Através do Espelho

Através do Espelho Jostein Gaarder

Resenhas - Através do Espelho

Davi.Melo 05/03/2018

O livro conta a história de uma mulher doente, e para piorar o seus problemas essa doença não tem cura, porém um anjo consegue fazer uma transição de vida com algumas lições. O livro indica que devemos olhar o outro lado da vida e nunca pensarmos só em nós mesmo!
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Resenhou o livro?
O texto não é esse. Espelho - Machado de Assis

Rotina Agridoce 15/01/2018

A primeira impressão quando lemos a orelha do livro, aquela parte que faz uma pequena introdução a sinopse, acreditamos que o livro falará sobre tristeza, morte e dor. Mas muito contrário a isso, o livro trata de forma delicada sobre a vida e tudo que ela envolve ,além daquilo que nossos olhos podem ver. Digamos que o autor tenta nos revelar o que há através do espelho, ou seja, além da nossa mera visão humana.
Como se espera de um filósofo e teólogo, Jostein Gaardner, aprofunda-se em assuntos que não pensamos cotidianamente. Como você explicaria a alguém que não sente, o que é sentir? Como explicaria para alguém que pode-se enxergar com olhos que vão além dos nossos globos oculares? Gaardner faz isso em seu livro com uma maestria ímpar. E esses detalhes são destacados em um diálogo simples entre uma garota enferma e um anjo. Além disso, o autor expõe um pensamento sobre Deus que normalmente não questionamos: a criação. Debate-se sobre os erros que existem nela. Assunto que por muitas vezes deixamos para depois, talvez por nossas crenças ou por não querermos nos envolver em discussões acaloradas. Falando em discussões, o autor entende e passa isso de forma afável, em um diálogo no qual entendemos que os anjos discutem sobre nós e tudo que nos envolve. A curiosidade e a importância das crianças para Deus também é destacada, e é ai que encontramos o conflito do livro, pois se as crianças têm tamanha importância para Deus, porque, então, morrem?
Esse livro é uma completa emersão e reflexão em questões raramente discutidas e observadas pelos seres humanos em sua vida diária e cotidiana. Entramos na vida de uma pessoa, uma criança obtendo certo conhecimento e quando saímos, compreendemos o verdadeiro significado de sua existência.

O livro traz os momentos finais de Cecília, uma criança que coleciona pedras do mundo todo, muito inteligente e sagaz, mas que teve seus dias diminuídos por uma doença grave, porém, durante um tempo, recebe a visita de um anjo, seu nome é Ariel. Um anjinho curioso que quer saber sobre os segredos da humanidade ... Cecília por sua vez quer saber sobre os segredos celestiais. Pertencente a uma família religiosa, sua avó lê a bíblia para ela e todos a tratam como um anjo do Senhor. Cecília torna-se criança amargurada, desconfiada, mimada chegando ás vezes ser grossa com sua mãe, no entanto, isso pode ser entendido no decorrer dessa leitura que nos torna mais sábios e compreensivos entendendo algumas coisas através do espelho pois afinal:

“Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém, não enxergaríamos mais a nós mesmos”. Jostein Gaardner

site: http://www.rotinaagridoce.com/2018/01/resenha-1558-atraves-do-espelho-jostein.html

Elisângela 11/01/2018

Através do espelho
Este livro conta a história de Cecília, que está muito doente e, sua doença não tem cura. O anjo Ariel a ajuda a fazer a transição para a outra vida com lições de vida.

DaniM 05/01/2018

"Através do Espelho", de Jostein Gaarder: uma bela e reconfortante parábola infantojuvenil sobre a vida e a morte.
"Sim, vocês só enxergam a si mesmos. Não conseguem ver o que há do outro lado"

site: https://www.instagram.com/danimansur/

A menina que ama ler 30/12/2017

Quando li achei que era sobre Alice através do espelho. Vi que não era. Cheguei no fim e não sabia o que fazer depois, um misto de emoções, dor, tristeza, gratidão. Aprendi muito com a personagem

Gabe | @cafecomgabe 24/12/2017

Tocante
Uma breve história muito profunda. Livro extremamente tocante, vai narrar a história da Cecile, uma garotinha que luta contra uma doença em plena época de Natal. De cama a menina recebe a visita de uma anjo e a partir de então se desenrolam conversas extraordinárias sobre a obra da Criação, Deus, anjos, universos, sobre a vida e etc.

Os diálogos entre Cecile e Ariel são o ponto forte deste livro, tudo é questionado, as coisas mais banais e triviais são postas a prova nos fazendo mergulhar em profundas reflexões sobre tudo que sabemos sobre a vida.

Não se pode falar muito sobre estas conversas, o incrível mesmo é acompanhar as indagações que vão surgindo. Apesar de ter como plano de fundo O Natal, pouco se fala sobre a época ou seus encantos como normalmente aconteceria, mas não é algo que faça desmerecer a historia. O final apesar de previsível não decepciona em ponto algum, é lindo, é emocionante. Recomendo demais, mesmo curto não é uma leitura leve, é denso mas vale a pena, é satisfatório.

skuser02844 08/11/2017

Reflexão
Seu começo tão solene e tão calmo, nos enche com verdades ilustres sobre o dia a dia e sobre a vida,mas conforme você for virando as paginas prepare-se para ter seu coração inundado de doçura e carinho, de amor, de piedade. e não deixe que seu final tire isso tudo com uma dor lancinante

Thay.Livros 29/07/2017

trecho do livro
Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse eespelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos.

Jostein Gaarder ( Através do espelho)

site: https://www.pensador.com/autor/jostein_gaarder_atraves_do_espelho/

A menina que ama ler 30/12/2017minha estante
Eu já não gostei de O mundo de Sofia

Desireé (@UpLiterario) 02/01/2017

Um bom livro, mas sem a maestria de O Mundo de Sofia (@UpLiterario)
O livro conta a historia de Cecília, uma jovem garota que vive intensamente. Tudo o que vê e aprende ela anota em um caderninho que esconde embaixo da cama.
Infelizmente, Cecília está muito doente e mal consegue sair da própria cama. Contudo, a menina não se deixa abalar completamente e aproveita estes momentos de calmaria para pensar sobre sua vida e o mundo em que vive.
"Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos".
O livro narra o avanço da doença e o mergulho espiritual e filosófico que Cecília dá em seus últimos dias. O último natal com a família, os últimos desejos infantis, as boas lembranças e os ensinamentos que registra em seu caderno.
Ao mesmo tempo em que se despede da vida, ela aprende muito mais sobre o que significa de fato viver e os encantos e desencantos da existência humana.
Um livro bastante tocante, que te faz pensar sobre uma série de coisas de maneira simples e bela, e quando você vê já está totalmente envolvido na narrativa e nas viagens e aventuras da menina.
Confesso que a história deste livro não tem a mesma maestria de O Mundo de Sofia, mas a narrativa singela e tocante do autor permanece intacta, assim como o despertar de sentidos e pensamentos que seus personagens tem o condão de despertar nos leitores. Um livro para ler e reler em várias fases da vida. Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario.com

Anny 01/01/2017

Reflexão
Primeiro do ano concluído. Escolha perfeita para início do ano, pois nos traz a reflexão sobre a vida , sobre nossa breve passagem. Leitura fácil, rápida mas não deixa de trazer uma grande reflexão.

Hugo 01/01/2017

O espelho da existência
Mais um livro do Jostein riscado da “lista de livros para se ler antes de morrer” e mais uma dose de sensações inexplicáveis. Como esse autor consegue me fazer sentir um pedacinho de algo tão grande? Que poder ele tem? Primeiro foi com O Mundo de Sofia e agora Cecília me emociona de uma forma tão delicada e até mesmo ingênua. Ela é uma garota debilitada por uma grave doença e encontra conforto no dia que Jesus nasceu. Entre tradições e anotações em seu caderninho de memória, um ser de um outro plano faz uma aparição que muda todo o caminho tortuoso da menina. Para melhor, é claro.

O debate filosófico travado durante a história serve para mostrar que a vida nada mais é do que um poço de perguntas inexplicáveis e são elas que nos movem. A nossa existência é um grande mistério. De onde viemos? Quem sou eu? Para onde irei depois de morrer? Para Cecília esses questionamentos são distrações, ela só quer melhorar e sair da cama. Esquiar e envelhecer, mas a sua perspectiva de presente e futuro muda quando um anjo apresenta-se a ela e pergunta se a menina dormiu bem na noite de natal.

Depois do choque da aparição, Cecília começa a interagir com o anjinho Ariel que está em todos os lugares ao mesmo tempo e já olhou nos olhos de Deus. É uma criação dele como todos os seres humanos, porém sem a liberdade de sentir e de compartilhar do mesmo mundo. É uma dualidade, os dois vivem em reflexos da criação. Frio e curioso, Ariel atravessa o espelho da existência e começa a questionar sobre os sentidos, sobre a carne e o sangue, e toda a complexidade da massa cinzenta humana! Em troca, ele ajuda a sua recém amiga a entender o porquê de viver, morrer e de se entregar ao destino porque respirar, abrir os olhos e enxergar, crescer é o mesmo que ganhar o mundo, até mesmo quando se parte dele.

Acho que todos nós devemos ter chance de entender a vida antes de partir e nada melhor do que um ser de um “outro plano” para preparar essa caminhada. Não sou religioso, mas acredito em um propósito e em um ser que olha por todos nós. Existem vários nomes para essa onisciência: Victor, Paulo, Larissa ou João. Deus, quem sabe, está espelhado em tudo. Em você que lê o que estou escrevendo e nas palavras que saem da minha mente. O fato é que nós passaremos para o outro lado do espelho e descobriremos o mistério do que é existir.
Ana Rosa 13/05/2018minha estante
Muitíssimo

Momentos da Fogui 29/10/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/08/atraves-do-espelho-jostein-gaarder.html

Lourena2 14/10/2016

''Não é a criança quem vem ao mundo, mas sim o mundo que vem para a criança. Nascer é receber de presente o mundo inteiro.''
Essa história é sobre uma menininha chamada Cecília Skotbu, logo após voltar de uma viagem (tinha ido para Creta, nas férias) ela descobre que está muito doente (no livro não conta que doença ela tem), quando lemos a sinopse atrás do livro já ficamos sabendo que ela irá morrer, mas o que me deixou bem surpresa é que o livro não foca só na morte de Cecília e sim na sua evolução, só assim era irá descobrir o que tem atrás do espelho, mas ela não vai fazer isso sozinha irá ter a ajuda do anjo Ariel que vai ser seu amigo nessa aventura, porque para Cecília a morte é uma aventura e não uma coisa obscura e sem sentido algum, e eu acredito que seja essa a mensagem que o Jostein Gaarder queira passar nesse livro, de uma forma suave e sutil.

Nicole 28/08/2016

Emocionante
Conheci o autor, Jostein Gaarder, através do "O mundo de Sofia" gostei tanto que fui em busca de outros livros dele e, "Através do Espelho" é simplesmente maravilhoso com uma história muito linda e emocionante.