apaixonados). Mas um dicionário diferente. O significado das palavras (ao invés da clássica enxurrada de sinônimos dos dicionários normais) é descrito por meio de mini-historias situações que podem ocorrer na vida de qualquer pessoa ou casal.
O mais legal é descobrir que, as vezes falamos tanto, quando, na verdade, queremos resumir tudo em uma palavra.
Vale MUITO a pena ler e ter mais um pouquinho do incrível jeito de David Levithan de encarar o mundo. (Infelizmente o livro ainda não foi traduzido para o português)

site: https://www.instagram.com/p/pCesyFyt25/?taken-by=monlivre

Tatiane495 24/01/2016

Love is within the little things. That’s the way I found to describe this reading. David Levithan brings to his readers his own way to define how love works, with words just like in a dictionary. Each word definition is described as details in a couple’s routine. Many situations we can imagine or we can relate if we have already experienced them someday in our own lives.
The author relates each word with a situation every couple is supposed to get through in a long-term relationship, the bad and the good things that everyone is fated to be part of.
Even at the hard times, love can be such a thing. When we think love is finally over, it is there: in every little piece of anything that two lovers are capable to share.

ka 24/02/2020

a ideia foi ótima, a execução deixou um pouco a desejar e o toquezinho de gordofobia não foi nada legal.

mk3 10/01/2023

Mesmo quem não está amando, vai amar
De um jeito irreverente e incomum, o autor te leva a passar por todas as fases e sentimentos do amor.

leahterature 13/01/2023

The Lover's Dictionary
The lover's dictionary é um livro espetacular, de uma simplicidade surpreendente pelo quão profundo consegue ser.

O formato de dicionário, com textos curtos, foi no ponto. O autor conseguiu criar uma narrativa não linear tão interessante que nas primeiras páginas já havia um apego e empatia pelo narrador.

Com certeza uma das leituras favoritas do ano. Leiam!

Daniel509 24/02/2023

O Levithan sabe como ninguém falar sobre relacionamentos, ele te leva a fundo na relação do casal desse livro e com tão poucas palavras que você fica abismado. Não é o melhor livro desse autor, na minha opinião, mas é tão bonito e profundo quanto qualquer outro dele