Rios de água viva

Resenhas - Rios de água viva

Adriano 24/02/2015

Santidade é ação
Que livro.
Pensa-se normalmente que para falar sobre espiritualidade o autor precisa ter uma vida de oração que eclipse todo o resto. Mas Richard Foster mostra que há muito mais do que supõe nossa vã filosofia. Foster realiza um histórico das principais práticas espirituais, sem ser um crítico chato mas sem também ser um fundamentalista desapaixonado. A cada uma das seis práticas espirituais que ele considera essenciais, Foster acrescenta um balanço, apontando pontos fortes e perigos potenciais, o que dá um belo equilíbrio ao livro. Por exemplo, podemos nos maravilhar com a prática de justiça social, mas se esta for um fim em si mesma, sem apontar para Cristo, será mero assistencialismo. Ao longo de todo livro, Foster se esforça em combater um gnosticismo que vê no espiritual algo superior, uma vez que Deus criou tudo e portanto considera tudo bom. "Somos criaturas providas de raciocínio e espírito e devemos viver essa vida anfíbia"; essa frase resume a ideia de Foster sobre a vida espiritual. Sua concepção é a de que uma vida sacramental é uma vida de ação. As seis grandes tradições espirituais destacadas por Foster são: contemplativa, santidade, carismática, justiça social, evangelical, sacramental. Ao estudar profundamente cada tradição, Foster habilmente constrói exemplos que me trouxeram lágrimas aos olhos.
Enfim, um livro fundamental para todos que se preocupam com a "vida cristã", algo que, após nossa conversão, deve marcar todos os nossos atos cotidianos, desde cuidar do lar até estudar e trabalhar. Me surpreende sempre a sofisticada escrita de Foster, sendo espiritual ao mesmo tempo em que é racional, aplicando um vasto conhecimento intelectual na construção de uma obra que nos leva à piedade no dia a dia. Essencial.

Claire Scorzi 24/02/2009

Não é tudo que eu esperava. Ou então estou fora de sintonia com o livro (senti isso de vez em quando enquanto lia). Mas é muito bom assim mesmo. Cada tradição é examinada, discutida, e Foster aponta seus pontos fortes e fracos; dá esboços de biografias de representantes de cada tradição - Agostinho na evangelical, Francisco de Assis na carismática, Dorothy Day na de justiça social... e muitos mais (ele seleciona 3 exemplos de cada tradição assim: um modelo bíblico; um histórico; um contemporâneo). O livro tem dois apêndices: um índice de biografias de cristãos e movimentos dentro das tradições, e um resumo de história da Igreja.
Algumas partes me tocaram mais do que outras. O capítulo sobre a vida de Dorothy Day, por exemplo, fez-me chorar.

William Koppe 22/08/2009

Richard foi feliz em sua análise dessas seis tradições e na sua pesquisa histórica. Aprender a história de fé de vários personagens da história cristã e da Bíblia com certeza é revigorante para nossa caminhada seja me qual rio estivermos. Mas a melhor proposta do livro é a confluÊncia desses rios, o olhar com respeito outras formas de buscar e servir a Jesus. Apesar disso tudo Richard podeira ter utilizado mais referências bibliográficas em alguns personagens para pesquisa posterior.