O Mundo de Sofia

4.28674 25138

Resenhas - O Mundo de Sofia

anadepoi 25/04/2015

Minha opinião
"O mundo de Sofia" é um livro que deve ser levado a sério quando se fala em "o romance da filosofia". Um livro legal, sim, para realmente aprender a história da filosofia e para quem realmente quer saber de todos os detalhes e fatos, como também para escolas, ajudar na própria matéria.
Porém, creio que exista pessoas que como eu, se interessaram pelo livro pois acharam que ele entraria em um tipo de mundo muito pessoal, mais parecido talvez com "O pequeno príncipe".
Resumindo então que é "O mundo de Sofia" é um livro de praticamente aula de filosofia, e não algo mais simples e, digamos, tranquilo.

Ricardo 24/04/2015

Um grande clássico
O mundo de Sofia é um livro da história da filosofia contada de uma forma incrivelmente fácil e interessante. Os grandes filósofos e suas ideias são apresentados de maneira muito criativa em um ambiente com fatos misteriosos. O autor alterna a escrita sobre o conhecimento filosófico e o romance acerca de Sofia de forma magistral, fazendo com que o leitor, ao mesmo tempo, se empolgue com os fatos filosóficos e se sinta motivado a continuar lendo para solucionar os mistérios que vão se colocando na vida da personagem principal.
Os personagens são muito bem construídos, desde Sofia e Alberto, os personagens principais, até os pais de Jorunn, que tem uma rápida participação ao final da história.
O final é muito bonito mas ao mesmo tempo é o ponto mais polêmico do livro, pois permite ao leitor várias interpretações e nos faz pensar sobre ele por vários dias. Não será raro encontrar pessoas que relatem que não gostaram do final porque não o entenderam. Uma pena pois na minha opinião é um final perfeito para o livro.
Leitura obrigatória para os simpatizantes de filosofia mas principalmente para aqueles que julgam ter aversão a ela. É uma grande chance de entender melhor a evolução e o trabalhos de grande pensadores.

Ro 12/04/2015

Aprendi mais sobre filosofia lendo esse livro, do que na escola, é um romance sem pé e nem cabeça, é confuso, mas é muito legal. Leitura recomendável.
Nanda 14/04/2015minha estante
Pode me explicar o final? ( Alberto e Hilde pularam do barco? pq?)

monyara.reis 08/04/2015

nada pode surgir do nada
Passei 11 meses pra fazer a leitura dessa obra filosófica... Infelizmente não absorvi o suficiente, mas lerei novamente quando possivel. Magnifico o jeito como o autor nos ensina suas lições de filosofia, principalmente a nós, jovens, que temos tanto repúdio.

Leone 10/03/2015

Uma viagem
É difícil não utilizar a palavra "viagem" ao falar sobre esse livro, pois é disso que se trata, uma viagem pelo mundo da filosofia.
Os filósofos e as idéias são apresentadas de maneira bastante simples e há ainda uma cativante história como pano de fundo.
Muito bom!

Ísis 04/03/2015

"De onde vem o mundo?"
Sofia uma adolescente que está perto de completar 15 anos começa receber algumas cartas misteriosas, alguns são simples bilhetes com algumas perguntas bastante confusas "DE onde vem o mundo?" e "Quem é você?" e aos poucos ela vai conseguindo responder e recebendo mais perguntas. ela acaba começando um curso de filosofia sem conhecer seu professor, Alberto Knox, o curso é por meio de cartas e ela não tem nenhum contato, até então com o seu professor.
Mas ela continua recendo cartões-postais enviados do Líbano por um major e que são para sua filha Hilde mas Sofia não conhece essa garota.
Sofia fica fascinada pela filosofia, pelos pensamentos já que na escola eles não são instigados a pensar, refletir, indagar e ela resolve ir em frente com o curso. Os cartões-postais não param de chegar e a maioria vem com a data do dia 15 de junho, que ainda falta mais de duas semanas para essa data e que dão um suspense pois ninguém conhece o major e nem Hilde e é por esses cartões que Sofia descobre que a garota faz aniversário no mesmo dia que ela e também irá completar 15 anos.
Mas o mistério permanece, quem é Hilde Møller Knag? Quem é esse major? Por que Sofia recebe os cartões-postais em vez da garota? E aos poucos teremos as respostas para todas essas perguntas e chegamos a conclusão que Sofia e Alberto vivem em outra....

Desculpa pelo corte na resenha mas não posso revelar a resposta para as perguntas, para saber o que é vai ter que ler o livro, que por sinal é maravilhoso ou ler uma resenha cheia de spoilers.
Às vezes no livro nos deparamos com alguns personagens como o ursinho Pooh, Chapeuzinho Vermelho, Alice, entre outros. Mas pode ser um pouco confuso tudo isso mas garanto que ao passo que o livro está acabando você fica maravilhado com tudo, descobre respostas para aquelas perguntas.
O livro traz pensamentos, ideias dos filósofos mais importantes da história desde o começo de tudo até o século XX, dá para aprender várias coisas com o curso mas o autor ele quer que a gente pense, reflita, indague o mundo ao nosso redor, para a gente não perder o desejo de conhecer o universo e que busquemos tentar encontrar as repostas, explicações e assim que a gente saiba como é importante filosofar.

O livro eu ganhei de aniversário e é bem interessante, como vocês já devem ter percebido, o curso de filosofia me ajudou em algumas aulas, principalmente nas aulas que retratou o capitalismo que aí temos Karl Marx, temos outros filósofos como Charles Darwin, Sócrates, Platão, Aristóteles, Demócrito, entre vários outros e também no curso fala sobre a Idade Média, o Barroco, Renascimento, Iluminismo, Helenismo, etc. Amei o livro e está na lista de favoritos e agora é o meu xodó.

site: http://meu-novocantinho.blogspot.com.br/

Ana 02/03/2015

filoSOFIA
Neste livro Sofia recebe vários cartões e bilhetes de origem desconhecida lhe fazendo perguntas estranhas. A partir de então ela começa a receber aulas de filosofia pelo correio, porém desconhece seu professor. Ao mesmo tempo em que Sofia vai tendo aulas, nós leitores também vamos tendo, pois é uma forma fácil de se aprender sobre a história da filosofia. Indico este livro para todos os estudantes que irão fazer vestibular, através dele conseguir entender muito mais da história do que na sala de aula

Danielle 26/02/2015

SENSACIONAL
Sempre achei que O mundo de Sofia devia ser um livro muito chato, até que um dia me peguei em um desafio literário tendo que ler algo do autor e acabei escolhendo O dia do curinga, devido ter me identificado mais com a sinopse, e ele superou minhas expectativas. Desde então quis muito ler O mundo de Sofia e finalmente consegui comprar e ler.

A trama gira em trono da protagonista Sofia, uma menina de 14 anos que um belo dia se depara com dois envelopes na sua caixa de correio, um era para ela refletir sobre a origem do mundo e da vida e o outro era um cartão-postal destinado a Hilde, que Sofia nem imaginava quem poderia ser.

Sofia passa a receber frequentemente bilhetes e logo eles viram um curso de filosofia que são enviados por um misterioso homem chamado Alberto Knox. Sofia fascinada ao descobrir esse maravilhoso mundo da filosofia. Os cartões postais para Hilde também não param de chegar, dando um ar de suspense à trama. Sofia descobre que a tal Hilde faz aniversário no mesmo dia que ela e que também fará 15 anos, através dos cartões postais enviados pelo seu pai que está na guerra.

O leitor tem conhecimento do conteúdo integral das cartas que Sofia recebe do curso de filosofia, e vai aprendendo junto com ela sobre muitos dos grandes pensadores da humanidade, dos mais antigos aos contemporâneos, o curso é realmente maravilhoso, é um livro com um enorme conteúdo de aprendizado e que fará o leitor refletir bastante, mas sem ser maçante e sempre intercalando com os mistérios da trama. Um livro delicioso de ler, nada de ler com pressa pois esse livro é para ser apreciado em cada detalhe.

Eu amei esse livro e me arrependo de não ter lido antes, já virei fã do autor, perfeição do início ao fim, desfecho sensacional.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Bia 18/02/2015

[RESENHA] O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder
O Mundo de Sofia conta a história de Sofia Amundsen, uma garota norueguesa que às vésperas de completar quinze anos começa a receber bilhetes anônimos com perguntas bastante peculiares como "Quem é você?" e "De onde vem o mundo?" e cartões-postais. Esses cartões são enviados do Líbano por um major da ONU e tem como destinatário uma menina chamada Hilde MØller Knag que faz aniversário no mesmo dia que Sofia.

A história começa a se desenvolver em cima desses bilhetes que traziam conhecimentos filosóficos dos quais Sofia nunca tinha ouvido falar. A partir de então, Sofia passa a ter aulas de filosofia através das cartas e passa a se interessar cada vez mais pelas perguntas e conhecimentos filosóficos. Mais tarde, o dono dos bilhetes é revelado: Alberto Knox. Para dar continuidade às aulas, Sofia e seu professor passaram a se encontrar em um lugar no meio da floresta atrás da casa dela, chamado Cabana do Major.

Sofia fica fascinada por suas aulas de filosofia, pois na escola onde estudava os alunos não eram instigados a questionar o mundo, as ideias, as pessoas... No entanto, o mistério continuava: Quem era Hilde MØller Knag? Por que ela estava recebendo postais direcionados a essa menina? Com o tempo, Sofia e Alberto começam a perceber que estão inseridos em uma outra realidade, bem diferente daquela em que acreditavam de fato viver.

O Mundo de Sofia não é um livro simples de ser lido. Cada capítulo leva o nome de um filósofo ou de um momento importante da História e, no total, são 35 capítulos, nos quais são contados tanto o mistério vivido por Sofia como também todos os detalhes da sua aula de filosofia. Trata-se, portanto, de uma obra que deve ser lida com calma e atenção para que seja possível absorver todas as informações de tantos pensadores e épocas importantes.

Em uma atmosfera fantástica, muitas vezes nos deparamos com personagens de histórias infantis aleatórias, como Ursinho Pooh e Alice no país das maravilhas, o que contribuirá para uma melhor compreensão do livro quando este chega ao fim. Acredito que a intenção do autor, Jostein Gaarder, era a de transmitir conhecimentos filosóficos de uma forma divertida e dinâmica, mesclando-os à Literatura e ao mistério. Mas, o principal ensinamento do livro, para mim, não foram os conhecimentos filosóficos em si, mas a tentativa do autor de mostrar para nós, leitores, como é importante questionarmos o mundo a nossa volta, não perder o desejo de conhecer o universo e tentar buscar explicações sobre o sentido de tudo, assim como as crianças fazem; ou seja, como é importante filosofar.

site: http://euliteraria.blogspot.com.br/2014/02/o-mundo-de-sofia-jostein-gaarder.html

guedes 11/02/2015

Um resgate da Magia Infantil diante do mundo
O tempo passa e aos poucos as pessoas perdem os dentes, os cabelos... o engraçado é que antes mesmo de perder isso as pessoas perdem os sonhos, tornam-se mais cinzas, mais fechadas diante da ferocidade do mundo que não respeita devaneios inocentes.

O Mundo de Sofia é um desses remédios cavalares contra a perda da magia infantil.

Enquanto eu estava exatamente com 16 anos, no limiar da fase adulta eu li esse livro. Não foi uma leitura solitária na poltrona de casa, dividi esse livro com meu melhor amigo: Marcelo. E como foi mágico ficar perdido em devaneios, deitados na parte mais alta do terraço, observando o cosmos infinito e refletindo sobre o romance da Filosofia.

De Sócrates até os pós-modernos, passando por Nietzsche, Descartes, o romance oferece uma trama literária extraordinária que ensina, encanta e envolve o leitor nos maiores mistérios da humanidade.

site: http://umcafeeaconta.blogspot.com.br/

Lóra 07/02/2015

E então...
Dentre tanta informação e situações tão lógicas e absurdas, o que dizer, senão a última coisa que pensei ao ler a última frase do livro: Será que é meramente proposital (e um tanto irônico, diga-se de passagem) que enxerguemos o passado quando olhamos para além da Terra? A natureza é fantástica.

Rodrigo Pereira 06/02/2015

Maravilhoso!
Certa vez, um filósofo francês (com nome de russo) chamado Vladimir Jankélévitch escreveu: “Filosofar é comportar-se perante o universo como se nada fosse evidente”. Não sei dizer se Jostein Gaarder conhecia o trabalho de Jankélévitch, mas se sua obra, O Mundo de Sofia, tem algum objetivo, acredito que seja o de fazer tanto a protagonista quanto nós, leitores, entendermos que NADA é evidente. Mas não se preocupe nem fique com crise existencial. Você não acha que, sendo tudo evidente, tudo com uma resposta certa e única, talvez a vida não tivesse graça? Esse universo confuso onde vivemos é um local que permite a criação de diversos questionamentos. Perguntas como “Quem somos?”, “De onde viemos?”, “Para onde vamos?” são praticamente clichês. O papel do filósofo na sociedade é o de perguntar, duvidar ou buscar entender, e é exatamente isso que este livro de Gaarder tem para te ensinar.
Assim como muitos, meu primeiro contato com filosofia aconteceu no ensino médio. Lá aprendi algo sobre quem eram os pré-socráticos, que Sócrates talvez não tenha existido, que Platão talvez tenha inventado Sócrates, que Kant é muito difícil de ler e que Nietzsche é o filósofo da moda. Entrei na faculdade e cursei uma disciplina de introdução à filosofia, onde estudei o mesmo que antes e um pouco mais. A conclusão sobre o conhecimento adquirido foi a seguinte: não aprendi grande coisa. Por incrível que pareça não desanimei com esse ensino um tanto quanto precário. Aprendi a gostar especificamente de história da filosofia, mas confesso que nunca havia parado para pensar em seu funcionamento na prática. Isso, de certo modo, mudou quando terminei de ler O Mundo de Sofia.
O livro conta a história de Sofia Amundsen, uma jovem norueguesa de 15 anos que recebe cartas e cartões-postais com conteúdos esquisitos e curiosos. No início as cartas possuem perguntas como “quem é você?” ou “de onde vem o mundo?”. Posteriormente, as informações vão ficando mais complexas, até se tornarem um verdadeiro curso intensivo de filosofia. Todas são enviadas por uma pessoa misteriosa, alguém que deseja transmitir esse conhecimento de qualquer maneira. Enquanto isso, Sofia também recebe estranhos cartões-postais com mensagens referentes ao aniversário de uma menina chamada Hilde, cujo remetente é um major da ONU. A trama se torna um thriller que impede qualquer leitor de largar o livro, fazendo-nos questionar sobre o que pode estar acontecendo.
Na minha visão, a escrita de Jostein Gaarder é deliciosa e flui maravilhosamente bem. Sofia é uma protagonista cativante, além de absurdamente inteligente para uma criança de 15 anos. Se você não tiver um professor fantástico, não consigo imaginar melhor introdução para o estudo de filosofia. Não é um livro de especialização ou para usar como base teórica na sua tese de doutorado, mas sim para despertar ao menos um mísero interesse naqueles que tiveram pouco / nenhum contato com a área. Acho, inclusive, que essa é a proposta de Gaarder. Contudo, também ressalto que, em alguns momentos, a obra pode ser um pouco cansativa, pois fala de muitos filósofos, teorias e pensamentos num curto espaço. Talvez o leitor iniciante, com uma bagagem de leitura menor, tenha alguma dificuldade. De qualquer modo isso é compensado com a fantástica história paralela.
Resenhas sobre O Mundo de Sofia não faltam. São mais de 1 milhão de exemplares vendidos apenas no Brasil... imagine no mundo. Por consequência dessa grande exposição, temos vários pontos de vista disponíveis a partir de poucos cliques. No geral, como em inúmeros casos, tratam-se de críticas diversas, seja para o livro, seja para o autor. A discussão faz parte, apesar de não ser nenhum livro polêmico. Já diria um certo filósofo nascido nos Estados Unidos: "Para evitar críticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada". Alguns adoram a história, consideram-na uma verdadeira obra-prima. Do outro lado, acredito que em menor quantidade, temos os mais críticos em relação à proposta introdutória de Gaarder. Geralmente são os que acharam o livro maçante, mas também os estudiosos da área, que podem argumentar que o ensinado na obra não condiz com o aprendido no curso superior. A verdade é que isso SEMPRE acontece com qualquer área do conhecimento. Alguém que escreve sobre história de um modo mais “popular”, buscando atingir um público maior, costuma ser criticado por historiadores; um escritor que simplifique algum livro clássico para alcançar mais pessoas é geralmente crucificado por críticos literários.
Possuo uma visão bem mais otimista. Aconselho e indico o livro para todos que quiserem ler uma boa história e, ao mesmo tempo, aprender um pouco mais. Melhor ainda se você é daqueles que tem o saudável hábito de pesquisar sobre os autores ou pensamentos citados nos livros. Vale a pena entrar nesse Mundo de (Filo)Sofia afinal, você não tem nada a perder e muito a ganhar.

Mary 02/02/2015

O Romance da história da filosofia...
Desde o jardim do Éden, passando por diversos filósofos e pensadores, até chegar nos dias atuais. O Mundo de Sofia é um romance que trás a história da filosofia através da personagem titulo que de maneira fácil propõe questionamentos profundos e analises complexas.
Uma leitura clássica e que deveria ser explorada em diversas etapas da vida de um individuo!

Cris 01/02/2015

O mundo da filosofia
Comecei a ler o livro com outra ideia na cabeça... Pensei que seria mais um livro de literatura estrangeira, mas na verdade, se trata de uma aula de história. Acabei gostando do livro, porque achei interessante a forma que o autor resumiu vários filósofos e as épocas históricas ao longo dos anos. Recomendo pra quem gosta de história e filosofia, e principalmente pra quem não conhece muita coisa sobre estas áreas. É um livro que te faz pensar.

Crislane 27/01/2015

O livro é bom para quem está começando a se interessar por filosofia, quem já tem uma certa carga de conhecimento não vai encontrar nada de novo. a história até te prende no começo e vai te deixando cada vez mais curioso, mas pra mim o final foi meio fraco. A mensagem que o autor quer passar é muito interessante, mas mesmo assim não não entrou nos meus favoritos.

logo skoob
"É maravilhoso fazer amigos por meio dos livros, sejam eles Harry Potter, Zibia Gasparetto ou Cortázar."

JB Online