Líderes que Mudaram o Mundo

Líderes que Mudaram o Mundo Gordon Kerr

Resenhas - Líderes que Mudaram o Mundo

Psychobooks 01/04/2011

O livro traz mini-biografias de quem o autor julgou serem os maiores líderes mundiais da história, o que discordei em algumas partes.
Não sei qual foi o critério de escolha que ele usou, mas na minha opinião alguns nomes eram dispensáveis e outros tantos que eu considero importante não fizeram parte do livro.
Alguns nomes como Tamerlão e os ladrões do velho oeste, Jesse James e Butch Cassidy, eu nunca tinha ouvido falar... Senti falta de alguns líderes mundiais que com certeza fizeram a diferença como Benazir Bhutto, Gerônimo, Francisco Franco, Leon Trótski, Augusto Pinochet, Pol Pot, Yasser Arafat, Josefina Bakhita e Sadam Hussein.
O livro foi dividido em 5 partes, sendo a parte I sobre líderes da antiguidade, parte II da idade média e o renascimento, parte III o iluminismo, parte IV século XIX e finalmente a parte V sobre os líderes do mundo moderno.
Um fato surpreendente pra mim, foi que entre os 12 líderes da antiguidade, dois deles eram mulheres: Boadieia e Hatchepsut. Algo pelo menos pra mim curioso, já que estamos falando de uma época totalmente machista e que em muitas culturas a mulher era inferiorizada.
Boadiceia foi uma rainha guerreira da antiga Britânia que persuadiu uma população a se opor aos romanos. Nessa guerra, cerca de 80 mil romanos e aliados morreram e, Hatchepsut foi uma rainha egípcia que abriu mão de ser mulher, passando a se vestir de homem, única forma encontrada por ela para governar uma civilização.
Na Parte I também temos 2 grandes - se não os maiores - líderes mundiais: Buda e Jesus Cristo.
Maomé, outro grande líder religioso, aparece apenas na parte II e, lendo sobre a vida dele cheguei a conclusão de algo até então desconhecido por mim. Buda e Jesus Cristo (pelo menos no que diz o mito religioso) jamais se envolveram em algum tipo de violência em massa, seja para proteção ou ataque, sendo que Maomé foi diversas vezes líder de ataques à Meca.
Poderia enfatizar todos aqueles do livro, que para mim merecem algum tipo de destaque, mais aí meu post se tornaria quilometrico.
Ao longo da minha leitura, fui fazendo algumas anotações daquilo que achei importante, e, ao final cheguei a 5 folhas frente e verso do que julguei interessante. Mas não se preocupem, não pretendo transcrever aqui minhas anotações. rs
De modo geral, achei o livro muito interessante, pois ele traz de uma forma simples e resumida, quem foram personagens importantes e notáveis de diversas culturas e etnias.
Apesar de poucas, além das duas mulheres que citei acima, também são mencionadas Golda Meir, Indira Gandhi e diversas outras Rainhas Européias.
O que não gostei no livro, foi que na história do Karl Marx e Fidel Castro, o autor omitiu fatos extremamente importantes sobre a vida de ambos.
Apesar de idolatrado por muitos, Karl Marx não foi nenhum santo. Muitas vezes deixou de dar o que comer para os próprios filhos, por julgar necessitar mais da comida por conta de seus escritos tão importantes. Devido ao egoísmo de Marx, alguns filhos dele morreram de fome.
Outra coisa não citada, é que “O Capital” teve uma grande (le-se enorme) participação de Engels, que inclusive finalizou o livro após a morte de Marx, que acabou levando praticamente todo crédito.
E sobre Fidel Castro, o autor também não comentou sobre a possível participação de Fidel Castro na morte de Che Guevara, seu ex-companheiro de guerrilha.
Enfim finalizando, para muitos de vocês o livro pode parecer um pouco enfadonho, mas ele é, na verdade, um relato com curiosidades e feitos importantes de pessoas que (espero) jamais cairão no esquecimento.

Acesse: