O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

QUEIJO460 17/08/2023minha estante
O final realmente é excelente.

Bruna Moraes 12/08/2023

O mundo de Sofia – Jostein Gaarder
Prestes a completar 15 anos, Sofia Amundsen está para embarcar em uma das maiores aventuras da sua vida, tudo começa quando passa a receber pelo correio algumas cartas sem remetente e bastante peculiares, ao que tudo indica um curso de filosofia está para ser iniciado por ela, mesmo sem ter feito qualquer solicitação.

Além das cartas, estava recebendo também cartões-postais direcionados a Hilde Moller Knag, que por pura coincidência ou não, iria fazer 15 anos igual a Sofia e seu pai estava preparando várias surpresas e um belo presente, para compensar o tempo que passa longe de sua filha. Sofia não conhecia aquelas pessoas e não fazia ideia do que estava acontecendo, mas estava pronta para descobrir.

A sensação que tenho é que li o livro na época errada, talvez se tivesse lido mais nova tivesse me interessado mais por filosofia, algo fundamental e desmistificado na narrativa. No entanto, ao longo da história foi possível identificar alguns pontos problemáticos, que talvez não fosse encarado com tanta estranheza no ano de 1990, quando foi publicado, como uma jovem andando com uma pessoa mais velha, sozinha tarde da noite ou indo até sua casa só para ter aulas de filosofia. Mas no mundo da fantasia tudo pode acontecer.
Os diálogos também foram bastantes superficiais e os personagens pouco carismáticos, o que não motiva muito continuar a leitura. Provavelmente, uma criança ou adolescente pudesse se familiarizar mais com o livro e até mesmo aprender a filosofia de uma forma mais didática. Como é de fato a proposta do livro.

Apesar de alguns pontos negativos, a narrativa recupera seu folego com o plot twist de que na verdade Sofia e Alberto são personagens de um livro, que o pai de Hilde fez como presente para o seu aniversário. E o mais surpreendente é que os personagens adquirem vontade própria e se libertam do autor, escrevendo assim o seu próprio final. Em suma, o autor teve como seu único foco explicar a trajetória da filosofia, cumprindo com maestria, mesmo que para isso tivesse que escreve diversos enredos aleatórios e desconexos, prendendo assim a atenção do leito juvenil.

“Pois tudo que sabemos em toda a nossa existência pode não passar de um sonho.”

Zelzel 10/08/2023

Certamente é um livro
O Mundo de Sofia é certamente um livro que deve ser lido, pois traz diversas ideias e reflexões. Ele introduz pensamentos que fazem os leitores questionarem o mundo e apresentando a história da filosofia de maneira acessível, desde os pré-socráticos até os filósofos contemporâneos.

DudaRib01 09/08/2023

Leitura obrigatória!
Faz já muito tempo que li esse livro, mas não podia deixar de escrever uma resenha e espalhar a palavra d?O Mundo de Sofia.

É um livro sobre uma menina sonhadora, curiosa e que tem um amigo muito sábio que lhe conta histórias que, na verdade, são ideias de filósofos famosos, passando por todas as escolas filosóficas, desde Sócrates e Platão na Grécia, até Nietzchie e seu super-homem.

Ao mesmo tempo que parece ser um livro ?infantil?, é um livro de um conteúdo denso, querendo ou não, mas essencial para questionar algumas questões que enfrentamos ao longo da vida e, ao nos confrontar com estas, ter uma maior maturidade para a nossa ação frente a elas.

Só leiam. São muitas páginas sim, e muitas ideias expostas sim, mas eu juro que vale CADA letrinha.

Joui. 08/08/2023

Curioso, Útil & Emocionante
Esse é certamente o livro mais intrigante e útil que já li.

Ensina sobre a história da filosofia enquanto passa a curiosa história de Sofia, sem deixar de ser incrível.

É um livro que durante todo o seu percurso é cheio de mistério, fantasia e aprendizagem.

Um livro que certamente deve ser lidos por todos aqueles que amam uma ficção incrível e ainda assim querem adquirir conhecimento fora da ficção (nesse caso a história da filosofia).

Um livro único.

Cristina.Troller 08/08/2023

Acho que não nasci pra gostar de filosofia, rsrsrs. Mas a titulo de conhecimento geral vale a pena a leitura.
Ellen485 08/08/2023minha estante
Maravilhoso

Aline221 06/08/2023

A história da filosofia ocidental na palma das mãos
Pra mim foi um grande desafio ler O Mundo de Sofia, pois a cada página que se passava surgiam novas pesquisas e temas a serem estudados. É um livro que requer muita disciplina, pois o conteúdo muitas vezes é um pouco denso e a história em determinados momentos não é tão atraente.

Ainda assim, como não tive oportunidade de ler esse livro durante a adolescência, mergulhei de cabeça na leitura e encarei como uma grande oportunidade de aprendizado.

Na minha visão o enredo em si ficou mais interessante da metade do livro em diante, mas não há dúvidas que é um livro de muito conteúdo filosófico, que todos deveriam ter a oportunidade de ler.

Foi muito enriquecedor percorrer a história da
filosofia em ordem cronológica e de maneira
lúdica.

Sofia e Alberto deixarão saudades! Com certeza será um livro a ser relido daqui a alguns anos, pois imagino que uma segunda leitura possa trazer uma perspectiva diferente.

Rafysa0 04/08/2023

O "fantástico" mundo de Sofia.
Caso me fosse pedido para definir o livro em poucas palavras, eu diria que é um livro incrível, dinâmico, didático, inteligível, completo de reviravoltas e que traz conhecimentos que levarei para a vida.

O livro mostrou-se como uma espécie de Sócrates, utilizando o método maiêutica. Quando Alberto questionava a Sofia, parecia que a pergunta estava direcionada a mim mesma, a leitora, e assim, me levava ao entendimento e compreensão por conta própria antes mesmo da conclusão de Alberto em muitas das vezes.

Apesar de uma escrita boa, o livro necessita de disciplina, uma vez que o mesmo, é extremamente longo e denso, o que torna, às vezes, bastante cansativo, tendo me feito quase abandonar a leitura devido tamanha enrolação na história de Sofia - Hilde.

Ademais, o livro me proporcionou momentos incríveis de reflexão. Agradeço a Jostein Gaarder por esta obra incrível.
Ana Maria 04/08/2023minha estante
Parece ser muito bom

Roarezito 04/08/2023

Sem conclusões precipitadas e necessidades
A obra em questão agrega uma ampla gama de elementos intrínsecos à jornada acadêmica filosófica. Sob uma perspectiva lúdica, revela-se uma perspectiva engenhosa sobre a construção do saber, caracterizada por sua volatilidade e variabilidade, em consonância com o potencial desenvolvimento das Sofias.

Indagação finalizadora: "um dia vou achar A RESPOSTA para as minhas perguntas?"

Fabianne 01/08/2023

Uma lente que possibilita ver o invisível aos olhos
O Mundo de Sofia, escrito em 1991 pelo norueguês Jostein Gaarder, é uma viagem maravilhosa dentro da história da filosofia.
A personagem principal é Sofia Amundsen, uma menina de 14 anos que mora na Noruega com sua mãe Helene Amundsen e seu pai que está numa eterna viagem a bordo de um navio.
Tudo começa quando numa manhã ela vai até a caixa de correio e encontra um bilhete questionando-a:
-Quem é você?
A partir desses questionamento, uma viagem filosófica tem início.
Tudo nesse livro é estratégico e voltado para filosofia. Desde nome da personagem ?Sofia?, que no grego significa sabedoria, até a própria existência dela e do seu mentor Alberto Knox.
Este é um livro que te provoca o tempo todo, te tira da sua zona de conforto, te faz questionar, abre os olhos que talvez foram fechados na sua infância, afinal, ?...tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas.?
Henrique Sanches 02/08/2023minha estante
Adorei a resenha!!!! Adoro a filoSofia

Fabianne 02/08/2023minha estante
Obrigada. Amei esse livro.

Max 24/11/2023minha estante
Ótima resenha! Adoro esse livro!?

Itaci.Gomes 31/07/2023

O mundo de Sofia
Este livro foi a história mais original e informativa que eu já li, não tem como não se surpreender em como o autor contou a história de Sofia Amundesen e como todas as suas descobertas fizeram seu mundo literalmente virar do avesso.

Leonardo1263 30/07/2023

Um lindo convite
Aos fãs e interessados no maravilhoso mundo da filosofia merecem e devem ler essa edição. Aos jovens que ainda precisam conhecer as histórias da humanidade, aos mais experientes que ainda não conhecem, essa é uma ótima, simples e direta oportunidade de se maravilhar pelo mundo do conhecimento.

Próximo de seu aniversário de 15 anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartas estranhas, com perguntas complexas sobre sua própria existência, de onde vem, quem somos e todas as questões filosóficas que poucos questionam. Ao passo que Sofia começa a descobrir seu remetente, se envolve em um curso filosófico, um tour na esteira do conhecimento e saberes filosóficos ocidentais. Partido desde antes de Sócrates, passando por grandes pensadores como: Platão, Aristóteles, Jesus, Paulo, Santo Agostinho, Hegel, Hobbes, Kant, Sartre, Descartes, Darwin, Freud, Espinosa, Niethzsche, Marx, Berkeley, Simone de Beauvoir entre muitos outros... é uma viagem completa de forma muito orgânica e nos provoca a sair da nossa bolha de pensamentos e entender muito mais o ser humano, seus comportamentos e nossos costumes sociais. Leiam, agreguem um pouco mais de conhecimento, se surpreenda com informações interessantes e relevantes.

Mikleine 30/07/2023

O plot desse livro > ????? Não desçam da pelagem do coelho
A trama nos apresenta a Alberto e Sofia que embarcam numa viagem pela história da filosofia. A trama em si é bem desenvolvida em alguns momentos e em outros nem tanto. O mistério que envolve a personagem Hilde é muito envolvente e quando é revelado o plot faz o leitor repensar sua existência de tão óbvio que estava, eu fiquei indignado que eu não pensei naquela possibilidade ?. O desfecho não é tão bom mas no geral o livro é uma ótima introdução para o pensamento dos filósofos. Me fez pensar muito.

????