Amor de Redenção

Amor de Redenção Francine Rivers

Resenhas - Amor de Redenção

Aione 24/09/2020

Já havia visto muitos comentários positivos sobre Amor de Redenção, de Francine Rivers, e minha curiosidade pela leitura aumentou com a notícia de sua adaptação para os cinemas, que está em produção e prevista para ser lançada em 2021.

Angel foi vendida aos 8 anos para ser prostituída. Ao chegar à idade adulta, ela não conhece nada além da exploração, da rejeição e da violência que fazem parte de sua vida desde pequena. Quando Michael, um fazendeiro cristão, recebe o chamado de Deus para se casar com ela, a vida de ambos passa por grandes provações.

Amor de Redenção é a versão de Francine Rivers para a história de Oseias, além de uma metáfora para o que seria o amor de Deus. Há várias referências bíblicas ao longo do romance, mas isso não impede a leitura de quem não tem essa bagagem — o meu caso, inclusive. Embora haja um forte conteúdo cristão no enredo, que reflete a visão da autora, ele aparece de maneira muito natural e sem uma tentativa de evangelização, tornando possível que, mesmo não-cristãos, como eu, possam se identificar com a leitura. Acima de tudo, essa é uma história sobre amor e perdão, e muito me agradou como a autora contrapõe a ideia do que seria, de fato, o amor cristão — que envolve caridade e bondade — a uma falsa religiosidade, de quem segue a fé sem necessariamente praticá-la, como os muitos religiosos que apedrejaram Angel ao longo de sua vida.

A narrativa é onisciente seletiva em terceira pessoa e se alterna entre as perspectivas de Angel e Michael. Dessa maneira, é possível acompanhar o que cada um deles pensa e sente, o que foi extremamente importante na construção dos personagens e dos conflitos. Francine Rivers criou figuras muito reais, cujos medos, traumas e inseguranças são palpáveis. Foi impossível não me envolver com os protagonistas, de não sentir as dores de Angel, de não compreender como é difícil para ela e para Michael enfrentarem um caminho juntos — ela, por não conseguir confiar que exista amor e bondade, já que só conheceu o oposto; ele, por ter seu amor posto à prova a todo momento. Além da trama e do desenvolvimento dos personagens em si serem extremamente cativantes, o contexto de Amor de Redenção cativa, tendo como pano de fundo a Corrida do ouro na Califórnia.

Em relação aos pontos críticos, cito dois que me causaram algum tipo de incômodo. Primeiro, há um certo conflito repetitivo na história. Mesmo que eu entenda a importância dele no todo, achei um pouco cansativo como ele se repete. Depois, Amor de Redenção é o típico romance cujo epílogo eu prefiro desconsiderar. Se o livro como um todo é trabalhado com calma e intensidade, o epílogo é acelerado e tirou parte do impacto que o final havia me causado. Por ser construído inteiro em sumário narrativo, ele traz um resumo do que acontece aos personagens em anos futuros. Além de algumas coisas terem me soado inverossímeis, embora necessárias pela referência bíblica a que estão atreladas, o epílogo como um todo traz uma sensação artificial de felicidade, que poderia ter sido construída de outra maneira.

No geral, achei Amor de Redenção uma leitura belíssima e emocionante, mesmo que com passagens bastante dolorosas — e fortes — por tudo que Angel enfrenta. Para quem é cristão, o livro pode conversar ainda mais, pela identificação com a questão da fé.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/09/04/resenha-amor-de-redencao-francine-rivers/
Suellen 25/09/2020minha estante
Como sou cristã favoritei esse livro, amei demais

Hellenvena 22/01/2021minha estante
Começando a ler agora por indicação, fui as cegas mas vim aqui ver se tinha algum comentário positivo e o seu me agradou bastante, vou continuar! Obrigadaaa

08/04/2021minha estante
Me preparando psicologicamente para ler esse livro ?

Hellenvena 08/04/2021minha estante
Má, é preciso mesmo kkkkkk gostei muuuuito do livro, inclusive favoritei tb, ele ensina muito a gente a ver de formas diferentes as situações e o 70x7 muuuuito bom mesmo!!!

08/04/2021minha estante
Hellenvena, imagino!!! Quero ler antes de lançar o filme, mas acho q vou ter q ler aos poucos né?

Hellenvena 08/04/2021minha estante
To chocada q vai virar filmeee, como assim? Kkkkk olha eu demorei uns dois dias pra ler ele (não é comum meu) mas é porque eu achei q ele merecia ser lido com calma, é bem interessante

09/04/2021minha estante
Vai sim rsrs, p esse ano, só não sei qnd.. então eu sempre leio direto tb, mas cm sei q é meio forte vou ler aos poucos.

Dayse 19/09/2021minha estante
Amei demais o livro, comecei a ler achando que fosse mais um romance de época, me surprendi. Chorei litros com esse livro, já sou uma pessoa que normalmente chora e se emociona muito com qualquer assunto relacionado a Deus, não tenho nem como descrever como me emocionei com tudo que aconteceu com o casal. Me estressei bastante com a Angel no começo, até entender que o personagem central não era ela e muito menos o Micheal, e sim Deus, até entender que tudo que acontecia com eles tinha um propósito para Deus.

Vanda.Neres 09/10/2021minha estante
Eu amei esse livro, não vejo a hora de assistir o filme ??

Alissa 12/01/2022minha estante
Qual a classificação??

Hellenvena 12/01/2022minha estante
@alissa acho q seria no mínimo +16

Vanessa.Koyama 28/11/2022minha estante
@aione, suas resenhas sempre são relevantes. Sou cristã e estou me preparando para ler esse livro, pois já vi o filme.
Mas o fato de ter visto sua resenha aqui me alegrou muito! ???

Kavs 07/08/2023minha estante
Q resenha boa!

Rosangela269 29/11/2023minha estante
Já vi o filme. O livro deve ser maravilhoso.

Joselma4 04/01/2024minha estante
????

Bia 22/01/2024minha estante
Descreveu exatamente oq senti lendo esse livro

Galvão 31/01/2024minha estante
MEU DEUS QUE LIVRO MARAVILHOSO! romance incrível, cativante, ah não sei nem oque dizer dele, só leiam.

Pam 03/11/2023

Livro muito bom, eu realmente não esperava gostar tanto assim.
Posso dizer que foi uma surpresa bastante positiva e com certeza indicaria para outros leitores!

mirianbezerra 30/01/2024

Nunca estamos longe do amor de Deus!
Esse livro me fez sofrer do início ao fim, mas é maravilhoso! Durante a leitura, aprendemos muitos ensinamentos cristãos. Os personagens são bem desenvolvidos e a trama é intrigante.
Foi incrível acompanhar a jornada Sarah aceitando Jesus em sua vida, encontrando o amor e o perdão próprio. Michael foi perfeito desde o início, a conexão dele com Deus é linda demais! A família Altman também é maravilhosa.
Confesso que pensei em abandonar a leitura no início, o primeiro capítulo tem 50 páginas, apenas. Mas aos poucos a autora foi me conquistando. É uma leitura que vale a pena!
Thais459 30/01/2024minha estante
Livroo lindissimoo amoo demaais ?

paulinha 30/01/2024minha estante
esse livro é maravilhoso!!!!!!!

rafamassagardi 31/01/2024minha estante
Tenho muita vontade de ler esse!!

mirianbezerra 31/01/2024minha estante
@rafamassagardi leia amg, é maravilhoso!!

Thauany 22/02/2023

Deus não condena. Ele perdoa
Romance de ficção histórica que aborda temas cristãos de uma maneira sútil e muito reflexiva.
Sobre fé, propósitos, perdão, amor ao próximo, amor a si mesmo e amor a Deus.
Lindo e emocionante demais.
Melissa105 22/02/2023minha estante
Esse foi o primeiro livro que eu li ?

Inae 13/02/2024

"Amor de redenção" ?
Uma história linda e emocionante sobre o amor entre um jovem devoto a Deus e uma prostituta, realmente uma história de amor e redenção. Quando comecei a ler esse livro não imaginava que era um livro cristão, a história me prendeu desde o começo.

A história da Sarah é extremamente dolorosa e difícil, ela foi vendida e abusada aos 8 anos e nunca conheceu o amor ou compaixão. Em vários momentos fiquei com raiva pela indecisão dela mas quando pensava que ela já tinha sofrido de tudo vinha uma nova revelação que me causava ódio e revolta. Ela foi tão forte o tempo todo, nunca achou que merecesse o amor sem precisar dar algo em troca.

O Michael é perfeito do início ao fim, o amor dele por Deus, a forma como o escuta e atende mesmo contrariado, a forma como entrega tudo nas mãos dele foi linda. A forma como ele amou ela acima de tudo, perdoou, nunca desistiu e ensinou ela como deveria ser amada foi maravilhoso. Eu amo ele.

A história dos dois é perfeita, eles tem muita química, momentos emocionantes, chorei no final. O epílogo é um verdadeiro milagre.

Só não dei cinco estrelas pois achei longo e depois de um tempo ficou cansativo. Acho que o livro deveria ter avisos de gatilho também pois trata de assuntos pesados como estupro e pedofilia.

ThaisTuresso 30/12/2010

"Amor de Redenção" é uma história extasiante! O enredo me fascinou e surpreendeu, não esperava tanto do livro, a autora me encantou com a capacidade de conseguir atingir nossa emoção e prender-nos irrefutávelmente na leitura! Vou contar um pouco da história apresentada pela autora neste romance:
Estamos no ano de 1850, uma época em que a mulher tinha na visão da sociedade que se portar como uma dama e se comportar como tal, e existiam também vários bordéis de luxo.

Sarah era uma criança ainda quando escutou certa vez seu pai conversando com sua mãe, ela não deveria existir, seu pai queria que sua mãe tivesse abortado, afinal ele era casado e tinha seus filhos legítimos. Sua mãe a amava, mas foi negada pelo amante e abandonada pela família. Agora elas moravam em um barraco, e vez ou outra vinham homens visitar sua mãe, até que ela adoeceu e veio a falecer. Ela tinha apenas 8 anos quando ficou orfã, e sua doce inocência foi brutalmente arrancada por Duke, dono de um bordel que a manteve por amante por longo tempo.

Mas a força sozinha, embora das Musas nascida,
É como um anjo caído: árvores desenraízadas,
Escuridão, e vermes e mortalhas e sepulcros
Se deliciam; pois ela se alimenta de ouriços
E espinhos da vida; e esquece o grande objetivo
Da poesia, que deve ser uma amiga
Para aliviar as aflições e elevar os pensamentos do homem.
KEATS

Agora ela é Angel, uma moça de beleza estonteante, e de alma cheia de amargura e revolta. Não acredita no amor, na vida feliz, nos homens. Agora está em Pair-a-Dice, a Duquesa do Bordel a encontrara na rua, quando fugiu de Duke, e lhe deu o quarto mais luxuoso, roupas de renda e cetim, e cobra caro por ela em seu bordel. Para um homem subir até o quarto de Angel, ele tem que ter muito ouro.

Michael Hosea, é um homem que louva a Deus com suas obras, feitos e palavras. Não se entregou a nenhuma mulher, pois acredita que o casamento deve ser perfeito, e a entrega maior ainda. Estava em Pair-a-Dice vendendo seus legumes e frutas, quando viu Angel pela primeira vez. E assim que a viu, soube que ela seria sua esposa, não se abalou quando soube que ela era uma prostituta de luxo, ouvia a voz de Deus em seu coração, e ele dizia que teria que tirar Angel desta vida e torná-la sua esposa.

Mas só consegue este feito depois de muito investir em palavras, e com ela inconsciente, devido a uma brutalidade que ela vem a padecer. Conseguirá Michael Hosea conquistar o amor de sua esposa? E poderá um homem preencher o vazio frio e escuro do coração desta moça?

O enredo é longo, a narrativa tranquila e viciante, quando achamos que tudo está se resolvendo a história dá uma reviravolta, e mais reviravoltas. O livro é uma caixinha de surpresas e sentimentos, você se sentirá cativada por Michael, encantar-se-à com seu jeito de amante doce e adorável, e ao mesmo tempo sentirá raiva de sua paciência com Angel, terá momentos em que o leitor terá vontade de esganá-la, literalmente. Mas a cada virada de página, mais surpresas, derrotas e vitórias para os personagens e aquela torcida do leitor, para que tudo dê certo. Me apaixonei pelo livro, me encantei com a escrita da autora e com certeza é um dos meus favoritos do ano! Recomendadíssimo!
Joice (Jojo) 10/01/2011minha estante
Gostei da sua resenha. Bem empolgante!

Jaqueline 02/03/2011minha estante
Demais mesmo. Fiquei louca para ler!

rafaellamv 27/06/2012minha estante
Intenso! Envolvente! Maravilhoso!!!!!
Comecei a ler as 20h e parei de ler no dia seguinte, apenas com pausas para o rio de lágrimas... hehehe
#superecomendo

Ana Carolina 28/09/2012minha estante
Eu simplesmente me apaixonei pelo livro, tanto, que é o meu preferido e melhor até hoje. Não consigo esquecer a escrita, os detalhes, os sentimentos que foram passados, para nós, leitores, através da riqueza de palavras da autora. Eu amei e recomendo a todos a lerem esse grande romance. A história é linda e passa longe dos romances hollywoodianos que lemos hoje em dia nos livros. Infelizmente, é um tipo de amor que, hoje em dia, raramente aparece ou suporta tamanhas provações.

Mary 06/01/2020minha estante
Estou lendo essa obra incrível e se tem uma palavra que define é EXTRAORDINÁRIO!?

Juliana Rodrigues 01/12/2021

"Você é um passarinho que ficou numa gaiola a vida inteira, e de repente as grades e as paredes desapareceram e você se vê livre. Sente tanto medo que procura algum modo de voltar para a gaiola. Não importa o que está pensando, essa gaiola não é mais segura (...)"

Há muito tempo não ficava tão envolvida com uma história desde a primeira página (literalmente). É a primeira vez que tenho contato com a escrita da autora e também minha primeira experiência com um livro baseado em uma história bíblica.

Em resumo, inicialmente conhecemos a triste e angustiante história de Angel, vendida para a prostituição aos oito anos de idade, que acabou se tornando uma pessoa completamente anestesiada em relação a vida. Michael é retratado como um ser humano completamente evoluído e com uma fé inabalável nos ensinamentos de Deus.

O livro possui muitos gatilhos sobre prostituição, estupro e abuso de menores. Descreve com riqueza de detalhes a tristeza, a vergonha e a solidão vividas por alguém que não possuía qualquer controle sobre as situações que viria passar ao longo da vida.

Também conta muito sobre amor, perdão e redenção, como o próprio título menciona. Sei que nada do que escrever aqui será suficiente para descrever a magnitude dessa história, mas posso deixar registrado que acabou se tornando um dos melhores livros que tive a oportunidade de ler na vida.

Observação: Para quem gosta de ler o livro antes de assistir ao filme, recomendo que leia o mais rápido possível, pois em breve teremos a adaptação, e pelo que assisti no trailer, o filme será tão maravilhoso quanto o livro.

Recomendo muito leitura!
Katia C. Menezes 01/12/2021minha estante
???já quero.

Juliana Rodrigues 01/12/2021minha estante
Leitura obrigatória! ??

Lycia Barros 10/05/2012

Bem, o que posso dizer? Depois da bíblia, esse é o meu top.
Queria poder dar muito mais que 5 estrelinhas, e não só pela excelência da obra (inspirada em um livro melhor ainda) mas pela intenção e mensagem transmitida pela autora. Francine Rivers, quando crescer quero ser igual a você!

Gabriela Fernandes 05/12/2020minha estante
Olá! Você sabia que o livro vai ganhar uma adaptação para os cinemas no próximo ano?

No Instagram @amorderedencaobr já temos algumas imagens de bastidores. Seria muito bacana se você nos ajudasse a divulgar para que ele chegue aos cinemas brasileiros.

Aninha 06/12/2020minha estante
Q legal!!! Não sabia.
Obrigada por avisar ??

Priscila391 12/01/2024

Eu gostei muito desse livro. no começo, eu estava até viciada nele, não conseguia parar de ler. é muito bom saber a origem dessa história e percebi o quanto a autora conseguiu criar escrever algo em cima de outra história tão bem. achei uma história muito forte, linda e muito bem construída dos protagonistas, gostei muito de conhecê-los (não posso dizer isso dos secundários) e acompanhar a trajetória dos dois do início ao fim, principalmente acompanhar a da Angel e o seu amadurecimento, é bem emocionante.

mas acho que o livro é desnecessariamente longo e muitas vezes eu pensava: ISSO NÃO CHEGA AO FIM????
e sinto que ele só é esse calhamaço por causa da repetição do enredo. entendo que o que acontece é para o amadurecimento da personagem, mas mesmo assim achei o enredo um pouco repetitivo e por isso que me cansei um tanto da leitura. não nego que ele é um livro ótimo e acho ele um romance cristão maravilhoso, mas poderia ter uma quantidade menor de páginas.

Miih.... 05/11/2022

Amor de redenção
"Se está convencida de que Deus não existe, do que tem medo?
? Não quero nada com um grande olho no céu que só está esperando uma chance para me esmagar feito um inseto!
? Deus não condena. Ele perdoa."

lari 22/09/2021

cinco estrelas favoritado
Eu li esse livro sem pretensão nenhuma de gostar, mas acabou que entrou nos meus favs. Estão (finalmente) dando mais visibilidade para as ficções cristãs e eu tô amando isso! Amor de Redenção ganhou adaptação para o cinema, então se você quer ler, se adianta aí! hahahaha

O livro nos conta a história de uma menina que foi vendida para a prostituição muito cedo, e que continua nessa vida por não ter escapatória.

Michael, por outro lado, um jovem fazendeiro conservado, acaba recebendo um direcionamento de Deus para casar-se com Angel.

Ele esperneia no começo, mas depois começa a amá-la. Angel não se acha digna do seu amor, e isso a faz escolher decisões péssimas ao longo da trama, que nos faz querer entrar dentro do livro e socar ela. Mas nada que não aconteça na vida real, com o nosso relacionamento com Deus.

O desfecho é lindo e tocante, me arrepio só de lembrar

MissMel 01/03/2023

Que livro!
Já ouvi muitas pessoas falando bem dele, fui com expectativas altas e esse livro não me decepcionou em nenhum momento. Esse livro mexeu comigo de tantas maneiras que tive reações e emoções diferentes a cada instante.

A Sarah, Michael, os Altman e Susanna são personagens incríveis e bem construídos, me senti até que estava entre eles

Enfim, apenas leia que não se arrependerá!!
Silva 01/03/2023minha estante
É muito bom esse livro, inesquecível!!!

Aline Michele 16/01/2023

Setenta vezes sete
Amor de Redenção foi o primeiro livro da Francine Rivers que eu li e se a primeira impressão for a que fica, ela será sempre ótima.

A escrita dela é maravilhosa e é fácil se apegar ao livro. Eu ficava contando as horas para poder ler.

O livro é baseado na história bíblica de Oseas, que recebe de Deus a ordem de casar-se com uma prostituta e tirá-la daquela vida.

Aqui nós temos Michael Hosea e Angel duas pessoas que se cruzam e tem seus destinos totalmente mudados.

O livro é muito profundo sabe? A história da Angel é muito pesada. Ela foi vendida ainda criança e se tornou prostituta, então apesar do livro não ser gráfico, dá para entender muito bem nas entrelinhas o que acontecia.

Michael é aquele homem pacato, simples, que queria uma vida tranquila e que quando escuta o chamado de Deus, ele vai lá, com a cara e a coragem, entra num prostibulo e pede em casamento a prostituta mais cara do bordel.

Eu gostei muito do Michael, de sua calma, de sua paciência e de sua fé. E olha, ele teve que ser muito paciente mesmo.

A gente vai descobrindo o passado dela junto com ele. Então tudo que ela viveu, tudo que ela escondeu, todo medo que ela sentiu, nós vamos descobrindo aos poucos e junto com ele. Então as escolhas que ela fazia, os retrocessos todos dela foram fazendo sentido à medida que a história avançava. Eu acho que não teria um terço da paciência que ele teve.

Os personagens secundários também são muito bons e eu terei nojo do Duke pelo resto da minha vida.

Eu só não dei cinco estrelas pois achei o final meio ruim. Ficou com cara de final de desenho da Disney sabe? O livro foi tão profundo e no final deixou a desejar. Mas como foi só o final que eu achei abaixo, as quatro estrelas são válidas.

É um livro sem qualquer apelação, apesar dos temas pesados que são tratados, então pode-se ler sem medo, mas pode ser que alguém ache que tenha gatilhos.

Ótimo livro, recomendo.

Claire Scorzi 11/05/2012

Apenas Belíssimo
Conhecendo como conheço a assexualidade dos heroís e heroínas de romances cristãos publicados hoje em dia, fui surpreendida por este livro.
Nele, se se aponta a sexualidade doentia - como o fazem a maioria dos romances escritos por evangélicos - se mostra ainda mais intensamente o outro lado: o propósito divino ao nos criar homens e mulheres. Com uma forte carga de erotismo de extremo bom gosto, o livro não precisa apelar para descrições minuciosas ou linguagem chula. Mas o sexo está ali. Pulsante. Intenso. Apaixonado.
Um romance que recupera (finalmente!) a beleza do sexo combinada à devoção sincera a Deus.
A trama, inspirada no Livro de Oséias (Antigo Testamento) é emocionante, bem construída, e para mim só erra nas cerca de 100 páginas finais, quando a autora resvala no tom de pregação; ora, Literatura é Literatura; não é sermão.
Eu também teria preferido um esforço maior da autora ao tratar do maior hipócrita da história; o personagem merecia mais cuidado ao ser retratado se arrependendo; é muito superficial, e não me convenceu.
"Amor de Redenção" traça um casal de protagonistas inesquecíveis: Michael Hosea, o homem que qualquer uma de nós pediria a Deus, e Sarah/Angel, uma figura com contornos trágicos e comoventes.
O que mais dizer? Apenas Belíssimo.
Domino 12/03/2015minha estante
Eu amo esse livro!