Login

Resenhas
Recentes
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Rick 28/08/2014

Quem aceitaria cartas filosóficas de um estranho? Sofia Amudsen, aceitou nas vésperas de seu aniversário de quinze anos. As cartas enigmáticas, mostra o percuso da história da filosofia.
Filosofia é a busca pela verdade, onde uma opinão concreta, é inadimissível, pois para cada pergunta existem dois lados. Filósofos de verdade são como crianças que não se cansam de procurar a verdade diante de um fato, quanto mais pesquisam, mais sede de conhecimento tem.
"A melhor maneira de se aproximar da filosofia é elaborar algumas questões filosóficas.
Como o mundo foi criado? Existe algum propósito ou significado nos acontecimentos? Existe vida após a morte? Como conseguiremos achar respostas para essas perguntas? E principalmente: como devemos viver?"
A mãe de Sofia começa a suspeitar que a filha esteja louca, pois esta vagando de mais em pensamentos. Mal sabe ela, mas Sofia esta abrindo novos horizontes, novas maneiras de ver o mundo.
O livro se divide em duas partes: nas cartas filosóficas do tal misterioso professor, e a vida de Sofia.Ele é excelente, faz você pensar em assuntos que passam desapercebidos pela maioria das pessoas nesta multidão, de pessoas que estão bem no fundo da pele do coelho, mas que ao ler O mundo de Sofia pode aos poucos subir a pele do coelho, e verá o mundo completamente novo.

Goty 28/08/2014

O Mundo de Sofia
Quer aprender um pouco de história? Viajar, nem que seja imaginando? Aprender filosofia, sendo enganado pelo autor? Pois esse é o livro.
Há muitas outras coisas contidas nele, mas se eu contar, perde a graça.
Ele tem suspense e mistério, e se eu ficar escrevendo mais vou acabar contando o que não devo.
Só digo o seguinte: leia, mas não fique afobado. Ele é grosso, por essa aparência física, você achará que não conseguirá terminar de ler, porém, quando menos perceber, estará lendo descomunalmente para saber o que acontecerá com os personagens e ficará com saudade deles.
Existe a série, com atores, mas nem chega aos pés de como a história é contada no livro. Por isso, tente nem assistí-la, para mim, ela não consegue dar tanta emoção quanto a obra escrita.

LineBergLing 14/08/2014

Poeira estrelar
O tema do livro em si já é só amor. Jostein Gaarder consegue sintetizar a história da filosofia com uma linguagem simples e exemplos fáceis de entender. Apesar de extenso,é uma obra que prende nossa atenção.
Ótimo para refletir sobre questões que pairam sobre a humanidade desde que o mundo é mundo: Quem somos? De onde vem o mundo? Entre outras. Cheguei a sonhar com uma passagem do livro! E se a nossa vida for um sonho? Se não passamos de personagens frutos da imaginação de um major para entreter sua filha? Bem,cabe a cada um de nós encontrar a pergunta para cada uma dessas perguntas.

Luciano Luíz 11/08/2014

O MUNDO DE SOFIA, é um ótimo livro para quem quer começar a trilhar o caminho da filosofia.
Ou melhor, ter um conhecimento light dos grandes pensadores do mundo antigo.
Impressiona a forma como o autor faz a jovem Sofia se entreter com os grandes nomes da Humanidade.
O ato de pensar.
De ver a vida.
É um livro de boa narrativa e divertido.
Ainda mais, pelo fato de que Sofia, tem uma mentalidade que (quase) não mais vemos em meninas de sua idade. Aqui no Brasil, claro.

O único ponto fraco do livro, é uma cena próxima ao final, durante uma refeição, quando ocorre algo sexualmente explícito...

Mas, fora isso...

Bem, é verdade que se o livro não tivesse as passagens filosóficas, também seria um bom romance.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

Laryssa 08/08/2014

De um modo geral, muitos adolescentes evitam livros sobre filosofia e tendem a achá-los pouco atrativos, pois apresentam uma sucessão de pensadores e ideias abstratas que, a primeira vista, não parecem ser tão fáceis de compreender e assimilar. Pensando nisso, Jostein Gaardner construiu um romance que envolve suspense e, com muito dinamismo, ensina aos leitores algumas noções básicas da filosofia universal, tornando-a acessível para jovens e crianças.

Prestes a completar 15 anos, Sofia Amundsen encontra bilhetes anônimos em sua caixa de correio contendo perguntas estranhas como “Quem é você?” e “De onde vem o mundo?”. Mais estranhos ainda são os cartões postais enviados por um major do Líbano: eles precisam ser entregues a uma garota chamada Hilda Knag, filha do major. O problema é que Sofia nunca ouvira falar dela, tampouco do tal major. Este, porém, parece conhecer muitos detalhes de sua vida.

A partir daí começa o intrigante curso de filosofia por correspondência. Utilizando uma linguagem viva e transparente, um professor – também misterioso – embarca Sofia e o leitor numa viagem que vai desde dos filósofos pré-socráticos até os mais atuais e também às grandes questões que tem sido refletidas desde o começo da história do pensamento ocidental. De início, Sofia não entende o objetivo das cartas e sempre se pergunta quem as escreve, mas aos poucos se interessa pelo conteúdo das aulas e começa a ver a vida de uma forma bem diferente.

"No mesmo instante em que se concentrava no fato de existir, pensava também que um dia morreria. E o mesmo ocorria ao contrário: só quando sentiu intensamente que um dia desapareceria é que pôde entender exatamente o quanto a vida era infinitamente valiosa. E quanto maior e mais clara era uma face da moeda, tanto maior e mais clara se tornava a outra. Vida e morte eram os dois lados de uma mesma pessoa. Não se pode experimentar a sensação de existir sem se experimentar a certeza que se tem de morrer. E é igualmente impossível pensar que se tem de morrer sem pensar ao mesmo tempo em como a vida é fantástica."

Posso dizer que Gaardner conseguiu atingir seu objetivo. O livro é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam adentrar no maravilhoso universo da filosofia e, de fato, entendê-la. “O autor lança mão de todo e qualquer recurso para tornar mais clara ou saborosa uma tese abstrata. Um brinquedo Lego ajuda na exposição das doutrinas de Demócrito, uma fita de vídeo leva Sofia diretamente à Grécia Antiga, onde Platão, em pessoa, é entrevistado. Formas de bolo ajudam a compreender a teoria platônica das ideias” e assim por diante.

O Mundo de Sofia é um exemplo do que eu costumo chamar de “livro de cabeceira”: para ler na calma, devagar. Não deve ser devorado, mas sim degustado, absorvido. Capítulo por capítulo, lição por lição. É um dos meus favoritos! Me ajudou bastante na época do colégio e mais do que isso, despertou em mim a vontade de saber mais sobre o assunto. A filosofia deixou de ser chata. Obrigada, Jostein.

site: http://www.livrarium.com/2014/07/resenha-o-mundo-de-sofia/#.U-UMU_ldXAQ

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Publicidade

logo skoob beta
"Uma ferramenta como essa pode certamente ser usada por professores para incentivar a leitura"

Jornal do Brasil