O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

15/04/2024

Amei ler esse livro brincando fui conhecendo a filosofia. Muito bom com um contexto com outras palavras.

Rodrigo Montalvão 14/04/2024

A minha leitura foi mais proveitosa no início e no começo da segunda metade,pois enquanto romance,o livro só não me deixou mais entusiasmado pelo seu final(não tão interessante quanto os acontecimentos do começo).Recomendo a leitura para que se tenha um contato inicial com a Filosofia,sobretudo aquela de Ensino Médio,e para quem leu na adolescência tal como eu,não deixe de reler,pois creio no potencial desse livro para ser uma de suas memórias afetivas favoritas!

Selma133 14/04/2024

Filosofia em romance
De forma simples o livro trás toda a história da filosofia, para mim, que não gosto muito de filosofia, me despertou a vontade de ler mais sobre o assunto.

Julia5887 14/04/2024

Cansativo
Para começar tenho que admitir que li meio que sob pressão pra agradar meu pai, então já fui com a ideia de que o livro seria chato, mas acabei gostando apesar de ser um livro que me cansou muito e que é meio complicado de entender com todas as ideias filosóficas e tudo mais. O final do livro é maluco de mais e justamente por isso achei super divertido e ao mesmo tempo que me causou uma melancolia inesperada, fiquei me perguntando "vai acabar assim mesmo??" E ACABOU!! No fim foi um livro que eu não me arrependi de ler e até me diverti lendo.

Léo 10/04/2024

Obra prima
Que livro maravilhoso! Para aprender filosofia e refletir. Tudo isso com uma história envolvente com personagens cativantes

Isabelle333 07/04/2024

Uma experiência interessante
Um livro denso e para ser lido com calma, mas que vale a pena a tentativa. O final não é dos melhores, mas, como um bom livro de filosofia, abre espaço para a interpretação pessoal e instiga o leitor a pensar por conta própria. Difícil de ler em algumas partes por ser muito monótono, teórico ou por parecer não levar a lugar nenhum, mas o enredo, por mais demorado que seja, tem uma construção interessante e uma reviravolta a altura de um livro como esse. A experiência é, em sua maioria, muito positiva, mas é preciso paciência e tempo para aproveitar a sua leitura ao máximo.

Waleska5 06/04/2024

Do início ao fim da filosofia
Sofia uma menina de 14 anos começa a receber cartas anônimas pelo correio, que fala sobre a história da filosofia. Um mistério em saber quem é o homem que envia as cartas do Líbano e cópias para sua filha Hilde, também desconhecida por ela.
Ao passar do tempo as cartas revelam que Hilde é sua irmã e Alberto o major seu pai.
Sofia aprende tudo sobre o mundo filosófico, aprende sobre Descartes, Arisroteles, Darwin, Freud, Jesus Cristo, Buda, Salomão, Santo Agostinho e coisas sobre o planeta e as galáxias.
Um livro completo para quem ama filosofia e tem interesse de conhecer sobre esse universo.

Candido 03/04/2024

Complexo
Achei um pouco complicado de entender as cartas, e li alguns capítulos 2 vezes, para entender. E um livro muito bom, fiquei curiosa o livro inteiro para saber quem mandava os cartões e quem era a Hilde. Não sabia o que ia acontecer depois da revelação, e o final foi bom mas queria que tivessem mostrado o que acontece com eles.

Rebekka O'Brien 03/04/2024

Sinceramente, essa nota baixa nem é culpa do livro, é minha mesmo...não curto esse tipo de conteúdo, mas acabei lendo por ser um livro de grandes status no mundo.

Mas tirando isso, é um livro super educativo e, obviamente, filosófico.

Mikoto 02/04/2024

O homem pode se tornar escravo do seu próprio egoísmo
Minha relação com esse livro é uma história bem longa e cansativa. Meu professor de filosofia pediu pra turma ler até uma parte desse livro porque ele iria pedir um trabalho em cima desse conteúdo. Eu li menos do que ele pediu mas tirei uma nota muito boa mesmo assim. Porém, eu nunca gostei de começar um livro e não terminar ele e esse livro parecia muito interessante, foi o primeiro livro de filosofia que eu tive contato, logo quando já comecei a gostar muito dessa matéria.

O começo do livro era fascinante pra mim, mas depois de um tempo comecei a achar ele denso demais, técnico demais e parado demais. acho a escrita dele meio cansativa. Por isso comecei a ler ele e parei, depois voltei do início e parei de novo, até começar a ler tudo de novo só que determinada que eu iria acabar ele.

FINALMENTE EU ACABEI e posso dizer que ele agrego muito no meu conhecimento de mundo. expandiu meu conhecimento na área teórica das ciências naturais, mas também melhorou a base que eu já tinha sobre as questões humanas da ciência, como quando os filósofos começaram a se questionar sobre o motivo da existência dos homens e coisa do gênero. Gosto muito de filosofia e posso dizer que esse livro é muito bom, mas ele foi feito pra ser lido com calma!!! ele é didático mais do que tem história própria, mas continua sendo bom apesar disso. fiquei um pouco chocada com o final, confesso que não achei lá essas coisas. apesar de tudo, é um livro que eu gostaria de ter feito resumos de cada capítulo pra fixar melhor o conhecimento na mente, mas não lembrei de fazer isso durante a leitura ??

percebi que a maioria das pessoas que gostam de filosofia não gostam desse livro, posso dizer que depois de insistir bastante nele, o esforço valeu a pena.

Ju 02/04/2024

Pensamentos importam! Quem decide a sua opinião é só você!
Eu sinto que eu tenho tanta coisa pra falar sobre esse livro?
Li ele durante muito tempo. Dois meses! Nem me lembro de quando foi a última vez que eu gastei tanto tempo pra ler um livro.
Mas valeu tanto a pena! Acho que é o tipo de coisa que você precisa ler relativamente devagar. Se apegar à história, digerir as informações (que são muitas!)?
É uma viagem, de fato. Eu descobri que a filosofia é uma coisa maravilhosa. Que as vozes frequentes na minha cabeça falando coisas ?sem sentido? tem raizes muito maiores do que o que eu pensava.
É incrível ver como a humanidade PENSA. Pensa de verdade! Raciocina, filosofa. Muitas e muitas questões nas quais nós pensamos até inconscientemente. E são tantos pontos de vistas diferentes!
Esse livro abriu muito a minha mente em relação a opiniões e ao mundo. Me ajudou muito a perceber que de fato cada um pensa diferente. E falando assim parece algo bobo, banal, que todo mundo sabe. Mas lendo, eu vi que na verdade não estava tão claro pra mim. Essa obra esclareceu muitas dúvidas que eu nem sabia que eu tinha. A didática é perfeita e eu consegui me envolver muito!
Algumas partes da narrativa foram cansativas, mas no final valeu tudo!
Sinto que recebi muito (muito mesmo!) conhecimento durante essa leitura.
É espetacular! Talvez você não goste, ache chato, abandone.
Mas, pra mim, foi um evento. Não vou esquecer nunca. Eu amei. ??

porciunculaa_ 31/03/2024

Muitas emoções sobre
O livro é bom, comecei a ler por conta da faculdade e realmente foi uma leitura que me prendeu e a história me acrescentou bastante nas aulas, mas foi ficando massante em várias partes e larguei a leitura várias vezes, quando foi chegando perto do plot twist devorei o livro, mas depois ainda tinha muita história e parecia que não desenvolvia.
Me deixou pensativa em vários momentos mas não sei se leria novamente, talvez depois de um bom tempo quando estiver com outra cabeça.
O plot é massa de mais, mas o fim e o último capítulo não foram bem desenvolvidos e deixaram a desejar pra mim.

Karol557 28/03/2024

????????/5 ??
Esse livro é incrível, porque quando você começa a ler não quer mais largar. É uma viagem incrível pela história da filosofia, contada de um jeito que até quem não é muito ligado no assunto vai se interessar. Adorei como o autor conseguiu explicar conceitos complexos de um jeito simples e envolvente. Fiquei com muitas ideias na cabeça depois de ler, e tenho certeza de que vou querer reler várias vezes para absorver ainda mais. Só não dei o total de estrelas porque o final não me conquistou totalmente, mas isso não tira o brilho desse livro. Recomendo d+

Orlando.Fidelis 28/03/2024minha estante
Quase li spoilers kkk

Gui 27/03/2024

Livrão! O enredo demora bastante para engatar e é sofrido até chegar na virada mas dali pra frente eu não queria largar o livro. Espetacular. De quebra ainda aprendi muito sobre filosofia.