Jim Morrison por ele mesmo

Jim Morrison por ele mesmo Alberto Marsicano

Resenhas - Jim Morrison - por ele mesmo

romulo mafra 24/11/2010

Olha, o livro é bom e ruim. Bom por causa das entrevistas que Jim deu às revistas e jornais na época, principalmente sobre o incidente de Miami e seu julgamento. Porém, a parte que cabe ao autor Alberto Marsicano, sinceramente, muito fraca. Merecia uma reedição, sei lá, algo melhor. O livro não precisa de muito para melhorar, mas, precisaria passar por uma boa revisão antes.

Fernanda1156 29/09/2022

Poeta incompreendido este é o Jim Morrison
"O autor por ele mesmo foi criado com o intuito de oferecer leitura fácil e agradável, para as pessoas conhecerem grandes personalidades, o intuito é instigar a juventude a leitura. Este é um projeto editorial interessante, que tem o objetivo de oferecer livros - livro-clipping - por custo barato, para atender à nossa realidade cultural e socio-econômica."

Esta é a informação que consta no prefácio do editor em todos os livros da coleção.

Com isso temos vários livros na coleção onde a história é contada pelo próprio autor e editora, o que vi é que fizeram uma pesquisa sobre o Jim Morrison e reuniram tudo que é "importante e relevante" sobre a trajetória e história dele em um livro. Mas é bem básico, todas as histórias que tem ali, já tinha lido em algum lugar, mas ainda sim é uma leitura agradável, interessante e fácil, a cronologia no desenvolvimento do livro é bacana recomendo muito para quem está conhecendo o Jim Morrison e o The Doors agora. Eu comprei e estou lendo para colecionar mesmo, tenho um carinho muito especial pelo cantor e pela banda, quem me conhece sabe que é a minha favorita da vida, desde criança!!!

"Você nunca é o mesmo depois de ler um livro. Livro muda as pessoas. Livro muda o mundo. Leia mais para ser mais!"

"Se as portas da percepção se desvelassem, cada coisa apareceria ao homem como é - infinita." William Blake (1757 - 1827)

"Embriaguez sagrada: te afirmamos método." Rimbaud

"prazer de viver livremente, segundo suas próprias concepções e ideias" Octavio Paz sobre o sentimento de revolta contra a guerra do Vietnã.

"Os caminhos do excesso levam ao palácio da sabedoria." William Blake

"Tudo o que é desordem e caos me interessam; e particularmente as atividades que parecem não ter nenhum sentido. Talvez sejam o caminho para a liberdade. A rebelião externa é o único modo de realizar a libertação interior." Jim Morrison

@viajeira.literaria

Edward Nigma 15/01/2015

Assim como os demais livros da coleção, trata-se quase que integralmente, de uma compilação de relatos sobre o músico, retirados principalmente da biografia "Riders on the Storm" do baterista John Densmore, companheiro de banda e um dos amigos mais próximos de Morrison.
O livro pode ser considerado como a "porta" de entrada para quem quer conhecer
mais do polêmico vocalista do The Doors, mas para que já é fã, as informações dadas e
comentadas não serão novidades.
No primeiro terço do livro, bastante focado no livro de Densmore, o leitor é situado
na relação que Jim mantinha com sua faceta mítica, sua relação com drogas, xamanismo e com todos ao seu redor.
O ponto mais interessante do livro vem em seguida, 7 entrevistas datadas de 1967 a 1971.Talvez a única parte do livro que podemos considerar "por ele mesmo"
O ponto alto são as conversam onde é debatido sobre o caso mais polêmico da banda e de Jim Morrison, o show em Miami que causou a prisão, levou Jim aos tribunais e derrubou comercialmente a imagem do grupo.
O último terço do livro é dedicado a notícias e artigos de jornais, durante a ascenção e queda de Morrison até os anos seguintes a sua morte.
É um livro simples, uma breve apresentação do mito Jim Morrison e seu impacto. Torna-se repetitivo justamente por reunir compilações sobre os mesmos assuntos.
Ainda sim é uma leitura válida, como disse, uma porta de entrada para uma figura icônica e misteriosa com Jim Morrison.

Eliz 21/07/2012

Jim Morrison: um grande mito do rock!
O livro Jim Morrison por ele mesmo faz uma abordagem da vida pessoal e profissional deste ícone do rock da década de 60. Aprendemos bastante com a irreverente personalidade de Jim, que contagiou fãs do mundo inteiro. O referido cantor buscava ser ele mesmo e pregava que as pessoas deveria se libertar das correntes sociais para serem livres. Sua performance no palco sempre foi muito ousada e muito polêmica, pois ele realizava quase que um ritual xamânico. Era muito sensual e considerado um simbolo sexual pelas revistas americanas. Jim era a princípio viciado em LSD, na época vendido livremente, e posteriormente em álcool.
O efeito destas drogas foi a causa de inúmeros processos nos quais o roqueiro se envolveu, sendo que o mais conhecido e comentado pela imprensa foi o realizado em um concerto de Miami, onde Jim foi acusado de expor seus órgãos genitais para a platéia e depois se masturbar. No fim o cantor foi condenado, mas não ficou preso, pois pagou uma fiança milionária.
Esse ídolo do rock foi um grande amante da literatura, sendo que o nome do grupo "The Doors" foi inspirado na máxima do escrito William Blake que diz o seguinte: "Se as portas da percepção se descerrassem, cada coisa apareceria ao homem como é - infinita." O cantor morreu na frança, mas somente quem viu seu corpo foi a namorada Pâmela. Esse fato gerou muitos estudos divergentes, onde uns afirmam que Jim teria sido envenenado pela CIA, até comentários que afirmam estar o cantor hoje vivo, morando no Marrocos.
A grande verdade é que este ser mítico conhecido como "o rei do rock orgástico" ou como "rei lagarto" estará para sempre na memória dos fãs de sua geração e também do da atualidade que por meio da história conheceram a essência verdadeira de sua personalidade.

Na Literatura Selvagem 04/07/2015

Figura Mítica do Rock sessentista... Jim Morrison, por ele mesmo...
Suas inspirações vinham da geração beat, de James Joyce, Colin Wilson e Arthur Rimbaud. Mas o que fez com que sua banda se chamasse The Doors foi um poema de William Blake, que diz:

"Se as portas da percepção forem abertas, as coisas surgirão como raramente são, infinitas..."

Em 03 de julho de 1971, num apartamento em Paris, falece por overdose de heroína, Jim Morrison, o 'lagarto' vocalista do The Doors.

Jim Morrison - por ele mesmo é um livro-clipping publicado pela Editora Martin Claret e funciona como uma espécie de biografia do cantor, que fez multidões assistirem seus shows na segunda metade da década de 1960. Há trechos de várias entrevistas que ele concedeu ao longo da [curta] carreira, uma cronologia, letras de canções e poemas, bem como a história de sua vida desde a infância até sua morte..

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2015/07/figura-mitica-do-rock-sessentista-jim.html

Weslei 21/11/2018

Livro introdutório
O livro é perfeito para quem não conhece as várias faces de Jim Morrison, assim como sua relação mística com o xamanismo e com as drogas. O livro nao possui uma linearidade, sendo construído com trechos retirados de outros livros e fontes, incluindo um escrito pelo baterista John Densmore. É uma importante forma de olharmos também a relação musical do grupo The Doors, onde a simbiose com o teatro é o ponto chave dos shows.

Para quem já é fã, não traz muitas informações novas, mas é um importante livro de compilação de entrevistas e dados pessoais.