O Mundo de Sofia Jostein Gaarder

Pedro 13/10/2013

Livro muito interessante...

Dinarte Guedes 14/10/2013

Livro de Iniciação à História da Filosofia
Confesso que se soubesse que esse livro era basicamente um livro sobre a história da filosofia, muito provavelmente não teria lido!
Acho que a História de Sofia e Hilde é apenas um engodo do autor para tentar prender o leitor até o final da leitura do livro e, do meu ponto de vista, cumpre bem o seu papel.
Quando, quase que lá pela metade do livro, e já quase desanimando da leitura, comecei a entender do que se tratavam os postais, achei a trama fantástica e me animei na leitura. Mas depois dessa breve empolgação, a história cai na monotonia novamente.
O final do livro, me remeteu ao livro "O Doador" que me fez refletir muito sobre vários aspectos de nossa vida, e faz com que você crie muitas expectativas a respeito de um final espetacular e no fim das contas acaba de uma maneira tão inesperadamente sem graça.
Não creio que o leria de novo, pois ler este livro agora foi questão de honra, depois de já ter abandonado a leitura dele por duas vezes.
Mas de forma alguma me arrependo de ter lido, e fico feliz em ter tido determinação de lê-lo até o fim.
Tirei muito proveito de muita coisa que li nesse livro, posso dizer sem sombra de dúvidas que vou encarar a vida de uma maneira diferente depois de ler "O Mundo de Sofia".

Luiza 16/10/2013

os mistérios que envolvem O Mundo de Sofia.
Uma introdução para a Filosofia, perfeito para quem quer iniciar seus estudos em filosofia e conhecer os filósofos de cada época, escrito de forma a nos envolver na história e nos fazer querer chegar até a última página para descobrir os mistérios que envolvem O Mundo de Sofia.

Livreiro Bruno 17/10/2013

Uma viagem ao pensamento humano
Para não dizer que filosofia é coisa de quem não tem mais nada pra fazer.

Com certeza eu não serei a primeira pessoa em sua vida a recomendar este livro mas, possivelmente, serei a primeira destas que realmente TERMINOU de ler o livro!
Muitas pessoas tiveram acesso à obra através de recomendação de leitura durante o Ensino Médio e/ou Superior, como uma introdução à história e pensamento filosóficos. A obra é bem intimidadora para os leitores menos assíduos com suas 560 páginas, e nem todos os leitores apreciam a narrativa em três tempos que a obra apresenta.

Neste título, somos apresentados a quatro personagens principais, a curiosa Sofia, seu professor filosófico Alberto, a surpreendida Hilde e o todo-poderoso Major Albert Knag. Estranhamente, acompanhamos três sagas interrelacionadas dentro do mesmo livro, a de Sofia Amundsen e seu professor Alberto, a da própria filosofia, narrada e comentada pelo próprio Alberto e, observando tudo isso, a jovem Hilde, filha do Major Albert Knag que a presenteia em seu aniversário de 15 anos com um livro sobre a filosofia.
Com um ar de literatura infanto-juvenil, o autor (Jostein Gaarder, o autor do mundo real!) nos apresenta a história do pensamento filosófico de forma leve, descompromissada e, ao mesmo tempo, didática e cronológica alcançando com maestria o objetivo de sua criação, apresentar e explicar filosofia para jovens leitores e leigos no assunto.
Não a toa, é um título obrigatório para estudantes de filosofia de qualquer nível e idade.

É um ótimo livro para presentear sua namorada que se pergunta porque pensamos e agimos da forma que pensamos e agimos ou para você mesmo que matou todas as aulas de filosofia porque achava isso coisa de velho chato.
O pensamento filosófico é, talvez, a mais poderosa ferramenta para agirmos de forma consciente em relação à nossa vida e ao mundo e assim trazer prosperidade à nossa sociedade que, cada vez mais, perde seus valores e princípios.

AVISO DO LIVREIRO: O livro apresenta, à partir de sua segunda metade, uma narrativa dividida em três tempos (ou ambientes) que pode não satisfazer todos os gostos, mas é fundamental para explicar alguns porquês da primeira metade do livro.
E caso ache o Major Albert um sacana de marca maior, saiba que você não está sozinho nessa! Existem listas e mais listas de discussão sobre o livro em que muitas pessoas xingam o Major até não poder mais.

CURIOSIDADE DO LIVREIRO: Existe uma mini-série disponível no Brasil em DVD baseada no livro com bastante fidelidade, é bem difícil de encontrar, mas vale a pena assistir para "enxergar" o livro ou se você não estiver a fim de encarar o calhamaço só para entender as diferenças entre Sócrates e Platão.

PARTICULARIDADE DO LIVREIRO: Eu achei desnecessária a divisão em três estórias desta obra. Fiquei muito infeliz com a explicação dos por quês da saga de Hilde e do Major. Para mim, só a Sofia e Alberto já resolveriam muito bem a missão de introduzir o leitor à história da filosofia.

Para ler e fritar o cérebro.

"...também somos poeira estelar..."

site: http://livreirobruno.blogspot.com.br/2011/05/o-mundo-de-sofia.html

Vitor Louredo 17/10/2013

Um romance bom e um excelente guia
O Mundo de Sofia é um romance bom de se ler. Há mistérios, aventuras e um final que surpreende. Contudo, o livro destaca-se mais como um guia de introdução à Filosofia. Talvez o mais recomendado para os que nunca tiveram contato com a chamada "mãe das ciências" e gostariam de entrar nesse fantástico universo que transforma a mente de qualquer um que o conheça. De maneira cativante e com uma linguagem simples, o romance conta a história da Filosofia, dos seus principais filósofos e as respectivas ideias destes.

A história se passa na Noruega, no ano de 1990. Sofia mora com a mãe enquanto o seu pai, capitão de um navio petroleiro, fica fora a maior parte do tempo. O romance se desenrola em um desses frequentes momentos de ausência paterna.

Às vésperas de completar 15 anos de idade, a protagonista começa a receber misteriosas cartas anônimas que lhes trazem indagações existenciais. Tais questionamentos são o ponto de partida para que a menina comece a conhecer o que muitos pensadores, no decorrer da história humana, disseram sobre tais questões, das quais ela descobriu ser de grande relevância.

Lucas 19/10/2013

O Mundo de Sofia

Em O Mundo de Sofia, Sofia Amundsen é uma menina comum e com uma vida simples. Então, estranhamente, ela começa a receber cartas mandadas do Líbano, para alguém chamada Hilde Knag. No conteúdo dos envelopes, se encontram perguntas como: Quem é você? Como o mundo foi criado?
Assim, Sofia inicia um curso de filosofia exótico que narra a história e as ideologias detalhadamente dos filósofos pré-socráticos até os pós-modernistas. Dessarte, se inicia um verdadeiro mistério em que, tanto Sofia quanto o leitor tentará desvendar.

site: http://conhecimentocompactado.blogspot.com.br/2013/07/o-mundo-de-sofia-jostein-gaarder.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 22/10/2013

Um curso de filosofia
Certo dia, Sofia Amundsen voltava da escola e resolveu verificar a caixa de correspondências, para sua surpresa, havia uma carta para ela. Uma carta sem remetente com apensar uma pergunta: quem era ela? Esse foi o começo de uma série de cartas e cartões postais que Sofia passou a receber alguns meses antes de fazer quinze anos.
Os cartões postais vinham do Líbano e Sofia deveria entregá-los para a filha de um major, uma garota chamada Hilde, mesmo ela não tendo a menor ideia de onde encontrá-la. As cartas eram enviadas por um professor de filosofia que decidiu dar um curso sobre essa matéria para Sofia.
Como está na sinopse, esse livro tem muito suspense e mistério (thriller), eu fiquei tentando descobrir qual era a relação de Sofia com Hilde.
Além da história de uma garota de quase quinze anos, "O mundo de Sofia" é um curso de filosofia maravilhoso: dividido em partes e com linguagem fácil de ser compreendida. É possível conhecer e entender as ideias e a história de muitos filósofos: desde Tales de Mileto (o primeiro filósofo de que temos notícia), passando por Sócrates, Platão e Aristóteles, até Freud (uma das partes que mais gostei). Muita coisa eu já sabia (não imaginava que pudesse ter aprendido tanto nas aulas de História, Literatura e Filosofia que tive na escola) e foi bom recordar, outras tantas eu aprendi com esse livro.
Gostei mais da Sofia do que da Hilde: apesar de achar as duas espertas e inteligentes, a Sofia parecia mais madura, responsável, ajudava a mãe em casa... mas ela também tomava algumas atitudes que poderiam ser bem perigosas para uma garota de quinze anos, como acampar com sua amiga durante um feriado ou ir se encontrar com um estranho (seu professor de filosofia misterioso).
Uma citação: "- Mas a vida é triste e solene. Somos deixados num mundo maravilhoso, encontramo-nos aqui com outras pessoas, somos apresentados uns aos outros e caminhamos juntos durante um tempo. Depois nos separamos e desaparecemos tão rapidamente e inexplicavelmente quanto surgimos." (página 214)
O desfecho da história, a resposta para o mistério que unia Sofia a Hilde não me agradou muito. Mas no geral, eu gostei do livro. Não é uma leitura rápida e sim um livro para se ler aos poucos (se você conseguir se segurar e não ficar muito ansioso para saber o final).

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2013/10/resenha-livro-o-mundo-de-sofia-jostein.html

Marcia 26/10/2013

Instigante
Sensacional este livro. Conta a história de Sofia, uma jovem norueguesa que começa a receber cartas anônimas, sendo assim, convidada a filosofar sobre a vida. Sempre muito interessada no assunto, ela descobre o autor das cartas e descobre ser um professor de filosofia.

O professor passa a dar aulas para Sofia entender o que é a filosofia e sua importância - afinal, vc prefere continuar a viver "dentro dos pêlos do coelho"?

As aulas se passam desde Aristóteles até a era moderna, tendo uma reviravolta bem interessante até o desfecho, que considerei meio fraco, após todo o conteúdo.

Livro que nos faz abrir a mente e enxergar o mundo com outros olhos. Muito extenso, chega a ser cansativo mas é um livro genial.

Izabela 27/10/2013

O Mundo de Sofia
Já pelo começo é de se atrair pelas questões de existência e o entendimento da realidade.
Mas que mundo mais filosófico, pois não!?
Me aventurei bastante, aprendi, e claro li e re-li quantas vezes me foram possíveis.
Trata-se de uma história cativante, acolhedora e muito informativa.
É um livro que representa algo em especial na vida de qualquer um disposto a ler.
Céus, foi dinâmico e flui de modo cotidiano.
Foi como viver na filosofia da nossa própria realidade.
Algumas lições retiradas do livro, são de valor incomensurável. Um baú repleto de jóias raras.
De Aristóteles até Sartre, o envolvimento foi fielmente intenso.
Referente à nossa origem, ou a nossa atual realidade. Foi bastante esclarecedor.
"[...] O homem só é feliz se puder desenvolver e utilizar todas as suas capacidades e possibilidades."
Somos seres conscientes, apesar de tudo. Temos sim, algo divino dentro de nós. Poderíamos até mesmo ser, fruto do consciente de um outro qualquer.
Se o cerébro humano fosse tão simples para podemos entendê-lo, nós seríamos tão idiotas que não conseguiríamos. Essa é nossa condição, nosso defeito pode ser se acomodar de mais à situações em que deveríamos resistir. Buscar e questionar.
O pensar, é um ato valioso. Pena que poucos se aproveitam dessa faculdade.
Imagine só, que ao meu ver. Poderíamos muito bem ser reflexos de um espelho refletido n'outro, dentro de outro espelho que está refletido n'outro e assim se sucede.
E concluo, com o meu muito obrigada Jostein Gaarder, por me proporcionar novas lentes.

Braguinha 18/11/2013

Para conhecer a Filosofia de modo interessante
Ótimo livro de introdução à Filosofia, apoiado em uma deliciosa estória de uma garotinha que começa a receber cartas de um filósofo. Um primor de literatura, uma delicia de se ler. Conhecimentos novos à cada página e a torcida pelo desfecho final. Na capa, um azul que traz serenidade.

Reginaldo 20/11/2013

Leia e aprenda com o Mundo de Sofia.
O mundo de Sofia é um ótimo livro para todas as pessoas que desconhecem a história da filosofia, seu surgimento, sua grandiosa importancia, e seus principais pensadores como: Demócrito, Heráclito, Permenides e Pitágoras, Socrátes,Platão Aristóteles, Rene Descartes, Spinoza, Locke, Hume, Kant, Hegel, Kierkegaard, Karl Marx, Darwin, Freud, entre outros. Como também os períodos em que eles viverão: o período pre-socrático, o Clássico, o Helenismo, o Renascimento, o Barroco, o Iluminismo, o Romantismo, entre estes periodos Gaarder contempla as ideias dos pensadores.
O grande diferencial deste livro, é a sua fidelidade sobre o termo "Romance sobre a história da filosofia", que carrega na capa, pois Sofia, de 15 anos, é a protagonista do romance, em que ela aprende filosofia de início através de cartas enviadas por um misterioso professor de filosofia. Sua história se funde às ideias filosóficas, até se tornar praticamente uma ficção filósofica (ou uma reflexão metafísica, vocês entenderão lendo o livro) nos capítulos subsequentes. De fato, é uma história instigante e envolvente, que ao final dela, você, leitor, perceberá que aprendeu um pouco de filosofia de maneira divertida e dinâmica, além de obter após sua leitura, um novo olhar para o mundo em que vivemos... Este é o Mundo de Sofia. Leia, e a filosofia não terá mais a fama de inútil e teórica, mas, sim, de extremamente prática e essencial em sua vida.

Lú Rapozzo 27/11/2013

Este livro é muito interessante. Além do romance em si conta a história da filosofia e do ponto de vista dos grandes estudiosos q foram importantes para humanidade.

Bia 18/02/2015

[RESENHA] O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder
O Mundo de Sofia conta a história de Sofia Amundsen, uma garota norueguesa que às vésperas de completar quinze anos começa a receber bilhetes anônimos com perguntas bastante peculiares como "Quem é você?" e "De onde vem o mundo?" e cartões-postais. Esses cartões são enviados do Líbano por um major da ONU e tem como destinatário uma menina chamada Hilde MØller Knag que faz aniversário no mesmo dia que Sofia.

A história começa a se desenvolver em cima desses bilhetes que traziam conhecimentos filosóficos dos quais Sofia nunca tinha ouvido falar. A partir de então, Sofia passa a ter aulas de filosofia através das cartas e passa a se interessar cada vez mais pelas perguntas e conhecimentos filosóficos. Mais tarde, o dono dos bilhetes é revelado: Alberto Knox. Para dar continuidade às aulas, Sofia e seu professor passaram a se encontrar em um lugar no meio da floresta atrás da casa dela, chamado Cabana do Major.

Sofia fica fascinada por suas aulas de filosofia, pois na escola onde estudava os alunos não eram instigados a questionar o mundo, as ideias, as pessoas... No entanto, o mistério continuava: Quem era Hilde MØller Knag? Por que ela estava recebendo postais direcionados a essa menina? Com o tempo, Sofia e Alberto começam a perceber que estão inseridos em uma outra realidade, bem diferente daquela em que acreditavam de fato viver.

O Mundo de Sofia não é um livro simples de ser lido. Cada capítulo leva o nome de um filósofo ou de um momento importante da História e, no total, são 35 capítulos, nos quais são contados tanto o mistério vivido por Sofia como também todos os detalhes da sua aula de filosofia. Trata-se, portanto, de uma obra que deve ser lida com calma e atenção para que seja possível absorver todas as informações de tantos pensadores e épocas importantes.

Em uma atmosfera fantástica, muitas vezes nos deparamos com personagens de histórias infantis aleatórias, como Ursinho Pooh e Alice no país das maravilhas, o que contribuirá para uma melhor compreensão do livro quando este chega ao fim. Acredito que a intenção do autor, Jostein Gaarder, era a de transmitir conhecimentos filosóficos de uma forma divertida e dinâmica, mesclando-os à Literatura e ao mistério. Mas, o principal ensinamento do livro, para mim, não foram os conhecimentos filosóficos em si, mas a tentativa do autor de mostrar para nós, leitores, como é importante questionarmos o mundo a nossa volta, não perder o desejo de conhecer o universo e tentar buscar explicações sobre o sentido de tudo, assim como as crianças fazem; ou seja, como é importante filosofar.

site: http://euliteraria.blogspot.com.br/2014/02/o-mundo-de-sofia-jostein-gaarder.html

Danielle 26/02/2015

SENSACIONAL
Sempre achei que O mundo de Sofia devia ser um livro muito chato, até que um dia me peguei em um desafio literário tendo que ler algo do autor e acabei escolhendo O dia do curinga, devido ter me identificado mais com a sinopse, e ele superou minhas expectativas. Desde então quis muito ler O mundo de Sofia e finalmente consegui comprar e ler.

A trama gira em trono da protagonista Sofia, uma menina de 14 anos que um belo dia se depara com dois envelopes na sua caixa de correio, um era para ela refletir sobre a origem do mundo e da vida e o outro era um cartão-postal destinado a Hilde, que Sofia nem imaginava quem poderia ser.

Sofia passa a receber frequentemente bilhetes e logo eles viram um curso de filosofia que são enviados por um misterioso homem chamado Alberto Knox. Sofia fascinada ao descobrir esse maravilhoso mundo da filosofia. Os cartões postais para Hilde também não param de chegar, dando um ar de suspense à trama. Sofia descobre que a tal Hilde faz aniversário no mesmo dia que ela e que também fará 15 anos, através dos cartões postais enviados pelo seu pai que está na guerra.

O leitor tem conhecimento do conteúdo integral das cartas que Sofia recebe do curso de filosofia, e vai aprendendo junto com ela sobre muitos dos grandes pensadores da humanidade, dos mais antigos aos contemporâneos, o curso é realmente maravilhoso, é um livro com um enorme conteúdo de aprendizado e que fará o leitor refletir bastante, mas sem ser maçante e sempre intercalando com os mistérios da trama. Um livro delicioso de ler, nada de ler com pressa pois esse livro é para ser apreciado em cada detalhe.

Eu amei esse livro e me arrependo de não ter lido antes, já virei fã do autor, perfeição do início ao fim, desfecho sensacional.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp