Através do Espelho

Através do Espelho Jostein Gaarder

Resenhas - Através do Espelho

Tonyfreitas 01/12/2013

Refletindo a alma.....
Através do Espelho conta a história de Cecília Skotbu. Eu não li a sinopse, que falava que Cecília passava quase o tempo todo em seu quarto, deitada na cama. Tampouco sabia que ela estava morrendo. E nem desconfiava que sua história era uma preparação para a morte e por isso também era um mergulho na vida. Na própria sinopse, acrescenta que ela morre como quem viaja, prestando atenção em tudo e que através de seu olhar profundo, o outro lado do espelho se torna um pouco mais claro para nós.

Eu não sabia de nada disso. Aliás, nem sei porque não li a sinopse. Acho que porque eu confio tanto na escrita de Jostein Gaardner, que sempre espero livros maravilhosos e surpreendentes.

Este livro não foi diferente. É um livro doce demais. Conforme você vai lendo, você percebe que a doença de Cecília foi toda muito rápida. Em setembro ela começou a se sentir mal e no natal, mal sai da cama. Sua avó bateu o pé e não quis que ela ficasse no hospital. Em casa, Cecília tinha todo o amor e carinho da família.

Na maior parte das vezes, ela parece não perceber que seu estado é irreversível. Sua mãe, sempre chorando. Todos fazendo seus desejos e vontades mais absurdos. Cecília era só mais uma garotinha com câncer, entre muitas crianças que existem no mundo. O diferencial no livro, é a visita de Ariel, um anjo dos céus que vem consolá-la e fazê-la pensar e refletir sobre a vida nesses últimos momentos.

Ariel foi muito mais do que um "anjo da guarda" de Cecília. Com ele, ela ganhou raros momentos mágicos de aprendizado e muitas pequenas alegrias nos momentos mais difíceis.

O livro tem um gosto agri-doce. Uma tristeza melancólica e principalmente a sensação de impotência ante à doença.

Ele é bem curtinho, li em duas horas, não vou nem tentar comparar com os outros que já li (O mundo de sofia e O dia do curinga), porque ele não é profundo como estes. Mas tem toda a leveza da história de uma menina que conheceu e teve o consolo do seu anjo nos seus últimos dias.

"- Uma vez ou outra, acontece que um ser humano ergue o olhar para a sua origem celestial. É como se Deus se visse ao espelho.
Cecilie suspirou.
- Céu e mar! - exclamou.
- Sim, como o céu e o mar.
- O quê?
- Como o céu se reflete no mar, Deus também pode refletir-se nos olhos dos seres humanos. Os olhos são o espelho da alma e Deus pode espelhar-se neles."

site: http://retalhosassimetricos.blogspot.com.br/2013/12/resenha-atraves-do-espelho-jostein.html
Cinthia G 01/12/2013minha estante
Aí Sammy nem ia pegar esse livro agora.. Mas depois dessa resenha , não tem como ..
Vc já leu ... Antes de morrer..

Tonyfreitas 01/12/2013minha estante
Ainda não li, Cinthia... É algum LV? Qual o autor? É bom?
Olha... Cada livro do Jostein que eu leio, eu aprendo uma coisa nova... Mesmo que seja um livro mais "fácil" de ler.

Patrícia 20/10/2013

Um livro com questões existenciais
Esse foi o primeiro livro que li do Jostein Gaarder, não sei se foi uma boa escolha.

A história é bem interessante. Os diálogos entre a menina e o anjo retratam questões que muitas vezes não paramos para pensar e valorizam as características do ser humano: as pessoas costumam almejar coisas impossíveis aos humanos mas esquecem das qualidades boas que passam despercebidas. O livro tenta nos mostrar o lado bom de sermos humanos, e isso é muito interessante.

Contudo, a obra também ressalta uma questão religiosa misturada com científica. Às vezes, eu a achava contraditória em si por tentar unir o criacionismo com o evolucionismo. Além disso, não compartilho de algumas crenças abordadas no livro, sentia vontade de argumentar com o autor. Mas, ainda assim, é bacana o modo como alguns dogmas são revistos e redefinidos.

Enfim, o livro é bom e possivelmente agradaria as pessoas que gostam de imaginar uma existência diferenciada, embora sem fugir dos critérios religiosos.

Calebe 20/08/2013

Livro "Através do Espelho" de Jostein Gaarder
O livro retrata a história da menina Cecília Skotbu, a qual enfrenta um câncer, ela passa o tempo todo em seu quarto, deitada na cama. Ela está morrendo. Sua história é uma preparação para a morte e por isso é também um mergulho para a vida. O estado de Cecília choca e comove sua família porém ela tem certeza de que irá melhorar, porém a família vê que é o fim. Certa noite Cecília se depara com Ariel, um anjo de Deus. E a partir de então ela começa a vê-lo com muita frequência. Com Ariel, Cecília tem momentos mágicos, de aprendizado e até mesmo de alegrias, juntos fazem pequenas viagens imaginárias, ela conversa muito a respeito da vida, de nossa origens, de onde viemos, para onde vamos. Fazendo então Ariel conhecer a vida terrestre, mas também Cecília questiona Ariel sobre a vida celestial, descobrindo como é a vida dos anjos e ver o significado de ter uma natureza incorpórea. Chegando Dezembro, todos estão em clima de Natal, cai neve lá fora, Cecília adora o Natal, adora a neve, porém não poderá sair da sua cama. O livro realmente não conta quando ela morre, mas pode-se entender nitidamente que a doença era câncer pelos sintomas que aparenta ao longo da história como cabelo faltando, a pele pálida, a fragilidade de sua saúde. Ariel então, seu anjo querido aparece para ajudá-la, consolá-la, e fazer companhia para seu destino, na qual terminará com seu sofrimento, ela morre como quem viaja, prestando atenção em tudo. Através de seu olhar profundo, o outro lado do espelho se torna um pouco mais claro para nós. Acredito que vale muito a pena ler este livro, vai mudar seu modo de pensar e agir! Recomendo! A baixo seguem as melhores citações contidas no livro:

"Pode perfeitamente dizer que o Mundo vai ao encontro da criança. Nascer significa ganhar o Mundo como presente."

“Mas a lua não tem luz própria”, protestou Cecília. “Ela é como um espelho que reflete a luz do sol.”
“Sim”, concordou Ariel, “mas o sol também não tem luz própria. Ele é apenas um espelho que reflete a luz de Deus.”

“Assim como o céu se espelha no mar, também Deus pode se espelhar num par de olhos humanos. Pois os olhos são o espelho da alma, e Deus é capaz de se refletir numa alma humana.”

“Nem sempre a gente pensa no que está fazendo. Ás vezes a gente tropeça nas palavras.”

“Não é engraçado que a gente fique com lágrimas nos olhos porque gosta muito de alguém?”

“Talvez uma coisa bonita ás vezes nos deixe tristes porque sabemos que não vai durar para sempre.”

“O tempo é como um rio que corre sem parar, levando todo o mundo embora, gerações e gerações.”

"A cada segundo, Deus sacode a manga do paletó e solta algumas crianças novinhas em folha, que caem no mundo. Abracadabra! E a cada segundo algumas pessoas também desaparecem. É uma longa fila, Cecília, longuíssima. E quando chega a hora, chega a hora, e você tem que ir embora…"

"Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como as coisas são do outro lado. Se conseguimos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos."

“Nós choramos quando alguma coisa é triste. E às vezes também derramamos uma lágrima quando alguma coisa é muito bela. Quando algo é engraçado ou feio, nós rimos. Talvez algo muito bonito também nos deixe triste porque sabemos que não vai durar para sempre. E rimos do que é feio porque compreendemos que é só uma brincadeira.”

SOBRE O AUTOR: Jostein Gaarder é Norueguês, e foi professor de Filosofia durante muitos anos, o seu livro de maior sucesso e reconhecimento foi O mundo de sofia, que fala exatamente sobre filosofia. Mas escreveu diversos outros romances que lidam com questões da vida. Pessoalmente, ele é uma graça, divertido e só posso sonhar como seria ter um professor de filosofia como ele. hehe ;)

site: http://calebejuchem.blogspot.com.br/2013/05/livro-atraves-do-espelho-de-jostein.html

Renata 25/07/2013

Bem escrito. Maravilhosamente interessante.
Jostein Gaarder é outro nível. Eu não precisei nem ver quem era o autor ou olhar a capa para saber que o livro era dele. Dá pra ver na maneira como ele escreve, na maneira perfeita como ele detalha as coisas sem ser nunca cansativo. Já li O mundo de Sofia e acho que através do espelho é razoavelmente melhor e mais compreensível, o que não diminui a grandeza do mundo de Sofia. O fato é que não deve-se julgar um livro pelo autor, mas nesse caso eu preciso admitir que se o autor é o Gaarder, eu já sei que o livro é bom. Recomendo para todos, principalmente pela nossa protagonista Cecília que é cativante ao extremo. Ótimo livro, perfeitamente bem escrito. Recomendo, somente.

Catharina.Mattavel 02/03/2013

Através do Espelho
Eu adorei. Amei o livro, amei a simplicidade que é narrada e a simplicidade dos personagens.
A história nos faz refletir muuuuuito sobre o ser humano, sobre a terra e o céu. Responde perguntas que nos fazemos sempre, e o mais incrível é que tudo isso é mostrado numa simplicidade super intensa.
O livro é muito do contrário que eu esperava, é simplesmente adorável. Muito bom mesmo. Recomendo. Adorei.

Kívia 07/02/2013

Doce e encantador
Eu amei esse livro. Lie, reli e vou continuar relendo. É um livro infanto-juvenil que encanta até um adulto. Até porque literatura voltada pra o público infantil, quando é boa mesmo, presta para toda faixa etária. Estão aí O MENINO DO DEDO VERDE e O PEQUENO PRÍNCIPE para nos mostrar isso. Voltando ao livro: A morte aparece de forma muito delicada. Cecília é uma menininha com câncer, em fase terminal, que recebe a visita de um anjo que vem ajudá-la a partir. Alias, não só partir, mas fazê-la refletir sobre a vida. Tudo isso apoiado na filosofia (como é bem típico de Jostein Gaader).Por incrível que pareça, este não é o livro que vai fazer alguém chorar. Apenas refletir. O autor é muito sensível e gentil com as palavras. A gente percebe a saúde da menina se deteriorando no decorrer do enredo, mas essas passagens não nos chocam.

"Rasgou o papel e abriu uma caixinha amarela. Pousada num pedacinho de algodão uma borboletinha vermelha, um broche... Cecília tirou-a da caixa, mas assim que a tocou, a borboleta mudou de cor, passando de vermelha para verde. Logo em seguida ficou azul e roxa.
'Uma borboleta mágica!'
'... que muda de cor conforme a temperatura', acrescentou o pai.
Todos quiseram segurá-la. Quando a apertavam com força na palma da mão ela ficava azul e verde, mas só na mão de Cecília ficava roxa.
'É uma borboleta de febre', disse Lars, mas os outros fingiram não ouvir."

João Ricardo 12/01/2013

Filosófico para "variar".
Este livro não é um dos que eu colocaria como "fascinante" do Jostein, mas a clareza filosófica neste livro é sensacional, o modo como pensar na existência na humanidade e tentar entender o que por quê que tudo funciona como funciona é realmente muito curioso.

O livro é mais umas da historinhas em que Jostein usufrui bastante da filosofia e o modo de pensar sobre o mundo.

Edna 24/11/2012

A leveza do mistério

Fascinante é a capacidade do autor em envolver-nos na leitura desta maravilhosa obra, eu diria que além de nos envolver em uma direta reflexão filosófica nos prende desde o inicio até o final. Muito bom.

(n)Ana 30/10/2012

Delicado. Suave. Adorável.

Vivi 25/10/2012

Um livro realmente tocante que nos mostra um pouco mais do nosso tão bondoso Deus e que nos mostra que só podemos ver um lado do espelho, o outro lado mesmo com outra pessoa explicando, sempre será um enigma até que você possa ir para ele e deixar de ver o lado anterior.
"Todas as estrelas acabam caindo. Mas uma estrela é apenas uma pequenina centelha do grande facho de luz que há no céu"

Taaahhh 18/10/2012

Maravilhoso!
Um dos livros mais marcantes que li bem mais jovem e que tenho um carinho imenso. A história é narrada de maneira simples, mas é rica em reflexões!

'Aline 10/10/2012

"Aviso importante para todos os cidadãos do mundo! Não é boato: O MUNDO EXISTE, AQUI E AGORA!"
Esse livro através das conversas e reflexões entre a menina Cecília e o anjo Ariel, nos leva a pensar sobre os mistérios dos seres humanos, do mundo, da nossa compreensão sob os nossos sentidos, pensamentos e mente. E como tudo pode ser visto como um grande mistério e ser surpreendente. Percebemos que pelo costume deixamos de perceber que as coisas mais surpreendentes as vezes podia vim de dentro de nos mesmo.

Maria Elisa 07/07/2012

Como sempre: filosofia! Dessa vez encontramos uma menina doente de cama na época do natal e a visita de um pequeno anjo que foi designado para cuidar dela, e aprender com ela...bem, vice versa.