Uma Idéia Toda Azul

Resenhas - Uma Idéia Toda Azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Maira139 07/12/2023

MARINA COLASANTI
Mais um livro incrível que eu leio dessa autora, gostei muito desse livro pois ele mistura alguns contos que todos conhecemos, porém de uma forma mais diferente e na maioria dos finais tem uma moral muito bem construída.

Fil_Imagiandor 17/12/2023

Não tenho muito a dizer, leitura rápida e pode se dizer um pouco complexa, perfeito para ler em uma viagem curta, histórias cativantes. Eu indico.

André Hausmann 26/09/2021

Com uma escrita fantástica, a autora se utiliza de elementos de contos de fadas para nos apresentar dez pequenas histórias que nos fazem pensar devido questões sempre atuais e profundas, como amor, juventude, passagem do tempo, solidão, entre outros.
Ela abre um portal e nos convida para passear por mundos mágicos de enorme carga simbólica, mas com uma clareza e um lirismo que somente sua perícia e técnica na escrita pode oferecer.
Além desses textos que encantam as crianças e tocam os adultos, o livro possuem um tratamento gráfico sedutor, todo realizado em azul em fundo branco acompanhado de ilustrações xilográficas realizadas pela própria autora.
É uma leitura que recomendo.

Milenaaaaa 09/09/2022

2º obra
Já começo dizendo: que livro incrível. Uma obra infantil que traz consigo diversas críticas e com diversas possibilidades de interpretação não é tão comum, por isso que mesmo sendo uma leitura obrigatória para a UEMA ele ainda continua tendo o seu brilho.

Aqui, ao contrário dos que a gente conhece normalmente, os contos não tem finais felizes, sendo um ponto importante para entender a obra em geral. As fadas são invejosas, as princesas não são salvas, mas sim trancadas, e os elementos místicos não são cuidados.

Eu poderia falar um pouco de cada conto, mas a resenha iria ficar gigantesca então vou falar apenas o que eu achei sobre o todo do livro.

Algo que tem em comum em diversos contos é a questão de liberdade. Se fomos parar para analisar cada um deles, torna-se perceptível que a maioria termina com um personagem perdendo sua liberdade, e não por escolha própria, mas sim por alguém rancorosa e gananciosa. Ademais, esse tipo de sentimento individualista é também bastante presente nas tramas como uma “consequência” da vontade de estar no topo. E falando nisso, solidão é outra coisa que ocorre muito por conta dessa sensação contraditória.

Por fim, termino essa resenha dizendo duas coisas:
1- As críticas abordadas nos contos, como falei, pode ser interpretada de diversas formas, mas algo que é certo é que muito deles podem ser associados com a nossa realidade, tornando-se uma obra bem atemporal.
2- Por último, independente de for fazer a prova da UEMA ou não, recomendo que leiam. Nunca pensei que um livro focado para crianças poderia trazer tantos ensinamentos e novos pontos de vista sobre a nossa sociedade.
Perdida_nas_Estrelas 09/09/2022minha estante
Sou doida pra achar esse livro!

gisele.berg 09/09/2022minha estante
Cada conto é um tapa na cara :')

gisele.berg 09/09/2022minha estante
Acho que o que mais mexeu comigo foi o " Entre as folhas do verde O.

Ps: Também farei o Paes :)

erika 12/01/2011

Fantasia e sensibilidade
Eu estava à procura de uma leitura diferente, para mudar de “ares” e descansar um pouco dos livros do mestrado. Achei esse pequeno volume de Marina Colasanti na minha escrivaninha e pronto! Foi leitura para uma noite.

Uma ideia toda azul é um livro com dez contos de temáticas semelhantes: reis, princesas, criaturas mitológicas e fantasia. Tudo escrito de forma bem sintética – os contos não chegam a três páginas cada um – e com bastante sensibilidade.

Eu me lembrava de ter lido um conto apaixonante de Marina Colasanti certa vez em uma edição da revista Cláudia. Achei muito bacana, mas eu era uma adolescente e, depois disso, só fui ler um texto dela no meu curso de especialização. Foi nesse período que comprei Uma ideia toda azul, mas o livro entrou “na fila das leituras” e só saiu agora.

Chama a atenção a maneira com a qual a autora conta as histórias. Todas muito fantasiosas e cheias de reflexões, de lições. É o caso de ler cada conto e pensar sobre ele pelo menos alguns instantes antes de partir para o próximo, celebrando a delicadeza da narrativa, a bela construção dos personagens e os finais nem sempre felizes, mas muito nobres.
Marcelo.Silva 04/07/2014minha estante
Olá Érika... já que gostou vou lhe sugerir uma obra acadêmica muito interessante sobre Marina Colasanti, trata-se de uma dissertação de mestrado que pode ser baixada no site da biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A tese se chama "O feminino e o poético nas narrativas de Marina Colasanti" a autora chama-se Marília da Silva Freitas. Vale a pena ler e está disponível para download gratuito. Link para pesquisar: http://www.bdtd.ufu.br/tde_busca/index_novidades.php

abbacat 23/06/2022

Não gostei
Na minha opinião os livros precisam ter uma história com nexo, coisas que façam sentido, mas nesse livro além de ser muito pequeno (o que não me agradou muito) ele não tem sentido, muita coisa você vai lendo, lendo, lendo e não entende o que a autora está passando através do livro

Luciano 15/07/2022

Curtinho e delicioso de ler. Contos de fada sem os clichês dos contos de fada e até com alguns desfechos bem mórbidos.

dorinha17 26/05/2022

Lendo por obrigação
Confesso que estou um pouco preocupada se tirarem o tema da redação desse livro, mas pqp que livro bom não tava esperando nada e ele entregou tudo é bonito é contido é viajante é uma experiência arrebatadora

cams 17/12/2022

leitura obrigatória
nunca tinha gostado tanto de um livro de vestibular como uma ideia toda azul da uema.
? liberdade
O conto "o último rei" mostra um rei que nunca saiu da sua fortaleza e tudo que ele sabe é o que o vento conta pra ele. daí podemos falar sobre a dificuldade que temos para lidar o "ser livre" e por isso colocamos essa liberdade na mão de outras pessoas.

reasonsaelin 08/10/2022

chorei
ao mesmo tempo que eu entendi tudo, eu nao entendi nada. Muito bom, deu ate pra chorar nos primeiros contos

Beca 20/08/2022

É um livro de contos,pequenas histórias sobre reis,princesas,príncipes e tals porém são poucas as histórias que são realmente legais kkk

imtin_a 26/11/2022

Gostei
Contos curtos que faz refletir, gostei que foram contados através de figuras já conhecidas, porém de maneiras que nem imaginávamos

nerito 18/03/2013

Magia e sensibilidade
Quando menino, já apaixonado pelas histórias escritas, costumava explorar os livros didáticos de língua portuguesa que eu e meus irmãos recebíamos na escola, em busca de contos e crônicas interessantes. Havia em alguns livros a "seção suplementar", que geralmente nunca seria abordada pelos professores. Ainda assim,.quantos textos deliciosos conheci nesse exercício de "caçador de histórias"!

Foi numa dessas solitárias incursões que encontrei o conto "Uma Ideia Toda Azul", que falava sobre a cruel passagem do tempo e seu poder de nos separar de nossos sonhos. Lembro-me que meu coração menino ficou angustiado com o destino do rei, protagonista do conto. Sentia em mim sua melancolia, sua falta de talento para a felicidade. Ao mesmo tempo sonhei como ele, brincando também com a ideia azul pelos jardins do palácio real.

Outro conto que naquela mesma época havia me comovido foi "Por trás do bastidor", onde uma menina bordadeira dava forma e substância a seus sonhos através da linha do bordado.

E muitos anos depois descobri que ambos os contos não apenas são da mesma autora, como também fazem parte do mesmo livro, cujo título é, justamente, Uma Ideia Toda Azul. Essa descoberta permitiu um recorrente mergulho no mundo onírico e belo de Marina Colasanti.

Escritos e publicados em uma época de transição, em que os efeitos da revolução feminina ainda eram tênues e pontuais aqui no Brasil, a voz forte e segura dessa grande mulher assumia um tom de denúncia sobre a condição feminina, mas também sobre as infinitas possibilidades que estão diante de toda a humanidade, nas potencialidades de cada pessoa, especialmente da mulher, única e exclusiva senhora de seu destino.

Assim, neste dia tão importante, quando celebramos a luta pelo fim da violência contra a mulher e pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, considero de grande importância lembrar dessa obra de Marina Colasanti, exemplo que a boa literatura pode muito bem ir além da beleza estética, assumindo uma voz de consciência, sem comprometer sua qualidade.

site: http://www.oguardiaodehistorias.com.br/2013/03/uma-ideia-toda-azul-magia-e.html

Gláucia 11/05/2020

Uma Ideia Toda Azul - Marina Colasanti
Deve ter sido o primeiro que li da autora e foi uma experiência inesperada. É bem curtinho e traz 10 contos inspirados em contos de fadas, com reis, princesas, duendes, feitiços e coisas do tipo e parece voltado para o público mais infantil. Mas as histórias tem um tom bem melancólico, deixam na gente uma pontinha de tristeza e reflexão, falando de temas como a solidão.

Bon-kun 03/10/2020

Cada conto é uma paixão diferente
Nesse curto livro de contos, a autora nos faz viajar por muitos mundos, diversas narrativas diferentes e com temas sempre profundos, porém com uma escrita simples e boa para crianças lerem.
O livro leva o nome de um dos contos, que eu fiz uma resenha em vídeo no meu instagram literário @literatheus, então quem quiser saber mais sobre o rei que teve uma ideia, passa lá para conferir

1 | 2 | 3 | 4 | 5