Login

Resenhas
Recentes

Nara Francini 11/10/2014

Várias maneiras de leitura
Essa edição tem várias notas explicativas o que ajuda muito na leitura; sem as notas explicativas fica um pouco mais complicado de entender, no entanto, várias notas adiantam o que irá acontecer na história - para aqueles que não gostam de spoilers recomendo não ver as notas.
É preciso também ficar atento na leitura pois o autor faz muitas digressões que incluem fatos históricos de Portugual, critica a sociedade da época e a história de amor.
Para aqueles que querem conhecer a cultura de Portugal na época recomendo esse livro, pois os 10 primeiros capítulos é sobre Portugal. Para aqueles quem querem ler apenas a parte do romance recomendo começar pelo capítulo 10 e pular aqueles que ele faz digressões pois não iram acrescentar em nada a parte do romance!

Juliana 07/09/2014

tor.tu.ra
Um dos livros mais difíceis que já li. Almeida Garrett fez um relato de sua viagem de Lisboa a Santarém. Com muitas reflexões sobre acontecimentos da época esse livro torna-se um tesouro para pessoas que se interessam pela história de Portugal. Acredito que Garrett pecou ao afirmar que sua obra seria um "mito", mas como está na lista de leitura obrigatória da fuvest quem sou eu para julgá-lo. O que achei realmente interessante foi a "apresentação" que relata brevemente a vida do autor, seu estilo, e uma boa análise de sua obra que é indispensável para um vestibulando.
Nota 3 para a propaganda enganosa da sinopse que diz ser uma prosa "fluida" e "espontânea";
"Nota 7" para Garrett por introduzir recursos inéditos pra sua época;
"Nota 8" para a história de Carlos e Joaninha, por me salvarem de uma crise de sono e choro;

site: http://jbdevorandolivros.blogspot.com.br/

Letícia 19/08/2014

Análise do livro Viagens na Minha Terra, por Letícia Vieira
Análise postada como Colaboradora do blog Diário dos Treze! ;)

site: http://diariodostreze.blogspot.com.br/2014/07/livro-analise-do-livro-viagens-na-minha.html

Camila 19/04/2014

Viagens na Minha Terra
Achei esse livro muito maçante, por causa das longas descrições que o autor faz e das digressões. As digressões fazem com que a estória fique confusa e você tenha que ficar voltando no texto para entender o que ele estava falando anteriormente e isso fez eu ficar um pouco dispersa durante a leitura. Fora que esse não é o estilo de livro que geralmente leio, então isso colaborou um pouco para que eu gostasse menos ainda do livro.

Mary Dourado 07/01/2014

O livro foi o mais difícil que li até hoje, a história é confusa e em alguns casos chega a não ter nexo, não em uma leitura rasa.É preciso analisar todas as partes da história, o período histórico e os problemas da sociedade da época, porque o autor não deixa esses assuntos muito claros no texto.
Acho que nessa primeira leitura a única coisa que entendi foi 90% da história de Carlos, D. Francisca, Joana, Georgina e Frei Dinis, percebi que não entendi 100% da história, quando li análises da obra.
Sobre a viagem do narrador, pouco compreendi, ele faz referência a acontecimentos políticos e a autores literários, aí é necessário pesquisar sobre o acontecimento e sobre a obra dos autores, o que acabou me confundindo ainda mais. Futuramente pretendo reler ele, e quem sabe compreender melhor o enredo.
Recomendo esse livro para quem deseja um desafio literário, porque se for iniciante no mundo literário ou não tiver muita afinidade com livros antigos, corre o risco de desanimar e desistir da leitura do livro e talvez de outros.

Publicidade

logo skoob beta
"Quem dedica boa parte de seu tempo livre às ferramentas de rede social, como Orkut e MySpace, tem agora um novo passatempo."

A Notícia