Viagens na Minha Terra

Resenhas - Viagens na Minha Terra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Kvvvnn 24/03/2024

Zzzzzzzzzzz
Ser um classico não implica qualidade, apenas a importancia para um dado periodo, esse livro demonstra muito bem isso.

booksdalaus 26/02/2024

Viagens na minha terra
Terreiro do Paço, Lisboa, julho de 1843. Liberais e conservadores disputam o poder político em Portugal. Dependentes da Inglaterra, os portugueses amargam um grande atraso econômico. Nesse cenário, Almeida Garrett, precursor do movimento romântico e liberal de carteirinha, embarca numa viagem rumo a Santarém, disposto a revelar as mazelas estruturais de seu país, num intrincado jogo de narrativas que mistura realidade e ficção, para compor uma das obras mais inovadoras de sua época.

Maria.Cecilia 26/01/2024

Interessante!
"O coração humano é como o estômago humano, não pode estar vazio, precisa de um alimento sempre!"

"Talvez seja este o motivo da indefinida permissão que é dada aos poetas de andarem enamorados sempre!"

Viagens na minha terra, do célebre autor Almeida Garrett, é um dos marcos do romantismo português.

Narrado em primeira pessoa, mostra os caminhos de Portugal, com descrições de praças, igregas, palácios, e reflexões sobre política, sociedade e arte. Há uma conversa aberta muito interessante com leitor.

O que me chamou a atenção no livro foi a narração de uma história sobre "a menina dos rouxinóis, Joaninha, que vivia com sua avó cega e aguardava a volta do primo amado da guerra.

Se você quer conhecer Portugal do século XIX sentado na sua poltrona, abra o livro.

Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!

Eliane406 23/01/2024

A era romântica e sua importância na digressão da narrativa
?O italiano tinha fé em Deus, o alemão no ceticismo, o português na sina pátria. É preciso crer em alguma coisa para ser grande - não só poeta -, grande seja no que for. Uma Brísida velha, que eu tive, quando era pequeno, era famosa cronista de histórias da carochinha, porque sinceramente cria em bruxas. Napoleão cria na sua estrela, La Fayatte creu na república-rei de Luís Filipe; e, para que ousemos também celebrare domestica facta, todos os nossos grandes homens ainda hoje crêem, um na junta do Crédito, outro nas classes inativas, outro no mestre Adonirão, outro, finalmente, na beleza e realidade do sistema constitucional que felizmente nos rege.
Cáp.6 pág.45.

?O livro foi lançado em 1846, e, é uma obra na qual se misturam o estilo digressivo da viagem real (que o autor fez de Lisboa a Santarém) e a narração novelesca em torno de Carlos e Joaninha.
Uma das obras mais importantes do romantismo português.

Anota 19/01/2024

Viagens na Minha Mente
Esta obra foi inspiradora, ainda mais por saber que Garrett foi a influência direta do estilo Machadiano entre narrador-leitor em sua fase mais madura. Minha experiência de leitura foi boa em geral.

O livro segue o estilo da moda na época de Diário de Viagens e Garrett sempre demonstrou um domínio estético sofisticadíssimo, este um dos grandes destaques da obra. Há duas narrativas principais aqui, as quais se encontrarão ao final da história. O narrador-escritor dos registros percorre a região de Santarém, em Portugal, e dentre muitas outras reflexões, expõem suas opiniões sobre o estado de conservação dos monumentos históricos da região e como estes são uma herança mal aproveitada, que o então governo deveria valorizar o passado para enfim engatar no futuro.

A segunda narrativa principal é sobre a Menina dos Rouxinóis, que na verdade é uma história contada pelo narrador como mais uma de suas muitas para cada lugar que se passa. Quando em sua peregrinação o escritor passa pelo vale de Santarém, é que se começa a triste narrativa que se mostra não como uma fábula da região, mas que é real.

Enfim, não se pode pular este exemplar de grandes obras da literatura de língua portuguesa, e que se acompanhado nesta edição, a qual eu li, da Ateliê Editorial, a experiência é melhor sentida. Muitas notas informativas, um glossário de palavras, pessoas, histórias e lugares que o leitor médio pode não conhecer e suas respectivas explicações, e o melhor, mais de 50 páginas de texto de apoio para contextualização e consideração crítica. Edição maravilhosa para clássicos, obra exemplar do romantismo português.

Renato.Machado 01/01/2024

Interessante, mas...
Uma leitura interessante, porém com muitas digressões do autor-personagem a coisas relacionadas a época em que foi escrito. Ou seja, nós leitores atuais ficamos meio perdidos em muitas delas. A história de Carlos e Joaninha, que é uma história dentro da história, acaba por fazer valer a pena conhecer a obra, apesar do final dessa história ser marcado por um forte traço do Romantismo. Não sei se recomendaria esse livro. Acabei obtendo ele por conta dele estar em promoção por R$5.00 hahaha, aí não resisto a comprar livro baratinho assim...

Jorge Luiz da Silva 16/12/2023

Um enredo bem recheado
Um segredo, romances proibidos, amores não correspondidos, personagens importantes eliminados, entre outras coisas, são o recheio do enredo desse bom livro.

@menos.uma.pagina 14/03/2023

Viagens na Minha Terra
? Este foi um livro que ponderei muito se havia gostado ou não. No final das contas, gostei.
? Viagens na Minha Terra vai abordar uma viagem do autor de Lisboa até Santarém, sendo esta apenas uma das partes da narrativa. A outra é um romance que o próprio autor diz ter ouvido durante a viagem.
? É um livro interessante, sem dúvidas. As divagações históricas e filosóficas ao longo da narrativa são bem interessantes, mesmo o autor, por vezes, deixando-se levar por elas. Creio porém que se o livro fosse inteiramente sobre a viagem, teria se tornado um tanto quanto massante.
? O toque interessante do livro veio da história de Carlos e Joaninha. Um romance quase medieval, com amor "proíbido" guerras, desavenças e segredos familiares. Esta narrativa dentro da narrativa deu um gostinho especial para a história.
? A viagem é narrada expondo os pontos históricos de Portugal, de sua história, de sua ascenção como o grande Império Português. É explícito o sentimento patriótico do autor, não um certo patriotismo que vemos por aqui... Mas um patriotismo real! De amor por sua terra! E que demonstra real descontentamento quando vê seu país sendo entregue em mãos erradas.
? Um livro um pouco cansativo em alguns momentos, mas que vale bem a leitura.

GugaBandeira 31/12/2022

Um Clássico Esquecível
Garret é um grande expoente do romantismo português, trazendo obras críticas, e de grande importância para a história portuguesa. Porém, ao meu ver, "Viagens na Minha Terra" é uma obra muito arrastada, pouco fluída, e que necessita do conhecimento do contexto em que foi escrita para que possa ser devidamente compreendida.
A história de Joaninha melhora o livro em 100%, mas tirando ela, a vigem relada pelo autor em Portugal é extremamente monótona. Se eu não tivesse que fazer uma prova do livro, eu já o teria largado há muito tempo. E olha que é muito difícil eu largar um livro pela metade.
Entendo a importância literária e histórica que a obra tem para Portugal, mas não foi uma leitura muito prazerosa para mim. Apesar de gostar da história de Carlos e Joaninha, não gostei da conclusão.
Dou duas estrelas para o livro. Duas estrelas que só são merecidas, pela presença da narrativa de Joaninha (que poderia ter sido contada em um conto indepentente, que com certeza, faria a leitura ser bem mais agradável), porque se dependesse apenas do relato de Garret...

Danily 14/12/2022

Parece um tanto tedioso no início, mas é muito bom! Adorei a forma como Garrett utiliza de 2 focos narrativos simultâneos ? a viagem quase que autobiográfica e a novela de Carlos e Joaninha.

Henrique0 26/11/2022

Chato
Só não chega a ser ruim mesmo porque ele tem muitas informações que pode chegar a ser valiosa pra alguma coisa

Maria 18/08/2022

estudo da literatura portuguesa
é um livro muito interessante. demorei um cado pra entender o que ele significava, principalmente a história da Joaninha e o Carlos, mas gostei bastante de ler os tratados filosóficos durante a narrativa. no fim das contas, foi rápido e fluido.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6