Love, Rosie

Love, Rosie Cecelia Ahern

Resenhas - Where Rainbows End

Bianca 27/03/2012

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br/blog/
Where Rainbows End, de Cecelia Ahern, foi publicado no Brasil como Onde Terminam os Arco-Íris.

O título na resenha foi mantido original porque li em inglês. \o/

A autora, para quem não sabe, é a mesma de PS: Eu te Amo.

Em português, apesar de ter sido lançado em 2006, ele não fez muito sucesso. Acredito que por dois motivos: não foi uma editora conhecida e o preço é bem ardido, de R$40 a R$60.

Amei a leitura. Foi simples, rápida. É uma ótima indicação para quem quer treinar outro idioma.

Ele me conquistou desde a sinopse e capa. Aliás, a original é bem mais bonita.

Esta foi a minha última leitura de 2011 e não poderia ter terminado de forma melhor. Foi um presente. Tocou meu coração, me fez rir, chorar, torcer muito pelo casal principal e refletir. Pacote completo, como podem perceber.

A narrativa, com a exceção do epílogo, é epistolar moderna (o moderna foi por minha conta), ou seja através de cartas, e-mails, mensagens no celular, conversas no MSN e qualquer outro meio de comunicação escrita. E não apenas entre Alex e Rosie, são vários personagens.

Para quem pensa que pode ficar seco ou distante do leitor, digo que não. Não poderia ter me emocionado mais. Eu me sentia bisbilhotando a conversa de algum amigo, por consequência passei a sentir como se os personagens existissem de verdade. O livro transmite bem essa sensação.

Rosie e Alex são melhores amigos desde crianças. Eles confidenciam tudo um ao outro. Na adolescência, dá para perceber que em algum momento um começa a se apaixonar, mas é bem nesse ponto que a roda gigante da vida começa a girar. O destino os leva cada um para um lado e os afasta fisicamente. Ainda assim sua amizade resiste. Eles entram no mundo adulto tão amigos quanto antes e nada é capaz de os afastar.

Uma personagem me fez muito rir em sua cartas. Ela é uma criança, mas não direi quem é para não entregar a surpresa. Li sem saber de nada e me surpreendi em muitos momentos com as reviravoltas que a vida dos personagens deu.

Autora escreve lindamente, com perfeição. É divertida, acima de tudo. Os personagens lidam muito bem com seus altos e baixo. São humanos e verdadeiros. Rosie condenando os Contos de Fada e culpando-os pelas frustações das mulheres é hilário.

Quando somos mais jovens teimamos em pensar que não estar junto da pessoa amada ou demorar para ficar junto é perda de tempo. Ao amadurecer vemos que, não importa o tempo que demore, nenhum tempo é perdido entre dois amigos que se amam. Não é porque não houve sexo que não havia amor. É preciso saber separar um do outro. Amor é amor.

Não posso contar nada mais sobre isso, mas posso dizer o que senti. Arrebatamento. Sim, arrebatamento. A história me sugou. Me via esperando um e-mail ou carta, ora por Rosie ora por Alex. Foi intenso observar suas vidas e perceber que nem sempre a vontade de ficar junto é o suficiente, é preciso lutar, mudar, reestruturar e esperar a hora certa.

A pergunta é: quem determina a hora certa? Quem diz se duas pessoas podem ficar juntos? O destino? O acaso? Nós mesmos?

"Where Rainbows End" vem para nos dar a resposta.

Alex, você é um cardiologista. Você sabe como um coração é por dentro e por fora. O que você pode fazer quando um coração se parte. Há alguma cura para isso?

Mais uma vez, Rosie, você não está me cansando. Estou bem aqui. Eu sempre estive e eu sempre estarei.
Drika 02/11/2012minha estante
Leitura fácil e delicada, eu simplismente me surpreedi, adorei o livro.

Gaabs7 27/12/2020

Eu amo o filme, mas confesso que não via a hora de acabar o livro. Tudo da errado, e quando parece que vai dar certo, da errado de novo. Mas é um livro muito bom.

Yasmin 21/01/2022

Carrossel de emoções
Já era apaixonada pelo filme e amava a história do Alex e da Rosie mas no livro é outra coisa né? Todas as emoções intensificadas x1000, ver tudo oq acontece durante a vida deles e ir sofrendo junto foi tudo. Achei legal o jeito de ser todo por e-mail e cartas o livro, bem fácil de ler mas tinham umas partes que queria que fosse mais detalhadas. Nunca vou me cansar desse casal

Dani Schwanke 18/07/2012

Inesquecível!
Confesso que passei muito tempo pensando antes de iniciar essa resenha. Voltei lá no início onde minha paixão pelos romances começou, e de onde surgiu meu gosto pela leitura. Cada livro tem uma importância enorme na minha vida, e são marcados como fases. Cada personagem fica marcado como se fosse alguém que passou e deixou seus rastros. Vários me fizeram rir, vários me fizeram chorar (ou até os dois juntos).

Sou apaixonada por histórias honestas, reais, de tocar a alma. Daquelas que grudam na mente e no coração para o resto da vida. E já li muito por aí e concordo plenamente que ler é um dom que nos é dado. Agora penso, geralmente somos forçados a ler na escola, ou na faculdade. Mas quem disse que isso irá influenciar alguém no gosto pela leitura? Todos podem ler um livro com a mente, mas poucos podem ler com o coração.

Poucos conseguem sentir o livro com a alma, deixa-lo adquirir sentimentos. Fazer do livro um consolo para quando precisamos de ajuda. Isso sim é sentir, e por mais que muitos tenham o hábito de ler, com poucos esse sentimento é tão profundo.

Mas vocês devem estar se perguntando por que entrei tão a fundo nesse assunto. Mas quando termino um livro sinto uma necessidade imensa de escrever sobre ele, e por isso resolvi compartilhar com vocês meus pensamentos.

Ontem me vi virando a noite, terminando um dos livros mais emocionantes e sinceros que já li na minha vida, chamado “Where Rainbows End” da autora irlandesa Cecelia Ahern. E fica como uma dica de leitura para essas férias.

Conta a história de Rosie Dunne e Alex Stewart, dois melhores amigos de infância. Infelizmente a vida os separa fisicamente, mas jamais perdem o contato um com o outro. Rosie é o exemplo de mulher com garra, cheia de planos que fracassaram ao longo da vida. Uma mulher real, que apesar das circunstâncias segue sua vida. O livro fala da amizade e do amor verdadeiro, oportunidades, e tempo desperdiçado (e como!). Mostra como aquela famosa frase “tudo acontece por um razão…” faz total sentido.

É uma leitura fácil e deliciosa, já que o livro é apenas constituído de cartas e e-mails escritos por seus personagens. Lindo do começo ao fim... Recomendo!

Mai 07/01/2021

De aquecer o coração
Meu primeiro livro 100% em inglês!
Eu sempre amei o filme desde que saiu e, desde então, decidi que queria ler o livro. E que experiência linda!
A história de Alex e Rosie me levou do riso ao choro e depois ao riso de novo por incontáveis vezes. Os personagens secundários, tanto quanto os principais, são cativantes e a história é deliciosa!
A forma diferente como a autora decide narrar a obra traz todo um charme diferenciado à leitura, tornando-o um livro fácil e rápido de ler, mesmo que em outra língua.
Eu amei cada instante.

nydia.milhomem 08/03/2016

Açucarado na medida certa
Adorei esse livro. Não sou muito de romances mas esse acertou no ponto. Para ler mais sobre minha crítica quanto a esse livro acesse meu blog.

site: http://mundodanyka.blogspot.com.br/2016/02/livros-simplesmente-acontece-love-rosie.html

Bruna Carolina 17/02/2015

Brilhante!
Este foi o segundo livro que li da Cecelia Ahern, e da mesma forma que o outro (Se você me visse agora), me prendeu do início ao fim, com uma leitura leve e divertida, mas principalmente fora do comum.
Quando comecei a ler, achei que seria apenas o prólogo que seria escrito daquela forma, porém no terceiro capítulo já havia me habituado com as mensagens trocadas entre os personagens: bilhetes, cartas, sms, e-mails, etc. que faziam as vezes da narração.
É de se imaginar que seja algo muito confuso, pelo menos foi o que achei no início, fiquei esperando pelo momento que desistiria de entender. No entanto, aconteceu bem o contrário. À medida que eu conhecia a história de Rosie e Alex através das mensagens que trocavam, e de todos os outros personagens - que faziam parte e que foram entrando em suas vidas-, me sentia cada vez mais próxima deles.
Cada reviravolta que ocorria em suas vidas me angustiava mais naquelas cartas do que se fosse narrada. Acho que a narração não teria um efeito tão bom, quanto as mensagens, que dependendo de quem era o destinatário mostravam de vários ângulos a situação.
Não vou resumir a história aqui, só quero deixar escrito que é linda, sem obviedades, com muitas reviravoltas, que me fez rir, chorar, vibrar junto com os personagens. É uma história de amizade e de amor. Rosie e Alex eram amigos de infância, que fizeram a promessa de serem amigos para sempre. Eles descobrem, cada um ao seu tempo, do que o amor é capaz.

line 30/08/2015

Simplesmente Acontece
eu literalmente me apaixonei pela rosie e pelo alex. é uma historia linda cheia de desventuras que só separam os dois melhores amigos ,não sei se gostei porque tenho um melhor amigo e somos inseparáveis me identifiquei muito com as situações encontradas neste filme.
é baseado em um livro da mesma autora que escreveu Ps: te amo
muito bom mesmo recomendo você vai comer as cunhas enquanto espera estes dois super amigos se beijarem !Aline c.s

site: http://seilaicom.wix.com/seila

Verônica 12/02/2016

I've learned that home isn't a place, it's a feeling.
Trechos de Where Rainbows End (Love, Rosie):

“Life is funny isn’t it? Just when you think you’ve got it all figured out, just when you finally begin to plan something, get excited about something, and feel like you know what direction you’re heading in, the paths change, the signs change, the wind blows the other way, north is suddenly south, and east is west, and you’re lost. It is so easy to lose your way, to lose direction. And that’s with following all the signposts.”

“Is this how normal life is supposed to be? Because I’m used to drama, drama, drama. I’m used to things refusing to go my way, I’m used to having to struggle, moan and, whinge my way into getting something that’s not exactly what I want but that will just do.”

“And yet your time eventually runs out and you wonder in your heart of hearts if those seconds, minutes, hours, days, weeks, months, years, and decades were being spent the best way they possibly could. In other words, if you could change anything, would you?
Everything is spinning around us, jobs, family, friends, lovers… you just feel like screaming “STOP!” looking around, rearranging the order of a few things, and then continuing on...”

“You deserve someone who loves you with every single beat of his heart, someone who thinks about you constantly, someone who spends every minute of every day just wondering what you’re doing, where you are, who you’re with, and if you’re OK. You need someone who can help you reach your dreams and who can protect you from your fears. You need someone who will treat you with respect, love every part of you, especially your flaws. You should be with someone who can make you happy, really happy, dancing on air happy.
(…)
Twice we stood beside each other at the altar, Rosie. Twice. And twice we got it wrong. I needed you to be there for my wedding day but I was too stupid to see that I needed you to be the reason for my wedding day.”

“It’s hard for my wounds to be healed by the very same man who put them there.”

“I’m still looking around to check and see what other people are doing to make sure I’m not completely different; I’m still looking around for help, hoping for a quick nudge and a whisper of advice. But I can’t seem to be able to catch anybody’s eye. Nobody else around me seems to be looking around and wondering what to do. Why is it that I feel like I’m the only person who is confused and concerned about the choices I’ve made and where I’m headed? Everywhere I look, I see people just getting on with it. Maybe I should just follow suit and get on with it.”

“It’s funny because when you’re a child, you believe you can be anything you want to be, go wherever you want to go. There’s no limit to what you can dream. You expect the unexpected, you believe in magic, in fairy tales, and in possibilities. Then you grow older and that innocence is shattered and somewhere along the way the reality of life gets in the way and you’re hit by the realization that you can’t be all you wanted to be, you just might have to settle for a little bit less. (...) Why do we stop believing in ourselves? Why do we let facts and figures and anything but dreams rule our lives?”

“Our life is made up of time; our days are measured in hours, our pay measured by those hours, our knowledge is measured by years. We grab a few quick minutes in our busy day to have a coffee break. We rush back to our desks, we watch the clock, we live by appointments. And yet your time eventually runs out and you wonder in your heart of hearts if those seconds, minutes, hours, days, weeks, months, years and decades were being spent the best way they possibly could. In other words, if you could change anything, would you?”

EXPLOD 23/08/2017

Simples passatempo
História contada somente sob o formato de e-mails, cartas, bilhetes e chats. Muito bom para treinar a leitura em inglês, mas só.
Tem um draminha bom pra fazer o leitor refletir, principalmente sobre escolhas e consequências, mas depois fica meio exagerado e deprimente. Confesso que fiquei curiosa pra conhecer o desfecho, que demorou um bocado por sinal, e, quando terminei, fiquei frustrada. "Muito barulho por nada". E a situação que deu ensejo ao "final feliz" foi tão besta que nem acreditei!

Gi Santos 15/09/2021

Eu amo narrativa por cartas. Acompanhar a amizade de Alex e Rosie se desenvolver ao longo dos anos, a lealdade que um tem com o outro, mesmo mudando de cidade, de profissão, de vida. O amor entre eles soa natural, porque na verdade, é. O carinho, o respeito, a cumplicidade, é tudo muito recíproco e a leitura é extremamente gostosa, do início ao fim.

duda 25/02/2024

Simplesmente acontece depois de milhares de anos
O filme da de 10 no livro, nunca achei que fosse gostar mais do filme do que do livro. Como que pode ela ficar com ele quando tem 52 anos?? Eles demoraram 36 ANOS para ficarem juntos, caraca que livro angustiante e dificil, eu sinceramente não via a hora de acabar. Aliás o formato dele em cartas, email, mensagens foi dificil de eu me acostumar, ele é bem diferente de tudo que eu ja li, mas é cansativo, principalmente se você ja viu o filme mais de 10 vezes como eu. EU AMO o filme, é um dos meus favoritos e senti falta de coisas que haviam no filme assim como no filme senti falta de coisas que haviam no livro.

Obs: comunicação é a chave de tudo, se eles deixassem o orgulho de lado e conversassem como ADULTOS não demoraria TANTO TEMPO.