O Mundo de Sofia

4.27168 24540

Resenhas - O Mundo de Sofia

claudio.louzd 25/01/2015

Filosofia para principiantes
Ótimo meio de se introduzir ao fascinante mundo da Filosofia, desmistificando que seria algo aborrecido. Leve.

Fernanda 16/01/2015

"Uma das mais importantes tarefas da filosofia é advertir as pessoas quanto ao perigo das conclusões precipitadas."

Tati Onofre 04/01/2015

Show
Excelente leitura que mescla aprendizado de uma forma leve e envolvente. Amei!

Jewzinha 02/01/2015

Simplesmente Amei, confesso que no inicio achei meio chato, mas depois ele me surpreendeu totalmente. É o tipo de leitura q você entra, como se estivesse vivendo a historia junto com a personagem.

Sara Muniz 30/12/2014

Resenha - O mundo de Sofia
Resenha
Finalmente a resenha de O Mundo de Sofia! Bom, esse livro foi escrito por um norueguês e é justamente na Noruega onde se passa a estória. Começamos conhecendo Sofia, que logo fará 15 anos. Ela mora com sua mãe e tem uma melhor amiga. Até que um dia, quando ela vai checar a caixa de correio, se depara com um pequeno envelope que dizia "De onde vem o mundo?". E nos dias que seguiram, ela encontrou outros envelopes semelhantes com perguntas nesse mesmo estilo. Aquele tipo de pergunta que nós não sabemos a resposta, sabe? Logo começaram a chegar envelopes maiores com verdadeiras aulas de filosofia, todos endereçados à Hilde. Sofia não fazia ideia de quem era essa Hilde e tinha uma enorme curiosidade de saber quem é que entregava os envelopes, já que não havia o nome do remetente.

Passa um tempo e Sofia descobre quem é o professor de filosofia e que ele se chama Alberto Knox. Ela começa a se encontrar pessoalmente com ele e ele lhe dá aulas particulares. Durante essas aulas você também tem aulas e aprende muito sobre filosofia e filósofos importantes - e lógico - sobre os estudos e fundamentos deles. Só esses fatos já deixa você maravilhado pelo livro, mas mesmo assim ainda não temos resposta de porquê aquele professor está fazendo aquilo e se empenhando de verdade em dar aulas para Sofia Amundsen.

Mas as suas dúvidas pioram quando Sofia está indo encontrar o professor e sempre vê cartões postais no caminho (na rua, preso em uma árvore, etc) e que são endereçados à ela e à Hilde. Os bilhetes sempre dizem que o "papai está com saudades, Hildinha. Estarei aí para o seu aniversário de 15 anos no dia 15 de julho", e fato: O aniversário de 15 anos de Sofia também é 15 de julho!

Depois você descobre de onde vem esses cartões postais e a coisa horrível que tem por trás deles. Não posso dar spoilers, mas à princípio é uma coisa que você não consegue aceitar após ter se apegado tanto a Sofia, mas depois você vai achar a coisa mais incrível do mundo e achar o autor um gênio extraordinário.

A teoria do pelo do coelho
Essa foi umas das coisas que aprendi com o livro que mais me chamaram a atenção. Essa teoria diz basicamente que quanto maiores (de idade) somos, mais perto do couro cabeludo e afundados estamos, pois já temos nossas opiniões e argumentos fechados sobre muitas coisas, mesmo que achemos ser "cabeça aberta". E as crianças, como ainda estão conhecendo tudo, estão bem na ponta do pelo dele. Mas quando começarem a envelhecer e parar de formar novas opiniões, vão descendo também. Ele menciona que alguns filósofos tentam voltar para a ponta dos pelos novamente, mas que é muito difícil e que às vezes acabam caindo novamente para a base.

"Tudo flui. Tudo está em movimento, e nada é para sempre. Por isso não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, pois, quando mergulho no rio pela segunda vez, já não sou o mesmo, assim como o rio." - Heráclito.
"Mais sábio é aquele que sabe que não sabe." - Sócrates.

✖ Avaliação da escrita: Infelizmente não tem como comentar muito sobre isso, já que o livro foi traduzido do norueguês, mas creio que a escrita do autor não tenha sido muuuuuuito alterada. Sendo assim, eu gostei bastante da escrita.

✖ Avaliação do Enredo: Mais que incrível, sem palavras para descrever! (Na verdade não tem como descrever sem dar spoilers). Se você está pensando que é só mais um livro chato sobre filosofia, você está muito afundado na pelagem do coelho, pois esse livo é sensacional! Como eu havia comentado na resenha em vídeo (que eu excluí), achei meio estranho a Sofia ser inteligente demais para a idade dela em relação à filosofia, mas é só isso.

✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
Porque esse livro é excelente! Eu adoro filosofia, eu adorei a Sofia, eu adorei o gostinho de mistério e a euforia para desvendá-los. O livro é genial e todas as pessoas no mundo deveriam ler u.u

site: http://interesses-sutis.blogspot.com.br/2014/12/resenha-o-mundo-de-sofia.html#more

Letí­cia 28/12/2014

Um passeio pela filosofia
É, o livro inteiro irá falar sobre os grandes pensadores, os filósofos de todas as épocas.
Foi interessante a leitura para ter essa noção cronológica e das ideias condutoras do pensamento filosófico durantes as eras.

Senti falta de um grupo para discutir o que ia lendo, pois como são várias informações, muitas informações mesmo, a maioria acabou perdida em algum lugar da minha cabeça, ou nem chegou a ficar nela. Teria gostado muito de ter lido esse livro antes de minhas aulas de filosofia na faculdade, ia conseguir "linkar" melhor as ideias e seria um pouco mais divertido que ler somente Marilena Chaui em seu livro Convite à filosofia.

Amei também os artifícios usados pelo filósofo exclusivo da Sofia, pois ele apresenta experimentos físicos feito com óculos, rampas e inúmeros objetos para deixar claro os pensamentos sobre o mundo e as leis da física de Galileu e alguns outros. Quem dera os professores usassem mais esse tipo de metodologia, tive professores assim e eles permanecem em minha memória e uma grande parte das informações por eles passadas ainda são lembradas por mim.

Confesso que levei meses lendo esse livro, exatamente pela quantidade de informações e a falta de um coleguinha para discutir e aprofundar as ideias, em alguns momentos ele ficou enfadonho, é, chatinho mesmo, mas como me propus em terminá-lo antes do fim desse ano, meta cumprida!

site: http://li-e-indico.blogspot.com.br/2014/12/o-mundo-de-sofia-de-jostein-gaarder.html

Cláudio 26/12/2014

Comentários
Ótimo livro para quem quer uma ajuda na matéria de Filosofia para o Ensino Médio e Superior. O livro tem um belo e muito misterioso romance por Sofia, aquele que entrega as cartas e seu professor, o final é igual a qualquer outro ótimo livro, surpreenda-se com esse grande escritor e esse clássico livro que com certeza será passado para as próximas gerações.

Letícia 19/12/2014

O mundo de Sofia, expandindo minha visão de mundo
É complicado falar de um livro tão marcante na minha vida e abrangente. Eu li este livro quando tinha uns onze anos achando que era um romance comum, por que meus irmão e mãe liam e não respondiam minhas perguntas sobre o livro. Eu não tinha a maturidade necessária, para entender o livro, porém ele mudou a minha forma de ver o mundo, abriu a mente para possibilidades. E eu sempre fui muito de perguntar e tinha até uma professora que me chamava de Marcelo Marmelo Martelo, por que dizia que eu perguntava demais (eu nunca entendi a relação entre as duas coisas), mas eu estava me sentindo mal com isso. Mas o mundo de que é um romance sobre filosofia caiu como uma luva para aquele momento que eu vivia. E identifiquei muito com ela, e não me senti tão sozinha nas minhas questões, além de invejar muito a menina receber cartas aquelas cartas sobre filosofia.
Além do mais foi muito útil, eu usei o que li durante toda a vida escolar e uso até hoje, para entender várias coisas, me é muito útil, facilitou ou deu bagagem para eu entender e ter mais facilidade com leitura e teoria. Ou apenas abertura e consciência para procurar e pesquisar. Até no meu curso de teatro, as outras pessoas estranham muito ler e analisar as peças mas refletir sobre o que me cerca não é tão estranho, e este livro tem grande responsabilidade por isso. É com certeza um dos livros que mais me influenciou e ajudou.
Além do mais é muito bom ser introduzido em filosofia através de um romance cheio de paixão e não apenas do jeito convencional. De o professor for bom, saberá trazer a dinâmica necessária, se não fará o aluno detestar, eu mesma que estava super ansiosa para ter filosofia a escola me decepcionei um pouco com a abordagem do professor que mais passava por fatos e os cobrava numa prova e falava de pensar como alguns falam sobre roupa: limitando tudo a bom gosto e mal gosto.
Já o livro traz uma menina na sua vida, descobrindo a filosofia, deixando que ela entre no seu cotidiano e tentará descobrir o mistério sobre um lenço, cartões postais, cuja dona ganhará um presente de aniversário. O que dá certo mistério e ação a história, que é mais do que um simples informativo de filosofia. E o final é incrível, genial!

site: http://wwwtrespontos.blogspot.com.br/

feliciafc 18/12/2014

Livro não me prendeu na leitura.
Esse livro foi o tipo de livro que eu li, cansei, li de novo, parei, mas na minha teimosia de insistir em um livro chato peguei de novo pra ler, e no final pulei pras últimas páginas logo.
É isso que eu tenho a dizer desse livro. Chato.
A não ser que voce goste de filosofia, ele tem longas e longas aulas de filosofia, chega uma hora que voce começa até a pular as letras em itálico de tão cansativo.
Acho que não tenho a intelectualidade necessária para me apaixonar por esse livro.
Fran 21/01/2015minha estante
Eu li, e confesso que fiquei completamente envolvida pela história. É incrível, incrível!

Maci Novais 19/11/2014

É tão bom fazer um passeio filosófico de forma suave e é despretensiosa.Eu indico esse livro para qual quer pessoa que esteja iniciando seus estudos filosóficos.

dani sofe 17/11/2014

A historia da filosofia
Sofia Amundsen é uma jovem de 14 anos,que leva uma vida completamente normal até que um dia recebe um bilhete em sua caixa de correio,nele há uma pergunta :
QUEM É VOCÊ?
Sofia fica muito intrigada com essa pergunta logo apos ela recebe uma outra carta,mas nessa ela descobre que a partir desse dia ganharia um curso de filosofia,ela até poderia ter recusado,mas fica tão interessada que decide continuar,mesmo que não faça ideia de quem seja o seu professor.
Ela foi recebendo mais cartas e alguns postais que chegavam do Líbano para uma tal Hilde que Sofia não faz a menor ideia de quem seja,só que fazia aniversario no mesmo dia que ela. Assim Sofia se vê envolvida em um grande mistério.
A historia começa falando dos primeiros filósofos e suas eternas duvidas:de onde vem o mundo? existe ou não um Deus? Ou do que são feitas as coisas ao nosso redor? E assim ela vai aprendendo as varias teorias que esses filósofos desenvolveram e qual a importância que tiveram nas coisas que sabemos hoje em dia. Gaarder conta a história da filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos,de maneira acessível a todas as idades.
Uma historia com uma escrita perfeita que prende o leitor de começo ao fim,e vai lhe fazer pensar de uma forma diferente após lê-lo.Eu amei cada parte da historia e tudo que aprendi com ela.O final é surpreendente, e eu também amei demais.Recomendo que todos leiam que essa história é perfeita.

site: http://infinitoinesperado.blogspot.com.br/

Jessyca 16/11/2014

O que dizer do xodó da minha estante?
O adquiri em um sebo ainda na juventude, e tudo o que posso dizer, inicialmente, é que foi definitivamente uma experiência de leitura diferente de qualquer outra que já tive. Um livro sobre a história da filosofia que é um verdadeiro alimento para o pensamento. "O Mundo de Sofia" me empurrou do penhasco abrindo minha mente de uma forma inimaginável na minha limitada cabecinha de 13 anos.

Yasmin 05/11/2014

Filosofia ao alcance de todos
É um livro de filosofia em forma de romance. Gostei dele, o problema é que é muito longo e cansa um pouco. Mas quem quer conhecer mais sobre os filósofos, os conceitos, vale a pena.

Bruna 03/11/2014

O Mundo de Sófia - Jostein Gaarder
O livro é uma viagem ao mundo da filosofia, e ao mesmo tempo uma viagem dentro de nós mesmos, um livro que leva ao raciocínio, que aborda questões existencialistas, seus fundamentos, que questiona crenças mitológicas e religiosas.
Sófia começa receber cartas pelo correio de um filósofo que lhes ensina filosofia, ele fala sobre vários filósofos, fazendo uma descrição sobre a filosofia de cada um deles , também fala de Sigmund Freud, e chega na minha parte preferida sobre Charles Darwin, big bang ,e o universo.
O livro não vai agradar a todos, mas quem gosta de filosofia e ciências vai tirar bom proveito da leitura.
"Talvez a verdade seja uma questão de ponto de vista e a mentira um ser mutável que igual à larva da borboleta com o tempo torna-se aceitável Ficando a critério de cada um escolher a sua verdade... A mais agradável!"

Lucilla 02/11/2014

Magnífico
Eu já havia iniciado e abandonado esse livro umas duas vezes, não porque não agradou, mas pela falta de tempo, como é longo eu acabava perdendo o fôlego.

Apesar de ter partes que são um pouco maçantes, a leitura vale muito a pena, além de dar um panorama sobre a história da filosofia, ainda tem o mistério envolvendo os personagens. Surpreendente.

logo skoob
"Rede Social Brasileira conquista os internautas"

30 Giga