O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

EGO PATRONUS 10/09/2015

INTERESSANTÍSSIMO PORÉM CANSATIVO
O Mundo de Sofia, sem dúvida, é um excelente livro. Ele nos apresenta uma síntese das principais correntes filosóficas e filósofos desde os primórdios da humanidade. Ao mesmo tempo também trabalha na estranha relação entre Sofia, o Major e a tão misteriosa Hilde Moller Knag.
Como o título da resenha sugere, é de fato um livro bastante enriquecedor no âmbito cultural, histórico, político e filosófico (AH VÁ!), porém acaba sendo um pouco cansativo pela grande exposição de acontecimentos e nomes. Para um maior aproveitamento da história, eu sugiro lê-lo com um caderno de anotações por perto, onde seja possível organizar a cronologia dos acontecimentos e apresentar suas ideias próprias - de outra forma o leitor pode acabar se perdendo em algumas partes. De qualquer forma, o tempo investido na leitura é bastante proveitoso. Se me perguntarem se leria de novo: sim! Definitivamente!

iviegas 12/09/2015

Sofia
Apesar de fazer um tempinho que li, ainda recordo seu doce desenrolar.... leve e gostoso! Lembrei agora que tinha lido ele.

OlAvia.Carvalho 12/09/2015

Filosofia
Esse livro é encantador. Diria até que foi o melhor livro que já li em todos os meus anos de experiência no mundo da leitura.

Gustavo Catulé 13/09/2015

Minha esposa leu este livro com 12 anos, quando começamos a namorar ela me pediu pra ler porque queria colocar o nome da nossa filha de sofia, livro maravilhoso.

Luubs ? 14/09/2015

Excelente
Iniciei a leitura de um capítulo para fazer um trabalho da escola, e acabei gostando da história então resolvi ler a história inteira

Cati 14/09/2015

Um livro para refletir
"O Mundo de Sofia" é aquele livro que faz com que seus leitores reflitam sobre as suas vidas e sua existência aqui na Terra. A obra proporciona uma incrível viagem através da Filosofia e sobre quão enigmática pode ser o simples fato de existir. Além disso, induz os leitores a se questionarem sobre as suas vidas e o modo como eles as vivem.

Bárbara 22/09/2015

Leitura muito interessante
O mundo de Sofia começa com a história da própria Sofia, que seguia sua vida normalmente, até começar a receber cartas de um misterioso Alberto. Assim, essas correspondências vão ficando mais frequentes e a história toma o seu rumo de uma forma muito interessante.

Junto com o enredo de Sofia é contada também a história da filosofia, de uma forma muito agradável, clara e simples. Jostein Gaarder soube apontar temas da filosofia de uma forma muito acessível e inteligente, empregando uma linguagem bem leve. Dessa forma, é possível se aprender muito.

Além de Sofia, aparece uma garotinha muito especial na história, a Hilde. A dúvida de quem é ela se estende além da perspectiva de Sofia e nos atinge, como leitores. Mas, de uma forma surpreendente esse enigma é solucionado. Temos como um estalo na consciência quando quem Hilde representa passa a fazer sentido para nós.

É uma obra fantástica, que vale muito a pena ser lida. Em vários momentos somos questionados e levados a refletirmos sobre a nossa própria existência. É uma leitura muito rica e interessante, bastante pertinente e que nos mostra uma nova ótica, um novo olhar sobre a realidade e a rotina a que muitas vezes estamos presos e pouco nos questionamos ou refletimos.

Tauan 23/09/2015

Tecnicolor
Fraco. É o adjetivo que me vem à cabeça para definir este aclamado sucesso de vendas dos anos 90.
Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para alguém chamada Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida do romance. De capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor vai trilhando a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos.
Vale ressaltar que o livro é mais um guia básico de filosofia do que um romance.
Sua proposta é ser um divertido passeio pela filosofia permeado com o cotidiano de uma jovem, com um que de mistério; mas na realidade ele é denso no que diz respeito à filosofia, insosso no tocante aos dilemas adolescentes e forçado no que é relativo ao mistério.
O mais estranho é a peremptória reviravolta que acontece no meio do livro, de repente, o que era uma coisa certa, deixa de existir, e novos elementos são adicionados em um ponto em que a história já parecia encaminhada...
Mas é, sem dúvidas, uma aula de filosofia e tanto, para aqueles que se interessam pelo assunto...

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Patrício Araújo IX 12/10/2015

a leitura do apaixonado por filosofia
Nossa q leitura \0/

O q falar dele aqui... bem vamos resenhar um pouco
Livro q me impulsionou mais na estória da filósofa, em por muito me deu vontade de fazer um curso... Estória envolvente, cheio de enigmas que por outro ora deixa vc intrigado... Temos q ler com pausadamente para entender cada função da filosofia. Enfim, história de uma garota chamada Hilde que irá completar 15, e nesse meio termo recebe um fichario do seu pai, nesse fichário ela ira passar por toda a estoria da filosofia e seus pensamentos. e nele ela irá desfrutar o quem tem de bom na filosofia...
#amolerlivros

rafaa 21/11/2015

Maravilhoso!
Esse livro é simplesmente sensacional!! Ele nos dá um embasamento básico sobre a filosofia! E além disso tudo nos mantém presos ao enredo do início ao fim... Recomendo para todos que se interessem por filosofia ou não..

Delírios e Livros 07/12/2015

Sempre achei que O mundo de Sofia devia ser um livro muito chato, até que um dia me peguei em um desafio literário tendo que ler algo do autor e acabei escolhendo O dia do curinga, devido ter me identificado mais com a sinopse, e ele superou minhas expectativas. Desde então quis muito ler O mundo de Sofia e finalmente consegui comprar e ler.

A trama gira em trono da protagonista Sofia, uma menina de 14 anos que um belo dia se depara com dois envelopes na sua caixa de correio, um era para ela refletir sobre a origem do mundo e da vida e o outro era um cartão-postal destinado a Hilde, que Sofia nem imaginava quem poderia ser. Sofia passa a receber frequentemente bilhetes e logo eles viram um curso de filosofia que são enviados por um misterioso homem chamado Alberto Knox.

Sofia fica fascinada ao descobrir esse maravilhoso mundo da filosofia. Os cartões postais para Hilde também não param de chegar, dando um ar de suspense à trama. Sofia descobre que a tal Hilde faz aniversário no mesmo dia que ela e que também fará 15 anos, através dos cartões postais enviados pelo seu pai que está na guerra.

O leitor tem conhecimento do conteúdo integral das cartas que Sofia recebe do curso de filosofia, e vai aprendendo junto com ela sobre muitos dos grandes pensadores da humanidade, dos mais antigos aos contemporâneos, o curso é realmente maravilhoso, é um livro com um enorme conteúdo de aprendizado e que fará o leitor refletir bastante, mas sem ser maçante e sempre intercalando com os mistérios da trama.

Um livro delicioso de ler, nada de ler com pressa pois esse livro é para ser apreciado em cada detalhe. Eu amei esse livro e me arrependo de não ter lido antes, já virei fã do autor, perfeição do início ao fim, desfecho sensacional.

Resenha de Danielle Peçanha

site: www.delirioselivros.com.br

CGarrido 08/12/2015

Um bom livro para quem quer começar a ler sobre filosofia. O livro é escrito como uma estória com um personagem e assim você vai "viajando" pelas diversas fases da filosofia no mundo. Depois, você pode aproveitar a se aprofundar mais.