O Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia Jostein Gaarder
Nicoby
Vicent Zabus




Resenhas - O Mundo de Sofia


2294 encontrados | exibindo 571 a 586
39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 |


Luana 06/09/2013

Um livro curioso!

O que falar de 'Um mundo de Sofia'? Aparentemente se depara mais com contexto filosófico e histórico do que relato de uma história normalmente dita, pode-se falar que não é um livro que agrada de primeira a todos,sendo que gira em torno da filosofia. Conta a história de uma menina que muda a sua vida repentinamente ao receber varias cartas de um desconhecido em sua caixa de correio, misteriosas cartas que atraiam a sua curiosidade com perguntas filosóficas,fazendo a compreender o seu próprio mundo. A história é uma mistura em fantasia,filosofia e ficção. Uma busca para respostas da vida, aquele tipo de pergunta que não se responde facilmente e parte para reflexão. Não deixa de ser interessante...
comentários(0)comente



Flávio 11/09/2013

sobre quem?
Este é um livro que parece ter sido escrito sobre mim. Vivi cada um dos processos filosóficos e tratei em minhas reflexões de cada um dos temas tratados no livro. As vezes é assustador ver toda uma vida de reflexões compiladas em um único livro. A identificação é tão completa que percorre transversalmente desde “só sei que nada sei” até a reflexão sobre o Big Bang e nossa eterna dúvida sobre o “sentido da vida”.

É claro que minhas reflexões não são tão bem fundamentadas, fiz todas elas “sozinho” sem conhecer Platão ou Descartes. Sozinho porque não tive um professor que me ensinasse filosofia ou todos estes mestres pensantes. Todavia meu sozinho está entre aspas justamente porque estes mestres me falam através de letras de músicas (acredite, algumas músicas tem letra), pinturas, livros, filmes e pelas vozes de professores e amigos que me apresentaram seus pontos de vista tão ricos. Obrigado amigos! Se tiverem curiosidade de saber como me tornei quem sou, se as vezes acha absurdo meu modo de pensar, podem dar uma espiada no livro ele falará por mim o que não consigo expressar.

Entretanto se seu ponto de vista é diferente, ele também trará reflexões que certamente enriquecerão os argumentos que representam seu modo de ver o mundo. Pensando bem esse livro talvez não seja só sobre mim, talvez também seja sobre você...talvez seja sobre nós...sobre a história da humanidade...do universo...talvez nem sejamos tão diferentes assim.
comentários(0)comente



Pricila 13/10/2013

Análise - 1996
Começo: misterioso e intrigante. Meio: continua misterioso e passa a ficar cada vez mais educativo. Fim: o desfecho da história em si poderia ter sido mais criativo dando um fim diferente a Sofia e ao Alberto, no entanto a parte da filosofia e história do mundo não perdeu a intensidade de antes.

"Quem de três milênios não é capaz de se dar conta vive na ignorância, na sombra, a merce dos dias, do tempo." Johann Wolfgang von Goethe
comentários(0)comente



Pedro 13/10/2013

Livro muito interessante...
comentários(0)comente



Dinarte Guedes 14/10/2013

Livro de Iniciação à História da Filosofia
Confesso que se soubesse que esse livro era basicamente um livro sobre a história da filosofia, muito provavelmente não teria lido!
Acho que a História de Sofia e Hilde é apenas um engodo do autor para tentar prender o leitor até o final da leitura do livro e, do meu ponto de vista, cumpre bem o seu papel.
Quando, quase que lá pela metade do livro, e já quase desanimando da leitura, comecei a entender do que se tratavam os postais, achei a trama fantástica e me animei na leitura. Mas depois dessa breve empolgação, a história cai na monotonia novamente.
O final do livro, me remeteu ao livro "O Doador" que me fez refletir muito sobre vários aspectos de nossa vida, e faz com que você crie muitas expectativas a respeito de um final espetacular e no fim das contas acaba de uma maneira tão inesperadamente sem graça.
Não creio que o leria de novo, pois ler este livro agora foi questão de honra, depois de já ter abandonado a leitura dele por duas vezes.
Mas de forma alguma me arrependo de ter lido, e fico feliz em ter tido determinação de lê-lo até o fim.
Tirei muito proveito de muita coisa que li nesse livro, posso dizer sem sombra de dúvidas que vou encarar a vida de uma maneira diferente depois de ler "O Mundo de Sofia".
comentários(0)comente



Luiza 16/10/2013

os mistérios que envolvem O Mundo de Sofia.
Uma introdução para a Filosofia, perfeito para quem quer iniciar seus estudos em filosofia e conhecer os filósofos de cada época, escrito de forma a nos envolver na história e nos fazer querer chegar até a última página para descobrir os mistérios que envolvem O Mundo de Sofia.
comentários(0)comente



Livreiro Bruno 17/10/2013

Uma viagem ao pensamento humano
Para não dizer que filosofia é coisa de quem não tem mais nada pra fazer.

Com certeza eu não serei a primeira pessoa em sua vida a recomendar este livro mas, possivelmente, serei a primeira destas que realmente TERMINOU de ler o livro!
Muitas pessoas tiveram acesso à obra através de recomendação de leitura durante o Ensino Médio e/ou Superior, como uma introdução à história e pensamento filosóficos. A obra é bem intimidadora para os leitores menos assíduos com suas 560 páginas, e nem todos os leitores apreciam a narrativa em três tempos que a obra apresenta.

Neste título, somos apresentados a quatro personagens principais, a curiosa Sofia, seu professor filosófico Alberto, a surpreendida Hilde e o todo-poderoso Major Albert Knag. Estranhamente, acompanhamos três sagas interrelacionadas dentro do mesmo livro, a de Sofia Amundsen e seu professor Alberto, a da própria filosofia, narrada e comentada pelo próprio Alberto e, observando tudo isso, a jovem Hilde, filha do Major Albert Knag que a presenteia em seu aniversário de 15 anos com um livro sobre a filosofia.
Com um ar de literatura infanto-juvenil, o autor (Jostein Gaarder, o autor do mundo real!) nos apresenta a história do pensamento filosófico de forma leve, descompromissada e, ao mesmo tempo, didática e cronológica alcançando com maestria o objetivo de sua criação, apresentar e explicar filosofia para jovens leitores e leigos no assunto.
Não a toa, é um título obrigatório para estudantes de filosofia de qualquer nível e idade.

É um ótimo livro para presentear sua namorada que se pergunta porque pensamos e agimos da forma que pensamos e agimos ou para você mesmo que matou todas as aulas de filosofia porque achava isso coisa de velho chato.
O pensamento filosófico é, talvez, a mais poderosa ferramenta para agirmos de forma consciente em relação à nossa vida e ao mundo e assim trazer prosperidade à nossa sociedade que, cada vez mais, perde seus valores e princípios.

AVISO DO LIVREIRO: O livro apresenta, à partir de sua segunda metade, uma narrativa dividida em três tempos (ou ambientes) que pode não satisfazer todos os gostos, mas é fundamental para explicar alguns porquês da primeira metade do livro.
E caso ache o Major Albert um sacana de marca maior, saiba que você não está sozinho nessa! Existem listas e mais listas de discussão sobre o livro em que muitas pessoas xingam o Major até não poder mais.

CURIOSIDADE DO LIVREIRO: Existe uma mini-série disponível no Brasil em DVD baseada no livro com bastante fidelidade, é bem difícil de encontrar, mas vale a pena assistir para "enxergar" o livro ou se você não estiver a fim de encarar o calhamaço só para entender as diferenças entre Sócrates e Platão.

PARTICULARIDADE DO LIVREIRO: Eu achei desnecessária a divisão em três estórias desta obra. Fiquei muito infeliz com a explicação dos por quês da saga de Hilde e do Major. Para mim, só a Sofia e Alberto já resolveriam muito bem a missão de introduzir o leitor à história da filosofia.

Para ler e fritar o cérebro.

"...também somos poeira estelar..."

site: http://livreirobruno.blogspot.com.br/2011/05/o-mundo-de-sofia.html
comentários(0)comente



Vitor Louredo 17/10/2013

Um romance bom e um excelente guia
O Mundo de Sofia é um romance bom de se ler. Há mistérios, aventuras e um final que surpreende. Contudo, o livro destaca-se mais como um guia de introdução à Filosofia. Talvez o mais recomendado para os que nunca tiveram contato com a chamada "mãe das ciências" e gostariam de entrar nesse fantástico universo que transforma a mente de qualquer um que o conheça. De maneira cativante e com uma linguagem simples, o romance conta a história da Filosofia, dos seus principais filósofos e as respectivas ideias destes.

A história se passa na Noruega, no ano de 1990. Sofia mora com a mãe enquanto o seu pai, capitão de um navio petroleiro, fica fora a maior parte do tempo. O romance se desenrola em um desses frequentes momentos de ausência paterna.

Às vésperas de completar 15 anos de idade, a protagonista começa a receber misteriosas cartas anônimas que lhes trazem indagações existenciais. Tais questionamentos são o ponto de partida para que a menina comece a conhecer o que muitos pensadores, no decorrer da história humana, disseram sobre tais questões, das quais ela descobriu ser de grande relevância.
comentários(0)comente



Lucas 19/10/2013

O Mundo de Sofia

Em O Mundo de Sofia, Sofia Amundsen é uma menina comum e com uma vida simples. Então, estranhamente, ela começa a receber cartas mandadas do Líbano, para alguém chamada Hilde Knag. No conteúdo dos envelopes, se encontram perguntas como: Quem é você? Como o mundo foi criado?
Assim, Sofia inicia um curso de filosofia exótico que narra a história e as ideologias detalhadamente dos filósofos pré-socráticos até os pós-modernistas. Dessarte, se inicia um verdadeiro mistério em que, tanto Sofia quanto o leitor tentará desvendar.

site: http://conhecimentocompactado.blogspot.com.br/2013/07/o-mundo-de-sofia-jostein-gaarder.html
comentários(0)comente



Maria - Blog Pétalas de Liberdade 22/10/2013

Um curso de filosofia
Certo dia, Sofia Amundsen voltava da escola e resolveu verificar a caixa de correspondências, para sua surpresa, havia uma carta para ela. Uma carta sem remetente com apensar uma pergunta: quem era ela? Esse foi o começo de uma série de cartas e cartões postais que Sofia passou a receber alguns meses antes de fazer quinze anos.
Os cartões postais vinham do Líbano e Sofia deveria entregá-los para a filha de um major, uma garota chamada Hilde, mesmo ela não tendo a menor ideia de onde encontrá-la. As cartas eram enviadas por um professor de filosofia que decidiu dar um curso sobre essa matéria para Sofia.
Como está na sinopse, esse livro tem muito suspense e mistério (thriller), eu fiquei tentando descobrir qual era a relação de Sofia com Hilde.
Além da história de uma garota de quase quinze anos, "O mundo de Sofia" é um curso de filosofia maravilhoso: dividido em partes e com linguagem fácil de ser compreendida. É possível conhecer e entender as ideias e a história de muitos filósofos: desde Tales de Mileto (o primeiro filósofo de que temos notícia), passando por Sócrates, Platão e Aristóteles, até Freud (uma das partes que mais gostei). Muita coisa eu já sabia (não imaginava que pudesse ter aprendido tanto nas aulas de História, Literatura e Filosofia que tive na escola) e foi bom recordar, outras tantas eu aprendi com esse livro.
Gostei mais da Sofia do que da Hilde: apesar de achar as duas espertas e inteligentes, a Sofia parecia mais madura, responsável, ajudava a mãe em casa... mas ela também tomava algumas atitudes que poderiam ser bem perigosas para uma garota de quinze anos, como acampar com sua amiga durante um feriado ou ir se encontrar com um estranho (seu professor de filosofia misterioso).
Uma citação: "- Mas a vida é triste e solene. Somos deixados num mundo maravilhoso, encontramo-nos aqui com outras pessoas, somos apresentados uns aos outros e caminhamos juntos durante um tempo. Depois nos separamos e desaparecemos tão rapidamente e inexplicavelmente quanto surgimos." (página 214)
O desfecho da história, a resposta para o mistério que unia Sofia a Hilde não me agradou muito. Mas no geral, eu gostei do livro. Não é uma leitura rápida e sim um livro para se ler aos poucos (se você conseguir se segurar e não ficar muito ansioso para saber o final).


site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2013/10/resenha-livro-o-mundo-de-sofia-jostein.html
comentários(0)comente



Marcia 26/10/2013

Instigante
Sensacional este livro. Conta a história de Sofia, uma jovem norueguesa que começa a receber cartas anônimas, sendo assim, convidada a filosofar sobre a vida. Sempre muito interessada no assunto, ela descobre o autor das cartas e descobre ser um professor de filosofia.

O professor passa a dar aulas para Sofia entender o que é a filosofia e sua importância - afinal, vc prefere continuar a viver "dentro dos pêlos do coelho"?

As aulas se passam desde Aristóteles até a era moderna, tendo uma reviravolta bem interessante até o desfecho, que considerei meio fraco, após todo o conteúdo.

Livro que nos faz abrir a mente e enxergar o mundo com outros olhos. Muito extenso, chega a ser cansativo mas é um livro genial.
comentários(0)comente



Izabela 27/10/2013

O Mundo de Sofia
Já pelo começo é de se atrair pelas questões de existência e o entendimento da realidade.
Mas que mundo mais filosófico, pois não!?
Me aventurei bastante, aprendi, e claro li e re-li quantas vezes me foram possíveis.
Trata-se de uma história cativante, acolhedora e muito informativa.
É um livro que representa algo em especial na vida de qualquer um disposto a ler.
Céus, foi dinâmico e flui de modo cotidiano.
Foi como viver na filosofia da nossa própria realidade.
Algumas lições retiradas do livro, são de valor incomensurável. Um baú repleto de jóias raras.
De Aristóteles até Sartre, o envolvimento foi fielmente intenso.
Referente à nossa origem, ou a nossa atual realidade. Foi bastante esclarecedor.
"[...] O homem só é feliz se puder desenvolver e utilizar todas as suas capacidades e possibilidades."
Somos seres conscientes, apesar de tudo. Temos sim, algo divino dentro de nós. Poderíamos até mesmo ser, fruto do consciente de um outro qualquer.
Se o cerébro humano fosse tão simples para podemos entendê-lo, nós seríamos tão idiotas que não conseguiríamos. Essa é nossa condição, nosso defeito pode ser se acomodar de mais à situações em que deveríamos resistir. Buscar e questionar.
O pensar, é um ato valioso. Pena que poucos se aproveitam dessa faculdade.
Imagine só, que ao meu ver. Poderíamos muito bem ser reflexos de um espelho refletido n'outro, dentro de outro espelho que está refletido n'outro e assim se sucede.
E concluo, com o meu muito obrigada Jostein Gaarder, por me proporcionar novas lentes.
comentários(0)comente



Braguinha 18/11/2013

Para conhecer a Filosofia de modo interessante
Ótimo livro de introdução à Filosofia, apoiado em uma deliciosa estória de uma garotinha que começa a receber cartas de um filósofo. Um primor de literatura, uma delicia de se ler. Conhecimentos novos à cada página e a torcida pelo desfecho final. Na capa, um azul que traz serenidade.
comentários(0)comente



Reginaldo 20/11/2013

Leia e aprenda com o Mundo de Sofia.
O mundo de Sofia é um ótimo livro para todas as pessoas que desconhecem a história da filosofia, seu surgimento, sua grandiosa importancia, e seus principais pensadores como: Demócrito, Heráclito, Permenides e Pitágoras, Socrátes,Platão Aristóteles, Rene Descartes, Spinoza, Locke, Hume, Kant, Hegel, Kierkegaard, Karl Marx, Darwin, Freud, entre outros. Como também os períodos em que eles viverão: o período pre-socrático, o Clássico, o Helenismo, o Renascimento, o Barroco, o Iluminismo, o Romantismo, entre estes periodos Gaarder contempla as ideias dos pensadores.
O grande diferencial deste livro, é a sua fidelidade sobre o termo "Romance sobre a história da filosofia", que carrega na capa, pois Sofia, de 15 anos, é a protagonista do romance, em que ela aprende filosofia de início através de cartas enviadas por um misterioso professor de filosofia. Sua história se funde às ideias filosóficas, até se tornar praticamente uma ficção filósofica (ou uma reflexão metafísica, vocês entenderão lendo o livro) nos capítulos subsequentes. De fato, é uma história instigante e envolvente, que ao final dela, você, leitor, perceberá que aprendeu um pouco de filosofia de maneira divertida e dinâmica, além de obter após sua leitura, um novo olhar para o mundo em que vivemos... Este é o Mundo de Sofia. Leia, e a filosofia não terá mais a fama de inútil e teórica, mas, sim, de extremamente prática e essencial em sua vida.
comentários(0)comente



2294 encontrados | exibindo 571 a 586
39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR