O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Maria20674 15/03/2024

Acho que esse é um dos melhores livros que já li, apesar de ser uma leitura cansativa, é interessante e a história por trás de toda a explicação filosófica te prende bastante, me deixou de ressaca literária por um bom tempo porque toda a filosofia te faz ficar bem pensativa e querendo ler mais o livro pra descobrir quem esta por traz da história de Sofia e etc etc, podem ler

@oelailton 15/03/2024

Um livro além de si mesmo.
Que experiência maravilhosa foi ter lido "O Mundo de Sofia". A passagem dessas páginas nos transporta diretamente para a vida de Sofia Amundsen, uma garota que começa a receber cartas e cartões-postais misteriosos, enquanto aprende a história da filosofia e precisa resolver um caso (afinal, quem está enviando essas cartas e postais?). O livro nos ensina de forma bem didática e lúdica o que a filosofia tem de mais lindo: o ato de pensar por si mesmo, questionar-se para entender-se.

Sofia nos representa, pois buscamos conhecer o mundo apesar de tudo à nossa volta nos desmotivar e nos fazer pensar em apenas aceitar o que nos é incumbido, o que acontece com o passar da idade. Por isso, como pedagogo, mantenho uma frase de um dos personagens sempre comigo: "A criança pequena tem menos preconceitos que tu. Resta saber se a criança não é também o maior filósofo. Uma criança não tem opiniões preconcebidas. E isso, minha querida Sofia, é a primeira virtude em filosofia. A criança vive o mundo tal como ele é, sem acrescentar às coisas mais do que o que vê." Por isso, pensemos sempre "como crianças!"

Afirmo com toda certeza que saio destas páginas de um jeito completamente diferente do que entrei, e obviamente, para melhor. Devo relê-lo em algum momento, pois é um livro que se deve experimentar mais de uma vez (acredito que quanto mais, melhor). Um livro lindo, didático e, acima de tudo, transformador.
O Mundo de Sofia é apaixonante.

Ceci Moura 14/03/2024

É clichê, mas esse livro mudou minha visão do mundo
"O Mundo de Sofia" tem um ótimo propósito de apresentar a filosofia ao público jovem de um jeito mais dinâmico e faz isso muito bem.
Foram tantos os trechos que destaquei, me fizeram refletir e mudaram minha visão crítica do mundo...
Minha única crítica é que senti falta de mais coisas sobre a filosofia do século XX, mas não que isso tenha prejudicado a leitura.
Marconi Moura 16/03/2024minha estante
?????

Lorenza 14/03/2024

Oi, Sofias.
"Você está acompanhando, Sofia?" É a pergunta que o autor de cartas filosóficas traz para a protagonista do livro, mas parece que é feita pra gente o tempo inteiro.

O primeiro capítulo tem 8 páginas e faz questionamentos sobre:
- Cérebro humano: máquina ou não?;
- Fim do mundo;
- Quem sou eu;
- O que fazemos para disfarçar um buraco causado pelo afeto;
- O homem nasce bom e a sociedade o corrompe?;
- Até onde o meu nascimento define a minha vida;
- Justiça universal;
- Insatisfação com o próprio corpo;
- Fuga de pensamentos desconfortáveis;
- Vida após a morte;
- A morte e sua função no sentido da vida;
- De onde vem o mundo?
- Importância do questionar;
- Eternidade;
- O nada;
- Divindade;
- E por aí vai.

Além disso, já taca-lhe logo um mistério na cara pra resolver: quem é Hilde Knag?

Quase dei 4 estrelas, porque o livro começa com o ritmo muito bom, mas pro meio fica um pouco lento e repetitivo.
Mas eu adorei a visão filosófica apresentada de forma tão divertida e didática.
Tem alguma novidade pra quem tem familiaridade com o mundo filosófico? Não.
Mas o livro pra mim foi sobre perspectivas e acesso a diferentes níveis educacionais e faixas etárias.
Eu gostei bastante disso.

Abraço grande para todos nós que a partir da primeira página nos tornamos também Sofias.

Recomendo.

Winne.Cardoso 11/03/2024

Viagem
Comecei a ler no início do ano, certamente um livro extenso mas completamente fascinante. Viajamos através da história junto com Sofia e Albert, cada capítulo trazendo um conteúdo sobre a Filosofia e a Sociedade, o que fomos, o que somos e pensar sobre o que seremos. Uma das minhas melhores leituras.

Melissa.Maraschin 11/03/2024

Meu livro favorito de todos os tempos, gosto de reler ele às vezes, a história é encantadora e também ensina muito sobre a filosofia.

Matheus656 09/03/2024

Introdução a Filosofia
O livro apresenta uma visão superficial da filosofia, passando pelos principais avanços no pensamento humano. a história do livro é muito boa, fiquei um pouco decepcionado com o final, porém, ele é totalmente justo. Deveria se tornar uma leitura obrigatória nas escolas.

jennibel 09/03/2024

9,5
Filosofia de forma simples e fácil compreendimento. Me lembrou muito ''Alice no país das maravilhas.'' O jeito maluco, mas filosófico, dá para aprender muito e se misturar muito com o mistério e o suspense. O final completamente inesperado e acho que foi o único que quebra a terceira parede assim ao qual tive a oportunidade de ler.

Lindo lindo lindo e que a gente nunca perca a arte de se questionar e de buscar ser filósofos. De nos interrogar sobre essas coisas da vida.

Beatrizzn0 08/03/2024

A história é interessante, mas como é dita é um pouco confuso para pessoas que não são acostumadas com a filosofia. O diálogo é um pouco forçado quando chega nas páginas 200 pra cima, fora que a personagem principal tem atitudes que não condiz com a sua idade e acaba parecendo uma "criança".
Adorei cada parte que falava sobre Sócrates, Aristóteles e Platão, conseguiu me prender o suficiente pra mim querer terminar esse livro.

Manu Tavares 05/03/2024

Foi um livro que por muitas vezes senti ser algo com dialogos meio forçados, dialogos devagar. A historia começou a ficar boa a partir do momento que o plot foi descoberto, mas tambem temos que reconhecer que eh um bom livro para ensinamento de filosofia para jovens, tem uma linguagem bem acessivel.

Amanda.Amaral 03/03/2024

Um livro que agrega
Um livro extenso mas que vale a pena a leitura. Indico para quem busca uma introdução leve e acessível à filosofia.

kittyleitora 02/03/2024

Sofies Werden (O Mundo de Sofia)
Esse livro divide a opinião de várias pessoas. Eu ressaltarei os pontos positivos sobre: A construção e o desenvolvimento dos personagens é muito bom de se observar, é possível ver várias mudanças neles; A ambientação é ótima, sendo na Noruega e contendo diversas descrições (o que pode ser uma faca de dois gumes, pois isso ajuda e, ao mesmo tempo, pode prejudicar a leitura); E o principal a se destacar são os ensinamentos de filosofia.
Agora temos as coisas que me decepcionaram sobre o livro. Iniciando com a lenta escrita do autor na boa parte do livro, o que me desmotivou a ler, e a falta do que esse livro tinha se proposto a ser: um romance. Eu só vi um romance mesmo ocorrendo entre a Jorunn e um menino lá nas últimas páginas. Mas aquilo parecia mais só os "hormônios a flor da pele". Esse relacionamento também me incomodou pois os dois eram menores de idade e me incomodou de ver a menina dizendo que estava grávida tão nova, indicando que fez sexo.

Gucordeiro 02/03/2024

Vale muito a leitura
Uma jornada pela filosofia ocidental, explicada de forma simples, leve e interessante. Eliminadas as exceções, você certamente sairá da leitura sabendo alguma coisa da qual não sabia antes. Acho que é difícil encontrar uma outra leitura sobre filosofia que seja tão divertida.
Os pontos negativos ficam na perceptível parcialidade do autor em alguns tópicos, e sua visão ?evolucionista? da história. Além disso, dá pra dizer que as partes que não envolvem filosofia diretamente podem se tornar bobas ou entediantes demais. Isto se explica, claro, quando se lembra que o público alvo inicial do livro era os jovens e adolescentes. Mas não desanime quanto a isso, quando ele envereda diretamente na filosofia, o discurso alcança uma complexidade e profundidade bastante suficientes.