O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Maíra 11/01/2016

Troco
Um livro muito bom para quem quer conhecer mais sobre a filosofia ou mesmo iniciar este tipo de estudo.
Trocco ele por por qualquer outro livro em bom estado, é só falar comigo por mensagem.

Ana Luiza Bohrer 15/01/2016

Rumo ao topo do pelo do coelho branco
Sabe aquele livro que estamos sempre dizendo que vamos ler, mas nunca lemos? Pois é. Devo admitir que minha primeira reação ao saber que teria que ler O Mundo de Sofia foi de verdadeira frustração, filosofia nunca foi minha matéria preferida na escola. Eu realmente achei que não conseguiria chegar até o final, MAS EU CONSEGUI! E me surpreendi bastante.
O mundo de Sofia não é aqueles livros que tu pode ler descontraidamente, ele é uma bomba de conteúdo! É a história da filosofia reunida em um livro, onde mostra cronologicamente as diversas linhas de pensamentos de vários filósofos e como eles influenciaram outros filósofos na sua maneira de pensar, e foi isso que achei interessante. Como tudo está interligado, como esses pensamentos muitas vezes tão opostos deram origem a novos pensamentos e como isso influenciou nossa evolução.
Esse livro não está na lista de meus favoritos, mas com certeza é um livro que não me arrependo de ter finalmente lido, pois posso dizer que mudou um pouco minha maneira de enxergar o mundo, quem sabe um dia eu chegue até o topo do pelo do coelho branco. ?

Kathy 20/01/2016

Meu Favorito
Foi meu primeiro presente de namoro. Um livro de leitura fácil e que aguça nossos pensamentos. Esse é o verdadeiro romance da filosofia. Cativa e estimula o pensamento de maneira única.

Hugo 25/01/2016

Leitura surpreendente
Gostei muito da leitura, foi surpreendente! Além de aprender filosofia de uma forma diferente, entrei em dois mundos paralelos, o de Sofia e o de Hilde, sem contar que no capítulo sobre o Romantismo o autor fez de mim um personagem!! Amei ter entrado no livro kkkkk Enfim, é uma leitura de tirar o fôlego! Vale a pena. É um livro pra vida!

Layla.Ribeiro 27/01/2016

Um passeio pela História e Filosofia.
Esse livro foi uma recomendação da minha vizinha, desde o ano passado eu estava enrolando para ler, porque quando li o sumario pensei: que livro chato! Enfim, o livro conta a historia de Sofia que recebe uma carta anônima perguntando:"quem é você?" A partir dai ela começa receber aulas de filosofia de um estranho, além de receber cartas endereçadas para Hilde que "aparecem" na caixa de correios dela. Bom, como o livro diz ele vai conta a história da filosofia de Sócrates até os dias atuais do livro (1990) o livro é bem logo, os textos são um pouco cansativos no inicio, mas não desistam, porque ele tem muitas ideias reflexivas e no faz entender a história da filosofia de uma maneira mais simples comparando com coisas do nosso cotidiano, voltado para jovens mesmo, porém achei que o autor caiu em falhas como por exemplo retratar a filosofia tradicional apenas europeia, ele fala brevemente de filosofias da Ásia e outro ponto que eu achei é que ele reclama o tempo todo porque na época de Sócrates, Platão, Aristóteles e etc não terem filosofa mulheres, mas quando ele chega na parte da Simone de Beauvoir ele fala no máximo uma pagina se dedicando mais ao companheiro dela, Sartre, ah, um ponto que achei bem diferente e ótimo nele são os mistérios de Sofia e Hilde, achei isso maravilhoso, bom recomendo ele principalmente para apaixonadxs por ciências humanas ou futuros professores.

: 28/01/2016

Encantador
Abre portais...

Volnei 29/01/2016

O mundo de Sofia
As vésperas de completar 15 anos Sofia começa a receber alguns bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Uma correspondência anônima que trazem questões como: Quem é você? De onde vem o mundo em que vivemos? Os postais partiram do Líbano, enviados por um major desconhecido para uma tal Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece. O mistério dos bilhetes e postais é o ponto de partida deste fascinante romance que nos leva aos caminhos reflexivos da filosofia, questionando a vida como um todo.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Camilla Cardoso 29/01/2016

Viciante, apaixonante, surpreendente
“O mundo de Sofia” de Jostein Gaarder é, sem dúvida alguma, um dos livros mais surpreendentes que eu já li em toda minha vida. Lamento apenas o fato de ter demorado a lê-lo. Gaarder já estava na minha lista de excelente escritor desde o dia que li “Vitta Brevis” mas ele conseguiu superar a magnitude daquela obra. A obra foi uma caixinha de surpresa para mim porque iniciei sua leitura sem ler nada sobre o livro. Interessava-me apenas o nome do autor. Depois de iniciada a leitura o que mais de prendeu ao livro foi o questionamento feito a Sofia Amundsen “QUEM É VOCÊ?” e confesso que tive dificuldade em responder. Outro ponto fascinante e misterioso é a identidade do remetente das misteriosas aulas/cartas/questionamentos filosóficos feitos a Sofia. Eu gostaria muito de falar sobre cada parte da obra que me surpreendeu, mas assim eu estaria tirando a chance do novo leitor de se surpreender com a obra da mesma forma que eu. Quem ama Filosofia irá se encantar com a forma com a qual ela é tratada nessa obra. Sem mais delongas, viagem de cabeça nessa leitura e descubra que nem tudo no universo é o que parece ser.

site: Semspoiler

Jocélia 07/02/2016

Lições de filosofia por cartas, bilhetes e conversas
Às vésperas de completar 15 anos, Sofia recebe uma carta que a deixa muito curiosa. São cartas anônimas que começam a chegar à sua caixa de correio . Elas trazem perguntas sobre a existência e o entendimento da realidade.
No decorrer da leitura descobrimos que se trata de um curso de filosofia, onde cada carta apresenta , para Sofia, as ideias teóricas de diversos filósofos .
Com o desenrolar da história, Sofia percebe que está envolvida por mistérios muito maiores do que imaginava e que cabe a ela e seu professor de filosofia tentar responder.
O meu objetivo ao reler esse livro era o de aprender um pouco sobre a história da filosofia Ocidental e, realmente ,a premissa de um livro que ensine filosofia é cumprida com maestria Assim como todos os livros introdutórios escritos por bons autores, este também incita uma vontade de conhecer que vai além do próprio livro, o assunto acaba por não se fechar em si mesmo.
Enfim, este livro é muito importante para um primeiro contato com o mundo da filosofia e é indicado para todos aqueles que querem conhecer um pouco mais desse universo incrível, visto que, sua principal qualidade é fazer nos apaixonarmos pelas questões filosóficas, e voltar a nos impressionar com a enorme beleza de estarmos vivos.
LIVRO DE LEITURA LENTA, GRADUAL, MAS BASTANTE ENRIQUECEDORA.

Vanessa.Cristhiane 12/02/2016

Maravilhoso!!!
Vc não cansa de ler...

Roberta.Barros 15/02/2016

O mundo de Sofia
O livro resume bem a época, história e corrente dos maiores filósofos da história, além de te envolver em um romance cheio de mistérios, te prendendo do início ao fim. Vale a pena ler demais!

Rayne 16/02/2016

Um livro para ser lido centenas de vezes!!!
...

Vickawaii 19/02/2016

Uma das leituras mais importantes da minha vida
Eu poderia dizer que O Mundo de Sofia foi um dos livros que mais contribuiu para a minha vida pois me ajudou bastante nas aulas de filosofia durante toda minha formação escolar, mas falar isso seria limitar a experiência incrível que foi ler esse livro em uma leitura puramente didática, dizer que ele me auxiliou apenas nessa matéria e pronto. Isso seria rude, pois O Mundo de Sofia foi muito além do que qualquer outro livro de estudos faria. Essa obra me ensinou a ter uma visão mais especulativa da vida, despertou minha curiosidade me ensinou a pensar mais sobre meu papel aqui e minha própria existência, e principalmente, a continuar fascinada pelo mundo, com todos os seus mistérios e imperfeições.

(Resenha completa no blog Finding Neverland)

site: http://wheresmyneverland.blogspot.com.br/2012/09/resenha-o-mundo-de-sofia.html