Quem É Você, Alasca?

Quem É Você, Alasca? John Green

Resenhas - Quem é Você, Alasca?

Tarsila 15/11/2013

A pergunta por trás de "Quem é você, Alasca?"
Fiquei com muita vontade de ler esse livro por causa de resenhas que comentavam o quanto ele era emocionante. Li com muita expectativa, e foi bem diferente do que eu esperava...
Quando Miles Huntes, 16 anos, decide estudar no internato Culver Creek, no Alabama, onde o seu pai estudou outrora, tudo começa a se transformar. Não sabe bem por que tomou essa decisão, porém gosta de pensar que está abandonando sua vidinha sem graça e sem amigos na Flórida para ir em busca do Grande Talvez.
Miles é um leitor de biografias e colecionador de últimas palavras de pessoas célebres, e “Saio em busca de um Grande Talvez” foram as do poeta François Rabelais. Ele acredita que pode procurar esse Talvez sem que seja tão tarde.
No internato, seu colega de quarto é Chip Martin – o Coronel –, um garoto autoritário e inteligente, que lhe põe o apelido de Gordo, ironia por ele ser tão magro. Logo conhece os amigos do Coronel, Takumi, um asiático que mastiga de boca aberta, e Alasca Young, uma linda e impulsiva garota de humor inconstante, que mantém uma biblioteca no próprio quarto. Seu primeiro amor.

“Só queria dormir com ela, no sentido mais inocente da palavra. Mas eu não tinha coragem. Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão.” (Pág. 91)

Miles começa assim uma nova vida na companhia desse grupo, e como consequência vê-se envolvido com bebidas e cigarros, escondendo-se do diretor – o Águia –, antipatizando com os Guerreiros de Dia de Semana – alunos mais ricos que vão para casa nos fins de semana –, apreciando as interessantes aulas de Religião dadas pelo “Velho”, e, claro, participando dos grandes trotes nos quais Coronel e Alasca têm certa reputação.
O livro é dividido no Antes, com contagem regressiva, e no Depois, o que nos deixa ansiosos por saber o que se aproxima. O que marca essa divisão fará Miles se interrogar sobre questões sobre o Labirinto de vida, morte e sofrimento em que estamos presos.

“Ele’ – ou seja, Simón Bolívar – ‘estremeceu diante da revelação de que a corrida arrojada entre seus males e seus sonhos estava chegando ao fim. O resto eram trevas. ‘Droga’, ele suspirou. ‘Como sairei desse labirinto?”Eu sabia reconhecer grandes últimas palavras quando as ouvia, então tomei nota mentalmente de que precisava encontrar uma biografia desse Simón Bolívar. Belas últimas palavras, mas eu não tinha entendido. “O que é o labirinto?”, perguntei. (Pág. 19)

Narrada por Miles, a história conta com elementos que farão rir, refletir, surpreender. Mostra a inquietação dos adolescentes e sua busca por fuga. Fala sobre amizade, companheirismo, traumas, perdas, experiências, inícios. É um livro divertido, com bons personagens, porém não me causou o impacto que eu esperava, talvez por ter esperado tanto.
As falas vêm entre aspas, sem parágrafo antes, o que é um pouco estranho a princípio, entretanto nada com o que não se possa acostumar. Quanto à capa, considero-a bem chamativa, com essa garota corada de grandes olhos verdes e sobrancelhas mal-feitas.
Fiquei com vontade de ler mais obras do autor, tendo me deparado com a grande questão por trás de “Quem é você, Alasca?” Recentemente John Green lançou “The Fault in our Stars”, e já li boas críticas do livro.

Clair 17/11/2013

Resenha do livro Quem é você Alasca? #1 por Cair Carvalho
"...se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão."

Quem é você Alasca? Foi primeiro romance de Green e com certeza esse livro veio para abrir muitas portas para ele no mundo literário, muitas pessoas só conhecem o seu mais novo sucesso o livro A Culpa é das Estrelas, que explodiu em um grande sucesso merecedor, mas quem teve o privilegio de ler Quem é você Alasca? Pôde ter uma noção de como ele escrevia e o que podia esperar dele, que naturalmente respondeu as expectativas do seus leitores, marcando sua literatura como renovadora, carismática e inteligente arrebatando assim o gosto do publico jovem.
A facilidade da escrita de Green é uma marca dele, o modo simples que ele usa as palavras atrai muitas pessoa a lerem os seus livros, Quem é você Alasca? Não vai fugir dessa linha de característica do autor, é um livro de leitura fácil que aborda uma das fazes mais turbulentas e reveladores da vida, a adolescência, ele mostra com clareza o que é vivido por esses jovens, os princípios, medos, teses, diversões o que eles estão disposto a seguir e buscar. É um livro que mostra até onde o preço de uma verdadeira amizade vale, e até onde horrores do passado podem interferir em um presente.

Não deixe de ver a resenha completa.

No blog De volta ao País das Maravilhas

site: http://devoltaaopaisdamaravilhas.blogspot.com.br/

Mayara 20/11/2013

Esse tal talvez..
Acabei de ler o livro e li muito rápido! Acho que não tem como ler esse livro devagar.
Simplesmente adoro o John, pois de uma maneira simples ele faz uma história comum ser mais que interessante. Não é o primeiro livro que eu leio, mas acho que esse me tocou tanto quanto a culpa é das estrelas (o queridinho de todos).
Um garoto excluído e que apenas quer se adaptar ao mundo em que vive, e para isso muda de escola e vai para longe dos pais, querendo encontrar um porque de algumas coisas, chamando isso de 'talvez'. Na nova escola ele encontra esses amigos, que para mim, são maravilhosos! Com destaque para o Coronel e pra Alasca, é claro.
Tem um parte no livro, que não me lembro as exatas palavras, mas um personagem diz que não tem como não amar Alasca. E eu concordo. Irrita a sua inconstância, mas também é o que conquista. Eu a adoro e é ela que, para mim, faz o livro ter o talvez. Ela choca, agrada, perturba, você não sabe o que ela pensa e nem nunca vai saber. Uma porque o livro não é contado da perspectiva dela e outra porque isso que faz a história ser melhor.
Não dou 5 estrelas por um único motivo, eu queria saber mais!!!

Ramana 21/11/2013

Sem comparações.
É um livro que não pode e nem deve ser comparado ao queridinho "A Culpa é das Estrelas", o enredo é totalmente diferente, e esse livro é um pouco mais maduro, trata de questões como vida e morte, felicidade e tristeza, tudo isso misturado a uma dose certa de humor aqui e ali John Green volta a surpreender.

Flávia 25/11/2013

Quem é você , Alasca? Foi um dos melhores livros que eu já li na vida, conta sobre o Miles Halter um adolescente que está entediado de sua vidinha monótona e vai em busca de ''um grande talvez'' , e , é nessa procura que ele vai para um colégio interno e é lá que ele conhece Alasca e o Coronel , e , com eles passam as melhores loucuras da sua vida ! Eu amei totalmente , porque do mesmo jeito que ele te faz sorrir e ele também irá te fazer chorar , um livro em que não dá vontade de parar de lê em nenhum momento , e como todos os livros , ele também têm seus momentos tristes e põe triste nisso! Eu sinceramente não sei explicar se gostei pelo fato de ser muito louco , e assim , minha vida é assim! Então me identifiquei demais ... É isso , esse eu super recomendo!

Juliana 26/11/2013

Este é um tipo de livro que se você olhar só a capa e o título não vai pensar em ler. É aquela leitura que, não fosse por seu autor, ficaria escondida no fim da lista de livros a serem lidos, candidata a nunca se tornar um livro lido na sua meta de leitura do Skoob.
Porém, como eu já havia lido o Teorema Katherine e A Culpa é das Estrelas, e me tornei a típica leitora do John Green, que leria até a lista de supermercado dele, como muitos dizem por aí, ler Quem é você, Alasca? não seguiu esse processo. Quando vi que o livro era dele, já coloquei imediatamente na minha lista de leitura e, claro, ele passou na frente de muitos outros que eu tinha - e tenho - que ler.
O livro conta a história de Miles Halter, o Gordo, que vai estudar em um colégio interno, em busca de uma vida diferente do marasmo que vivia em sua cidade. Até então, Miles era solitário. Sem namorada, sem amigos, era fascinado pelas últimas palavras das pessoas antes de morrer. Ao se deparar com as últimas palavras de François Rabelais, "Saio em busca de um grande talvez", ele toma a decisão de dar um rumo completamente diferente para a sua vida. Sua intenção é descobrir o grande talvez ainda em vida, o que o leva ao colégio onde parte de sua família havia estudado, ainda que seus pais tenham deixado bem claro para ele que isso não seria necessário.
Chegando ao colégio, ele se aproxima de Chip Martin, o Coronel, com quem dividirá o quarto. O Coronel, que estuda ali mantido por uma bolsa de estudos, tem uma memória incrível e aversão aos Guerreiros de Dia de Semana, os garotos ricos que voltam para as casas dos pais nos finais de semana.É o Coronel que apresenta Miles aos seus amigos, o japonês Takuma e Alasca, a garota misteriosa, de olhos verdes, geniosa e impulsiva. Alasca é linda e por estar envolvida em uma certa atmosfera de mistério, todos acabam se apaixonando por ela. Mas ela tem um namorado, que estuda em outra cidade e toca em uma banda. Alasca e Miles tem em comum o amor pela literatura. Através dessa característica deles, somos levados juntamente com os personagens, a questionar o mesmo que Simón Bolívar em suas últimas palavras "Como sairei deste labirinto?" A partir desta citação Miles e seus amigos fazem diversas reflexões.O leitor é levado a refletir muito sobre o que nos faz ser quem somos, chegando à conclusão de que são nossas experiências de vida, nossas cabeçadas e acertos e até mesmo os relacionamentos que travamos com as pessoas com quem convivemos. Tudo isso vai montando o grande quebra-cabeça que é nossa existência, tão complexa para ser compreendida por nós mesmos. Esse grande emaranhado de características é que forma e justifica quem nós somos. Cada um tem motivos fortes o suficiente para ser como é, inclusive Alasca em todo seu enigma.
O livro me encantou por ser uma obra que traz, dentro de um relacionamento cotidiano de um garoto e seus amigos, as reflexões que todos acabamos fazendo, um dia ou outro. Quem somos nós? Quem é o outro? Achei interessante a forma como cada mistério no livro é questionado, ainda que não seja explicitamente solucionado, pois muito mais do que a resposta ou a conclusão a que chegamos, é o caminho que tomamos para buscar cada uma das nossas respostas.
O labirinto de Alasca e o grande talvez de Miles, para mim, são apenas a cenourinha na frente do cavalo. Algo que deve nos motivar a estar sempre caminhando para a frente, mas não necessariamente sendo considerado um fim em si mesmo. Amei o livro, como todo livro do John Green e recomendo para todos aqueles que, muito mais do que uma história cheia de elementos altamente emotivos ou surpreendentes, esteja a fim de refletir sobre a vida.

site: www.cafecomlivros.blog.br/resenha-quem-e-voce-alasca-john-green

Yasmin Rossi 27/11/2013

Mas, realmente, Quem é Alasca?

Como uma das primeiras obras de John Green foi por meio desse livro que muitos conheceram o autor e pelas resenhas que vi, se apaixonaram por ele também.

Fui conhecer John Green só em "A culpa é das estrelas", sua obra mais conhecida, e claro que me apaixonei pela história, pelo autor pelos personagens...

Me apaixonei pelo Autor em "A culpa é das estrelas" e procurei mais obras dele. "Quem é você Alasca?" foi um livro que por tantas resenhas positivas e nenhuma ideia de qual era a história (Eu não sabia mesmo do que se tratava) comecei a ler.

Eu tinha algumas expectativas sobre esse livro por terem dito que era muito bom em todos blogs que procurei e essas poucas expectativas foram mais do que superadas.

"Quem é você Alasca?" é um livro ótimo, estilo John Green (para quem já leu as obras do autor vai entender), que te surpreende no final e não te deixa com gosto de quero mais, muito pelo ao contrario, quando você acaba o livro você sente que o final está perfeito e que não teria jeito melhor para terminar o desfecho da história.

Personagens cativantes, engraçados e diferentes. Aquele livro que te tira boas gargalhadas e muitas lágrimas também.

Para fugir um pouco das séries e querer ler mais livros do mesmo autor.

Quotes:
-- “Se pararmos de desejar que as coisas perdurem, não iremos sofrer quando elas desmoronarem.”
--“Imaginar o futuro é fugir do presente.”
--“Somos capazes de sobreviver a essas coisas horríveis, pois somos tão indestrutíveis quanto pensamos ser.”
--“Minha pergunta é: Por que as pessoas boas se dão mal na vida?”

Meus favoritos:
-- “Só queria dormir com ela, no sentido mais inocente da palavra."
-- “Mas que diabos significa “instantâneo”? Nada é instantâneo. Arroz instantâneo leva cinco minutos, pudim instantâneo uma hora. Duvido que um instante de dor intensa pareça instantâneo.”

*O livro tem muitos Quotes bons, não coloquei no meu histórico por que queria deixar para a resenha*

--Nota: 5/5

Isa Canha 28/11/2013

Resenha: Quem é você, Alasca- John Green
Quem é você, Alasca é um livro ótimo, bem do jeitinho John Green ( quem já leu outros livros dele vai entender), é uma daquelas historias que te divertem do começo ao fim, e que te ensinam varias lições e te fazem ver o mundo com outros olhos. Não é um daqueles livros que no final te deixam com um gostinho de "quero mais", muito pelo contrario quando chega ao final, você simplesmente sabe que não ha maneira melhor para aquela historia se encerrar.
Os personagens são ótimos, engraçados e cativantes.
Eu li esse livro muito rápido, tanto por conta das suas poucas paginas, tanto pelo jeito em que a historia flui e você nem percebe.
Resumindo, não foi um livro que me prendeu, e podem me chamar de clichê mais ele não supera o meu queridinho da vida " A Culpa é das Estrelas" porém foi um livro que me divertiu bastante e fez questionar e aprender muitas coisas!

Julia 30/11/2013

Afinal, quem é você, Alasca?
Apesar de eu ter terminado de ler o livro agora, minha história com Quem é você, Alasca? é antiga. Achei uma foto do livro a alguns anos no tumblr e me chamou muito atenção, não só pela capa, mas pelo que estava escrito nela, e só de lê-la, eu já sabia que eu ia gostar desse livro, que na minha opinião, foi o melhor livro do nosso querido John Green. Sim! Achei melhor que A culpa é das estrelas. Podem me bater por isso, mas é o que eu achei, diferente de muitas críticas negativas alheias que dizem que o John ficou "devendo nos outros livros".

Quem narra Quem é você Alasca? é Miles Halter, um garoto do ensino médio que é viciado em Últimas Palavras. E é por causa de uma em especial que o livro, e a vida de Miles, tomam seu rumo. São as últimas palavras de Françóis Rabelais ( "Saio em busca de um Grande Talvez" ) que fazem Miles buscar seu próprio Grande Talvez, e pra isso ele decide deixar sua vida na Flórida, onde não tinha amigos e aparentemente nenhuma vida social, e ir para o colégio interno Culver Creek.

Resenha completa em:

site: http://crescendocomosaumensch.blogspot.com.br/2013/11/quem-e-voce-alasca.html

Carla 30/11/2013

INESQUECÍVEL
Nunca havia lido algo assim, mágico, intrigante, engraçado, mórbido, estonteante, e acima de tudo apaixonante, te faz refletir e ter esperança sobre a vida, os personagens são tão reais, que te faz querer acreditar na estória, as lágrimas que derrubei não foram em vão, não seria a mesma coisa sem elas, e mesmo o evento principal do livro não ter me agradado tanto, a estória não seria tão boa sem ele. Merece muito mais de cinco estrelas.

sofia 02/12/2013

Meu livro favorito.
Livro incrível que nos deixa sem palavras. Apaixonamos pelos personagens, nos envolvemos com Alasca e tudo o que queremos é que ela seja nossa amiga, nossa irmã, nossa prima. Citações maravilhosas e eu poderia passar o dia inteiro falando tudo de bom que existe em "Quem é você, Alasca?". John Green mede a dose exata de humor e drama em um livro que pesa as alegrias e desesperos dos adolescentes. História profunda e que nos deixa pensativos. Termino esse livro em busca do meu Grande Talvez.

leleti 04/12/2013

O livro conta a a história de um menino, Miles, cujo coleciona últimas palavras de pessoas importantes para a história, que se muda para um internato no Alabama. Lá ele conhece novos amigos, em especial uma pela qual se apaixona, Alasca. Essa é uma menina linda, divertida, fumante, fã de livros, com uma infância sofrida. Durante a trajetória, Miles se aventura junto com sua Alasca, Coronel e Takumi.
Sem dúvida o melhor livro de John Green que já li. A obra melancólica e fascinante prende a atenção do leitor de modo que durante dois dias (tempo que durei para lê-lo) só pensava na história, no que ia acontecer com Alasca e Miles. Recomendo muito esse livro para todos os públicos, em especial jovens garotas. Nota 10!