Desastre

Desastre S. G. Browne

Resenhas - Desastre

Isah 27/12/2010

Agradecemos ao Big J.
Começar uma resenha sobre Desastre não é uma tarefa fácil. Logo de início cabe dizer que a leitura é uma das mais leves que já tive contato nos últimos 2 anos, porém sem a obiviedade de autores voltados para o público adolescente, principalmente pelo fato de S.G.Browne não ser um desses autores.

Desastre foi escrito por um homem, relatando o ponto de vista de um homem, o que é um grande avanço! Há séculos que não se via um narrador masculino de verdade, sem aqueles toques de feminilade inevitáveis causados por autoras mulheres. Fado ou Fábio, o narrador, é uma entidade milenar que tem como função designar sinas a 83% dos seres humanos, os que estão na "Trilha do Fado", e constantemente é surpreendido negativamente com ele. Em contrapartida, Destino (uma bela puta, se quer saber) é responsável pelos outros seres humanos, com destinos brilhantes à suas frentes.

Fado encontra-se em uma situação ruim, pois seu emprego já não é mais nada agradável. Seu melhor amigo, a Morte, não fala com ele há mais de 500 anos. Ele acaba por afundar-se mais e mais até que conhece Sara. A partir daí, ele começa a se envolver em encrencas de verdade!

O relacionamento de Fábio e Sara é descrito de uma forma realmente muito boa! Nada dos sentimentalismos aos quais estamos acostumadas. Na maior parte do tempo, tudo que sabemos são pequenos momentos dos dois juntos, até porque Fado aka Fábio tem uma vida bastante atribulada.

Vale ainda citar que o ponto de vista de fado é hilário! Na maioria das vezes ele faz analogias inteligentíssimas, tanto à cultura pop quanto à cultura clássica.

Não bastasse tudo isso, o final é surpreendente, e mesmo os mais inusitados leitores/autores seriam capazes de prever. Só nos resta mesmo agradecer ao Big J. pela obra (e depois querer matá-lo).

Jacqueline Silva 27/09/2011minha estante
Agora estou com vontade de ler =)

Ju 05/04/2012minha estante
Fiquei louca para ler com essa sua resenha! Realmente, precisamos de autores que saibam narrar personagens masculinos, porque tem gente que acaba "estragando" alguns personagens que tem bastante potencial.

Nessa 27/06/2012minha estante
Pela sua resenha vou compra-lo agora , esta em promoção na saraiva .

Bia 21/09/2012minha estante
O problema de Desastre é que é irresistível.

Amei o livro. Incrível. Recomendo para TODAS as pessoas.

Lane @juntodoslivros 08/11/2012minha estante
Amei o livro. ^^
Leve. Leitura para fazer você rir e chorar.

Só não entendi uma coisa: a capa.
Por que tem asas na capa? o.O

PaulaF 04/10/2013minha estante
Acho que as asas na capa representam a perda da imortalidade do Fado, visto que criado por Deus ele é como um anjo, apesar de ele citar que isso não existe e mesmo assim confirmar a existência de Lucifer ( o que contradiz, but...).

Jess 11/02/2011

"O Amor não é uma escolha, é um Desastre".
O livro de S.G Browne. Ele é narrado pelo Fado, que tem o pseudônimo de Fábio, um imortal que designa a sinas aos homens, (que é bem diferente do destino). Quando Fábio se apaixona por sua vizinha Sara, acaba burlando algumas 'regras' de Jerry (Deus). Onde altera o destino e a vida de muitas pessoas. No meio do caminho você irá conhecer alguns dos nossos sentimentos, irá, inveja, amor, entre outras entidades imortais, como a gula, carma e preguiça, que o Fábio pedirá ajuda, nesta confusão que ele irá causar.
Um texto leve e bem divertido, e que te fará refletir sobre suas escolhas. Você vai conhecer as regras, e verá que a morte (ou Dennis) realmente não é tão ruim.
O livro e bem atual, e tem um final surpreendente. Enfim é difícil expor toda a essência do livro, por isso leia.

"Regra N°1: Não se envolva com humanos"
Marcia Lopes 06/01/2012minha estante
Dennis,coitado! O tempo de profissão o deixou num divã! E se sair de férias...Não quero nem saber quem vai ficar em seu lugar,imagina se a vaca da destino se candidatar,hein?!

Queria Estar Lendo 09/09/2014

Resenha: Desastre
Desastre, definitivamente, não é um livro como os outros. Ele conta a história de Fábio, como Fado prefere ser chamado; ele é uma entidade cósmica criada há bilhões de anos por Deus (que prefere ser chamado de Jerry) e ao lado de seus "irmãos" é responsável por fazer o mundo caminhar. Fábio deve designar, todos os dias, o fado de centenas de milhares de bebês e vem fazendo isso muito bem e sem qualquer problemas há muito tempo.

Ele mora em um luxuoso apartamento em Manhattan, tem uma vestimenta humana - esse lance da vestimenta eu só entendi depois que ele explicou na história, é a forma humana dele, já que as entidades são uma bola de energia - da última moda e passa a vida em meio aos seus irmãos, seja fazendo sexo sem contato com Destino ou almoçando com Gula, Preguiça e Karma. Fado também tem uma história longa com Dennis, o nome que a Morte escolheu usar, que já foi seu melhor amigo, mas graças a algum acontecimento na idade média, estão brigados.

Para as entidades, os humanos são como crianças, correndo de um lado para o outro, aprontando e bagunçando suas próprias vidas, fugindo de suas sinas predestinadas e caindo em ciladas, desperdiçando o amor, omitindo a verdade e criando cada vez mais situações desastrosas e tristes para si mesmos.

"Como eu deveria ir com calma se todas essas criaturas a minha volta estão em um perpétuo estado de ignorância?"

Apesar do tédio e da frustração que passa com os humanos, no entanto, Fábio não tem problema algum com seu trabalho, até que ele conhece Sarah. De repente, ele se vê apaixonado pela humana, justo quando não se envolver com humanos é uma das regras primordiais de Jerry. Depois de conhecer Sarah, a garota cujo futuro ele não pode prever, já que está na trilha de Destino, Fado começa a desejar mais para o seu trabalho e o desastre está pronto quando ele começa a bagunçar a vida de seus humanos, colocando-os acidentalmente na trilha de Destino.

"Eu quero sair correndo e lhe comprar flores e chocolates e outras coisas que vão murchar ou morrer ou estragar seus dentes."

Encontrei o livro por indicação em um dos trilhões de grupos sobre livros dos quais faço parte no facebook. Foi uma indicação em meio a um tópico que eu nem estava prestando muita atenção, mas no dia seguinte, quando estava "comprando" na Saraiva vi o livro e fui ler a sinopse. Amei na hora. Esperei um tempão ele baixar de preço e acabei comprando por míseros dez reais. Confesso que não botava muita fé e, mais uma vez, minha falta de fé se colocou a prova. O livro é incrível. Não sei se isso se deve ao fato de que eu nunca tinha ouvido falar nada dele, além da sinopse e da minúscula indicação, ou se é porque ele é realmente incrível. Cheguei sem qualquer pretensão e expectativa e fiquei de boca aberta.

O livro também traz uma reflexão mascarada sobre nós, humanos. Somos destinados ou fadados quando nascemos? Fazemos nosso próprio caminho? A busca pela felicidade nos joga de um lado para o outro, arriscando com tudo que temos e somos em tentativas desesperadas de feliciddade, acreditando que vamos encontrá-la em uma boca de fumo ou dentro de alguma das sacolas de compras ou, ainda, que deixamos ela depender única e exclusivamente de outra pessoa... Achei um ótimo livro pra refletir sobre nós mesmo de uma forma divertida e por uma perspectiva totalmente nova.

"Amor é como um bom livro, você não consegue parar de ler e não quer que ele acabe nunca. Mas com Paixão e Luxúria, ao invés de aproveitar como as coisas se desenrolam, você pula logo para os últimos capítulos."

S.G. criou uma narrativa bem interessante para o Fábio. Enquanto ele nos narra sua história, conta as peculiaridades de cada um de seus "irmãos" e vai nos explicando suas histórias. Nos conta como a vida nos primórdios era um high school, como o negócio da terra é como uma empresa, como Jerry é o tipo de chefe cujos e-mails você ignora - porque os assuntos urgentes dele raramente são sobre um novo messias ou o apocalipse - e como a vida como uma entidade cósmica pode ser bem parecida com a vida aborrecida de um mortal.

Lá pela metade da história eu estava me perguntando como ele ia sair da confusão em que havia se metido e quando comecei a ler o fim, eu via apenas uma saída para o Fábio, embora não quisesse realmente aceitá-la. Minhas ressalvas se concretizaram, mas acontece que aquele não era realmente o fim. S.G. conseguiu me deixar boquiaberta com o final, um mindblow sem precedentes e eu juro pra você, você não espera aquele final.

Foi incrível, de verdade. Nunca me senti tão empolgada com uma leitura escolhida ao acaso, como com Desastre. Nem mesmo com A Arte de Correr na Chuva ou com O Menino do Pijama Listrado.

Não quero dar spoiler, já que foi assim que eu consegui me surpreender tanto com tudo, então vou apenas falar: você precisa ler esse livro. De verdade. As risadas são garantidas e o mindblow vai te deixar com a cara no chão e vontade de correr pra surtar comigo!

Beatriz 22/08/2014

A historia é legal o escritor escreve Super bem e a leitura flui. É engraçada e as vezes triste. Um bom livro com personagens bem escritos e cativantes. O problema foi o final, apesar de ser até plausível eu não me agradei. O autor tentou inovar, mas não sei. Acho que não ficou muito bom não. No final fiquei tipo WHATTT? mas o livro até a pagina 250 Vale muito a pena

Fabi 28/01/2021

QUE PORRA FOI ESSA?
Não sei nem que nota dar para esse livro, eu simplesmente estava amando até 90%, pensando que seria um favoritado mas quando estava nas últimas páginas só conseguia pensar "por favor, não seja o que eu tô imaginando" e foi pior!
Eu já li coisas estranhas e me decepcionei com finais de livro, mas esse superou todos, pois o autor quis surpreender e fazer um final totalmente diferente e conseguiu, só que não de um jeito positivo.
Estou oficialmente entrando em ressaca literária!

lys 22/05/2020

SE VOCÊ COLOCOU ESSE LIVRO NA SUA ESTANTE LEIA A RESENHA ABAIXO.
Esse livro estava em primeiro lugar como meu desejado, bom, nem tudo são flores.
Fado é o responsável por fazer as sinas (caminho,futuro) de 83% da população, os outros 17% estão nas mãos de destino, no livro eles são coisas diferentes. Fado tem o nome humano de Fábio, ele consegue se teletransportar, ler o futuro dos de 83% da população e é imortal e não envelhece.
Fábio sabe que não pode se envolver amorosamente com seres humanos e nem interferir na decisão das pessoas que ele toma conta, porém cansado de ver seus humanos fazendo merda e ferrando com as próprias vidas, sendo que eles poderiam ser muito melhores que drogados, sem-tetos, estupradores e alcoólatras, ele começa a dar concelhos para essas pessoas que passam para o caminho de destino, todos no caminho de destino terão futuros brilhantes enquanto todos no caminho de fado terão futuros como pessoas normais e serão insignificantes para a maior parte dos seres humanos.
Para completar a cagada ele ainda se apaixona por uma humana e começa a namorar com ela, com isso ele descumpri duas leis de Deus e se fode bastante....
Até as últimas dez páginas do livro eu estava dando cinco estrelas para ele, porém o cara comeu cocô quando foi escrever o final. Pensa em uma coisa ridícula, mais ridícula do que você pensou. Pois é o final do livro supera isso. Ele vira o bebê da namorada dele depois que Deus transforma ele em um humano normal, apaga as memórias da namorada dele que para de gostar dele e ele se suicida por não aguentar mais ser humano. Não acaba por aí além de reencarnar como filho da mulher que ele transava ele também vira o novo messias, o novo Jesus! Se você conhece um final, de qualquer coisa, mais bizarro por favor me conta qual é.
Sim eu sei que isso é dar spoiler, mas eu nunca vi um final de livro, filme, série, anime, novela, gibi, vida real, tão ruim, bizarro, ridículo como esse. Eu gastei meu dinheiro numa bosta épica, por isso eu tô dando spoler todo munda deu cinco estrelas pro livro sem nem mencionar que no fim ele se suicida, vira filho da sua namorada e o novo messias. Então pelo amor de Deus sai correndo desse livro e nunca mais olhe pra ele.
Se me perguntarem como é o livro eu simplesmente respondo "O próprio nome já avisa, um desastre. "

Ps: Se quiser saber outras falhas do livro leia a resenha abaixo da minha.
Camila.Vicente 19/03/2022minha estante
Eu deveria ter lido essa resenha antes de perder 2 semanas de vida...

Diego Matos 18/02/2012

Desastres é um livro genial, que aborda a tematica do sobrenatural e dos "seres superiores" com uma grande dose de humor. Apresentando um texto fluido e simples nos envolve em uma trama de entidades sobrenaturas e nos diverte com seus perfis inusitados. É um livro para quem quer se divertir bastante com um texto coerente e muito dinâmico.

Dani 26/04/2015

Não era nem de longe o que eu esperava...
Comprei este livro por indicação de uma blogueira que há anos acompanho e aproveitando uma dessas promos da vida do Submarino, não pensei duas vezes em adquiri-lo, mas... Olha, o livro é bem chatinho. Não vi humor, não vi lição de moral, não vi nada! Senti inúmeras vezes vontade de abandoá-lo, mas fui empurrando com a barriga pra chegar até o final e passa-lo adiante.
Liana 16/01/2017minha estante
Em meio a tantas resenhas positivas, que bom que encontrei alguém com a mesma opinião que a minha. Me identifiquei muito com tua resenha.

Resenhoteca 19/06/2014

Não se engane pela capa. O livro não é somente uma história de amor, é uma história cômica. (E das boas!) Imaginem se os Sentimentos, caminhos e valores, como Honestidade, Vergonha, Raiva, os Pecados Capitais, Fado, Destino, Morte entre outros fossem seres humanos imortais e andassem entre nós. Essa história é contada por Fado (Ou Fábio, como é chamado na Terra), que está desanimado com os seres humanos que controla, certa de 83% da população.

Ele que diz as sinas das pessoas a qual estão fadados a viver Porém, nem todos dão o seu máximo potencial e acabam indo pra um caminho totalmente oposto de suas sinas. Ao contrário dos seres humanos na linha do Destino, que estão destinados a serem exemplos de grandiosidade e escolhem o seu próprio destino. Algo que o Fábio nunca entendeu. Os humanos que aparecem na linha do Fado nunca aparecerão na linha do Destino.

O autor criou uma história muito boa transformando os atributos, emoções entre outros em humanos que tomam conta da terra. Todos trabalham para Deus, que se chama Jerry. Quase todos têm nomes comuns para facilitar o trabalho na terra e o mais importante, todos tem que seguir as regras do Jerry.

Fábio encontra Sara, que não está em seu radar e, sim, no do Destino. Sara se mudou pro mesmo prédio que Fábio e por um motivo que não consegue explicar, resolve seguir Sara para descobrir porque ela é tão especial e o qual o destino dela. Após se esbarrarem algumas vezes pela cidade, eles se encontram no jardim do terraço do prédio enquanto Fábio estava tomando banho de sol pelado, esquecendo que não estava invisível. (Sim, eles podem ficar invisíveis para os humanos, mas são proibidos de se materializarem ou desmaterializarem na frente deles)

Após um encontro casual de vizinhos, Fábio acaba quebrando a primeira e mais importante regra: Regra Número 1: Não se envolva com humanos! É baseado nisso que a história se passa. Isso e O Grande Evento que Jerry anda preparando, que ninguém sabe o que é, mas já fizeram um bolão de apostas.

O livro é simplesmente genial com uma história muito boa e super agradável de ser lido, além de muito engraçado. Não se consegue passar uma página sem que você dê uma risada.

site: http://www.resenhoteca.com/2014/06/resenha-desastre.html

Isabelly B. 21/04/2021

Desastre.
Reli esse livro após muito tempo e não esperava que fosse achar a melhor coisa do mundo, até tirei o favorito.
Mas ao todo ele não é ruim, é divertido ver como as coisas funcionam para um imortal e o que eles precisam lidar (sinceramente esse livro daria uma boa série de 20 episódios com 25 minutos). A questão da Sara pareceu um pouco superficial, mesmo ela sendo o motivo de tudo.
Uma segunda parte funcionaria muito bem, mostrando a vida de um novo messias. No geral o livro é bom, tem partes divertidas e outras cansativas, porem recomendo a leitura.
fer 22/04/2021minha estante
Eu achei o máximo quando li, mas certeza que se eu lesse de novo também não ia achar lá essas coisas de novo

Isabelly B. 22/04/2021minha estante
Lembro que na época ri muito, mas fui reler e esbocei 4 sorrisinhos de lado.

Scheila20 13/12/2010

O Amor não é uma escolha, é um DESASTRE!
Review da Guardiã: Gente...só tenho uma coisa pra dizer sobre este livro...FADO É FODA!!! hehehehe...sério...este livro é Foda e odiei o Final dele e exatamente por isso que este livro é tão bom!!!
Desastre é ótimo principalmente porque ele foge das histórias convencionais sobre AMOR, Aventura e Seres Místicos...Browne consegue contar uma história muito boa e realmente sob uma perspectiva totalmente masculina dos fatos, coisa que somente um homem consegue fazer (embora tenhamos autoras maravilhosas como a Gena escrevendo livros MARA sob a perspectiva masculina, elas não são homens e ainda ficam devendo um pouco).
Este livro já começa bom pela frase de impacto na Capa. Fado ou melhor Fábio (seu nome humano) é o responsável por atribuir a sina de 83% da população global ou seja 83% de nós estão fadados à mediocridade, pelo menos é isso que o livro nos trás...Fábio é diferente de Destino (uma puta egoista segundo a opinião dele), seus humanos estão fadados a na melhor das hipóteses de suas sinas trabalhar como garçons ou em lojas de departamentos, comprando coisas que não precisam para preencher o vazio de seus relacionamentos ou tornando-se assassinos, pedófilos, agressores sexuais ou mortos por overdoses devido às más escolhas feitas e que lhes desviam de sua melhor sina já traçada durante seu nascimento. Diferente de quem está no caminho de Destino, ou seja do sucesso. Mas Fábio não pode fazer nada...pois a regra corporativa nro 1 é : Não interfira!!

Quer ler o resto da resenha?? Acesse o Blog da Guardiã da Meia Noite e confia na íntegra.

Vavis 08/03/2011

Se gostar da uma olhadinha - http://nuncanagalaxia.blogspot.com - tem bastante coisa interessante por lá.
Desastre conta a história de Fado, um imortal responsável por distribuir sinas aos mortais. Vocês podem entender como destino, mas nesse caso Fado e Destino são duas pessoas diferentes e que trabalham em caminhos opostos. Ele tem como dever encarregar aos mortais sinas “medíocres” enquanto Destino fica incumbida (é, ela é uma mulher) das sinas “honrosas”. O que não impede que apesar de viverem como cão e gato passem boa parte de suas vidas imortais usufruindo de sexo (com ou sem contado) um com o outro.

Ser encarregado das mediocridades de 5 milhões e meio de pessoas incomoda um pouco Fado, afinal ser obrigado a observar pessoas todo dia tomarem decisões erradas que as guiaram por caminhos nada agradáveis não parece nada divertido, e mesmo desagradando esse incômodo só toma proporções maiores quando ele se apaixona por uma mortal, a adorável Sara. Porém, os imortais também têm regras a obedecer e a primeira delas é: NÃO SE ENVOLVA COM HUMANOS. Agora cá entre nós, se o amor fosse predominantemente racional a vida seria bem mais fácil, não é verdade?

Fado bem que tenta (mentira minha ele não tenta nada) seguir em frente e deixar Sara de lado, mas o fato de ela ser sua vizinha (e ele a seguir constantemente) não ajuda muito. Não demora e ele descobre-se apaixonado e felizmente ou infelizmente correspondido, e essa descoberta faz com que ele veja as sinas que carrega por outro ângulo. É fácil entender que quando se está feliz ver a infelicidade dos outros passa a deixar um gosto amargo, e é movido por esse sentimento que ele começa a dar um empurrãozinho pra melhor nas escolhas de “seus humanos” influenciando-os a tomarem decisões diferentes sobre suas sinas, o que traz bastante confusão a sua vida.

O autor trata todos os Pecados (Gula, Preguiça, Luxúria...), os Sentimentos (Alegria, Raiva, Histeria...), o Destino, Carma, Fado e Morte como imortais que trabalham para o TODO PODEROSO, que no caso prefere ser chamado de Jerry. A narração é leve e divertida. Possui um humor muito inteligente com o qual faz menção a vários fatos históricos dando a eles uma visão única de quem teve oportunidade de presenciá-los. E é bastante interessante o modo como ele descreve os imortais dando a eles defeitos e qualidades humanas (defeitos muito bem atribuídos pra falar a verdade).

Ele acaba abordando com muita delicadeza o fato de que é muito fácil julgar as pessoas que observamos, mas que nem sempre é fácil ser elas e ter que lidar com seus problemas. Mostra também como o destino pode ser traiçoeiro, a morte uma amiga e que nossas escolhas não nós levam sempre ao que é melhor, mas que dependemos dessa mesma capacidade de escolha pra mudar isso. E mostra acima de tudo que tendemos a culpar os outros pelas nossas escolhas, é muito conveniente colocar a culpa de nossos erros em nossas sinas.

Esse livro apesar da temática não é mais um romance infanto-juvenil, desses que estamos acostumados a ler todo dia, e torna-se ainda mais interessante por ser um romance de um ponto de vista masculino.

Muito bom o livro, se você não tem medo de se decepcionar* você pode se surpreender bastante com ele.

*Digo decepcionar porque eu particularmente não gostei do final e creio que a maioria também não vá, mas isso não fez com que eu mudasse de ideia, em minha opinião ele continua sendo uma ótima leitura.

lys 22/05/2020minha estante
Eu achei a mesma coisa que você, que raiva ter gastado dinheiro com esse livro. Amo ler spoilers antes de comprar um livro pra ver se vai ter um final bizarro como esse. Cara sua resenha disse tudo que eu quero dizer mas tô com raiva de mais pra escrever.