O Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia

4.06905 27272

Resenhas - O Mundo de Sofia

Realtche 26/04/2016

Um ótimo livro, porém muito cansativo. Não pelo tema, mas sim pelos personagens que tornam algo enjoativa a leitura.
Achei simplesmente fantástica a bordagem de todos os filósofos e ideias, de modo simples e agradável de ler.
É um bom livro para ter um primeiro contato com a filosofia de forma simples e objetivas.

Aquela Epifania 17/04/2016

Começo avisando que esse sentimento literário vai ser bem pessoal. Não vou conseguir me afastar da história e escrever com uma certa distância.

Impactante, complexo e acima de tudo transformador!

Primeiro fiquei bem desequilibrada com o conteúdo e com o mundo novo que eu estava conhecendo. Ao navegar por este livro, fui absorvendo vários conceitos, refazendo alguns, desfazendo outros e construindo minha própria visão de mundo. A cada página, e a cada filósofo que eu conhecia, mas me distanciava dos pensamentos ultrapassados e das visões de mundo que eu tinha. Fui me despindo de mim mesma, e me reconstruindo. No fim, eu me transformei.

Sinto muito não ter lido este livro há uns 10 anos atrás. E por mais que ele tenha sido uma fonte de alimentação da alma e do cérebro, só pude ter certeza de que eu não sei nada sobre nada! Ainda vou me arriscar em falar sobre o mundo, em escrever sobre pessoas, e sobre as relações humanas, mas provavelmente com mais cautela, porque através de O MUNDO DE SOFIA, pude perceber o quanto sou pequena, e o quanto o mundo é grandioso para que eu me aproprie com tanta certeza dos pensamentos dos que me cercam.

Há um bom tempo, estou em mutação! Durante a vida, fui me livrando de várias de mim, e sei a vida é desse jeito. Sei que ainda tenho muito a aprender, e muitas bagagens desnecessárias para me livrar. Mas sinto que fechei um ciclo em minha vida. Terminei uma transformação que começou há algum tempo. E fechei esse ciclo com a leitura deste livro.

A cada novo capítulo, eu me sentia como se estivesse lendo um livro mágico. Parecia que a história era escrita só para mim. O autor falava comigo, e colocava em xeque questionamentos que sempre rondaram meus pensamentos. E enfim, eu pude confirmar o que há um tempo eu desconfiava. De todos os mistérios que constroem o mundo e as pessoas, alguns nunca serão revelados, e não cabe a mim, tentar fazer isso. O que nos cabe é fazermos o melhor a cada dia. Eternizarmos a nós mesmos, através dos pensamentos que deixaremos para nossos herdeiros.

E que eles possam usufruir dos conceitos que construímos e dos pensamentos que arquitetamos. Que esses pensamentos sejam o ponto de partida para infinitas transformações da humanidade. E que a verdade seja cabível a seu próprio tempo. Porque agora eu sei que a verdade é instável! Ela é mutável como nós. Ela depende do tempo de cada geração!

Por isso, eu me despedi desse livro, com a sensação de dever cumprido e com saudade, não apenas das palavras que eu li. Mas da pessoa que eu era nas primeiras linhas dessa leitura. Mas é uma saudade boa, daquelas que a gente não quer deixar de ter. A gente só quer poder olhar para quem foi, e perceber que fez um bom trabalho. Que usou com destreza as ferramentas disponíveis, que lutou por ferramentas novas, e que conseguimos nos transformar em alguém que pensa, alguém que questiona, e que assim, seremos alguém melhor. Consequentemente seremos melhores para o mundo, e deixaremos nossa marca.

Levarei para sempre Sofia e Hilde dentro de mim. Elas serão sempre as referências de quem eu fui e do caminho que segui para chegar até aqui.

Quando nos damos conta de que não passamos de uma imagem na consciência sonolenta de outra pessoa, acho que o mais adequado é calar-se. Mas posso concluir recomendando aos jovens um pequeno curso da história da filosofia. Dessa forma vocês poderão desenvolver uma visão mais crítica do mundo em que vivem. Mais importante ainda: poderão também criticar os valores da geração dos seus pais.

site: http://www.aquelaepifania.com.br/2015/05/sentimentos-literarios-o-mundo-de-sofia.html

dani_bissoni 05/04/2016

Abriu meus olhos
Com certeza um livro para fazer qualquer um pensar sobre quem somos, de onde viemos e como surgimos. São perguntas que naturalmente todos já fizeram em algum momento da vida, porém, quando se lê O Mundo de Sofia, essas perguntas se tornam importantes e terem realmente algum sentido. Melhor livro que já li até hoje.Quero reler todas as vezes que tiver oportunidade, é um livro que quero que meus futuros filhos, netos, bisnetos tenham essa experiência de romance com a filosofia como eu tive.

Day Morais - Lendo 1 Bom Livro 04/04/2016

Muito Bom
Se você gosta de filosofia vai amar este livro... Em O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, somos levados a uma viagem através da história da filosofia e, subitamente, percebemos que algo tão distante e misterioso, pode tornar-se essencial para nossa existência. Desde Demócrito com a teoria do átomo, até Darwin com a sua teoria da evolução das espécies, passando por Sócrates, Platão, Aristóteles e muitos outros, conhecemos não apenas a vida desses grandes gênios do passado e suas teorias, mas também entendemos melhor a nós mesmos e aprendemos a pensar de forma muito diferente sobre tudo que nos cerca. Eu gostei do livro, mas esperava um pouco mais do final, o desenrolar da história da Sofia que rola em paralelo com as aulas que ela tem com o Albert. Mas no geral é um livro muito bom!

CocoaGamer 31/03/2016

Uma experiência filosófica
O Mundo de Sofia é um livro diferente de grande parte do que já li. Apesar de extremamente familiarizado com a filosofia, o livro me fez refletir em alguns aspectos, como por exemplo o seu final. No mais o livro se mostra um ótimo material didático para estudantes de filosofia do Ensino Médio ou Superior.

Não é um livro que deva ser lido rapidamente, pois alguns trechos são de difícil compreensão para os mais afobados. Isso sem mencionar seu enorme volume de páginas.

Guilherme 30/03/2016

Excelente
Más experiências de escola nos fazem crer que filosofia é algo chato, inútil ou fora da realidade. Ledo engano. O Mundo de Sofia é um excelente meio de iniciação filosófica, com ensinamentos de grandes pensadores que, junto ao enredo de um romance, torna-os mais atrativos. Recomendado para todos que querem algo que acrescente em suas vidas.
"Para filosofar, basta se encantar com as coisas que nos cercam, e refletir sobre elas."
Stefani 31/03/2016minha estante
Gostei da resenha, me deixou mais curiosa pra ler.

thalih 23/03/2016

me ajudem
como faço para ler?? pois não estou conseguindo. .
Vevis 30/03/2016minha estante
Aqui não tem livros, só resenhas. Mas vc consegue pegar em bibliotecas públicas da sua cidade!

Eliete Oliveira 09/03/2016

Excelente!
Ótimo livro para pessoas que como eu tem dificuldade em entender linhas do tempo da filosofia, me prendeu bastante a leitura e pretendo ler novamente, você fica encantado com as viagens feitas e com as cartas que Sofia recebe de seu amigo Alberto, confesso que o final me deixou meio confusa, talvez por estar lendo outro livro na época, mas espero entender melhor na próxima leitura. Recomendo!

Abel Bernal 07/03/2016

Opinião.
Um livro realmente incrível.
Vários ensinamentos filosóficos muito bem enquadrados no decorrer da estória.Ensinamentos básicos mas essenciais pra iniciantes como eu.
O autor nos prende, nos amarra e nos ensina da primeira à última página.Além do mais, ainda nos deixa com um gostinho de "quero mais ".
Até agora o melhor livro que já li, por isso,recomendo ele a todos.

Valéria 22/02/2016

Por um lado é um livro lindo para iniciantes na filosofia, por outro chega a ser irritante a prepotência de Sofia. O início é extremamente empolgante, principalmente quando Alberto explica as correntes filosóficas, mas a história paralela do major não conseguiu me cativar. Isso, contudo, não impede que "O Mundo de Sofia" seja um dos livros mais intrigantes que tive o prazer de ler.

Vickawaii 19/02/2016

Uma das leituras mais importantes da minha vida
Eu poderia dizer que O Mundo de Sofia foi um dos livros que mais contribuiu para a minha vida pois me ajudou bastante nas aulas de filosofia durante toda minha formação escolar, mas falar isso seria limitar a experiência incrível que foi ler esse livro em uma leitura puramente didática, dizer que ele me auxiliou apenas nessa matéria e pronto. Isso seria rude, pois O Mundo de Sofia foi muito além do que qualquer outro livro de estudos faria. Essa obra me ensinou a ter uma visão mais especulativa da vida, despertou minha curiosidade me ensinou a pensar mais sobre meu papel aqui e minha própria existência, e principalmente, a continuar fascinada pelo mundo, com todos os seus mistérios e imperfeições.

(Resenha completa no blog Finding Neverland)

site: http://wheresmyneverland.blogspot.com.br/2012/09/resenha-o-mundo-de-sofia.html

Fran Carvalho 17/02/2016

O mundo de Sofia
Um livro extenso, porém para que gosta de filosofia é um prato cheio, pois quem não gosta ela se tornará maçante. A história é bem envolvente e com uma pitada de suspense - eu diria - já o final não me agradou, poderia ter sido muito diferente, já que a história é tão fascinante.

Rayne 16/02/2016

Um livro para ser lido centenas de vezes!!!
O Mundo de Sofia é uma verdadeira caminhada pela filosofia, um livro que nos apresenta o assunto de uma forma clara e fascinante.

Roberta.Barros 15/02/2016

O mundo de Sofia
O livro resume bem a época, história e corrente dos maiores filósofos da história, além de te envolver em um romance cheio de mistérios, te prendendo do início ao fim. Vale a pena ler demais!

Vanessa.Cristhiane 12/02/2016

Maravilhoso!!!