Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Henrique 23/11/2022

A melhor e mais complexa aula de Estoicismo, "exige" bagagem anterior no estoicismo
O livro é incrível, você entrará dentro da mente de um dos maiores estoicos que já existiu, e também, um dos únicos "filósofos" que assumiram o poder, como gostaria Platão, um imperador Romano nos ensinando sobre diversas causas comuns.
Porém, para mim, este livro não é indicado para começar a ler estoicismo, apesar de ser o mais conhecido, ele é bem complexo e exige que você tenha uma bagagem prévia no estoicismo, até porque o Marco Aurélio não escreve para nós, mas sim para ele mesmo.
Se eu fosse indicar alguém para começar a ler sobre estoicismo, diria para começar na seguinte ordem:

Manual de Epicteto
Sobre a Vida Feliz de Sêneca
Sobre a Brevidade da Vida de Sêneca

Se quiser ler algo mais contemporâneo, sugiro os livros do Ryan Holiday, que são ótimos e abordam muito o estoicismo.

E aí sim, você pode ler Meditações

Marcio 22/11/2022

Meditações
Muito além de conselhos, a leitura das Meditações de Marco Aurélio , ajudam a revisar e meditar acerca da própria vida. O autor escreveu seus pensamentos como um diário pessoal e revelam a busca honesta de um homem pelo entendimento do seu lugar no mundo e das outras pessoas. O que se destaca é que em determinados momentos, o próprio autor se admoesta por não ter conseguido colocar em prática suas próprias reflexões, o que demonstra o quão árduo é o processo de análise e crescimento pessoal. É o empreendimento de uma vida toda. "Foca sua atenção no que se apresenta diante de você neste momento, seja uma opinião, uma ação ou uma palavra. Assim se justifica o seu sofrimento: você prefere ser bom amanhã a sê-lo hoje."

Rafael.Nagao 21/11/2022

Um livro que merece ser apreciado
Esse livro traz pensamentos e ensinamentos estoicos do Marco Aurélio. Apesar de ter sido escrito a séculos atrás o livro consegue nos fazer refletir sobre questões que permeiam a vida de todos os seres humanos.
O livro não foi feito para ser devorado, mas sim apreciado no sentido de grifar os melhores textos e revisitá-los em outro momento da vida.

Icaro 11/11/2022

Nada demais
Livro de cabeceira da turma da Faria Lima. Não achei nada demais, vale pelo valor histórico, mas chego a duvidar se esse pessoal leu de fato o livro.

Fernando.Lovato 02/11/2022

Leitura leve comparado à filosofia tradicional, leitura densa comparado com outros estoicos.
--> Pontos positivos:
. Linguagem bem amistosa.
. Foca em questões práticas. Exemplo: humanos inevitavelmente morrem, então não gaste seu tempo com futilidades.
. A obra é um diário o que torna a leitura um pouco menos "chata".
. Embora escrito há quase 2000 anos, ainda é aplicável com facilidade nos dias atuais.

--> Pontos negativos:
. Pelo fato de ser um diário, o autor se repete muito.
. Embora seja um livro de "ética", ele é voltado para uma busca de uma felicidade individual, ou seja, não debate "ética" numa esfera social mais ampla. O que seria interessante para complementar a obra.
. Algumas justificativas para as ações "boas" são frágeis, pois usam termos genéricos que carecem de explicações sólidas. Exemplo: "aja conforme sua natureza". Blz! Mais qual é a natureza humana? E a minha natureza individual qual é?

Ney Santos 25/10/2022

Meditações, é um livro para se amar ou odiar. Trás os pensamentos pessoais de Marco Aurélio, o que ele pensava acerca dos acontecimentos e da própria vida.

Uma obra de aforismos, já que eram anotações de seu diário, com conteúdo riquissimo, mostrando a sabedoria estoica e suas variações de pensamentos pessoais.

Leomar.Schwartzhau 18/10/2022

Livro para fazer a gente pensar
Apesar de já ter sido escrito a quase dois milênios, suas reflexões são valiosíssimas nos dias atuais. Super recomendo.

Thay 07/10/2022

Foi incrível poder ter conhecido um pouco da mente de uma figura histórica tão interessante e inteligente. Apesar da linguagem mais culta, a leitura foi muito prazerosa e pude aprender bastante.

Pedro 07/10/2022

Amor Fati
  Em meu antebraço direito está tatuado em minha pele: Amor Fati. E, se antes essa frase permanecia presa a minha pele, hoje é, a minha mente. Tendo em vista, sua profundidade filosófica cunhada nesse livro.
  Na leitura desse clássico estoico, deparei-me de  início com um livro filosófico que foge à regra. Quer isso dizer, a obra, como o nome revela, é uma série de ponderações do imperador romano para consigo mesmo. Nesse sentido,  abarca série de reflexões fundamentais ao quotidiano, e sempre paltada pelos princípios estoicos de resignação e dever ético-moral.
  Ao debruçar-me diante do prazer de ler essa obra, de imediato percebi o seu caráter didático; em que somos ensinados a viver uma vida plena, aproveitando cada instante ante a iminência da morte e aprendemos a mantermos-nos dispostos ante toda a realidade e ou adversidade. De tal forma, a se amar a vida plenamente e tudo que ocorre nela.
  As inúmeras reflexões feitas por Marco Aurélio são essenciais para a nossa atualidade, não apenas por apresentar o caminho para a paz imterior, mas, porque nos demonstram que iguais problemas psiquicos enfrentados pelo nosso mundo são recorrentes a existência humana. E, a muito tempp tenta-se resolvê-los
  Portanto, recomento a leitura com algumas ressalvas, e essas são: acredito que se deve ter um conhecimento prévio sobre os fundamentos estoicos, bem como a base da filosofia ocidental; a fim que se posso de fato apreender toda mensagem do livro. Além disso, ser simpático à cultura oriental e seus ensinamos é, também, importante;pois poder-se-á analisar as similaridades entre o estoicismo e o budismo por exemplo.
  Logo, espero que aqueles que pretenderem lerem o livro o leiam, uma vez que seus princípios para uma vida tranquila, ao meu ver, são primordiais a todos que se valerem deles e pô-los em prática.

Ivy Dos Reis 22/09/2022

Autorreflexões do último bom Imperador romano
Marco Aurélio nasceu em 121 d.C numa família nobre aristocrata e foi preparado desde a juventude para assumir o posto de Imperador romano. Entre guerras, fome e epidemias, seu governo foi marcado também pela benevolência e sensibilidade para com os problemas da plebe, o homem ocidental mais poderoso daquela época, ao contrário do que poderia ser suposto, não sobrepôs a glória ao bem da comunidade. Nesse diário, que escreveu sem intenção de publicar, são reveladas as reflexões que guiaram a conduta de Marco Aurélio tendo por base a filosofia estóica.

"Pois não é lícito que qualquer coisa de outra espécie, por exemplo, o louvor da multidão, ou o poder, ou a riqueza, ou o gozo de prazeres, oponha-se àquilo que é racional e socialmente bom."

"Em teus acessos de cólera tem em mente de imediato que não há virilidade em encolerizar-te, mas que a brandura e a amabilidade, na medida em que são mais humanas, são também mais viris; tem em mente, ademais, que o indivíduo brando e amável tem mais força, fibra e coragem do que aquele que se deixa irritar e encolerizar-se com os outros em um descontrole emocional."

A obra é marcante e com certeza ninguém que tenha feito uma leitura atenta a termina sem passar por mudanças internas positivas. Sinto que foram poucos os destaques que fiz (que são muitos em relação a outros livros) e isso implica a riqueza que as ideias trazem.

Para os estóicos existe o lógos - conjunto de relações cósmicas necessárias que regem todo o universo, tendo por fim a harmonia, isto é, a Natureza ou Divindade. A partir disso, cabe ao ser humano identificar o que está em seu controle e ater-se a isso por meio da razão e prática de virtudes como a sabedoria, temperança, justiça e coragem com a meta de atingir em si mesmo a harmonia com a natureza, mesmo diante dos considerados males por ela atribuídos, os quais são imutáves.

"Começa por fazer tuas preces nesse sentido e verás o resultado. Aquele indivíduo ora expressando um anseio: “Pudesse eu dormir com aquela pessoa!”. E tu: “Pudesse eu não desejar dormir com aquela pessoa!”. Outro indivíduo:“Pudesse eu livrar-me daquela pessoa!”. Tu: “Pudesse eu não precisar me livrar daquela pessoa!”. Outro: “Pudesse eu não perder meu filho!”. Tu: “Pudesse eu não temer perder meu filho!”. Para resumir: age desse modo, reorientando tuas orações, e observa o que acontece."

Fato é que não temos o controle senão de nós mesmos e cuidar desse jardim interior para não sermos engolidos pelos acontecimentos externos é fundamental para a plenitude da vida. Nos aproveitando de que, diferente dos demais animais, podemos usufruir da racionalidade no enfrentamento da realidade.

"Imagina todo aquele que, ante os acontecimentos que o atingem, se angustia ou se revolta à semelhança de um leitão a espernear e berrar ao ser abatido. O mesmo vale para aquele que, deitado em um pequeno leito, no que toca a nossas diculdades ou obstáculos, os lamenta sozinho e silenciosamente. Convém pensares também que foi concedido com exclusividade ao ser vivo racional a liberdade de se submeter voluntariamente aos acontecimentos, ao passo que para todos [os demais] submeter-se a eles constitui pura e simplesmente uma necessidade inescapável."

É leitura obrigatória para quem busca desenvolvimento visto que são inúmeros os preciosos conselhos sobre a vida, emoções, metas, ética, moral, conduta e morte. Apenas aconselho que, para iniciantes no estoicismo, sejam vistos os principais conceitos, como de providência, natureza, deuses, divindade interior e deus.

Queila.Assis 19/09/2022

Cabe para os atuais dias.
Farei uma resenha breve sobre a obra, de fácil entendimento, porém cabe perfeitamente para uma reflexão nos dias atuais. O imperador era tão imponente e ao mesmo tempo simples. Li na força do ódio mesmo, achei cansativa por não ser linear. Curtir o jeito Marco Aurélio de ser, enfim é isso.

Rubiane 18/09/2022

Meditações
É um livro interessante, com muitas aprendizagens, mas quando escrito por outros autores que comentam suas escritas (ex. Diário Estóico) fica mais fácil de assimilar.
O imperador Marco Aurélio (filósofo estóico) escreveu este livro para auto aconselhar-se, como uma forma de sempre se lembrar dos seus princípios e dos conceitos filosóficos que o norteavam.
Se lembrarmos do seu poder e do que ele representava para a nação romana, com certeza dá para imaginar que, manter-se nos seus princípios, não deve ter sido nada fácil.

Jorge 18/09/2022

MEDITAÇÕES
Essa resenha será curta, vou propor uma pequena reflexão:

Imagine se você fosse:

01- O homem ou a mulher mais poderoso ou poderosa do seu tempo, sendo dono(a) de riquezas incalculáveis

02- Em consequência disso, ter que passar grande parte da sua vida em campos de batalhas, vivendo em tendas, tendo que lidar com inimigos externos e traições internas, que poderiam custar a sua vida

03- perder 06 de 13 filhos

Diante disso, encontrar tempo para se recolher e meditar sobre as grandes questões da vida, sem nunca se revoltar ou reclamar de nada, escrevendo em um diário usado para o autoaprimoramento pessoal e guia para suas atitudes

este foi o Imperador Romano Marco Aurélio

Depois da leitura dessa obra, e de saber o contexto em que foi escrita, tive uma certa vergonha das desculpas que dei ( nao dou mais) para achar tempo de cultivar a minha espiritualidade, Marco Aurélio demonstra uma profunda preocupação com seu próprio progresso como ser humano, e pelo fato de sempre estar em guerras e ver a morte por todos os lados , sempre ressalta que a vida é breve e que o mais importante é ser um homem virtuoso e contribuir com o bem comum , sua obra traz ensinamentos sobre a filosofia estóica , da qual ele foi um dos principais adeptos e mesmo sendo um homem tão poderoso, tinha consciência de que ser um homem bom era o objetivo da natureza humana, garanto que depois de ler Marco Aurélio, algo mudou dentro de mim, senti umas serenidade e um senso de pertencimento e objetivo de vida que fazia tempo nao sentia, o livro é uma bússuola, um norte sobre como lidar com conflitos internos e dramas psicológico que todos nós temos.

Sugiro aos interessados que assistam a leitura comentada da Obra feita pela Professora Lúcia Helena da escola Nova Acrópole , para um aproveitamento melhor o ideal é ler os capítulos na ordem , e depois assistir ao vídeo relendo os trechos destacados pela professora, será uma experiência magnífica, segue o link