Login

Resenhas
Recentes
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |

fabriciovalerio 06/08/2014

A história da filosofia transmitida de uma maneira fascinante
Confesso que não esperava me surpreender com o desfecho deste livro. Achava que iria ler uma história pouco empolgante com a filosofia como pano de fundo. Porém estava totalmente enganado. Apesar de se tornar um pouco enfadonho em alguns momentos, por se tratar de um extenso livro sobre a história da filosofia, o enredo contado em paralelo torna a leitura mais instigante.
Tudo começa pouco tempo antes do aniversário de quinze anos de Sofia, quando ela encontra um bilhete anônimo na sua caixa de correio. O bilhete continha a seguinte pergunta: "quem é você?"
Uma série de outras estranhas correspondências começaram portanto a invadir sua caixa de correio: cartas de um misterioso filósofo e postais que um major lhe enviava do Líbano. Sofia deveria entregar os misteriosos cartões para a filha do major, que se chamava Hilde e que completaria quinze anos no mesmo dia que ela. Mas Sofia não tinha a menor ideia de quem era aquele major nem sua filha.
O major passa a conhecer todos os detalhes da vida de Sofia mesmo estando tão distante no Líbano. O mistério fica ainda maior com o passar dos capítulos. Em determinado ponto da história, Sofia descobre a verdade por trás de todo aquele enigma. É quando coisas surpreendentes começam a se manifestar para a garota. O autor começa então a contar uma história ainda mais alucinante e um final extraordinário está por vir.
Paralelamente à enigmática história de Sofia, Jostein Gaarder vai nos contando a história da filosofia desde os primeiros filósofos, passando por Sócrates e seu discípulo Platão, por Aristóteles, Marx, Darwin, Freud, entre outros pensadores ocidentais, até chegar nos filósofos existencialistas. Fazemos uma viagem filosófica através da antiguidade, do renascimento, do barroco, do iluminismo, do romantismo e do século XX.
Em muitos momentos, o livro nos faz parar para filosofar sobre nós mesmos, sobre a existência, sobre a alma, sobre o universo. Ele nos leva a refletir junto com os pensamentos filosóficos, ao mesmo tempo em que vai nos envolvendo através dos segredos e surpresas por trás do Mundo de Sofia.
Referente à parte filosófica, minha parte preferida foi sobre Platão. Para este filósofo a realidade se divide em duas partes: o mundo dos sentidos, que é o mundo material em que podemos usar os nossos cinco sentidos, e a outra parte é o mundo das ideias, que não pode ser conhecida através dos sentidos. E, segundo Platão, por nossa alma não ser material, ela pode ter acesso ao mundo das ideias. Também gostei muito de ler os capítulos que abordam os pensamentos de Darwin e Freud.
O Mundo de Sofia é um livro profundo que me ensinou filosofia de uma maneira fascinante.
Não poderia deixar de mencionar que Gaarder me conquistou de vez com o final dessa história.

Ana 05/08/2014

Meu Mundo de Sofia
Desde cedo me interessei por Filosofia e sempre vi com tristeza o fato dela se encontrar tão distanciada da maioria das pessoas. Os pensadores me ajudavam tanto a compreender esta complexa condição de estar no mundo, que eu tentei dividir suas ideias com outras pessoas, mas elas quase sempre reagiam negativamente a comentários de cunho filosófico, considerando esta uma área muito hermética, reservada somente para nerds. Então os filósofos passaram a ser meus amigos ocultos... até que conheci Sofia.
O livro de Jostein Gaarder surgiu um dia, repentinamente, diante de mim, numa livraria. Ou, melhor dizendo, eu surgi diante dele. A capa e o nome chamaram minha atenção, então li a contracapa. Obviamente, levei-os para casa: Gaarder, Sofia e a Filosofia.
Então adorei o que li! A Filosofia para leigos, para todos, inserida na vida de uma menina! A Filosofia simplificada, mas sem perder sua profundidade; aplicada à forma de ver o mundo; apresentada de forma leve, divertida, agradável, sem fugir de sua natureza questionadora.
Vivi alguns dias com Sofia e alguns dos principais filósofos, agradecendo ao Autor por trazer a tantas pessoas as mesmas alegrias que permearam minha vida: a alegria de aprofundar temas existenciais importantes, de refletir sobre a natureza e as relações sociais, de admirar a capacidade da inteligência humana.
Encerrei o livro desejando que cada vez mais pessoas visitassem o mundo de Sofia e vissem o quanto ele é belo, rico e desafiador, trazendo-o, então, para fazer parte de suas vidas, tornando-as, desta forma, mais significativas e compreensíveis.

Rafael 03/08/2014

Fantástico!
O livro é realmente fantástico. O desenvolvimento da história, o suspense, e tudo relacionado a filosofia. Uma verdadeira aula acessível de filosofia ministrada pelo genial autor Jostein Gaarder. Aós ler este livro, nos sentimos mais conectado ao mundo intelectual das idéias, e mais inteligentes. Realmente vale a pena!

Matheus Valei 02/08/2014

Questionamentos para a vida
Um livro extremamente importante,questionador,estimulante para o ser humano se conscientizar e se perguntar o que faz aqui,para onde vai,o que almeja,o que é esse mundo em que vivemos... É como se fôssemos a protagonista Sofia,percorrendo os caminhos difíceis e tortuosos em busca dessas respostas,procurando desvendar as incógnitas da vida.

Jaqueline 29/07/2014

Esse livro é incrível, por mais que você odeie filosofia vai passar a gostar depois dele.A história me prendeu muito,e com certeza aprendi coisas com Alberto e Sofia que nenhum outro professor poderia me ensinar.Excelente.

3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |

Publicidade

logo skoob beta
"O encontro dos livros com a web"

Ministério da Cultura