Viagens na Minha Terra

Resenhas - Viagens na Minha Terra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Freezerburn 09/04/2022

Viagens na Minha Terra
Um livro super Interessante, o debate sobre o Romantismo e Realismo que faz parte dos devaneios do Narrador, e do Conservadorismo e Liberalismo no romance de Carlos, tudo isso deixa a história bem rica, enquanto o narrador viaja por Portugal
Porém como nem tudo é flores, o livro é surpreendente entediante, tem horas em que o narrador fala que eu simplesmente não compreendo 80% do que ele fala, a história de Carlos apesar de intrigante chega a ser mediana. Fiquei o tempo todo querendo acabar de ler pq a leitura estava chata demais, talvez isso seja culpa da escrita complicada e do período histórico que foi escrito

Fabi 02/02/2022

Leitura profunda e elegante
Muita gente acha Viagens Na Minha Terra um livro chato, mas qual engano.

Deem a oportunidade à está obra e verá muito mais do que uma simples viagem.

Tem humor, acidez de comentários, histórias de amor e reflexões mil.

As várias paisagens lindas de Portugal são descritas de maneira ímpar pelo autor e qual não foram as cenas em que me peguei rindo.

A história de amor mais aleatória da vida para julgar meramente o coração piranhudo do personagem Carlos.

A brevidade da vida de uns e a longa de outros, nesta dicotomia novo x velho, presente x passado, ruínas e esperança.

Muito boa leitura.

Linny 06/01/2022

O primeiro clássico a gente nunca esquece
Tive que ler esse livro para a escola e achei muito bom, por mais que a linguagem seja um pouquinho complicada, a maneira como as coisas e as pessoas são descritas é maravilhosa. Além disso, o livro possui uma enorme carga cultural e explica muitos aspectos físicos de Portugal. Alguns trechos são lindos e não saíram da minha cabeça desde o momento em que eu li o livro. Gosto da maneira que o narrador conversou comigo fazendo eu me sentir uma parte importante da história.

isabelle. 25/12/2021

são os dois entes mais parecidos da natureza, o poeta e a mulher enamorada; veem, sentem, pensam e falam como a outra gente não vê, não sente, não pensa e nem fala.

13marcioricardo 11/11/2021

Uma obra crítica..
Viagens na Minha Terra narra a história de uma viagem a Santarém, onde pelo meio se consigo conta o romance de Carlos e Joaninha, se analiza os monumentos, as gentes e a Natureza dos lugares, se divaga sobre filosofia e se trata a acerca de religião e política. Dá pra ter uma impressão da época e do país.

Antonio.Brito 06/11/2021

Um dos livros mais penosos da minha vida
Uma obra confusa de um autor que quis demonstrar a sua instrução, todavia, pecou em toda a narrativa, querendo ligar fatos utilizando de argumentos desconexos. Enfim, foi uma experiência desagradável e não recomendo a ninguém.

florescerdaleitura 02/11/2021

Vamos para Portugal?
Entrevista com o escritor Almeida Garrett sobre sua obra Viagens na minha terra:

Borboleta- "Publicado em 1846, essa é uma obra em que transparecem suas preocupações políticas e literárias." Garrett, o que seus benevolentes leitores podem esperar dessa obra?

Garret- "Estas minhas viagens hão de ser uma obra-prima, erudita, brilhante, de pensamentos novos, uma cousa digna do século."

B: O que te motivou a fazer essas viagens?

G: "Que viaje à roda do seu quarto quem está a beira dos Alpes, de inverno, em Turim, que é quase tão frio como São Petesburgo- entende-se. Mas com esse clima, com este ar que Deus nos deu, onde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal.(...)
Pois por isso mesmo vou:- pronunciei-me."

B: Nesse livro, o senhor, nos presenteia com reflexões sobre sua vasta experiência literária. Mas qual delas é a sua favorita?

G: "Que belezas e portuguesas cousas se não podem extrair dos 13 volumes(...), do teatro de Ênio Manuel de Figueiredo! Algumas dessas peças, com bem pouco trabalho, com um diálogo mais vivo, um estilo mais animado, fariam comédias excelentes."

B: Vou colocar na minha lista de leitura. Agora de volta as Viagens, como surgiu a história de Joaninha e Carlos?

G: " (...), vem para te eu dar o motivo por que nestas minhas viagens, leitor amigo, me fiquei parado naquele vale a ouvir do meu companheiro de jornada e a escrever, para teu aproveitamento, a interessante história da menina dos rouxinóis, da menina dos olhos verdes, da nossa boa Joaninha."

B: "É realmente uma bela e triste história. Gratidão por tê-la compartilhado conosco.

G: "Muito me pesa, leitor amigo, se outra cousa esperavas das minhas Viagens, se te falto, sem o querer, a promessas que julgaste ver nesse título, mas que eu não fiz decerto."

B: Não diga isso meu benévolo escritor, suas Viagens muito me encantaram. Poucas obras conseguem conciliar tão magníficamente a história de Portugal com a história de seu povo.

G: "Se assim pensares, leitor benévolo, quem sabe? pode ser que eu pode ser que eu tome outra vez o bordão de romeiro, e vá peregrinando por esse Portugal fora, em buscas de histórias para te contar."

B: Me leva junto?

G: "viajaremos com muito prazer e com muita utilidade e proveito na nossa boa terra."

B: ??????

Lisboa 31/10/2021

Sabiam que o livro todo se passa em 7 dias?
Almeida Garret durante sua viagem descreve os cenários de Portugal na época dele. Li para um seminário.

Durante a viagem, também há a narração da história da Joaninha (pra ser sincera só li por isso). Você só continua lendo o livro pra saber o desfecho, que é a parte mais interessante.

Livros antigos me fazem querer xingar a todo momento, esse não foi diferente.

pieckzoe 28/09/2021

Razoável, arrastado demais, lido por obrigação.
Bom, pra início de conversa só li esse livro pra fazer um trabalho pra faculdade. As partes em que ele narra as "viagens" são tão entediantes que demorei horrores pra engatar na história (e ainda assim não tive uma experiência de leitura muito boa). A história do triângulo amoroso entre Joaninha × Carlos × Georgina é até interessante de se ler porém ninguém merece ter que aturar os devaneios exagerados e as voltas chatas que o autor deu. Entendo que é um livro de época e que é um importante objeto de estudo, mas só recomendo ler quem tiver paciência mesmo, ou como eu, que precisei ler para fazer um trabalho. Enfim, de modo geral ele é um livro bem razoável, mas é muito arrastado e não tem muita coisa a se dizer.

ElaManoela 24/02/2021

Viagens na minha terra
As partes de relato de viagem são torturantes, extremamente envolvidas em divagações (essas as viagens no plural dentro da viagem até Santarém). É um livro fundamental pra entender a primeira fase do Romantismo em Portugal, mas é muito cansativo. Se você não conhece bem a história da guerra civil portuguesa é difícil de acompanhar a crítica que o autor faz no livro. No meu caso, tive que parar a leitura o tempo todo pra buscar informações extras e ter uma noção mínima do que estava sendo narrado. A história romanesca de Joaninha e Carlos dentro da narrativa de viagem foi o que salvou o livro, se não fosse por isso, acho que não conseguiria dar uma única estrela.

Daniel.Nery 18/12/2020

Interessante
Todos os requisitos para uma literatura da geração romântica foram atualizados com sucesso! Belo estilo de escrita do A. Garret. Em alguns momentos lembra o estilo do Machado de Assis!

Thamara 18/08/2020

Relatos interessantes e muito descritivos. A história de Joaninha e Carlos é uma história conturbada e bem original do Romantismo.

Dani Ramos 09/05/2020

Viagens e memórias...
Um livro que consegue abordar uma simples expedição e durante as páginas incluir um singelo, mas profundo, romance entre quatro personagens. Adorei a experiência de leitura com o Garrett! O final é bonito, belo e real.

Caroliny 24/03/2020

Eu li este livro também por obrigação, e não gostei da obra, achei muito maçante, e apenas um ponto do livro me chama atenção, o fato de ser um livro tão antigo, contendo críticas ao governo, as pessoas ricas da época, a literatura romantica, entre outros muitas críticas que o autor distribui por toda a obra.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6