O Mundo de Sofia

Jostein Gaarder...

Resenhas - O Mundo de Sofia

Maci Novais 19/11/2014

É tão bom fazer um passeio filosófico de forma suave e é despretensiosa.Eu indico esse livro para qual quer pessoa que esteja iniciando seus estudos filosóficos.

dani sofe 17/11/2014

A historia da filosofia
Sofia Amundsen é uma jovem de 14 anos,que leva uma vida completamente normal até que um dia recebe um bilhete em sua caixa de correio,nele há uma pergunta :
QUEM É VOCÊ?
Sofia fica muito intrigada com essa pergunta logo apos ela recebe uma outra carta,mas nessa ela descobre que a partir desse dia ganharia um curso de filosofia,ela até poderia ter recusado,mas fica tão interessada que decide continuar,mesmo que não faça ideia de quem seja o seu professor.
Ela foi recebendo mais cartas e alguns postais que chegavam do Líbano para uma tal Hilde que Sofia não faz a menor ideia de quem seja,só que fazia aniversario no mesmo dia que ela. Assim Sofia se vê envolvida em um grande mistério.
A historia começa falando dos primeiros filósofos e suas eternas duvidas:de onde vem o mundo? existe ou não um Deus? Ou do que são feitas as coisas ao nosso redor? E assim ela vai aprendendo as varias teorias que esses filósofos desenvolveram e qual a importância que tiveram nas coisas que sabemos hoje em dia. Gaarder conta a história da filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos,de maneira acessível a todas as idades.
Uma historia com uma escrita perfeita que prende o leitor de começo ao fim,e vai lhe fazer pensar de uma forma diferente após lê-lo.Eu amei cada parte da historia e tudo que aprendi com ela.O final é surpreendente, e eu também amei demais.Recomendo que todos leiam que essa história é perfeita.

site: http://infinitoinesperado.blogspot.com.br/

Jessyca 16/11/2014

O que dizer do xodó da minha estante?
O adquiri em um sebo ainda na juventude, e tudo o que posso dizer, inicialmente, é que foi definitivamente uma experiência de leitura diferente de qualquer outra que já tive. Um livro sobre a história da filosofia que é um verdadeiro alimento para o pensamento. "O Mundo de Sofia" me empurrou do penhasco abrindo minha mente de uma forma inimaginável na minha limitada cabecinha de 13 anos.

Yasmin 05/11/2014

Filosofia ao alcance de todos
É um livro de filosofia em forma de romance. Gostei dele, o problema é que é muito longo e cansa um pouco. Mas quem quer conhecer mais sobre os filósofos, os conceitos, vale a pena.

Bruna 03/11/2014

O Mundo de Sófia - Jostein Gaarder
O livro é uma viagem ao mundo da filosofia, e ao mesmo tempo uma viagem dentro de nós mesmos, um livro que leva ao raciocínio, que aborda questões existencialistas, seus fundamentos, que questiona crenças mitológicas e religiosas.
Sófia começa receber cartas pelo correio de um filósofo que lhes ensina filosofia, ele fala sobre vários filósofos, fazendo uma descrição sobre a filosofia de cada um deles , também fala de Sigmund Freud, e chega na minha parte preferida sobre Charles Darwin, big bang ,e o universo.
O livro não vai agradar a todos, mas quem gosta de filosofia e ciências vai tirar bom proveito da leitura.
"Talvez a verdade seja uma questão de ponto de vista e a mentira um ser mutável que igual à larva da borboleta com o tempo torna-se aceitável Ficando a critério de cada um escolher a sua verdade... A mais agradável!"

Lucilla 02/11/2014

Magnífico
Eu já havia iniciado e abandonado esse livro umas duas vezes, não porque não agradou, mas pela falta de tempo, como é longo eu acabava perdendo o fôlego.

Apesar de ter partes que são um pouco maçantes, a leitura vale muito a pena, além de dar um panorama sobre a história da filosofia, ainda tem o mistério envolvendo os personagens. Surpreendente.

Lara 14/10/2014

Um livro maravilhoso
Na minha opinião, todos deveriam ler este romance. Desde crianças á idosos. Ele tem o poder de ao mesmo tempo que te ensina muitas coisas, te faz pensar e ter uma visão completamente nova em vários assuntos. Se todo cidadão lesse esse livro, aprenderia um pouco sobre seu passado, sobre suas origens e questionaria de onde viemos e para onde vamos, assim como eu me peguei fazendo varias vezes durante a leitura! A construção de um pensamento critico desde cedo é muito importante para a composição de quem somos! SUPER RECOMENDO!

Thales 06/10/2014

Simplesmente surpreendente!
Incrível, pois ao mesmo tempo que irá lhe ensinar algumas das lições mais importantes que o homem pode aprender, vai lhe encantar com uma história surpreendente e faze-lo refletir sobre tudo que conhece e sobre tudo que você mesmo é!
Mesmo apesar de algumas, varias, vezes ter que ler novamente trechos ou até mesmo capítulos para conseguir entender o que o livro quer te passar é muito difícil que perca o interesse em algum momento.
Este não apenas mais um romance com a mesma história de sempre, é o romance da história da filosofia e vai mudar tudo que você sabe!

Mary 04/10/2014

O livro é muito bom, abrange a filosofia de uma forma inovadora.
Mais o final foi meio confuso, UM LIVRO TÃO BOM COM UMFINAL TÃO + OU -
o autor caprixou tanto no livro e se delexou tanto no final

Gandarella 29/09/2014

Que mundo fantástico
Nem imaginei que, depois de velho, poderia entender melhor a filosofia! Viajei e entrei na história com Sophia, descobri coisas que nem imaginava com ela.
Adorei este livro!

Saskia 26/09/2014

Surpreendente
Livro surpreendente, com muuuuitas informações sobre grandes filósofos e sobre a filosofia de grandes homens, de vez em quando o livro faz uns recortes de gênero, e a personagem Sofia indaga Alberto sobre filosofas, mas algo muito insipiente e pouco relevante. A medida que vamos conhecendo a historia da filosofia, percebemos que o livro vai tomando rumos inesperados. Esta leitura, foi boa por causar uma reflexão sobre a existência, valores contrahegemonicos, a globalização e o mundo pra além do Planeta Terra. Sem duvidas, um livro que não pode ser compreendido numa leitura.

Ricardo Silas 23/09/2014

Corvo branco, coelho branco, mágico, e o mistério da cartola.
Forjei um elo forte que me uniu profundamente à proposta deste livro. O apreço pela filosofia nunca esteve em formas tão palatáveis em seus fundamentos iniciais. O autor, ao lançar a isca apetitosa de ensinar a história da filosofia, arrebatou a mim, leitor curioso, e transformou-me num admirador da reflexão e atitude filosófica ainda maior que eu era antes.

As plataformas do livro são muito bem concatenadas, embora resumidas e objetivas em determinados pontos. Pensar que um romance pudesse ser inteiramente voltado à didática simplificada de uma disciplina tão ampla, não deve ter sido tarefa fácil, suponho. Mesmo assim, o desafio me pareceu bem-sucedido em cada nuance e desfecho que intrincou os capítulos.

Um aspecto que pode ser tomado como menos positivo, seria a ligeira e bem intencionada insistência do autor, em manter os monólogos repetitivos, não em temática, mas sim em modelos de relação entre o professor de filosofia Alberto Knox e Sofia Amundsen. É verdade que a fluidez da leitura foi preservada ao longo do livro. Contudo, se houvessem mais vivências práticas, cotidianas, dos personagens em função de ilustrar as diferentes perspectivas históricas dos filósofos, com menos elucidações técnicas do professor Alberto, sem dúvidas o equilíbrio poderia vir a ser efetivamente distribuído.

Lembrei-me de um quadro artístico, cujo artista em existência real pintou seu personagem pintando outra obra, com outros personagens distintos. Como alguém captura a foto de outra pessoa com a câmera em posição capturando outra pessoa em cena. Esta é a perspectiva que o leitor depreenderá durante sua deleitosa viagem ao Mundo de Sofia.

Os resumos dos filósofos de maior preponderância teórica e histórica estão cronologicamente relacionados, começando com os filósofos da natureza, como Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Empédocles, Demócrito, Heráclito, entre outros pré-socráticos. Em seguida, a confraternização imaginária com Sócrates, Platão e Aristóteles encerram, ou melhor, iniciam o itinerário que finda com o advento da contemporaneidade.

Perfazendo a Idade Média, com ênfase na ascensão e decadência do Império Romando, bem como o advento do cristianismo católico, o encadeamento se consolida na medida ideal, sem exaurir exaustivamente todo o conteúdo em sua magnitude. Logo, esbarramos no Renascentismo, Romantismo, Iluminismo e Romantismo, delineando vicissitudes históricas de maior efervescência. Particularmente, a abordagem mais pitoresca deu-se no encontro com David Hume. É possível encontrar peculiaridades em cada autor que nos sejam, de certa forma, bem familiares. Isso torna a filosofia ainda mais atraente.

Surpresa encomiástica está inserida no último capítulo, "A grande explosão". Jostein Gaarder foi incrível, além de muito perspicaz, por ter arado o intelecto do leitor, expandido sua visão de mundo e atirando-o à realidade tal qual exposta pela astronomia. Fica evidente, portanto, que a filosofia precede a ciência, não apenas na prática concernente aos métodos de investigação, mas, sobretudo, como verdadeiro manancial de reconhecimento das nossas limitações latentes e impregnadas em nossos sentidos.

Quanto ao desenlance do encontro de Sofia com Hilde, Alberto e Albert, o major, cabe diferentes interpretações a respeito do que autor intentava ao estabelecer um aspecto que beira o sobrenatural, mesmo negando-o em alguns instantes. A percepção que a mim soa óbvia, é a mesma que, na prática, nos impede de inferir dogmaticamente acerca da possibilidade de existência, ou inexistência, de algo tão infundado do ponto de vista realístico. O que se pode fazer é negar tal fator munido de ceticismo científico e metodológico, estando sempre disposto a encarar aquilo que seja plausível e genuíno.

Numa doce e impetuosa consonância, a filosofia e a ciência estarão integrando parte da vida do leitor, numa intensa jornada da qual não se pretenda se desviar até que se colha toda a safra possível de conhecimento disponível. Isso, para mim, é o maior dos prazeres da vida.

ademar111190 21/09/2014

Historia fascinante, final surpreendente.

Maria Júlia 18/09/2014

Fascínio Transformado em Plavras
Vi uma guria sentada no ponto de ônibus com este livro totalmente absorta nas páginas e mais páginas de pura magia que o autor transmite.

Senti saudade de quando li pela primeira vez. (Sim, já foram três!)

O livro me conduzia para um lugar inalcançável, algo que almejava sem nem saber o motivo. Simplesmente acontecia.

O mais engraçado é que dizia para as pessoas qual era minha leitura atual e todas tinham os olhos cheio de admiração. Como se estivessem remotas numa época boa, nostalgia literária...

Não sei se teria como convencer alguém a ler um livro, mas se tivesse a chance de falar sobre O Mundo de Sofia, diria: leia. No modo imperativo mesmo. Leia com fé e veemência, com um compromisso extenso e memorável. Ah, e claro, fortaleça o seu compromisso com o conhecimento.

Leitura que só trará coisas boas!
RobsonJorge9 12/12/2014minha estante
Adorei... Já tinha vontade de ler depois dessa sua resenha, Maju... Meu deus.... Preciso ler!!!

Rick 28/08/2014

Quem aceitaria cartas filosóficas de um estranho? Sofia Amudsen, aceitou nas vésperas de seu aniversário de quinze anos. As cartas enigmáticas, mostra o percuso da história da filosofia.
Filosofia é a busca pela verdade, onde uma opinão concreta, é inadimissível, pois para cada pergunta existem dois lados. Filósofos de verdade são como crianças que não se cansam de procurar a verdade diante de um fato, quanto mais pesquisam, mais sede de conhecimento tem.
"A melhor maneira de se aproximar da filosofia é elaborar algumas questões filosóficas.
Como o mundo foi criado? Existe algum propósito ou significado nos acontecimentos? Existe vida após a morte? Como conseguiremos achar respostas para essas perguntas? E principalmente: como devemos viver?"
A mãe de Sofia começa a suspeitar que a filha esteja louca, pois esta vagando de mais em pensamentos. Mal sabe ela, mas Sofia esta abrindo novos horizontes, novas maneiras de ver o mundo.
O livro se divide em duas partes: nas cartas filosóficas do tal misterioso professor, e a vida de Sofia.Ele é excelente, faz você pensar em assuntos que passam desapercebidos pela maioria das pessoas nesta multidão, de pessoas que estão bem no fundo da pele do coelho, mas que ao ler O mundo de Sofia pode aos poucos subir a pele do coelho, e verá o mundo completamente novo.

logo skoob
"o Skoob oferece um espaço com comentários e críticas que lhe servirá de amparo antes de qualquer leitura."

Outro Lado