A Resposta

A Resposta Kathryn Stockett
Kathrym Stockett

Resenhas - A Resposta

Solisange 24/02/2021

Um livro realmente impactante, que te emociona, uma leitura bem rápida e fluida, li em 3 dias, não conseguia desgrudar. Acho que todo mundo deveria ler esse livro um dia.
@Estantedelivrosdamylla 25/03/2021minha estante
Eu estava na maior dúvida se pegaria ele para a próxima leitura. Depois do seu comentário, já separei aqui para começar kkkkk

Li Caldas 20/02/2021

Livro incrível
"A Resposta", de Kathryn Stockett

Este é o livro que inspirou o filme "Histórias cruzadas", estrelado pelas maravilhosas Viola Davis, Octavia Spencer e Emma Stone. Para quem, assim como eu, amou o filme, quero que saiba que o livro é mil vezes melhor, muito rico em detalhes, com partes muito tristes, que são como um soco no estômago, e outras hilárias... torta da Minny mandou um abraço! Hahahaha

A história é fictícia, se passa na década de 60 na cidade de Jackson, Mississippi, EU, no período de segregação racial e é retratado, em sua maior parte, sob a ótica das empregadas domésticas pretas, que passavam a vida cuidando das casas das patroas brancas, dos filhos delas e eram tratadas como um mero objeto, uma propriedade das patroas. Elas não podiam sentar na mesma mesa que os brancos, não podiam usar os mesmos pratos e talheres, não podiam usar o mesmo banheiro, porque os brancos tinham a firme convicção de que elas poderiam passar doenças.

É isso... alguns trechos, como mencionei acima, são como um soco no estômago da gente, são pesados, mas a autora contrapõe com partes de muita leveza, que trazem amizade, cumplicidade entre as protagonistas - Aibileen (empregada), Minny (empregada) e Skeeter (escritora).

Minha personagem favorita é a mesma no livro e no filme, é a Minny, mulher forte, sem papas na língua, que protagoniza os momentos mais hilários do enredo.

Livro recomendadíssimo! Gostei demais!!!

Cris @cristinadaitx 12/01/2021

Na década de 60, no auge da segregação racial no Mississipi, Skeeter trava uma batalha com sua melhor amiga, e mulher mais influente da cidade, em defesa das empregadas domésticas negras das principais famílias da cidade. Porém, não é somente a amiga que ela desagrada, mas todo um sistema retrógrado e injusto, que transforma as "pessoas de cor", em seres humanos inferiores e desprovidos de qualquer direito.
Para conseguir colocar seu ambicioso projeto em prática, Skeeter vai contar com a ajuda de Aibeleen e Minny, duas mulheres negras, que trabalham como empregadas domésticas desde a infância, e que resolvem ajudar Skeeter a contar suas histórias, que envolvem amor e dedicação por crianças brancas que elas criaram, e também muito sofrimento e maus tratos, e que envolvem preconceito, discriminação e violência. Baseado na vida da própria autora, o livro é um retrato de uma época extremamente difícil na vida dos negros americanos, e que infelizmente, mesmo depois de décadas, continua abalando a vida dessas pessoas, que ainda não possuem o respeito que merecem.

Ana Bruno 31/12/2020

Tão delicioso quanto o filme!
E não é que deu tempo de concluir mais unzinho? Meu último livro do ano. E não podia ter sido melhor! Fechei com chave de ouro!!! Amei esse livro! Sou suspeita pois já amava o filme (Histórias Cruzadas) e o livro é tão bom quanto!!! Apesar de suas 574 páginas, é uma leitura rápida e deliciosa.
Mesmo em meio às situações comuns (e cruéis) da realidade da segregação racial dos anos 60 nos EUA e as 1as manifestações em defesa dos direitos civis, temos momentos divertidos e emocionantes nesta história. Ninguém sai a mesma pessoa depois de conhecer Minny e Aibeleen. De 2012, é o livro de estreia da autora. Começou muito bem!!!
Plenamente satisfeita com minha última leitura do ano.
Gigika.Lopes 31/12/2020minha estante
também adoro o filme ... vou incluir esse livro nas metas 2021

Tally 31/12/2020

Muito melhor que o filme
O filme foi tão falado, mas eu achei apenas ok quando assisti e entendo todas as polêmicas que surgiram. Porém, o livro é incrivelmente melhor. É uma delícia de ler, as páginas passam voando (e olha que ele é enorme!). Emociona demais, desperta reflexões e indignações. E causa uma admiração imensa pela Minny e um amor sem tamanho pela maravilha que é Aibillen (Skeeter não fez mais do que a obrigação, rs)!

Bruna Chaves 30/12/2020

Calhamaço perfeito do início ao fim! Não tem um momento que a autora deixa a peteca cair, maravilhoso.
Sobre o filme: o livro foi bem adaptado para os cinemas (apesar do tamanho), mas acho que quem não leu deve ficar meio perdido com tanta coisa acontecendo

Dailany 27/12/2020

Minny é a melhor!
O cheiro do livro é muito bom (sei que não tem nada haver mas é bom lembrar kkkk).
Foi uma leitura muito boa: assuntos sérios, emocionantes, divertidos, etc. Recomendo demais!

luhalmeida2211 12/12/2020

Incrível
É um livro realmente incrível, não dá para imaginar como era naquela época, e esse livro mostrou bastante, coisas que muitas pessoas evitam falar... A história é apaixonante.

Onesko 01/11/2020

A Resposta, de Kathryn Stockett
Uma obra absolutamente maravilhosa e necessária, nos apresenta mulheres fortes e apaixonantes, diversos pontos de vista, questionamentos sobre a sociedade, o racismo, machismo e tantas outras coisas.
Todo mundo deveria ler esse livro, digo facilmente que se tornou uma das minhas leituras favoritas.

Simone361 01/11/2020

Mulheres fortes e lutadoras, um livro que nos faz lembrar as lutas de muitas mulheres para conquistar uma posição na sociedade.

Weltri 19/10/2020

Antes de ler já estava com altas expectativas por ter visto o filme e o livro atingiu e superou elas, simplesmente incrível e emocionante

Talita Hanna Cabral 30/09/2020

" Eu a trato como uma pessoa da família"
Antes de ler eu assisti a versão cinematográfica "Histórias Cruzadas" e eu já gostava bastante.
No livro, a perspectiva da segregação racial entre as décadas de 1950 e 1960 nos Estados Unidos é contada por 3 personagens: Aibeleen e Miny (negras e empregadas domesticas) e Skeeter (branca filha de dono de terras). Skeeter, apesar dos privilégios, ama sua antiga babá e não sabe o que houve com ela enquanto estava na faculdade. A partir daí tudo que envolve preconceito racial e violência aos negros incomoda ela, ao ponto de querer escrever sobre as experiências das empregadas negras do Mississipi e publicar em Nova Iorque. É uma longa jornada e nos assusta os discursos brancos para manter os negros na sarjeta. Muitos discursos recorrentes até os dias atuais...

Maria Paula 04/09/2020

Um dos melhores livros que já li, queria que não tivesse acabado!