O Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia ...
4.30747 25755

Resenhas - O Mundo de Sofia

Mary 02/02/2015

O Romance da história da filosofia...
Desde o jardim do Éden, passando por diversos filósofos e pensadores, até chegar nos dias atuais. O Mundo de Sofia é um romance que trás a história da filosofia através da personagem titulo que de maneira fácil propõe questionamentos profundos e analises complexas.
Uma leitura clássica e que deveria ser explorada em diversas etapas da vida de um individuo!

Cris 01/02/2015

O mundo da filosofia
Comecei a ler o livro com outra ideia na cabeça... Pensei que seria mais um livro de literatura estrangeira, mas na verdade, se trata de uma aula de história. Acabei gostando do livro, porque achei interessante a forma que o autor resumiu vários filósofos e as épocas históricas ao longo dos anos. Recomendo pra quem gosta de história e filosofia, e principalmente pra quem não conhece muita coisa sobre estas áreas. É um livro que te faz pensar.

Crislane 27/01/2015

O livro é bom para quem está começando a se interessar por filosofia, quem já tem uma certa carga de conhecimento não vai encontrar nada de novo. a história até te prende no começo e vai te deixando cada vez mais curioso, mas pra mim o final foi meio fraco. A mensagem que o autor quer passar é muito interessante, mas mesmo assim não não entrou nos meus favoritos.

claudio.louzd 25/01/2015

Filosofia para principiantes
Ótimo meio de se introduzir ao fascinante mundo da Filosofia, desmistificando que seria algo aborrecido. Leve.

Fernanda 16/01/2015

"Uma das mais importantes tarefas da filosofia é advertir as pessoas quanto ao perigo das conclusões precipitadas."

Tati Onofre 04/01/2015

Show
Excelente leitura que mescla aprendizado de uma forma leve e envolvente. Amei!

Jewzinha 02/01/2015

Simplesmente Amei, confesso que no inicio achei meio chato, mas depois ele me surpreendeu totalmente. É o tipo de leitura q você entra, como se estivesse vivendo a historia junto com a personagem.

Sara Muniz 30/12/2014

Resenha - O mundo de Sofia
Resenha
Finalmente a resenha de O Mundo de Sofia! Bom, esse livro foi escrito por um norueguês e é justamente na Noruega onde se passa a estória. Começamos conhecendo Sofia, que logo fará 15 anos. Ela mora com sua mãe e tem uma melhor amiga. Até que um dia, quando ela vai checar a caixa de correio, se depara com um pequeno envelope que dizia "De onde vem o mundo?". E nos dias que seguiram, ela encontrou outros envelopes semelhantes com perguntas nesse mesmo estilo. Aquele tipo de pergunta que nós não sabemos a resposta, sabe? Logo começaram a chegar envelopes maiores com verdadeiras aulas de filosofia, todos endereçados à Hilde. Sofia não fazia ideia de quem era essa Hilde e tinha uma enorme curiosidade de saber quem é que entregava os envelopes, já que não havia o nome do remetente.

Passa um tempo e Sofia descobre quem é o professor de filosofia e que ele se chama Alberto Knox. Ela começa a se encontrar pessoalmente com ele e ele lhe dá aulas particulares. Durante essas aulas você também tem aulas e aprende muito sobre filosofia e filósofos importantes - e lógico - sobre os estudos e fundamentos deles. Só esses fatos já deixa você maravilhado pelo livro, mas mesmo assim ainda não temos resposta de porquê aquele professor está fazendo aquilo e se empenhando de verdade em dar aulas para Sofia Amundsen.

Mas as suas dúvidas pioram quando Sofia está indo encontrar o professor e sempre vê cartões postais no caminho (na rua, preso em uma árvore, etc) e que são endereçados à ela e à Hilde. Os bilhetes sempre dizem que o "papai está com saudades, Hildinha. Estarei aí para o seu aniversário de 15 anos no dia 15 de julho", e fato: O aniversário de 15 anos de Sofia também é 15 de julho!

Depois você descobre de onde vem esses cartões postais e a coisa horrível que tem por trás deles. Não posso dar spoilers, mas à princípio é uma coisa que você não consegue aceitar após ter se apegado tanto a Sofia, mas depois você vai achar a coisa mais incrível do mundo e achar o autor um gênio extraordinário.

A teoria do pelo do coelho
Essa foi umas das coisas que aprendi com o livro que mais me chamaram a atenção. Essa teoria diz basicamente que quanto maiores (de idade) somos, mais perto do couro cabeludo e afundados estamos, pois já temos nossas opiniões e argumentos fechados sobre muitas coisas, mesmo que achemos ser "cabeça aberta". E as crianças, como ainda estão conhecendo tudo, estão bem na ponta do pelo dele. Mas quando começarem a envelhecer e parar de formar novas opiniões, vão descendo também. Ele menciona que alguns filósofos tentam voltar para a ponta dos pelos novamente, mas que é muito difícil e que às vezes acabam caindo novamente para a base.

"Tudo flui. Tudo está em movimento, e nada é para sempre. Por isso não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, pois, quando mergulho no rio pela segunda vez, já não sou o mesmo, assim como o rio." - Heráclito.
"Mais sábio é aquele que sabe que não sabe." - Sócrates.

✖ Avaliação da escrita: Infelizmente não tem como comentar muito sobre isso, já que o livro foi traduzido do norueguês, mas creio que a escrita do autor não tenha sido muuuuuuito alterada. Sendo assim, eu gostei bastante da escrita.

✖ Avaliação do Enredo: Mais que incrível, sem palavras para descrever! (Na verdade não tem como descrever sem dar spoilers). Se você está pensando que é só mais um livro chato sobre filosofia, você está muito afundado na pelagem do coelho, pois esse livo é sensacional! Como eu havia comentado na resenha em vídeo (que eu excluí), achei meio estranho a Sofia ser inteligente demais para a idade dela em relação à filosofia, mas é só isso.

✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
Porque esse livro é excelente! Eu adoro filosofia, eu adorei a Sofia, eu adorei o gostinho de mistério e a euforia para desvendá-los. O livro é genial e todas as pessoas no mundo deveriam ler u.u

site: http://interesses-sutis.blogspot.com.br/2014/12/resenha-o-mundo-de-sofia.html#more

Letí­cia 28/12/2014

Um passeio pela filosofia
É, o livro inteiro irá falar sobre os grandes pensadores, os filósofos de todas as épocas.
Foi interessante a leitura para ter essa noção cronológica e das ideias condutoras do pensamento filosófico durantes as eras.

Senti falta de um grupo para discutir o que ia lendo, pois como são várias informações, muitas informações mesmo, a maioria acabou perdida em algum lugar da minha cabeça, ou nem chegou a ficar nela. Teria gostado muito de ter lido esse livro antes de minhas aulas de filosofia na faculdade, ia conseguir "linkar" melhor as ideias e seria um pouco mais divertido que ler somente Marilena Chaui em seu livro Convite à filosofia.

Amei também os artifícios usados pelo filósofo exclusivo da Sofia, pois ele apresenta experimentos físicos feito com óculos, rampas e inúmeros objetos para deixar claro os pensamentos sobre o mundo e as leis da física de Galileu e alguns outros. Quem dera os professores usassem mais esse tipo de metodologia, tive professores assim e eles permanecem em minha memória e uma grande parte das informações por eles passadas ainda são lembradas por mim.

Confesso que levei meses lendo esse livro, exatamente pela quantidade de informações e a falta de um coleguinha para discutir e aprofundar as ideias, em alguns momentos ele ficou enfadonho, é, chatinho mesmo, mas como me propus em terminá-lo antes do fim desse ano, meta cumprida!

site: http://li-e-indico.blogspot.com.br/2014/12/o-mundo-de-sofia-de-jostein-gaarder.html

Cláudio 26/12/2014

Comentários
Ótimo livro para quem quer uma ajuda na matéria de Filosofia para o Ensino Médio e Superior. O livro tem um belo e muito misterioso romance por Sofia, aquele que entrega as cartas e seu professor, o final é igual a qualquer outro ótimo livro, surpreenda-se com esse grande escritor e esse clássico livro que com certeza será passado para as próximas gerações.

Letícia 19/12/2014

O mundo de Sofia, expandindo minha visão de mundo
É complicado falar de um livro tão marcante na minha vida e abrangente. Eu li este livro quando tinha uns onze anos achando que era um romance comum, por que meus irmão e mãe liam e não respondiam minhas perguntas sobre o livro. Eu não tinha a maturidade necessária, para entender o livro, porém ele mudou a minha forma de ver o mundo, abriu a mente para possibilidades. E eu sempre fui muito de perguntar e tinha até uma professora que me chamava de Marcelo Marmelo Martelo, por que dizia que eu perguntava demais (eu nunca entendi a relação entre as duas coisas), mas eu estava me sentindo mal com isso. Mas o mundo de que é um romance sobre filosofia caiu como uma luva para aquele momento que eu vivia. E identifiquei muito com ela, e não me senti tão sozinha nas minhas questões, além de invejar muito a menina receber cartas aquelas cartas sobre filosofia.
Além do mais foi muito útil, eu usei o que li durante toda a vida escolar e uso até hoje, para entender várias coisas, me é muito útil, facilitou ou deu bagagem para eu entender e ter mais facilidade com leitura e teoria. Ou apenas abertura e consciência para procurar e pesquisar. Até no meu curso de teatro, as outras pessoas estranham muito ler e analisar as peças mas refletir sobre o que me cerca não é tão estranho, e este livro tem grande responsabilidade por isso. É com certeza um dos livros que mais me influenciou e ajudou.
Além do mais é muito bom ser introduzido em filosofia através de um romance cheio de paixão e não apenas do jeito convencional. De o professor for bom, saberá trazer a dinâmica necessária, se não fará o aluno detestar, eu mesma que estava super ansiosa para ter filosofia a escola me decepcionei um pouco com a abordagem do professor que mais passava por fatos e os cobrava numa prova e falava de pensar como alguns falam sobre roupa: limitando tudo a bom gosto e mal gosto.
Já o livro traz uma menina na sua vida, descobrindo a filosofia, deixando que ela entre no seu cotidiano e tentará descobrir o mistério sobre um lenço, cartões postais, cuja dona ganhará um presente de aniversário. O que dá certo mistério e ação a história, que é mais do que um simples informativo de filosofia. E o final é incrível, genial!

site: http://wwwtrespontos.blogspot.com.br/

feliciafc 18/12/2014

Livro não me prendeu na leitura.
Esse livro foi o tipo de livro que eu li, cansei, li de novo, parei, mas na minha teimosia de insistir em um livro chato peguei de novo pra ler, e no final pulei pras últimas páginas logo.
É isso que eu tenho a dizer desse livro. Chato.
A não ser que voce goste de filosofia, ele tem longas e longas aulas de filosofia, chega uma hora que voce começa até a pular as letras em itálico de tão cansativo.
Acho que não tenho a intelectualidade necessária para me apaixonar por esse livro.
Fran 21/01/2015minha estante
Eu li, e confesso que fiquei completamente envolvida pela história. É incrível, incrível!

Maci Novais 19/11/2014

É tão bom fazer um passeio filosófico de forma suave e é despretensiosa.Eu indico esse livro para qual quer pessoa que esteja iniciando seus estudos filosóficos.

dani sofe 17/11/2014

A historia da filosofia
Sofia Amundsen é uma jovem de 14 anos,que leva uma vida completamente normal até que um dia recebe um bilhete em sua caixa de correio,nele há uma pergunta :
QUEM É VOCÊ?
Sofia fica muito intrigada com essa pergunta logo apos ela recebe uma outra carta,mas nessa ela descobre que a partir desse dia ganharia um curso de filosofia,ela até poderia ter recusado,mas fica tão interessada que decide continuar,mesmo que não faça ideia de quem seja o seu professor.
Ela foi recebendo mais cartas e alguns postais que chegavam do Líbano para uma tal Hilde que Sofia não faz a menor ideia de quem seja,só que fazia aniversario no mesmo dia que ela. Assim Sofia se vê envolvida em um grande mistério.
A historia começa falando dos primeiros filósofos e suas eternas duvidas:de onde vem o mundo? existe ou não um Deus? Ou do que são feitas as coisas ao nosso redor? E assim ela vai aprendendo as varias teorias que esses filósofos desenvolveram e qual a importância que tiveram nas coisas que sabemos hoje em dia. Gaarder conta a história da filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos,de maneira acessível a todas as idades.
Uma historia com uma escrita perfeita que prende o leitor de começo ao fim,e vai lhe fazer pensar de uma forma diferente após lê-lo.Eu amei cada parte da historia e tudo que aprendi com ela.O final é surpreendente, e eu também amei demais.Recomendo que todos leiam que essa história é perfeita.

site: http://infinitoinesperado.blogspot.com.br/

Jessyca 16/11/2014

O que dizer do xodó da minha estante?
O adquiri em um sebo ainda na juventude, e tudo o que posso dizer, inicialmente, é que foi definitivamente uma experiência de leitura diferente de qualquer outra que já tive. Um livro sobre a história da filosofia que é um verdadeiro alimento para o pensamento. "O Mundo de Sofia" me empurrou do penhasco abrindo minha mente de uma forma inimaginável na minha limitada cabecinha de 13 anos.

logo skoob
"A rede social é perfeita para amantes da leitura"

Blog do Curioso - IG