O Mundo de Sofia

4.29819 25464

Resenhas - O Mundo de Sofia

Edras 04/07/2015

Top
um dos melhores livros que já li até hoje!!! Sua abordagem sobre a filosofia faz com que nos apaixonemos por esse assunto

Ériky 28/06/2015

Simplesmente, um amor.
Queria dar infinitas estrelas para este livro, porque 5 me parecem muito poucas. Genial, de uma escrita excelente que te prende e te alimenta.

Katia 26/06/2015

Perfeito !!!
Livro perfeito e atemporal !! Há tempos procurava um livro para refletir da forma como fiz com esse. Personagens super bem construídos !!! Não tenho palavras para descrever como esse livro mexe com nossa cabeça. Me vi pensando se não seríamos todos nós 'Sofias' pelo mundo, a mercê de alguém, controlando nossa vida, não passando de meras criações da imaginação, como diz Alberto Knox... "Sombras no mundo"..... Apenas uma palavra pode descrever: Perfeição ! É o livro que daqui 200 anos poderá ser lido e criará a mesma sensação que criou em mim hoje.

Artha 05/06/2015

Grande Obra!
De Jostein Gaarder, o livro O Mundo de Sofia conta a história da vida de Sofia (nome que faz referência à sua definição grega: sabedoria), que, aos 14 anos e 11 meses de idade, é surpreendida com uma série de cartas anônimas com perguntas filosóficas, tais como "quem é você?" ou "de onde vem o mundo?". Mais tarde, Sofia se vê aluna de um curso de filosofia que é dado primeiramente por meio de cartas, e depois por meio de encontros com o seu professor, que, a essa altura, já revelou sua identidade. Em meio à história da filosofia, os dias de Sofia passam a ser marcados por acontecimentos estranhos e mágicos (fatos esses que visam a, segundo a minha análise, prender a atenção do leitor apesar do assunto comumente tido como maçante, que é a filosofia) que levam Sofia e seu professor a iniciarem uma grande busca por respostas para tudo aquilo que os envolvia. As respostas são dadas ao final do livro, que se mostrou surpreendente e extremamente original; respostas pelas quais a busca torna o livro intrigante até a última página. A obra em questão, apesar de ser direcionado para jovens e não possuir um conteúdo muito aprofundado em relação à filosofia, é capaz de fazer com que qualquer leitor interessado termine o livro querendo conhecer absolutamente sobre a vida e as ideias de Sócrates, Platão e diversos outros filósofos citados ou não na história, que, vale dizer, foi justamente o objetivo do autor, ao perceber que não existiam livros de filosofia com uma leitura simples e que pudessem interessar a jovens, crianças, ou até mesmo adultos que pouco conhecem do tema.
Artha 05/06/2015minha estante
Pode despertar o interesse do leitor saber que estes "acontecimentos estranhos e mágicos" envolvem personagens clássicos da história da literatura, como Chapeuzinho Vermelho, Aladim, e outros!

Dani 23/05/2015

Muito bom!
Aprendi a gostar de filosofia com este livro e pretendo me aprofundar, futuramente, em alguns dos filósofos abordados. Não é um livro tão fácil, requer uma interpretação mais aprofundada em certos pontos para entender as metáforas, e discordo de certos aspectos, mas em geral um livro muito interessante. Parece um pouco O Pequeno Principe no sentido de que, se vc ler este livro aos 10, 20, 30 e 40 anos, acredito que encontrará diferentes opiniões e interpretações sobre o mesmo texto para cada idade.

will 21/05/2015

O Mundo De Sofia
O Melhor Livro Do Mundo!!!!!!!

Lay_out_muniz 13/05/2015

Chato...
O início do livro é bem interessante, mas ele fica muito chato quando a Sofia passa a receber aulas de filosofia por correspondência. Para quem se interessa muito por filosofia é um bom livro...mas não é um bom romance para os leitores de primeira viagem.

Amanda 27/04/2015

Minha recomendações
No início, achei bastante legal e curioso. Porém, depois que ela passa a receber as "aulas por correspondência", começa a ficar um pouco chato. Para mim, foi um tédio ler todas as 550 páginas, pois eu não sabia muito bem do que se tratava o livro quando comecei a ler. Achei ele mais voltado à um "reforço para as aulas de filosofia", por assim dizer.
Enfim, recomendo este livro para pessoas cujas quais procuram ajuda em filosofia ou história, e não recomendo para aqueles que procuram uma boa história para ler, pois o livro todo é como se fosse uma enciclopédia sobre os filósofos com um pequeno enredo.

anadepoi 25/04/2015

Minha opinião
"O mundo de Sofia" é um livro que deve ser levado a sério quando se fala em "o romance da filosofia". Um livro legal, sim, para realmente aprender a história da filosofia e para quem realmente quer saber de todos os detalhes e fatos, como também para escolas, ajudar na própria matéria.
Porém, creio que exista pessoas que como eu, se interessaram pelo livro pois acharam que ele entraria em um tipo de mundo muito pessoal, mais parecido talvez com "O pequeno príncipe".
Resumindo então que é "O mundo de Sofia" é um livro de praticamente aula de filosofia, e não algo mais simples e, digamos, tranquilo.

Ricardo 24/04/2015

Um grande clássico
O mundo de Sofia é um livro da história da filosofia contada de uma forma incrivelmente fácil e interessante. Os grandes filósofos e suas ideias são apresentados de maneira muito criativa em um ambiente com fatos misteriosos. O autor alterna a escrita sobre o conhecimento filosófico e o romance acerca de Sofia de forma magistral, fazendo com que o leitor, ao mesmo tempo, se empolgue com os fatos filosóficos e se sinta motivado a continuar lendo para solucionar os mistérios que vão se colocando na vida da personagem principal.
Os personagens são muito bem construídos, desde Sofia e Alberto, os personagens principais, até os pais de Jorunn, que tem uma rápida participação ao final da história.
O final é muito bonito mas ao mesmo tempo é o ponto mais polêmico do livro, pois permite ao leitor várias interpretações e nos faz pensar sobre ele por vários dias. Não será raro encontrar pessoas que relatem que não gostaram do final porque não o entenderam. Uma pena pois na minha opinião é um final perfeito para o livro.
Leitura obrigatória para os simpatizantes de filosofia mas principalmente para aqueles que julgam ter aversão a ela. É uma grande chance de entender melhor a evolução e o trabalhos de grande pensadores.

Ro 12/04/2015

Aprendi mais sobre filosofia lendo esse livro, do que na escola, é um romance sem pé e nem cabeça, é confuso, mas é muito legal. Leitura recomendável.
Nanda 14/04/2015minha estante
Pode me explicar o final? ( Alberto e Hilde pularam do barco? pq?)

monyara.reis 08/04/2015

nada pode surgir do nada
Passei 11 meses pra fazer a leitura dessa obra filosófica... Infelizmente não absorvi o suficiente, mas lerei novamente quando possivel. Magnifico o jeito como o autor nos ensina suas lições de filosofia, principalmente a nós, jovens, que temos tanto repúdio.

Leone 10/03/2015

Uma viagem
É difícil não utilizar a palavra "viagem" ao falar sobre esse livro, pois é disso que se trata, uma viagem pelo mundo da filosofia.
Os filósofos e as idéias são apresentadas de maneira bastante simples e há ainda uma cativante história como pano de fundo.
Muito bom!

Ísis 04/03/2015

"De onde vem o mundo?"
Sofia uma adolescente que está perto de completar 15 anos começa receber algumas cartas misteriosas, alguns são simples bilhetes com algumas perguntas bastante confusas "DE onde vem o mundo?" e "Quem é você?" e aos poucos ela vai conseguindo responder e recebendo mais perguntas. ela acaba começando um curso de filosofia sem conhecer seu professor, Alberto Knox, o curso é por meio de cartas e ela não tem nenhum contato, até então com o seu professor.
Mas ela continua recendo cartões-postais enviados do Líbano por um major e que são para sua filha Hilde mas Sofia não conhece essa garota.
Sofia fica fascinada pela filosofia, pelos pensamentos já que na escola eles não são instigados a pensar, refletir, indagar e ela resolve ir em frente com o curso. Os cartões-postais não param de chegar e a maioria vem com a data do dia 15 de junho, que ainda falta mais de duas semanas para essa data e que dão um suspense pois ninguém conhece o major e nem Hilde e é por esses cartões que Sofia descobre que a garota faz aniversário no mesmo dia que ela e também irá completar 15 anos.
Mas o mistério permanece, quem é Hilde Møller Knag? Quem é esse major? Por que Sofia recebe os cartões-postais em vez da garota? E aos poucos teremos as respostas para todas essas perguntas e chegamos a conclusão que Sofia e Alberto vivem em outra....

Desculpa pelo corte na resenha mas não posso revelar a resposta para as perguntas, para saber o que é vai ter que ler o livro, que por sinal é maravilhoso ou ler uma resenha cheia de spoilers.
Às vezes no livro nos deparamos com alguns personagens como o ursinho Pooh, Chapeuzinho Vermelho, Alice, entre outros. Mas pode ser um pouco confuso tudo isso mas garanto que ao passo que o livro está acabando você fica maravilhado com tudo, descobre respostas para aquelas perguntas.
O livro traz pensamentos, ideias dos filósofos mais importantes da história desde o começo de tudo até o século XX, dá para aprender várias coisas com o curso mas o autor ele quer que a gente pense, reflita, indague o mundo ao nosso redor, para a gente não perder o desejo de conhecer o universo e que busquemos tentar encontrar as repostas, explicações e assim que a gente saiba como é importante filosofar.

O livro eu ganhei de aniversário e é bem interessante, como vocês já devem ter percebido, o curso de filosofia me ajudou em algumas aulas, principalmente nas aulas que retratou o capitalismo que aí temos Karl Marx, temos outros filósofos como Charles Darwin, Sócrates, Platão, Aristóteles, Demócrito, entre vários outros e também no curso fala sobre a Idade Média, o Barroco, Renascimento, Iluminismo, Helenismo, etc. Amei o livro e está na lista de favoritos e agora é o meu xodó.

site: http://meu-novocantinho.blogspot.com.br/

Ana 02/03/2015

filoSOFIA
Neste livro Sofia recebe vários cartões e bilhetes de origem desconhecida lhe fazendo perguntas estranhas. A partir de então ela começa a receber aulas de filosofia pelo correio, porém desconhece seu professor. Ao mesmo tempo em que Sofia vai tendo aulas, nós leitores também vamos tendo, pois é uma forma fácil de se aprender sobre a história da filosofia. Indico este livro para todos os estudantes que irão fazer vestibular, através dele conseguir entender muito mais da história do que na sala de aula

logo skoob
"o site é uma ótima ferramenta para estimular a leitura nas escolas e universidades."

Conexão Professor