Contos de Amor Rasgados

Contos de Amor Rasgados Marina Colasanti

Resenhas - Contos de Amor Rasgados

Carol 01/09/2016

Rapidinhas de amor!
Livro adquirido por módicos R$2,00 nas máquinas de livros do metrô de sp. Quando vi esse livro na vitrine, mal pude acreditar, pois a autora escreveu um dos contos de que mais gosto, chamado "A moça tecelã", que li pela primeira vez no ensino médio. Nunca mais havia lido nada da Marina, foi então a oportunidade. O livro é composto por diversos contos curtos, de até uma página (frente e verso), por isso um título alternativo poderia ser "rapidinhas de amor" =P. Mas creio que o título venha mesmo dessa questão de serem contos rápidos, cuspidos, jogados, rasgados. Todos os contos têm um final que brinca com a realidade, um quê de "eita!", rs. Não são todos contos inesquecíveis, como foi "A moça tecelã" pra mim, mas o ritmo do livro frente à suposta irrealidade surpresa de cada conto faz valer a pena sim! Recomendo!

Mi Hummel 04/01/2015

Recortes dos amores que se rasgam.
" Amava a morte. Mas não era correspondido.
Tomou veneno.Atirou-se de pontes. Aspirou gás. Sempre ela o rejeitava, recusando-lhe o
abraço.
Quando finalmente desistiu da paixão entregando-se à vida, a morte, enciumada, estourou-lhe o coração." ( A paixão da sua Vida)

É difícil qualificar "Contos de Amor Rasgados", dei duas estrelas, mas os contos são o que propõe o título: rasgados. Pedaços de sentimentos. Possivelmente, duas estrelas sejam muito pouco para o que esses fragmentos de sentimentos representam. Mas, vá lá, deixo duas estrelas...As únicas que se arriscaram a morder a isca. Sei que Colasanti é, como descreve seu conto " paciente, enquanto a Lua avançava sem mover ondas, começou a longa espera de que uma estrela viesse a morder o anzol." ( do conto "No mar sem Hipocampos") Acho que, de certa forma, esse conto representa sua entrega...A esperança de que suas metáforas atraiam algumas estrelas ou não...Mas ela não deixa de aproveitar-se do céu que se abre para o seu anzol.

De alguma forma, os contos encontram a alma humana naquilo que ela tem de contraditório...O que ela pede, vê realizado, mas não quer mais. A presença feminina
é bastante explorada nesses contos. Lembra-me muito a Grande Mãe Terra, esvaindo-se,
crescendo, para que a humanidade dela se aproveite e se encha..." (...) Olhando o pálido ventre que em dunas se estendia como um deserto, o homem pensava que em breve também aquela cama não seria suficiente. Teria que transportar a mulher para o ar livre, onde nada tolhesse o seu crescer.
E haveria de chegar o dia da sua maior beatitude, quando, deitado no cume do seio esquerdo, veria o sol se pôr no direito." (Bela como uma paisagem)
Uma alegoria bastante inspirada para a antiga Deusa Mãe, representada exatamente como neste conto...Aliás, há muitas alusões a mulher como uma verdadeira Gaia. Seja deixando que de seus peitos desabrochem flores seja impedindo a saída de seus filhos do ventre.

Gosto da linguagem de Colasanti. Ela não é apenas poética. É forte. Cheia de imagens e cheiros. Contos de Amor Rasgados ainda resgata os contos de fadas. O que me resta dizer se há mais nestes contos do que se pode julgar a aparência??

Opa! Parece que mais uma estrela se insinuou em minha nota...Se persistir assim, aos poucos, colho todas as estrelas do Céu em uma única resenha.
Elenai 05/01/2015minha estante
Oi Michelle! Somente hoje vi que tinha mensagem sua. O Skoob não havia notificado, recebi as notificações somente hoje. Acabei de te responder!

Mi Hummel 06/01/2015minha estante
Oi, Elenai! Não se preocupe! O skoob aprontou umas dessas comigo também!!rsrs! Logo te retorno!

'San 04/05/2017

Um dos melhores livros que já li
Meu primeiro contato com este livro foi sem querer... num sebo... abri numa página aleatória. Conto em letras garrafais. Comprei na hora. Depois perdi comprei. Sumiu, comprei.
A literatura fantástica dele é arrebatante.
Recomendo

Gabriela 17/09/2022

Poético e dinâmico
Livros de contos raramente são uma unanimidade. Esse livro de Marina é composto por uma grande quantidade de contos e eu, particularmente, gostei de uns dez. Entretanto, isso não me impede de reconhecer a escrita maravilhosa da autora, recheada de figuras simbólicas. Ora crua, ora envolvente, a maneira como Marina escreve nos conduz a reflexões que nem sempre imaginaríamos tradicionalmente no dia a dia.

Entre os contos de que mais gostei, destaco ?Concerto de silêncio, para duas vozes?, ?Amor de longo alcance?, ?Primavera em campo de batalha? e ?Um tigre de papel?.

jade 16/02/2023

Peculiar. alguns contos não entendi bulhufas. mas interessantíssima a escrita, as metáforas. capa maravilhosa.

Patrícia 28/08/2009

Vago
Não me identifiquei com o livro. Não gostei da linguagem da autora.
Thi 07/01/2010minha estante
Mini contos de tirar o fôlego e fazer vc sair de si. Amei o livro e sempre que posso o pego e releio.

Valbert 15/02/2013minha estante
nossa parabéns

LúcioLivreiro 05/01/2024

Sei lá, entende!
Eu esperava mais desse livro visto que ele foi retirado de algumas bibliotecas por ser material "pornográfico". Com essa fama, o título e a capa chamativos, fui pra leitura.

Enfim, esperava mais sacanagem no texto!