Viajar sem dinheiro e Gafes internacionais

Viajar sem dinheiro e Gafes internacionais Nara Vidal

Resenhas - Viajar sem Dinheiro & Gafes Internacionais

Camille 14/02/2011

Nara escreve de forma simples e encantadora, que pega o leitor de primeira e mantém ele lendo até o final. Livro rápido, mas bem escrito e desenvolvido. Mostra o lado realista da realização de um sonho, afinal, quem não gostaria de poder morar um tempinho num país desenvolvido como Reino Unido? Ou qualquer outro lugar da Europa?

Em contos, Nara conta a experiência como babá, acabando com qualquer ilusão de que é uma tarefa fácil de ser realizada, que não causa nenhum estresse ou situações embaraçosas. Quase um guia preparatório para alguém que queira realizar o mesmo sonho que Nara realizou: sair do país de origem com pouco dinheiro no bolso e uma vontade incrível de conhecer outros lugares.

kleris aqui, @amocadotexto no ig 03/12/2011

Viajar para colecionar gafes
Viajar sem Dinheiro & Gafes Internacionais é um livro pequeno, em suas 128 páginas. Aposto que muitas pessoas poderiam lê-lo de uma vez só... outras seguiriam um ritmo mais pausado por serem estórias independentes. Nara Vidal fez uma seleção de 32 contos breves que retratam situações de sonhadoras que querem conquistar algo maior no estrangeiro, mas que para isso, têm que começar de baixo: cuidando de crianças, conhecendo famílias, aprendendo outros costumes, buscando independência... Se aventurar meio às cegas? Sim.
Agora imagine uma leitora que praticamente se “aventurou” em ler um livro de contos, que tinha certa aversão com contos muito pequenos misturados entre si, por sempre ter aquela sensação de quebra... Normal, sem problema, era meu desafio. Não foi tão às cegas assim. Conquistada pela capa e pela vontade de variar as leituras, confiei em me surpreender um pouco – e ao começar, não é que me surpreendi mesmo?! Mas com algo que eu não imaginava e, que na verdade, pegou muito no meu pé durante a leitura: a revisão.
Uns errinhos aqui, acolá, de concordância, de sentença, de digitação... a gente deixa passar, mas encontrei tantos que isso sim me frustrou. Pior ainda porque eu sou analítica pra esse lado, então foi mais que desafio terminar de ler... e olha que tem gente que desiste de histórias apenas por diagramação; gosto de dar chance, porque penso que a história deve sobreviver a esses acasos, apesar de atrapalhar na leitura. Falo isso não para criticar a autora ou mesmo a editora por esse problema, mas que tenham mais cuidado em seus anseios de publicação – penso que talvez seja esse o motivo, vai saber – tem leitor que se sente incomodado com isso. Já vi resenhas de outros livros puxando esse mesmo assunto de revisão com lançamentos nacionais... Para as próximas edições já deixo recado então, isso ajuda tanto a editora quanto a escritora a crescer, além de leitores frustrados a pensarem mais antes de largar um livro por causa de detalhes como esse.
Então, voltando para as estórias... Os contos trazem esse sonho que muita gente tem de “pegar o globo, girar e apontar um local”, ou mesmo “abrir o mapa mundi, fechar os olhos e comprar uma passagem pro local que seu dedo apontar”, mas nem todos têm coragem e determinação. Lembrando um pouco da questão do “êxodo” por melhores chances, por mais conhecimento, por novos ares ou por experiência mesmo, Nara descreve momentos de suas variadas personagens com toques de humor e ironia, mostrando que nem sempre nossos maiores desejos são aquilo que imaginamos.
A partir de situações comuns e incomuns no estrangeiro, da relação patrão e empregado e viajante mundo afora, vemos que trabalho é trabalho e que lidar com pessoas não é muito diferente do que vemos por aqui. Alguns contos parecem uma fotografia de uma personagem, outros parecem mesmo aqueles filmes que visualizamos na cabeça, percebendo de cima o desenrolar de sua história.
Para as pessoas que dá na telha de viajar assim sem mais nem menos, Nara incentiva, então mostra que essa sede ao pote de conquistas é um pouco mais complicada: não é só chegar lá que as coisas vão acontecer... ou talvez as pessoas mesmas se prendem, não deixam acontecer, porque optar pelo caminho que parece ser mais fácil não quer dizer a melhor escolha. Mas não se desencantem tanto, se é pra dar aloca e tentar, com certeza vai ter muita coisa para por em perspectiva. A ideia de viajar tem muito desse encanto e quem viaja, com dinheiro ou não, com certeza vai viver suas gafes internacionais, porque o interessante é colecionar algumas.

nara vidal 12/12/2011minha estante
Kleris,
obrigada pela resenha. É sempre MUITO importante informar a todos sobre o que se esperar do livro e sua leitura.
Concordo com você em relação aos erros de revisão. Aliás, o interessante é que, apesar de termos muito cuidado na hora de escrever, o autor, pelo seu entusiasmo em contar a história, acaba se esquecendo de revisar com mais neutralidade, o texto. Por conta disso, confiamos na editora. No caso da ALL PRINT, eles cobram bem caro pela tal revisão e pelo visto, não a executam como deveriam. Já encaminhei sua resenha para eles. Se não serviu para fazer meu dia, talvez sirva para que cuidem da revisão com mais afinco, retornando o que pagamos. Um abraço e um merry Christmas! ;-)

Vivi 06/05/2011

Viajar sem Dinheiro & Gafes Internacionais - Nara Vidal
O sonho de sair do País e fazer carreira fora.... Ahh doce ilusão para alguns.... Sorte de outros....
Nesse livro, temos trinta e dois contos, sobre jovens que sairão de baixo das asas dos pais, e alçaram vôo na esperança de conquistar independência econômica e estabilidade em um país estranho, com uma cultura estranha e cuidando de filhos de estranhos....
Ser Nanny (Babá) não é tarefa fácil, tente se imaginar cuidando dos "monstrinhos" Anjinhos de outra pessoa, sem bater, gritar ou dar umas palmadas!!!! Quem tem filho pequeno sabe como é difícil não perder a linha =/
Pois é, Viajar sem Dinheiro & Gafes Internacionais Aborda esse tema com maestria e muito humor!!!
Simplesmente não consegui parar de ler o livro até ele acabar... E o fato da linguagem ser bem informal, ajuda a fluir a leitura!!!

"Marelena, vattene via. Non ti voglio. Io voglio la mia mama. Marelena sorria, pensando que precisava lembrar-se de chegar em casa e olhar no dicionário o que aquilo significava.
Mas que a vista era linda, isso era!" Pág. 74

Patrícia 05/04/2011

Resenha Mix Literário
Viajar sem Dinheiro & Gafes Internacionais foi uns dos livros digamos, mais diferentes que li este ano. O livro é uma junção de contos, escrito por Nara Vidal, uma brasileira que mora em Londres há dez anos e o desenvolvimento dos contos é feito de forma maravilhosa e informal. Os contos são leves e com uma pitada de humor que nos prende em sua leitura desde o primeiro momento.

O livro nos traz a experiência de várias mulheres que saíram de seu país para se aventurar em terras desconhecidas, e na sua grande maioria vão morar fora para trabalhar como babá ou Au Pair. Nara descreve a experiência como babá tirando qualquer ilusão de ser uma tarefa fácil e muito menos encantadora. Ela fala também da dificuldade de se viver longe de sua cultura e família. O livro é quase um manual preparatório do que você vai viver lá fora.

Às vezes a decisão de morar fora, seja por um sonho para aprimorar a língua inglesa ou até mesmo estudar não compensam as situações de estresse e embaraço que irá passar; mas claro que para tudo existem exceções e não poderia ser diferente neste caso, as experiências adquiridas muitas vezes nos fazem ficar e adotar o país como uma nova pátria.

Vale à pena ler esse livro? Repondo com toda sinceridade: vale sim, você vai conhecer um pouco dessas experiências como: a dificuldades de se viver em país que não seja o seu, a língua diferente e muitas vezes de difícil compreensão levando assim um tempo para se adaptar, um regime de trabalho totalmente diferente, o choque de cultura, as falsas promessas e por ai vai. São vários os caminhos a percorrer, mas ninguém nunca disse que alcançar um sonho não requer um pouco de dificuldade e perseverança.