Através do Espelho

Através do Espelho Jostein Gaarder

Resenhas - Através do Espelho

germy 18/01/2021

Sutileza essencial de Gaarder
Como de costume Jostein Gaarder se utilizando de crianças extremamente inteligentes, questionadoras, curiosas e divertidíssimas pra abordar discussões muito interessantes.

Em "Através do Espelho" acompanhamos a viagem de Cecília através desse espelho que chamamos de vida na companhia de Ariel, seu novo amigo que atravessa paredes e que adora vê-la dormir.

Os personagens, como em outras obras do autor, são extremamente cativantes e se desenvolvem nos cenários noruegueses que se encaixam perfeitamente na personalidade de cada um deles.

Confesso que livros que falam sobre a morte me encantam, ainda mais escrito com a genialidade e a rapidez de raciocínio de Gaarder.

O final é sútil, delicado e lindo na medida certa! Gostei demais. Esse é um daqueles livros fininhos mas que são indispensáveis e indescritíveis.

Beatriz 05/01/2021

Sobre Através do Espelho de Jostein Gaarder
Conta a história de uma criança chamada Cecília que está nos últimos dias de vida. Com isso, passa a receber a visita de um anjo do Senhor, que passa a ser seu companheiro e professor celestial. Cecília começa a ter mais visitas em seu quarto de seus familiares mas quando sente falta do anjo, faz questão de se manter sozinha para que o mesmo se revelasse para ela. É uma história leve e muito sentimental, faz refletir sobre ciência, teologia, cosmologia, e até umas dúvidas a mais. Muito bom, chorei bastante.

lionreadgram 21/12/2020

"Nós enxergamos tudo num espelho,obscuramente"
"Você poderia se dar parabéns porque você é um ser humano que vem fazendo parte de uma viagem extraordinária pelo firmamento, em torno de um sol de fogo. Aqui você experimentou uma fração da eternidade. Você viu o universo, Cecília!"
Ariel é um anjinho muito curioso que é enviado até Cecília, uma menina que passa quase o tempo todo em seu quarto deitada em uma cama, pois está muito doente. Ariel mostra diferentes perspectivas sobre o mundo para Cecília e a prepara para atravessar o outro lado do espelho.

Luh Lobo 21/10/2020

Estava querendo ler esse livro tem um tempo, é um livro calmo, leve bem gostoso de ler.
Eu esperava um pouco mais dele

Kaory 17/10/2020

N entendi muito bem para que direção estava indo. Mas achei a perspectiva tratada pela.protgaonista (uma criança) sobre a morte tão delicada e sensível q fiquei dias impactada pelo final.

Tilim 28/09/2020

Esperava mais desse livro. Como não sou religiosa, as metáforas e analogias não surtiram seu efeito.

Laura.Rafaela 26/08/2020

Singelamente intenso
Todas as estrelas acabam caindo. Mas uma estrela é apenas uma pequenina centelha do grande facho de luz que há no céu.

O mundo está repleto de estrelas, que possamos brilhar e através do espelho da alma enxergar luz no mundo e se essa luz vier a apagar, que possamos reacende-la infinitamente assim como são infinitas as estrelas no céu.

Glaucia Maria 15/08/2020

Vocês sempre vem e vão!
Cecília é uma criança muito resignada apesar dos momentos de raiva por estar passando por uma doença terminal. O melhor a dizer é que espero que um anjo como Ariel também venha a mim ao final dos meus dias para me amparar e consolar diante de momento tão confuso e triste.

@apilhadathay 10/08/2020

Emocionante
Este não é um livro sobre a busca por uma cura, é uma história sobre aceitação da morte e do mundo ao nosso redor. Este é o ponto de partida.

ATRAVÉS DO ESPELHO é uma história tocante, que me envolveu desde as primeiras linhas lidas. A doença de Cecília não é revelada, mas sabemos que é terminal e isto não tem volta. Ela recebe as visitas constantes de Ariel, um lindo anjinho que entre grandes ensinamentos e puxões de orelha, auxilia Cecília Skotbu no processo de "atravessar o espelho", de deixar este mundo em breve.

Jostein tem uma forma linda de escrever para crianças, que encanta também adultos. É um livro curto, mas que você não lê assim tão rapidamente quando se espera; algumas de suas passagens me fizeram parar, fechar o livro, pensar muito, refletir sobre tudo que eu cresci sabendo e questionar algumas verdades estabelecidas.

É um dos livros que eu leria se meu ou minha baby estivesse encarando a dura jornada do câncer, porque fala sobre a vida, a beleza, o homem, Deus, fé, força, céu e Terra. É doce, é perfeito para ensinar a ir além do que aprendemos. Tocante, dialético, dinâmico, e que nos faz refletir subitamente. Do nada, você fecha o livro e diz "Mas rapaz... Não é que é verdade, isso?" ou "Será, meu Deus?", ou "Como é que eu nunca pensei nisso?". Fascinante.

O livro mais fofo que li este ano, até agora.

site: www.instagram.com/apilhadathay

Angelica 20/07/2020

Conhecer o universo de uma criança é maravilhoso. A doçura e imaginação que há nelas nos leva a sensações incríveis.

Ibercson 27/04/2020

Muito bom.
É uma boa narrativa, o final bacana e os diálogos e reflexões perfeitos.

Sara Muniz 19/04/2020

RESENHA - ATRAVÉS DO ESPELHO
Através do Espelho foi publicado em 1993. Escrito por Jostein Gaarder, um autor norueguês a quem admiro muito. Esse livro é leve, mas com um teor filosófico indubitável.

É Natal e a família inteira está comemorando na sala, exceto Cecília, que fica no quarto por estar muito doente.

Na noite de Natal, Cecília acorda com alguém perguntando "você dormiu bem?". A voz pertencia a um ser pequeno, careca, de olhos azuis cintilantes e sem pálpebras. Seu nome era Ariel, ele era um anjo.

Jostein Gaarder nos apresenta uma história aparentemente infantil, mas com reflexões existenciais bastante profundas. Cecília explica para Ariel como é ser humana, sentir as coisas. Ariel, por sua vez, tenta esclarecer a ela como se deu a criação, sobre Deus, como os anjos vivem e sobre a morte.

O livro é basicamente composto por esses diálogos entre os dois e, cada vez que Ariel aparece, o leitor deve se preparar para um "tiro" diferente. Os assuntos são inteligentes, talvez você nunca tenha parado para pensar sobre boa parte deles. São duas criaturas puras que conversam sobre a ciência e sobre Deus, de um modo natural que somente Gaarder sabe como fazer.

Através do Espelho é uma obra incrível e engrandecedora. Assim como Cecília, nós também não podemos ver através do espelho, ou seja, através de nossa própria dimensão, mas nós sabemos que algo fantástico e misterioso nos aguarda do outro lado, e por isso não conseguimos parar de nos questionar sobre tudo que nos cerca.

Um romance filosófico bem curto, mas que tem muito a dizer. Já recomendei muito a leitura de Gaarder quando resenhei O Mundo de Sofia (resenha aqui) e, agora que finalmente tive a oportunidade de ler mais uma obra do autor, posso garantir que quero ler todas. Ele é simplesmente genial e sutil em suas obras, não deixe de conhecê-las.

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS E IMAGENS DO LIVRO, ACESSE MEU BLOG:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2018/07/resenha-atraves-do-espelho.html