Quem É Você, Alasca?

Quem É Você, Alasca? John Green

Resenhas - Quem é Você, Alasca?

Flavy 18/03/2023

Quem é você Alaska?
No começo do livro eu pensei "certeza que eu amaria esse se tivesse 12 anos". Esperei ser uma história sobre adolescentes fazendo loucuras e trotes, ganhei sofrimento, choro, reflexão sobre a vida e a morte.
Tudo que eu queria saber era Quem é você Alaska?

Tamirez | @resenhandosonhos 13/09/2018

Quem é você, Alasca?
“Somos capazes de sobreviver a coisas horríveis, pois somos tão indestrutíveis quanto pensamos ser. Quando os adultos dizem: “Os adolescentes se acham invencíveis”, com aquele sorriso malicioso e idiota estampado na cara, eles não sabem o quanto estão certos. Não devemos perder a esperança, pois jamais seremos irremediavelmente feridos. Pensamos que somos invencíveis porque realmente somos. Não nascemos, nem morremos. Como toda energia, nós simplesmente mudamos de forma, de tamanho e de manifestação. Os adultos se esquecem disso quando envelhecem. Ficam com medo de perder e de fracassar. Mas essa parte que é maior que a soma das partes não tem começo e não tem fim, e, portanto, não pode falhar.”

Me surpreendi bastante com esse livro. Vi muita gente falando que não conseguia passar dos primeiros capítulos porque o livro era pesado e não cativava, mas não foi assim comigo. Até posso me atrever a dizer que achei Quem é você, Alasca? melhor que A Culpa é das Estrelas, e já explico porque.

A Culpa é das Estrelas é um livro sobre como o câncer e o amor mudam a vida das pessoas. E todo mundo sabe que as pessoas morrem de câncer a todo momento e que tudo isso é muito triste. Quem é você, Alasca? é um livro sobre o amor e sobre a descoberta, que, apesar de no livro retratar adolescentes, traz muito dos conflitos que lidamos mesmo depois de adultos, em como buscamos nos sentir realizados e parte de algo maior.

O livro conta a história de Miles Halter, um adolescente que vive na Flórida, não tem amigos e é fissurado pelas últimas palavras de personalidades conhecidas. Um dia Miles decide que quer ir para o mesmo colégio interno que seu pai estudou, no Alabama, Culver Creek, buscando o seu “Grande Talvez”. O que ele encontra lá porém são amigos que ele nunca teve e uma garota que vai mudar a sua vida. Inseparáveis Miles, Chip (seu colega de quarto) e Alasca passam por trotes, noites de porre e muitas caixas de cigarro.

“Por que você fuma tão depressa?” perguntei. […] Ela sorriu com todo o encantamento de uma criança numa noite de natal e disse: “Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer”.

O livro tem muitos diálogos e a forma como eles são apresentados não é a minha favorita, mas isso não chegou nem perto de ser um impecilho. Ele é dividido em duas partes, o “antes” e o “depois”. Contar o que divide os momentos é impossível sem entregar o livro e, portanto, não o farei. Mas conforme você lê, as páginas te conduzem a descobrir o mistério sozinha, sem precisar chegar até a página que divide o livro. E depois nada faz você para até desvendar o mistério revelado (se é que isso faz sentido?).

Gosto da forma como John Green construiu o personagem de Miles e me identifiquei muito com ele. Consegui enxergar nele pedaços de mim. A mesma coisa com a Alasca, ela é tão radiante e sombria ao mesmo tempo. Misteriosa e espontânea. Ela é um enigma no livro e se você conseguir compreende-la, percebe que ela é uma representação dos conflitos existentes na nossa vida.

Alasca não tem nada da Hazel (A Culpa é das Estrelas), que é uma menina retraída e tímida, mas vi alguns traços da Margo (Cidades de Papel) nela, como a coragem e audácia. O livro pode ser encontrado com duas capas aqui no brasil, a mais popular nas livrarias é a preta que abre o post. Mas existe outra com meio rosto, que seria da Alasca. Conhecer essa capa foi legal, pois pude dar um rosto de verdade a ela.

Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.

Passamos por tantas coisas na vida, sejam ruins ou boas e acabamos por carregar farelos desse eventos, influenciando nossas decisões e visões do mundo, mesmo que imperceptivelmente. E em algum momento alcançamos um ponto que não há mais volta, o ponto em que desabamos. E, então, se possível, nos levantamos e seguimos em frente. O tempo entre os acontecimentos e o desabe é o tempo em que ficamos presos nesse labirinto. Infelizmente, é um ciclo repetitivo, e algumas pessoas nem chegam a sair dele, uma vez sequer.

E pensando nas charadas que a vida nos apresenta, deixo pra vocês o questionamento que Alasca deixa no livro:

“Como sairemos desse labirinto de sofrimento? – A.Y.

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-quem-e-voce-alasca/
@luareisescritora @sempredoramando 13/09/2018minha estante
Sua resenha está maravilhosa e assim como você, amei este livro.

isabellabraglia 14/09/2018minha estante
Livro que marcou minha adolescência, amo demais ?

Julia 22/01/2023

Looking for Alaska
Muito bom, depois do depois dá uma pequena enrolada mas continua sendo bom.
A visão do Bujão da Alasca é bem desconfortável às vezes mas acho que era a intenção.
Pra quem viu a série, achei que é bem diferente mesmo sendo igual se é que isso faz sentido. Tem coisa na série que não tem no livro e vice-versa.
Recomendo ler, no geral é muito divertido

Raquel448 05/09/2021

Achei a história muito foda, mas o John podia ter encurtado a parte ?depois? da história, fica muito triste. Chorei HORRORES.

evy! 09/06/2021

MEU DEUS!!
que livro meus amigos, que livro!! eu amei muito vcs não têm noção, chorei horrores e fiquei destruída, 5 estrelas.

Juunicorns 20/05/2020

Em busca do Grande Talvez...
O livro conta a jornada de Miles Halter, um jovem que adora colecionar as últimas palavras das pessoas, e que está saindo de casa para morar na nova escola Culver Creek, com o intuito de buscar o seu Novo Talvez. Lá ele vai conher pessoas novas que vão mudar o seu jeito de ver a vida.

Fiz a releitura desse livro nessa edição que pra mim está mais parecida com a série do que a antiga que eu li em 2015. Eu sou suspeita para falar de um livro do John, sou apaixonada pela escrita dele e isso nunca muda, meu autor favorito da vida sim!
Eu pensei que me lembrava bem dessa história, quer dizer, eu me lembrava bem do grande acontecimento que há no livro, mas esqueci de muitos detalhes, então foi muito divertido sentir tudo "fesquinho" de novo. Por exemplo, na minha cabeça eu tinha guardado que a relação da Lara e do Gordo/Bujão era muito mais intensa do que realmente foi, nessa segunda leitura eu percebi que o caso deles foi algo muito rápido e unilateral. (Meu namorado que plantou na minha cabeça que eles eram um casalzão haha).
Outra parte que eu gostei ainda mais nessa releitura foi durante o trote e o tempo todo que eles ficaram se escondendo no celeiro, eu não me lembrava bem, e foi muito divertido de ler... o cisne mordendo a bunda do Gordo e o rap que todos eles fizeram comandados pelo Takumi, "O melhor MC do Alabama" foi uma cena impagável!
Gostei muito dessa história desde a minha primeira leitura e dessa vez não foi diferente, portanto, eu recomendo bastante esse e TODOS OS LIVROS DO JOHN, sem exceções. Leiam!

"Como sairemos deste labirinto de sofrimento?
- A.Y."
Cristian.Alves 20/05/2020minha estante
Ótimo livro ?
Meu favorito até o momento
e realmente a cena da cabana é incrível

Juunicorns 20/05/2020minha estante
Siiim, incrível! Esse autor nunca erra haha

tety 19/04/2021

Muito bom!
Relatos da vida de todo adolescente!
Amor não correspondido e expectativas frustadas!
Um manual de como não viver a vida, o livro mostra que mesmo pensando que as pessoas não se importam, pelo contrário elas se importam e estão completamente conectada a nós, mesmo não querendo e nem imaginando!
Bianca 19/04/2021minha estante
Eu amo tanto esse livro!!!!??

tety 04/01/2022minha estante
??????

Amanda 20/06/2012

Alasca é uma menina meio chata...
Eu esperava mais desse livro, já falo agora.
Comprei ele exatamente por que todo mundo falava de John Green. Todo mundo dizia que era um dos melhores autores contemporâneos e tudo mais. E uma das minhas escritoras favoritas, a Stephanie Perkins também vivia falando dele. Eles são meio amigos acho.
Bom, então lá fui eu e comprei o livro já achando que ia amar.
Talvez seja isso. As expectativas eram muito altas.
O livro conta basicamente a história desse cara meio desajeitado chamado Miles, que resolve ir pra um colégio longe de casa e se afastar da vida sem graça que ele tinha. Assim que chega no colégio, faz amizade com o colega de quarto, que apresenta ele pro resto da turma. E no meio da turma aparece essa menina, muito agitada, muito esperta, aquela coisa toda. Ela é a Alasca.
Miles descreve as coisas que estava descobrindo, seu dia a dia no colégio e sua paixonite por Alasca, de uma maneira simples e quase monótona, e entre uma besteirinha e outra, o autor consegue colocar algumas questões pro leitor pensar.
O personagem principal tem aulas de religião, e é nessa hora que aparecem alguns questionamentos do livro. O mais legal deles é:
"Como sairemos deste labirinto de sofrimento?"
Tirando isso, o resto do livro passa sem grandes reviravoltas, nada me empolgou. Nem a “surpresa do meio”(que eu já percebi o que seria antes mesmo de ler), nem as pegadinhas que eles faziam, nem a busca por respostas do final.
Não acho que tenha escolhido o livro errado.
Também não acho que John Green é ruim. Acho só que o livro que não me tocou.

nat 04/02/2023

como sair desse labirinto?
reflexivo e filosófico!

já sabia qual é o acontecimento principal do livro antes mesmo de começar a leitura, mas foi um prazer acompanhar essa história.

se tem uma coisa que alasca é, além de temperamental, é muito corajosa! passou por situações que ninguém devia passar jamais. é compreensível seu comportamento devido o seu passado. grande, forte e lendária. eterna alasca!

p.s.: coronel maior e melhor personagem

Lena 03/10/2021

não sei nem o que dizer desse livrokkkkk
me prendeu do início ao fim
ele é triste e deixou dúvidas, masss acho q entendi a mensagem que ele queria passar
me apeguei mt aos personagens e deu vontade de abraçar a alasca, ela merecia mt mais!!
só não favoritei pq acho que faltou pelo menos um capítulo narrado pela alasca, seria perfeito :(

Mafer 09/12/2020

Perfeito
Meu deus que livro perfeito!! Eu tô muito apaixonada pela Alaska e o Miles, surtei muito mesmo, li 100 páginas sem conseguir parar de chorar e encharquei meu livro de lágrimas. Recomendo muito mesmo, perfeito dms.

Laura 03/01/2022

Meu livro preferido da VIDA. sou 100% apaixonada e chorei igual uma desgraçada. John Green sabe muito bem como acabar com a minha saúde mental.
Os personagens são muito bem desenvolvidos e consegui sentir a emoção de cada coisa que acontecia.
"Saio em busca de um grande talvez."
Lari 03/01/2022minha estante
meu fav também toca aqui ?(tenho apego emocional com esse livro)

Elisa.Aguiar 06/10/2020

É o primeiro livro do John Green que eu li e sem dúvidase surpreendeu. Eu adoro um romace clichê mais esse livro tem algo a mais que me vez me apaixonar por ele.

abacate 29/09/2020minha estante
Achei essa resenha linda. Acabei o livro ontem mas ainda tô meio emocionada, fazia tempo que um livro não mexia desse jeito comigo

Aline Michele 30/09/2020minha estante
Ahhh obrigada Ju!
Esse livro mexe com a gente mesmo. Me fez pensar que tudo pode mudar em questão se segundos.