Através do Espelho

Através do Espelho Jostein Gaarder

Resenhas - Através do Espelho

Ju 29/03/2011

Razoável
Comprei o livro achando que eu chorar litros, mas mto pelo contrário me peguei com um sorrisinho bobo no rosto.
Esse é um livro que quem conta a história é uma criança mas a leitura nao é infantil... assim como "o menino do pijama listrado" e "a menina que roubava livros".
Apesar disso, minhas expectativas sobre o livro não foram correspondidas. Achei ele meio sem história, sem objetivo e senti falta de frases reflexivas que facilmente poderiam ser encaixadas na obra.

Fran Kotipelto 28/01/2011

I did not believe because I could not see

"Todas as estrelas acabam caindo. Mas uma estrela é apenas uma pequenina centelha do grande facho de luz que há no céu."

Sem dúvida nenhuma o livro mais triste da obra de Jostein Gaarder,"Através do Espelho" conta a história de Cecília Skotbu, uma garotinha que passa a maior parte do tempo deitada em seu quarto,Cecília está morrendo devido a um câncer em fase terminal,debilitada ela começa a receber visitas do anjo Ariel,durante essas visitas Cecília começa a descobrir segredos de sua própria existência, enquanto anota tudo em um caderninho...

Gaarder com estupenda habilidade nos mostra que sentir e viver apenas nos prepara para o grande entendimento,e fato mais absurdamente real é que "enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse eespelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos."

É preciso coragem,inteligência,audácia,na medida certa para construir uma obra como essa,e Gaarder mais uma vez mostrou seu potencial,a história da pequena e cativante Cecília é uma preparação para a morte e por isso é também um mergulho na vida.Os vestígios estão se esvaindo e Cecília como quem viaja,vai analisando tudo,atenta a cada detalhe,aproveitando cada suspiro em busca do conhecimento,e é através de seu olhar profundo que o outro lado do espelho se torna um pouco mais claro para nós,mostrando que podemos sim vislumbrar o outro lado do espelho enquanto estamos vivos,com saúde,e acima de tudo dispostos a ser uma luz na escuridão.

Nós não vemos as coisas como elas são, nós as vemos como nós somos,e pessoas como Cecília sem grandes esperanças,esperam que sejamos melhores a cada dia,que possamos então não ofuscar a nossa imagem diante do imenso espelho que é a vida,porque o que fazemos em vida ecoa pela eternidade,e todas as estrelas acabam caindo. Mas uma estrela é apenas uma pequenina centelha do grande facho de luz que há no céu.
Jow 28/01/2011minha estante
Emocionante, singela, profunda... verdadeira!
Tomara que sua resenha seja lida por pessoas que realmente precisem escutar essas palavras. Sua resenha Fran, é um encorajamento para a leitura e um proposital desafio para olharmos a vida de um modo diferente. Te dar parabéns é muito pouco...
Quanto a Gaarder, ele é um gênio e isso não há quem possa discordar.

Samy 29/01/2011minha estante
Muito boa sua resenha Fran! Vc escreve muito bem! Tocante.... Parabéns! ;)

Luh Costa 31/01/2011minha estante
Ainda não li esse livro *__*
Quando terminei de ler sua resenha fiquei com vontade de sair correndo e ir a livraria comprar o livro e começar a ler!

Paulo 28/03/2011minha estante
Adorei a sua resenha. Me deu vontade de ler a obra nesse exato momento. :)

Allyne 13/03/2013minha estante
GOSTEI MUITO.
Só conheço o livro o mundo de Sofia, do mesmo autor, mas quero muito ler esse!

Ana 07/08/2014minha estante
Linda resenha. Lindo livro.

Maisa 15/06/2017minha estante
O livro é realmente algo esplêndido, esuas palavras traduzem de forma clara o que é ler
" Através do espelho ". Parabéns!!!

Manu seti 28/04/2021minha estante
Uau, isso foi maravilhoso, sem palavras.

Erika 15/01/2011

Através do Espelho
Se não me engano foi o segundo livro do Jostein Gaarder que li - e que mais me motivou, e motiva, a ler outros dele.
É um livro incrível, com uma história serena e tocante. É um bom livro para pensar na vida. Um ponto muito forte é a "nossa" Cecilia Skotbu, que pode ser criança, mas é muito sábia - a forma como ela lida com tudo o que lhe acontece, o seu espirito e força, é um dos pontos que mais emocionam nesta história, que não trata de aceitação, mas de conhecimento, de aprendizado e reconhecimento.

(página 126)

Aninha 15/01/2011

Vida e Morte
"Cecília estava tão doente que o Natal era como um punhado de areia que lhe escorria entre os dedos, enquanto ela cochilava ou ficava acordada" (pág 11)

Já aviso: esse é um livro triste, que desperta emoções profundas, ao refletir sobre a eminência da morte de uma garotinha com câncer terminal.

Não é um livro que se leia sem que uma lágrima caia vez por outra, ainda mais quando a gente se reconhece em algumas situações, como no meu caso. Mas...isso é uma outra história que qualquer dia conto (em livro ou por aqui).

O autor de O Mundo de Sofia e A Garota das Laranjas conta a história da pequena Cecília, que tem câncer, e está em casa em seus últimos dias de vida. Os pais, avós e irmão têm a rotina alterada no Natal e ficam todos de sobressalto a qualquer chamado pelo "sininho" da cabeceira da cama de Cecília.

Só que ela não está só. Um anjo, Ariel, aparece para confortá-la e conversar sobre os grandes dilemas da vida: o que é viver? O que são os sentidos? O que é este mundo diante de um universo com mais de 100 bilhões de galáxias? O que fazem os anjos?

Cecília aproveita para anotar seus pensamentos em um caderninho.
Coisas como:

"acho muito estranha ser eu" (pág 4);

" eu compreendo muito melhor as coisas agora que estou doente". Parece que o mundo inteiro ficou um pouco mais nítido" (pág 46);

" será que um pensamento ou uma lembrança não é como um certo desenho formado pelas pedrinhas na praia da consciência?" (pág 88)

Com uma sensibidade que lhe é peculiar, o autor filosofa de uma forma diferente e emocionante do começo ao fim.

Vale a pena a leitura!

Manu 13/01/2011

Quando fui à livraria, o vendedor disse que esse livro estava catalogado como infantil, mas acho a leitura muito densa para uma criança. No mais, gostei muito da história. Jostein Gaarder é demais!

Evy 29/12/2010

Leitura rápida e típica de Gaarder: filosofia, mistérios e um bom drama. Este livro conta a história triste de Cecília Skotbu, uma encantadora menina que não viverá muito tempo. A cada dia ela fica mais fraca e já logo no início do livro está de cama, sem conseguir levantar-se nem mesmo para o almoço de Natal. Embora seu corpo esteja debilitado, sua mente é muito ágil e ela fica sempre muito atenta a todos os ruidos da casa e de seus familiares. Anota em seu caderninho, presente do médico que cuida dela, tudo que está acontecendo a sua volta nestes ultimos momentos de vida que lhe restam. Um belo dia, ela recebe a visita do anjo Ariel e com ele compartilha seus sentimentos e emoções, enquanto recebe de volta muitos conhecimentos sobre os mistérios dos céus, do universo e da vida. É uma bela história, com trechos das conversas entre Ariel e Cecília muito emocionantes e que nos faz refletir, como todo livro de Gaarder. Não é um dos que mais gostei dele, mas é uma leitura recomendada!

LissBella 28/11/2010

"Nascer é o mesmo que ganhar de presente o mundo inteiro"

Pequenino, rápido e profundo.

O autor é muito filosófico, no entanto, nos prende de tal forma na breve vida ou início da morte da menina Cecilia com sua sensibilidade e seus enigmas.

Embora Cecília esteja morrendo é uma menina de personalidade forte e curiosa, passa o livro em seu quarto tentado desvendar os enigmas do universo, anotando seus pensamentos em um caderninho chinês.

Ariel, um anjo, que aparece sempre que ela está sozinh, é questinado por sobre a soberanidade e Deus, Seus mistérios, a eternidade e Sua criação.

Um dos grandes ensinamentos de Ariel... "vocês costumam passar muitas vezes a reprise de certos pensamentos velhos, que já deveriam ter se esgotado a muito tempo".

Um dos grandes pontos do livro é a explicação do texto bíblico de Primeira Coríntios 13:12... "Pois agora enxergamos num espelho, num enigma; Um dia, porém, veremos face a face".

Algumas frases...

"A terra gira para que todas as pessoas do mundo possam olhar para o espaço em todas as direções. Assim cada um pode ver as estrelas e tudo o que existe de qualquer lugar onde esteja... não importa onde você mora, não há nenhum único pedacinho da gloria do céu que ficará escondido de você".

"Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente... Se conseguíssemos polir mais este espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos".

Um livro para ser apreciado. Recomendo.

Ave Fantasma 23/11/2010

Através do Espelho, é uma leitura rápida e gostosa.
A história sobre anjos não me agradou muito. Achei por demais chata. Mas a história da garotinha doente, amorosa e mimada por causa de sua situação, até que nos prende. Ficamos querendo saber o que vai acontecer a ela. E o final foi bastante bom de certo modo, triste, mas bom.

Elis 06/11/2010

Esses dois amigos nos encantam como ninguém, Cecilia e Ariel, são personagens apaixonantes, que desenvolvem a amizade atraves da curiosidade e de suas diferenças. Nos mostram como a vida merece ser vivida, já que cada dia de vida é precioso e tudo o que temos dever ser apreciado ao máximo, pois jamais vamos saber quando tudo se transformará.

Com eles recebemos lições de vidas que jamais devem ser esquecidas, como por exemplo: todos devem saber que quando nascemos "ganhamos o mundo inteiro de presente."

Os livros do Jostein Gaarder deviam ser obrigatórios em todas as escolas, pois com eles é certo que nossa juventude aprenderia muito. Ele é um dos meus autores preferidos e ainda quero ler todas as obras que ainda não tive oportunidade de conhecer. Espero que no dia que eu tiver meus filhos eu possa ter a oportunidade de apresentá-los a todas as obras desse autor que me encanta a cada obra de uma maneira diferente.

Recomendadérrimoooooo.....Nota 10!!!

Beijokas elis!!!!!!!

Pandora 10/10/2010

Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esqueça o que você viu em “O mundo de Sofia”. Aqui, Gaarder está muito mais acessível.

“Através do espelho” é lindo. Um livro curto e rápido, mas de uma profundidade incrível.

Narra a vida de Cecília, uma garota que está morrendo. Apesar de estar no fim de sua curta vida e presa a uma cama o tempo todo, Cecília vive mais intensamente do que muitas e muitas pessoas saudáveis.

Tudo para ela é aprendizado, e ela anota suas impressões (sobre a vida e a morte) em um caderninho.

O livro é uma viagem para a morte, ao mesmo tempo que reflete sobre a vida.
Cecília é madura, não teme morrer. Teme deixar de viver o seu presente.

Leiam, a leitura é leve, mas carregada de simbolismo e reflexão. Vale muito a pena.

Débora 02/10/2010

O enigma divino
A preparação da morte e a compreensão da vida. Cecília uma menina que está morrendo, fica em seu quarto tentado desvendar os enigmas do universo, anotando seus pensamentos em um caderninho chinês. Está incontentada com as tradições costumes da sociedade. Porém sua vida é despertada, com a chegada do anjo Ariel. Assim, estes passam mais parte do tempo questionado os mistérios, eternidade e imensidão do universo. E, as diferenciações dos anjos e humanos.
A busca de atravessar o espelho e conseguir espiá-lo, e ter a visão libertadora de como é o outro lado do desconhecido e obscuro. Mas nós humanos só compreendemos em partes, por isso não temos essa façanha, por mais que conseguimos polir o espelho, só enxergaremos nós mesmos e um vasto incompreensivo. Mas, se não vemos não quer dizer, que não exista...

“Carne e osso não passam de terra e água, mas Deus soprou um pouco do seu espírito dentro de vocês. E por isso que há uma parte de você que é Deus”

“Você parece uma esplêndida borboleta que voou da mão de Deus”

Ana Cristina 24/08/2010

"Através do Espelho" foi o segundo livro de Jostein Gaarder que li. E ao contrário do primeiro "A Garota das Laranjas" não fiquei com a sensação de estar sendo enrolada,poderia ter menos umas 20 páginas...

Voltemos ao objeto dessa resenha. Adorei as reflexões da menina Cecília, que encontra o anjo Ariel sentado no parapeito de sua janela. Juntos percorrem coisas do céu e coisas da terra...Cheguei ao final vertendo lágrimas.

Infelizmente não posso falar mais nada, porque senão vou acabar contando a estória e seu final, e o objetivo da resenha não é esse...o objetivo é despertar em outros leitores o desejo de conhecer a estória ou não...

Fernanda 20/08/2010

ATRAVÉS DO ESPELHO
Através da doença que impede a personagem principal de deixar seu quarto, o livro nos faz refletir sobre outras formas de encarar o mundo, já que sem poder deixar seu quarto, ela usa sua percepção para descobrir o que ocorre em seu mundo.
Uma espectadora consciente de seu mundo, consciente de cada detalhe precioso que nele se passa, ela se torna uma critica e principalmente nos traz reflexões profundas sobre o sentido da existência.

Letícia 14/08/2010

Vidas transversais....
E através do espelho é que sempre tentamos nos ver, mas Ariel nos deixa claro ao contar pra Cecília que ao tentarmos limpar o espelho não vemos realmente o que está refletido.

Esse trecho aqui retrata bem:

"Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos."

Nesse livro podemos repensar sobre a vida, a morte e a nossa existência terrena.

Recomendo a leitura!

Flui rapidamente mas ao mesmo tempo deixa-nos uma mensagem densa e reflexiva.

Gleici 26/06/2010

Um livro a primeiro "olhar" ingênuo e sem tempero, mas como não poderia deixar de ser se tratando do autor, ele se revela um otimo livro, segue uma linha de pensamento filosofica envolvente, cativante, e inquietante, pois faz você pensar e pensar. Até posso não concordar com algumas "idéias filosoficas" presentes no livro, mas indescutívelmente é um bom livro. Não o melhor dele, mas de forma alguma ruim.