Através do Espelho

Através do Espelho Jostein Gaarder

Resenhas - Através do Espelho

Fran Kotipelto 28/01/2011

I did not believe because I could not see

"Todas as estrelas acabam caindo. Mas uma estrela é apenas uma pequenina centelha do grande facho de luz que há no céu."

Sem dúvida nenhuma o livro mais triste da obra de Jostein Gaarder,"Através do Espelho" conta a história de Cecília Skotbu, uma garotinha que passa a maior parte do tempo deitada em seu quarto,Cecília está morrendo devido a um câncer em fase terminal,debilitada ela começa a receber visitas do anjo Ariel,durante essas visitas Cecília começa a descobrir segredos de sua própria existência, enquanto anota tudo em um caderninho...

Gaarder com estupenda habilidade nos mostra que sentir e viver apenas nos prepara para o grande entendimento,e fato mais absurdamente real é que "enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse eespelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos."

É preciso coragem,inteligência,audácia,na medida certa para construir uma obra como essa,e Gaarder mais uma vez mostrou seu potencial,a história da pequena e cativante Cecília é uma preparação para a morte e por isso é também um mergulho na vida.Os vestígios estão se esvaindo e Cecília como quem viaja,vai analisando tudo,atenta a cada detalhe,aproveitando cada suspiro em busca do conhecimento,e é através de seu olhar profundo que o outro lado do espelho se torna um pouco mais claro para nós,mostrando que podemos sim vislumbrar o outro lado do espelho enquanto estamos vivos,com saúde,e acima de tudo dispostos a ser uma luz na escuridão.

Nós não vemos as coisas como elas são, nós as vemos como nós somos,e pessoas como Cecília sem grandes esperanças,esperam que sejamos melhores a cada dia,que possamos então não ofuscar a nossa imagem diante do imenso espelho que é a vida,porque o que fazemos em vida ecoa pela eternidade,e todas as estrelas acabam caindo. Mas uma estrela é apenas uma pequenina centelha do grande facho de luz que há no céu.
Jow 28/01/2011minha estante
Emocionante, singela, profunda... verdadeira!
Tomara que sua resenha seja lida por pessoas que realmente precisem escutar essas palavras. Sua resenha Fran, é um encorajamento para a leitura e um proposital desafio para olharmos a vida de um modo diferente. Te dar parabéns é muito pouco...
Quanto a Gaarder, ele é um gênio e isso não há quem possa discordar.

Samy 29/01/2011minha estante
Muito boa sua resenha Fran! Vc escreve muito bem! Tocante.... Parabéns! ;)

Luh Costa 31/01/2011minha estante
Ainda não li esse livro *__*
Quando terminei de ler sua resenha fiquei com vontade de sair correndo e ir a livraria comprar o livro e começar a ler!

Paulo 28/03/2011minha estante
Adorei a sua resenha. Me deu vontade de ler a obra nesse exato momento. :)

Allyne 13/03/2013minha estante
GOSTEI MUITO.
Só conheço o livro o mundo de Sofia, do mesmo autor, mas quero muito ler esse!

Ana 07/08/2014minha estante
Linda resenha. Lindo livro.

Maisa 15/06/2017minha estante
O livro é realmente algo esplêndido, esuas palavras traduzem de forma clara o que é ler
" Através do espelho ". Parabéns!!!

Manu seti 28/04/2021minha estante
Uau, isso foi maravilhoso, sem palavras.

Marcela.Andrade 24/01/2016

É natal e Cecília adora o natal. Diz que tem cheiro, gosto e está ansiosa para saber se os seus pedidos de natal serão atendidos. Doente e sem poder sair de casa, passa maior parte do tempo no seu quarto. Entre os descansos e as visitas dos parentes ela faz anotações no seu caderninho chinês sobre suas reflexões e lembranças. Ariel é o seu mais novo amiguinho e conversas com ele a fazem refletir de forma bastante suave, intrigante e empolgante sobre como enxergar a vida, os seres, o passado, o presente e o futuro.
Através das divergentes teorias do criacionismo, evolucionismo, pansmermia... Jostein Gaarder nos apresenta uma linda e leve história sobre o todo.
É um livro fácil e bom de ler, mesmo aparecendo ideais teoricamente opostas e momentos tristes.
Ele fala sobre a morte? Sim e não só.
Sim, a morte está presente na história, mas mesmo sendo um tema triste é tratado de forma suave. Não só a morte, mais que isso. Percebi na história o amor nas grandes ações e nos detalhes mais sutis. Me levou a uma viagem curiosa através dos 5 sentidos e concluí que temos apenas 1 sentido, o ser. A maneira como as teorias do início da vida aparecem me fez por alguns instantes achar que cada uma foi a que verdadeiramente deu origem a tudo.
Tão cheio de possibilidades reais, fantásticas e fantasiosas que em poucas páginas tanto pode nos levar a grandes reflexões, como só à sensação gostosa de uma linda história.
Mais uma vez tive a sensação de que quando dizem que não podemos esquecer a criança que existe dentro de nós, isto está relacionado com a curiosidade, a vontade de descobrir, com o se permitir imaginar, não ter medo de arriscar, não achar que já sabe tudo, ter mais leveza...

Cecilia.Martins 04/02/2016minha estante
E tu nem me diz, né? ?

Cecilia.Martins 04/02/2016minha estante
Agora eu vi atitude! Rsrs ???

Marcela.Andrade 22/02/2016minha estante

Cecilia.Martins 26/03/2016minha estante
De postar a resenha, rapá! ;)

Marcela.Andrade 27/03/2016minha estante
Ahhh
:)))

giu 13/08/2021

eu gostaria de saber antes, então lá vai
aborda muitos aspectos e teorias religiosas católicas. claro, como é característico do josteein, é tudo abordado com muita fluidez e leveza tornando o conteúdo apropriado pra todos os tipos de idade. eu não sou católica, então não me identifiquei nem gostei muito desse livro, porque além de tudo tem um embasamento filosófico muito fraco (me decepcionei completamente. achava que garder abordaria assuntos mais voltados para a filosofia pela sinopse, mas estava errada.).
não recomendaria para um amigo! mas tem gosto para tudo
arthemis | @mistydisse 30/08/2021minha estante
SIM SIM SIM. Queria ter lido isso antes kkkk

giu 31/08/2021minha estante
E ainda achei muito mais voltado pro público infantil, os papos do anjo e da Cecília aaaaaaaa

Tonyfreitas 01/12/2013

Refletindo a alma.....
Através do Espelho conta a história de Cecília Skotbu. Eu não li a sinopse, que falava que Cecília passava quase o tempo todo em seu quarto, deitada na cama. Tampouco sabia que ela estava morrendo. E nem desconfiava que sua história era uma preparação para a morte e por isso também era um mergulho na vida. Na própria sinopse, acrescenta que ela morre como quem viaja, prestando atenção em tudo e que através de seu olhar profundo, o outro lado do espelho se torna um pouco mais claro para nós.

Eu não sabia de nada disso. Aliás, nem sei porque não li a sinopse. Acho que porque eu confio tanto na escrita de Jostein Gaardner, que sempre espero livros maravilhosos e surpreendentes.

Este livro não foi diferente. É um livro doce demais. Conforme você vai lendo, você percebe que a doença de Cecília foi toda muito rápida. Em setembro ela começou a se sentir mal e no natal, mal sai da cama. Sua avó bateu o pé e não quis que ela ficasse no hospital. Em casa, Cecília tinha todo o amor e carinho da família.

Na maior parte das vezes, ela parece não perceber que seu estado é irreversível. Sua mãe, sempre chorando. Todos fazendo seus desejos e vontades mais absurdos. Cecília era só mais uma garotinha com câncer, entre muitas crianças que existem no mundo. O diferencial no livro, é a visita de Ariel, um anjo dos céus que vem consolá-la e fazê-la pensar e refletir sobre a vida nesses últimos momentos.

Ariel foi muito mais do que um "anjo da guarda" de Cecília. Com ele, ela ganhou raros momentos mágicos de aprendizado e muitas pequenas alegrias nos momentos mais difíceis.

O livro tem um gosto agri-doce. Uma tristeza melancólica e principalmente a sensação de impotência ante à doença.

Ele é bem curtinho, li em duas horas, não vou nem tentar comparar com os outros que já li (O mundo de sofia e O dia do curinga), porque ele não é profundo como estes. Mas tem toda a leveza da história de uma menina que conheceu e teve o consolo do seu anjo nos seus últimos dias.

"- Uma vez ou outra, acontece que um ser humano ergue o olhar para a sua origem celestial. É como se Deus se visse ao espelho.
Cecilie suspirou.
- Céu e mar! - exclamou.
- Sim, como o céu e o mar.
- O quê?
- Como o céu se reflete no mar, Deus também pode refletir-se nos olhos dos seres humanos. Os olhos são o espelho da alma e Deus pode espelhar-se neles."

site: http://retalhosassimetricos.blogspot.com.br/2013/12/resenha-atraves-do-espelho-jostein.html
Cinthia G 01/12/2013minha estante
Aí Sammy nem ia pegar esse livro agora.. Mas depois dessa resenha , não tem como ..
Vc já leu ... Antes de morrer..

Tonyfreitas 01/12/2013minha estante
Ainda não li, Cinthia... É algum LV? Qual o autor? É bom?
Olha... Cada livro do Jostein que eu leio, eu aprendo uma coisa nova... Mesmo que seja um livro mais "fácil" de ler.

Patricia :) 21/06/2009

Segundo livro de Jostein Gaarder que li, e arriscaria dizer que é o meu favorito. Reli quase 10 vezes, de tão marcante que foi, e em todas elas me emocionei. O autor aborda a temática da morte de uma maneira tão singela que a ideia de morrer deixa de ser tão pesada, tão negativa. E, principalmente, mostra que viver intensamente é quase uma urgência. As anotações no caderninho da menina Cecília, que está prestes a morrer, são profundas, mas com tanta suavidade que dá vontade de que essa "viagem" com o anjo não termine, para nos fazer refletir sempre mais. Além disso, os ensinamentos da garota ao anjo também são de se fazer pensar. Uma bela tentativa de descobrir o que vem depois, o que há por trás do espelho...
Lore 17/12/2013minha estante
Belas observações, Patricia! Você conseguiu transcrever o meu pensamento em relação ao livro também. Percebi que no fim não fiquei triste pela morte da pequena Cecilia, Jostein soube nos preparar bem através do seu olhar tão além do que estamos acostumados a "enxergar". A sensação quando terminei de ler foi boa, e logo senti saudade das conversas entre Cecilia e o anjo Ariel, que por mim seriam infinitas, como você mesma disse. Com certeza nos permite refletir acerca de muitos aspectos da vida!

Thayná 05/03/2014minha estante
Amei sua resenha, você conseguiu me deixar mais ansiosa para ler esse livro.

Hugo 01/01/2017

O espelho da existência
Mais um livro do Jostein riscado da “lista de livros para se ler antes de morrer” e mais uma dose de sensações inexplicáveis. Como esse autor consegue me fazer sentir um pedacinho de algo tão grande? Que poder ele tem? Primeiro foi com O Mundo de Sofia e agora Cecília me emociona de uma forma tão delicada e até mesmo ingênua. Ela é uma garota debilitada por uma grave doença e encontra conforto no dia que Jesus nasceu. Entre tradições e anotações em seu caderninho de memória, um ser de um outro plano faz uma aparição que muda todo o caminho tortuoso da menina. Para melhor, é claro.

O debate filosófico travado durante a história serve para mostrar que a vida nada mais é do que um poço de perguntas inexplicáveis e são elas que nos movem. A nossa existência é um grande mistério. De onde viemos? Quem sou eu? Para onde irei depois de morrer? Para Cecília esses questionamentos são distrações, ela só quer melhorar e sair da cama. Esquiar e envelhecer, mas a sua perspectiva de presente e futuro muda quando um anjo apresenta-se a ela e pergunta se a menina dormiu bem na noite de natal.

Depois do choque da aparição, Cecília começa a interagir com o anjinho Ariel que está em todos os lugares ao mesmo tempo e já olhou nos olhos de Deus. É uma criação dele como todos os seres humanos, porém sem a liberdade de sentir e de compartilhar do mesmo mundo. É uma dualidade, os dois vivem em reflexos da criação. Frio e curioso, Ariel atravessa o espelho da existência e começa a questionar sobre os sentidos, sobre a carne e o sangue, e toda a complexidade da massa cinzenta humana! Em troca, ele ajuda a sua recém amiga a entender o porquê de viver, morrer e de se entregar ao destino porque respirar, abrir os olhos e enxergar, crescer é o mesmo que ganhar o mundo, até mesmo quando se parte dele.

Acho que todos nós devemos ter chance de entender a vida antes de partir e nada melhor do que um ser de um “outro plano” para preparar essa caminhada. Não sou religioso, mas acredito em um propósito e em um ser que olha por todos nós. Existem vários nomes para essa onisciência: Victor, Paulo, Larissa ou João. Deus, quem sabe, está espelhado em tudo. Em você que lê o que estou escrevendo e nas palavras que saem da minha mente. O fato é que nós passaremos para o outro lado do espelho e descobriremos o mistério do que é existir.
Ana Rosa 13/05/2018minha estante
Muitíssimo

Matheus.Freitas 05/03/2018

o espelho
O livro conta a história de uma mulher doente, e para piorar o seus problemas essa doença não tem cura, porém um anjo consegue fazer uma transição de vida com algumas lições. O livro indica que devemos olhar o outro lado da vida e nunca pensarmos só em nós mesmo!
Grace 04/04/2018minha estante
OK

A menina que ama ler 30/12/2017minha estante
Eu já não gostei de O mundo de Sofia

Garcia 17/01/2023

Deveria ter lido mais cedo
?Através do Espelho? foi publicado em 1993 por Jostein Gaarder (o mesmo autor de ?O Mundo de Sofia?), assim como o outro livro que o deu a fama, ?Através do Espelho? é um livro de filosofia com ficção infantil.

O livro contém muitos aspectos religiosos, principalmente do cristianismo. Para alguns, pode parecer um incômodo, mas para mim não foi. Como uma pessoa que cresceu sendo católica, ler esse livro fez a minha criança interior se sentir abraçada.

Durante o livro todo tem essa abordagem, a criança interior que todo mundo possuí. Sobre como as crianças são muito mais parecidas com os anjos do que os adultos, como Deus quer pessoas como crianças para viver no Paraíso. Como o castigo das pessoas é crescer.

E toda a forma como a morte de Cecília é tratada como algo delicado, mas leve o suficiente para uma criança ler é extraordinário.

Não tenho mais o que dizer, o livro é lindo, e me faz lamentar que eu não tenha ele comigo, ou que não tenha o descoberto mais cedo. Eu absolutamente recomendo, seu único defeito é que só consegue afetar um nicho específico.
Thaís Faria 17/01/2023minha estante
Eu amo esse livro ?

Davi.Melo 05/03/2018

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Resenhou o livro?
O texto não é esse. Espelho - Machado de Assis

Anað 08/07/2021

Sinceramente, eu demorei um pouco para pegar o ritmo do livro e quase desisti dele no começo, mas fico feliz que não o fiz porque o livro se mostrou muito mágico, incrível e que te leva a repensar muitas coisas da vida.
É um livro que te faz chorar, mas também sorri e que eu considero muito tocante.
Recomendo esse livro para todos que gostam de questionar e se aventurar nesses questionamentos sobre a nossa existência.
Sales31 13/07/2021minha estante
Aii, já tentei lê-lo tantas vezes mas acho que na época eu não tava muito pronta.

Carolina.Perdigão 20/07/2022

Livro lindo, bastante poético, daqueles que emocionam. Cada página é uma reflexão que nos traz. Fui tocada pela história.
Ahna Jehsk 20/07/2022minha estante
Coloquei na minha lista de quero ler pelo seu comentário sobre ele?

Emilly.Ester 05/03/2018

O livro conta a história de uma mulher doente,e para piorar o seus problemas essas doenças n tem cura, porém um anjo consegue fazer uma transição de vida cm algumas ligações.
O livro indica que devemos olhar o outro lado da vida e nunca pensarmos só em nós msm
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Conto O Espelho - Machado de Assis.

Evy 29/12/2010

Leitura rápida e típica de Gaarder: filosofia, mistérios e um bom drama. Este livro conta a história triste de Cecília Skotbu, uma encantadora menina que não viverá muito tempo. A cada dia ela fica mais fraca e já logo no início do livro está de cama, sem conseguir levantar-se nem mesmo para o almoço de Natal. Embora seu corpo esteja debilitado, sua mente é muito ágil e ela fica sempre muito atenta a todos os ruidos da casa e de seus familiares. Anota em seu caderninho, presente do médico que cuida dela, tudo que está acontecendo a sua volta nestes ultimos momentos de vida que lhe restam. Um belo dia, ela recebe a visita do anjo Ariel e com ele compartilha seus sentimentos e emoções, enquanto recebe de volta muitos conhecimentos sobre os mistérios dos céus, do universo e da vida. É uma bela história, com trechos das conversas entre Ariel e Cecília muito emocionantes e que nos faz refletir, como todo livro de Gaarder. Não é um dos que mais gostei dele, mas é uma leitura recomendada!