O que é cosmologia?

O que é cosmologia? Mário Novello

Resenhas - O que é cosmologia?

Rodrigo 15/03/2016

Um Resumo Cosmológico
Mário Novello, por meio de uma linguagem abrangedora e sem muitas extravagâncias, demonstra como a cosmologia, desde seu surgimento até os seus dias atuais, possui relevantíssima importância no ramo das ciências modernas.

Além de fornecer base para a sua estrutura fornece ainda fundamentos rudimentares para o seu empreendimento. E., embora o autor classifique a cosmologia como que, praticamente, imprescindível para as ramificações da física - compreendendo aqui apenas as que servem de uso para o estudo do Universo a partir de métodos científicos - de modo algum intenciona pô-la numa espécie de pedestal. Mesmo quando assevera de que aos cosmólogos cabe: "Pensar a Totalidade, refunda a física - função com a qual identificamos aqui a atividade da cosmologia -, isso requer uma dedicação integral." (pág. 172), creio ele estar se referindo não a uma praxe dogmática-científica, e sim pragmática-investigativa. Acerca disso, Mário Novello estabelece a distinção de cosmologia e astrofísica.

Conclusão: o estudo em questão mostra que a cosmologia, após assumir sua posição nos grupos das ciências, preocupa-se em analisar as novas teorias, reformular axiomas, trazer antigas questões para o presente e, por fim, assumir um papel o qual nenhuma ciência, de igual modo, ousou fazer.

Linhares 29/05/2023

Com uma linguagem bastante acessível o autor propõe explicar o que é cosmologia e todo seu histórico desde a concepção até as teorias mais recentes.

A cosmologia é um ramo da ciência que busca responder perguntas como:

- Qual origem da expansão do universo?
- Por que existe alguma coisa no lugar de nada?
-Quais os dados iniciais do Universo l?
- Por que a entropia sempre aumenta?

A cosmologia responde a essas perguntas de maneira satisfatória? Nem sempre.

Eu particularmente achei meio forçação de barra que a instabilidade do vazio é um estado tão antinatural que não seria possível não haver alguma coisa e que o universo estava condenado a existir.

Para mim, essa resposta para "por que existe tudo no lugar de nada?"soa como um grande e rebuscado "porque sim"

Mas essa é só a minha opinião. Não tenho nem de perto o conhecimento necessário para questionar os físicos.

Mario Novello é um grande físico, e um orgulho para nós brasileiros.