O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Felipe - @livrografando 01/02/2013

O incomum num livro
Segundo livro que eu leio desse autor. Só tem uma coisa que eu não entendo: como pode um livro tão fantástico e interessante quanto este foi abandonado duas vezes por mim? Eu disse que na terceira ia dar certo e não é que deu? Bom, enfim, vamos a resenha. Mais uma vez, Jostein Gaarder mostrou que tem originalidade, pois trata de um livro muito diferente dos outros, a exemplo de O Dia do Curinga, este também do mesmo autor. E o que é essa originalidade? Trata-se de uma história muito embaraçosa e que pode confundir o leitor, mas ao mesmo tempo interessante e estimulante. O que prende nessa história é o vínculo do curso de filosofia, com Sofia, com Hilde, com Alberto Knox e o major Albert Knag. No começo do livro, Sofia começa a receber correspondências estranhas e logo a seguir vem o curso de filosofia por correspondência. Além do mistério já citado entre os cinco, o autor faz uma verdadeira viagem pelo curso da história filosófica. O livro fica legal quando Hilde recebe do seu pai o presente que é tanto citado por ele. Bom, eu não contei a história porque tudo é vinculado e o autor não deixa nada passar despercebido. Mas se querem saber qual é o vínculo que os cinco tem, leiam essa fascinante história.
PS. Demorei 15 dias para terminar o livro

Mari Duarte 02/02/2013

O mundo de Sofia
Disponível em: http://mudandodetema.blogspot.com.br/2013/01/o-mundo-de-sofia.html

Um livro fantástico, com ele viajamos completamente no mundo da filosofia, conhecemos pouco a pouco vários pensadores e suas teorias, aprendemos várias coisas que não são exatamente filosofia mas que analisando são um todo filosofia, um final maravilhoso que me fez perder a noção do lugar onde eu estava levei um susto quando terminei e vi que ainda estava lá parada no sofá em minha sala... Todos os livros te fazem viajar mas nem todos fazem você flutuar nessa viagem, e o mundo de sofia é capaz de fazer-te flutuar...
O mundo de sofia nada mas é do que uma menina preste a fazer 15 anos e recebe bilhetes com perguntas que ajudarão para uma grande viagem filosófica, também recebe cartões postais destinado a Hilde, quem será essa grande e pequena Hilde? que também fará 15 aninhos? Esse grande mistério da filosofia que fará você partir numa grande viagem com Sofia...

Lucas 12/02/2013

A grande sacada do livro é ensinar a filosofia através da literatura. E mesclar os conhecimentos a uma história empolgante. A história de Sofia e de Alberto Knox foi parar nas telinhas também.
O principal ensinamento do livro é a capacidade de admirar-se pelas coisas. Não podemos deixar que a fase adulta apague o desejo de conhecer o mundo. De tentar buscar explicações sobre o sentido das coisas. Nem sempre teremos respostas satisfatórias, aliás, quase nunca teremos essas respostas. Mas, estamos buscando a verdade. Assim como os diversos filósofos desde os tempos primitivos. Fazer filosofia é como uma aventura fantástica e o livro "O Mundo de Sofia", é uma chama inicial para buscarmos a sabedoria.

Monique 17/02/2013

Uma viagem filosófica
Quando eu li as resenhas do livro, praticamente todas falavam que a parte filosófica era bem massante mas eu achei que estavam exagerando. Pois é, me enganei! Devo admitir que pulei quase todas as partes sobre filosofia!
Mas fora isso, a história em si é muito boa e realmente surpreendente.

Indico esse livro para os amantes de filosofia.

Jurandir 20/02/2013

Marcante
Li esse livro na minha adolescência, ainda na minha fase de ateu, e foi extremamente esclarecedor. De forma bela, simples e romanceada a história da Filosofia se descortina ante os olhos espectantes dos leitores, muitas vezes mais interessados no mistério das cartas em si do que em seu conteúdo. Mesmo assim o conteúdo vai pingando na mente, preenchendo aquele vazio de conhecimento inicial e proporcionando a tremenda satisfação do conhecer.
Recomendo.

Aline 21/02/2013

A historia da filosofia
Como você se comportaria se prestes a completar 15 anos começasse a rceber cartas anônimas comperguntas filosoficas? Aposto que a maioria não teria a curiosidade e a sede de conhecimento de Sofia.
Adoraria receber aulas de filosofia como as que Sofia recebeu, lipela primeira vez esse livro quando tinha 18 anos e uma decada depois resolvi reler. Não lembro bem minha reação lendo esse livro a 10 anos atras, porem nunca o esqueci.

Milena 21/02/2013

um mergulho na consciencia
Esse livro é totalmente intrigante, nos leva a pensar no que está por trás de todo o nosso cotidiano muitas vezes mediocre.
Super recomendo.

Sonia 23/02/2013

Juro que eu tentei..
..mas minha leitura estava arrastada demais, toda vez que pensava em pegar o livro pra continuar, sentia um profundo desgosto da vida. kkkk O tema é MUITO interessante, mas o livro é MUITO entediante. Enfim.. desertei. =/

Ana Carolina 24/02/2013

Os filósofos de plantão que me perdoem, mas que livro CHATO!!!!!!!!!!!!
Será que não tem um jeito menos pedante de escrever sobre filosofia?
bom, filosofia não é a minha praia, então, não levem essa resenha a sério se vc. gostar dessa matéria.

BARBA 01/03/2013

O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder
É um ótimo começo para entrar no mundo da filosofia, leitura fácil.

Só é meio entediante para aqueles que tem problemas de concentração e gostem de algo mais rápido.

O Mundo de Sofia foi o primeiro livro que eu li ainda na escola, indico a todos a darem de presente este livro a um adolescente, pois desperta a leitura e assim que acabar de ler já estará gritando aos pais para ir a uma livraria mais próxima heheheheh.

Ju 02/03/2013

A filosofia entrou na minha vida.
Este livro é totalmente diferente dos que eu já li, e também o que deu mais aprendizado para mim, em questão da história da Filosofia (principalmente para quem não tinha conteúdo nenhum sobre ela, pois agora que entrei no Ensino Médio comecei a ter Filosofia) e também para mim mesma, acredite, aprendi e refleti muito nele.
O mais engraçado na história é que o leitor chega a um momento em que tem que parar a leitura e perguntar a si mesmo: ''Como é que isso pode acontecer?'' - pois, no começo até ao fim da história muita coisa muda, e como meu cunhado disse: ''O livro é sinistro, porque ele vai deixar com muitas perguntas em sua cabeça'', e essa é a verdade.
Como teve momentos que eu mal piscava o olho (como na Filosofia de Sócrates, a história da caverna e a maneira como pensava Freud) por ser tão interessante o que eles diziam e pensava, como também houve momentos que para mim não foi assim muito interessante, principalmente na política (nunca gostei muito), mas 90% da história me interessei muito.
Esse livro faz você se apaixonar pela Filosofia, e recomendaria muito ele, apesar de haver Filosofia na escola, nada é comparado a essa história. :)

fabythurback 06/03/2013

O melhor livro de todos !!
Meu pai amava este livro. Quando completei 13 anos ele faleceu, e eu queria desesperadamente ficar ligada a ele de alguma forma. Então resolvi ler este romance. É uma história que te envolve a cada página. É o meu livro favorito. Já reli várias vezes e sempre adoro cada página. Recomendo para quem gosta de fins inesperados e com um "quê" de filosofia.

Luana 13/03/2013

O mundo de todos nós
Um belo dia Sofia recebe uma carta convite para fazer um curso de filosofia por correspondência. Ela deveria aceitar ou declinar o convite. O que parece óbvio, já que um tema como filosifia não pode ser "aprendido" de maneira forçada.

Em certo ponto do livro, ele é definido como um "manual de filosofia". E a proposta é exatamente esse: oferecer ao leitor um manual de filosofia romanceado e, ao mesmo tempo, metalinguistico.

Em tom leve, o autor consegue abranger os principais tópicos da história da filosofia, embora se perca no questão crença/religião. Não pé deixada muita abertura para o questionamento da existência ou não de um criador.

É útil para compreender, ainda que de maneira básica, temas sobre os filosofos gregos, renascentistas, os românticos e o papel que cada corrente desempenhou na história. também funciona para entender melhor as origens das questões cristãos/judeus/mulçumanos. Além de passar por Darwin, Freud e Sarte ( na verdade, essa parte me passou uma certa "pressa" do autor.