Através do Espelho

Através do Espelho Jostein Gaarder

Resenhas - Através do Espelho

Juu 05/05/2021

"Nascer é receber de presente o mundo inteiro"
Essa frase caracteriza muito bem o livro, porque quando comecei a leitura, não tinha muita visão do que o livro poderia trazer de lição e reflexão, porém me surpreendi quando descobri que a história nos faz refletir sobre nossas origens, a criação de tudo e como recebemos o mundo e ele se transforma de acordo com a visão de cada um.
Gostei bastante do livro, é calmo e rápido de ler, traz questões religiosas, entretanto não há uma especificação, é mais aberto para as perguntas da própria criação do mundo, o que é bem interessante na minha visão. Recomendo para quem gosta de fazer reflexões sobre o nosso mundo no geral, desde sua origem a características dos próprios seres humanos.

Karol 02/05/2021

Simplesmente emocionante!
Como não se emocionar com a história de Cecília? Uma criança esperta que está doente e não viverá muito tempo.
O cenário em que tudo se passa também nos deixa mais emotivos: é Natal!
Ariel, seu anjo e companheiro desses último dias, tem conversas incríveis com ela e que nos faz refletir muito sobre a vida. Cecília anota tudo num caderninho que esconde em baixo da cama.
Ela passa boa parte do tempo em seu quarto, mas com Ariel é possível fazer viagens incríveis mesmo doente e sem poder sair. Aproveitar, por exemplo, o inverno e os presentes que ganhou no Natal e estavam guardados esperando ela se recuperar.

O livro é incrível e me peguei chorando diversas vezes durante a leitura.

Leiam! ??

sophie 24/04/2021

através do espelho
?O mundo é criado de novo cada vez que uma nova criança vem ao mundo.?
?Vocês, seres humanos, enxergam tudo num espelho, num enigma.?
?É isso que acontece com os meus pensamentos. Eles não precisam de asas para voar pelo mundo afora.?
Através do espelho é um livro escrito por Jostein Gaarder, o mesmo autor do tão conhecido romance O mundo de Sofia. Nascera na Noruega, em 1952. Cursou filosofia, literatura e teologia. Foi também professor por um período de 10 anos. Atualmente mora em Oslo com a família.
Todos as suas obras possuem uma temática mais filosófica, que nos leva a refletir sobre nossas vidas, nossos pensamentos e nosso modo de viver. Com linguagem acessível para jovens, é um autor muito querido por estes. E por outros públicos também, claro.
Nossa protagonista é a garotinha Cecília, que possui uma doença terminal, e que não tem mais forças nem para levantar da cama. Então, na noite de Natal, recebe a visita de um anjo, Ariel, que a auxilia no processo de aceitação da morte e a faz compreender como é o mundo celestial.
No livro todo, passamos por várias reflexões, extremamente tocantes. O anjo mostrará a beleza de um ser humano, já que Cecília certamente não consegue enxergá-la tão claramente mais.
Uma história sobre vida e a morte; sobre morte e vida. Uma história sobre gratidão. Sobre compaixão.

13marcioricardo 22/04/2021

Livro juvenil.
É um livro que conta a história de uma menina com uma doença terminal. Cecília abandonou a escola e passa seus últimos dias em casa com a família, onde recebe a visita de um anjo, Ariel.

O livro é de cariz religioso, mas traz algumas reflexões importantes. O autor demonstra alguma imaginação, mas também algum desleixo. Sei lá, apesar de ser um livro de ficão e com fantasia, é difícil imaginar uma criança usar palavras como " solene "... Talvez o problema seja meu.

Poliana.Teixeira 11/04/2021

leitura boa
Confesso que esperava mais desse livro, porém é uma leitura muito gostosa e que fluí deliciosamente. Recomendo :)

Lorena Braga 25/03/2021

Doce e poético
O Jostein Gaarder realmente gosta do Vedanta kkkkk
Que livro mais lindo, inspirador e poético!!! A escrita dele se tornou uma das minha favoritas.

Maria 23/03/2021

É inacreditável a forma que o autor trouxe a atmosfera de ?O Mundo de Sofia? pra minha casa, depois de anos sem ler esse livro. Bom, essa história foi lida de uma vez e chorada de muitas vezes. Emocionante e lindo! Marquei o livro inteiro com postits e com um lápis (sim, às vezes eu não aguento e sou um monstro). As pessoas precisam saber sobre esse livro. ?Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos.?. Maravilhoso!

Taynara.Seabra 20/03/2021

A história em clima de natal, nos envolve na magia e também as dificuldades e questionamentos.
Cecilia está doente e se encontra limitada a fazer atividades das quais sempre fez como criança.
Ariel consegue mistificar diversas dúvidas que Cecília tem, mas também consegue plantar várias dúvidas na cabeça da pequenina.
O autor consegue tratar os desafios que Cecília e a família enfrenta, de maneira muito tranquila.
Mais uma vez Jostein me fez chorar em um livro.

Laurex 27/02/2021

Chato
Após ler o mundo de Sofia esperava algo mais filosófico do autor. Não gostei deste título, achei uma leitura mais infantil - infanto juvenil

Dalía 15/02/2021

...
"O que você acharia se a sua vida inteira fosse apenas um sonho?"

Acho que existem livros que são escritos para serem lidos em determinados momentos. Para mim esse livro é um deles. Confesso que não desfrutei da leitura. Não entendi muita coisa e não curti muito os diálogos. Talvez esse livro não foi feito para mim ou apenas eu não o li no momento certo. Por isso não vou classificar a leitura pois acho que seria injusto com o autor do livro. Quem sabe um dia eu esbarre com esse livro novamente e no momento certo?!
???

Gabriela Caires 30/01/2021

Lindo
Livro lindo e tocante, achei maravilhoso a maneira como o autor abordou os tópicos do livro. Perfeito.

Aglycia 20/01/2021

Através do espelho: uma metáfora para o significado da vida
. A história com a qual nos deparamos é a de uma menina chamada Cecília que tem câncer e está fazendo tratamento. Ela ama o natal e é  sempre muito espirituosa, apesar da sua doença. Cecília faz amizade com Ariel que na verdade é um anjo. Ele passa muito tempo com Cecília que, a cada dia , está um pouco mais fraca. Durante essas conversas, eles refletem juntos sobre várias coisas que envolvem a vida e o céu. Ariel e a família de Cecília ajudam-na a lidar com sua doença e com seus questionamentos  interiores da melhor maneira possível. A jornada da menina é  descortinada durante a leitura e já prepara o leitor para um fim surpreendente.

O livro é narrado em terceira pessoa e os capítulos são curtos. Há  muitos diálogos no livro e que geram muita reflexão por conta dos personagens que têm  grande profundidade psicológica. Há uma intertextualidade com a Bíblia e com a mitologia em alguns momentos. Temas como a vida, a morte e  a esperança são abordados no livro com muita sensibilidade e metáforas maravilhosas.A trajetória de Cecília nos mostra o real valor da vida e o que  ela pode significar. É  percetível que a participação do anjo na vida da menina tem um significado e um propósito.  A imaginação de Cecília leva o leitor a uma viagem inusitada e necessária  para muitos. Se você gosta de um livro que gera reflexão , bem escrito e com muita sensibilidade vai gostar dessa leitura.

site: https://instagram.com/entrepontoseletras

germy 18/01/2021

Sutileza essencial de Gaarder
Como de costume Jostein Gaarder se utilizando de crianças extremamente inteligentes, questionadoras, curiosas e divertidíssimas pra abordar discussões muito interessantes.

Em "Através do Espelho" acompanhamos a viagem de Cecília através desse espelho que chamamos de vida na companhia de Ariel, seu novo amigo que atravessa paredes e que adora vê-la dormir.

Os personagens, como em outras obras do autor, são extremamente cativantes e se desenvolvem nos cenários noruegueses que se encaixam perfeitamente na personalidade de cada um deles.

Confesso que livros que falam sobre a morte me encantam, ainda mais escrito com a genialidade e a rapidez de raciocínio de Gaarder.

O final é sútil, delicado e lindo na medida certa! Gostei demais. Esse é um daqueles livros fininhos mas que são indispensáveis e indescritíveis.

Beatriz 05/01/2021

Sobre Através do Espelho de Jostein Gaarder
Conta a história de uma criança chamada Cecília que está nos últimos dias de vida. Com isso, passa a receber a visita de um anjo do Senhor, que passa a ser seu companheiro e professor celestial. Cecília começa a ter mais visitas em seu quarto de seus familiares mas quando sente falta do anjo, faz questão de se manter sozinha para que o mesmo se revelasse para ela. É uma história leve e muito sentimental, faz refletir sobre ciência, teologia, cosmologia, e até umas dúvidas a mais. Muito bom, chorei bastante.