Quem É Você, Alasca?

Quem É Você, Alasca? John Green

Resenhas - Quem é Você, Alasca?

Etiene 14/12/2010

Em busca de um grande talvez
Existem livros que te fazem ver que a vida é engraçada e você morre de rir de situações imprevisíveis e hilárias.

Existem livros que vão te fazer morrer de amores por um garoto ou por uma garota e ver que a vida é uma eterna busca pelo grande talvez, aquela possibilidade intrinseca de ver que a vida valhe a pena, que você tem amigos, familia e pessoas que você ama e que te amam.

Existem livros que vão fazer você se debulhar em lágrimas, vão fazê-lo ficar horas se perguntando qual é o real sentido da vida, se existe esperança e qual o objetivo em continuar vivendo.

Existem livros que vão te encher de duvidas em relação a tudo em que você tinha convicções fortes e formadas e te deixarão perplexo diante da sua incapacidade de compreender tudo.

Existem livros que não vão te dar uma resposta mas vão te mostrar um caminho para ela, um caminho de esperança em construir um sentido e não se sentir tão perdido assim no labirinto da vida.

Existem livros que vão te encher de esperança na possibilidade de não se desesperar para sair do labirinto rápido e diretamente e sim fazer com que você lute pela busca de um grande talvez e a partir dele encontre sua saída do labirinto.

Existem livros, vários livros. Este livro do John Green foi o que melhor me mostrou tudo isso e muito mais.

Então, ignore o fato de achar a capa ou o nome feios ou incompativéis, a beleza da história está a partir da primeira página, quando você é convidado para juntamente com Miles ir em busca do grande talvez, e acaba indo para Culver Creek, um internato onde conhece seus melhores amigos - Coronel, Takumi, Lara - e o amor da sua vida - Alaska.

Então amigos, o que estão esperando? Corram, corram, corram.
Juh Sutti 13/12/2010minha estante
Nossa, amei a resenha, super intensa, já estava doida para ler, agora então!!!

KariVegas 14/12/2010minha estante
Run run run run run! Excelente Eti! Obrigada! Obrigada!

Gabi Wegner 31/01/2013minha estante
Renha linda! Amei!

Lívia 05/03/2013minha estante
Nossa, amei a resenha, super intensa, já estava doida para ler, agora então!!!²

Driih (@dinbookerland) 07/03/2013minha estante
Nossa, amei a resenha, super intensa, já estava doida para ler, agora então!!!³

Biula 02/06/2013minha estante
É exatamente este tipo de resenha que nos incentiva a ler o livro, pequena mas gigante no impacto. Gostei :)

Nanah 06/06/2013minha estante
Gente para quem ainda não comprou, compra lá no site do extra : http://www.extra.com.br/livros/LivrodeLiteraturaEstrangeira/LivrosdeLiteraturaEstrangeiraRomance/Quem-e-Voce-Alasca-o-Primeiro-Amigo-a-Primeira-Garota-as-Ultimas-Palavras-280808.html?IdSku=280808
tá em promoção *--* esse livro em qualquer lugar é 39,90 e lá tá por 22,41 :)

Jeanne 06/08/2013minha estante
Esta resenha, me deixou muito animada para ler o livro.

Klara 12/01/2014minha estante
acabei agora o livro, e simplesmente, você colocou todo o meu sentimento junto a sua resenha

15/01/2014minha estante
Esse livro é bem simples de ler, mas não achei lá essas coisas, eu esperava muito mais.

Amanda 17/01/2014minha estante
Eu amei o livro! Só fiquei meio irritada porque alguns acontecimentos não foram o que eu esperava haha e sempre acontece isso quando eu me envolvo demais com algum livro. No mais, o livro é sensacional tal como John Green. E é impossível não se apaixonar pela Alasca.

Maria Janir Pir 15/02/2014minha estante
Gente, descobri que a Casas Bahia vende livros pelo site e também bem baratinho "Quem é você Alasca" esta por R$ 17,91, ja comprei ouros livros la e eles entregam rapidinho em 2 dias.

Ana Claudia Car 05/03/2014minha estante

Ana Claudia Car 05/03/2014minha estante
Quem é você Alasca?
eu vou te dizer: é muito fácil reconhecer na alasca. traços de uma depressão.
aquela auto confiança toda,a sua melancolia, hoje estou bem, hoje estou mal.
estava na cara só não viu quem não quis, como os amigos dela, poe exemplo, e o garoto, com a sua paixonite infantil.
ficaram tão preocupados em fazer trotes ridiculos, que , nem perceberam o que estava por vir.
depois ficou aquela , lenga, lenga... deles tentando descobrir o que tinha acontecido, que era tão óbvio!
mas quem poderia saber, afinal, ninguém conhecia a alasca realmente.

Mi 12/04/2014minha estante
Gostei do livro , porém não é aquilo que eu esperava.Leva você pensar um pouco sobre sua vida e o labrinto que as vezes vivemos.

re 21/06/2014minha estante
Exatamente isso!!!! Foi o 2 melhor livro que eu ja li, isso que voce escreveu define extamente o que eu sinto a respeito desse livro!

Marina Viana 04/01/2015minha estante
Meu Deus, já estava super ansiosa para ler este livro agora fiquei mais ainda!!!

Nica 27/02/2015minha estante
Eu entrei na página desse livro anteontem e li sua resenha. Eu pensei exatamente seguinte: "que escolha aleatória de frases de impacto, mas legal, lerei o livro" comecei a ler e ontem quando cheguei na metade, fiquei muito chateada e pensei em abandonar! Terminei o livro agora pouco e é incrível sua resenha, obrigada!

Dany.Sousa 21/05/2015minha estante
achei o começo meio chatinho, acho que é pq a vida do miles tbm era, mais depois a história vai transbordando de um jeito, que tudo fica lindo demais! é um livro que faz a gente pensar o quanto a vida é imprevisível, amei!

Nati 29/06/2015minha estante
Uau, amei a resenha! Ansiosa para ler!

Di 01/07/2015minha estante
Não sentia vontade de ler , mas depois dessa resenha , me deu muita vontade.
Parece ser daqueles livros que nos deixam tristes qdo acabamos de ler

DiegovMedeiros 30/04/2016minha estante
Melhor resenha

Mah corazza 19/12/2018minha estante
outro livro com história chata e personagens insuportaveis e descepcionantes.

Keizy.Mirelly 15/01/2020minha estante
Apaixonada pela resenha, parabéns! esse livro é incrivel!

Jacque.Santos 08/05/2020minha estante
Como faz pra ler?

Kari 13/06/2020minha estante
Um dos piores livros q já li. O primeiro livro de John Green q li e me decepcionei logo no início. Nem Alasca é boa, personagens sem carisma, narrativa ridícula. Aí péssimo, nem consegui terminar.

Beatriz.Silva 29/06/2020minha estante
Gente sou nova por aqui e queria saber como Fasso para ler algum livro

ray 19/01/2021minha estante
Livro maravilhoso!!!

Eliane443 09/03/2021minha estante
Que resenha intensa e visceral. Putz! Parabéns.
O livro já estava na minha meta de leitura para esse ano.
É pra já...corri e voei pra começar a leitura.
Gratidão.

Alanis 18/03/2021minha estante
É exatamente isso,esse livro me tocou de uma forma que eu não esperava,um dos meus favoritos há ANOS

Maria 27/06/2021minha estante
Alg me ajuda pfvrr!!! Não sei como entrar no livro pra começa a ler

Kari 27/06/2021minha estante
Vc tá tentando ler por onde? @Maria. Se for pelo skoob, n vai pq aqui é só pra registrar suas leituras

Stefany.Querino 19/07/2021minha estante
Gostei mto da sua resenha.

Italo 03/08/2021minha estante
Arrasou na resenha(???)

Deeh 04/10/2021minha estante
Amei a resenha, mas ao ler tudo não consegui sentir tudo isso, achei a forma de Miles contar os fatos bem desinteressante ,por isso não consegui terminar de ler. Porém, eu gostei da série que é baseada no livro, e gostei bastante da história.

Augusto 16/10/2021minha estante
Exatamente. Amei a resenha!

Italo 16/10/2021minha estante
@Maria, não dá, o app é só para organizar livros e fazer anotações...

Italo 16/10/2021minha estante
@Jacque.Santos, pelo App n dá... O Skoob é só pra organização e anotações dos livros

DavyLM 19/10/2021minha estante
Excelente sua resenha!!!

maria 28/10/2021minha estante
Chorei, chorei muito, quase morri lendo. Acho que mais por experiências de sempre ter lido livros infantis. Dei nota três pois não era exatamente o que eu esperava. A história é interessante, mas depois de um tempo foi ficando sem sentido :/.

Vivi 04/11/2021minha estante
Esse livro tem um lugar especial no meu coração, adoro quando a drama é desenvolvida a partir de um plot bem detalhado e não tem preço o tanto que aprendi com esse livro!!

Lela 10/12/2021minha estante
Simplesmente um dos melhores livros que já li!

Santos 12/12/2021minha estante
Como façopra ler nn to conseguindo ???

Santos 12/12/2021minha estante
Como façopra ler nn to conseguindo ???

Leh 25/12/2021minha estante
Esse livro é meu ponto fraco ,sempre releio , principalmente quando estou me sentindo sozinha, passando por momentos difíceis, quando lemos paramos para pensar que nem nós leitor , pudemos conhecer a verdadeira Alaska ,oque é triste .
Seria maravilhoso tem uma parte com o ponto de vista dela ,assim como na série , e mostrar mais a relação que ela tinha com o Jake,já que eles se conheceram no data de aniversário da mãe dela ,mas em si o livro é incrível ?

Moni1 28/12/2021minha estante
É exatamente isso q eu estou sentindo lendo ele

Babi 24/01/2022minha estante
A pessoa simplesmente entrega tudo na resenha e ameiiiii

ElisandraSR 03/02/2022minha estante
Amei a sua resenha e concordo, ele desperta diferentes emoções e reflexões sobre a vida.

readsdani 24/03/2022minha estante
essa resenha define muito bem esse livro, meu livro favorito da vida, simplesmente perfeito

aivil. 10/05/2022minha estante
Nossa melhor resenha que já vi incrível é descreve super bem o livro amei

Lívia 11/05/2022minha estante
Imperador

Mariana113 14/05/2022minha estante
Amei a sua resenha ?

hellwsbitch 19/05/2022minha estante
meu deus, a referência do final!!!!

Twtyzinha 20/05/2022minha estante
Alguém pode me ajudar? Sou nova no app e quero ler esse, mas não sei como.

Vandelma.Nasciment 26/06/2022minha estante
Amei a resenha! O livro é isso tudo mesmo, um misto de sentimentos e reflexões. Ótima leitura!

Lucas 05/07/2022minha estante

Me convenceu

Lisa 08/10/2022minha estante
Chorei muito nesse livro

Isabela 14/10/2022minha estante
Já li esse livro não gostei li a resenha e mesmo assim li

Laryssa 27/10/2022minha estante

Isabela 05/11/2022minha estante
Resenha ótima!?,mas esse livro tem muitos gatilhos então abandonei ele

Andreia.Manuel 09/12/2022minha estante
Como posso abrir os livros para ler

??

??

Eliane443 11/12/2022minha estante
Andreia Manuel como vai?
Aqui é uma estante virtual onde os leitores organizam os livros que desejam ler, os livros já lidos e os que estão lendo.
Não é possível realizar a leitura dos livros por aqui.

06/01/2023minha estante
Espetacular!!!

Gio 09/01/2023minha estante
esse livro é meu fav da vida, me faz sentir coisas INEXPLICAVEIS

bru 17/01/2023minha estante
essa foi a melhor resenha que eu ja li na vida

bru 17/01/2023minha estante
essa foi a melhor resenha que eu ja li na vida

Cristina117 02/02/2023minha estante
Nessa resenha você pontuou maravilhosamente o encanto desse livro!!

@hras 09/02/2023minha estante
amor×ódio

Sofia_Granger 13/04/2023minha estante
Mdsssssss! Que perfeição de comentário, comecei a ler ontem, tá incrível, a professora substituta que indicou, e agora que eu li o comentário tô louca pra ler mais, pena que amanhã eu tenho escola

Sol 26/06/2023minha estante
"Quem é você, Alaska" foi o único lá livro que me prendeu de verdade e eu li em menos de um dia, de longe é um dos meus livros favoritos, mto bom super recomendo

Sol 26/06/2023minha estante

milena1046 21/07/2023minha estante
?Como sair desse labirinto de sofrimento??

Não é atoa que demorei pra terminar esse livro, lia as primeiras cinquenta páginas e parava, assim que me vi em um labirinto de sofrimento me deparei pegando esse livro, como não se identificar com Alaska? Como não se identificar com Bujão e seu luto? A dor de perder alguém que você se quer conhece realmente, sem sombra de duvidas esse é meu livro favorito, Alaska é uma garota intensa e profunda repleta de dores do passado, eu a amo, mesmo sem a conhecer.

Yumara0 17/10/2023minha estante

Daniel705 30/11/2023minha estante
13 anos depois e cá estou comentando na sua resenha! Não poderia descrever esse livro melhor do que você já fez, resumiu tudo!

Emille28 15/12/2023minha estante
Meu Deus esse é meu livro favorito da vida, já li mais de 10 vezes brincandoo

Yas 23/12/2023minha estante
Mais alguém iniciando a leitura deste livro?

Sabrina758 13/04/2024minha estante
Esse livro é o meu livro favorito do João Verde, ainda sou sensível ao escutar Alasca, não superei ainda, mas um dia eu supero

Sabrina758 13/04/2024minha estante

Lub 08/09/2012

Ressaca literária. Só assim consigo descrever a sensação que "Quem é você, Alasca?" deixou em mim. Já tive algumas ressacas literárias, mas não como essa.
Doce e tempestuoso, puro, lindo.
A simplicidade da história, a forma como ela é contada, os anseios das personagens, acho que de alguma forma tudo fez sentido pra mim, e pro momento em que me encontro.

Vale a pena ler.

Eduardo Victor Souza 16/08/2012

Quem é você, Alasca?
Eu não sei como e nem porque me apaixonei por esse livro. Não sei se foi o fato de Alasca simplesmente ser Alasca, ou se foi pelo título, pela escrita ou pela maneira em que John Green nos conta esta maravilhosa história.

Miles, adolescente, um novo colégio, novos amigos, garota perfeita e comprometida, ele se apaixona. Cerne do clichê, com certeza. Mas o que está nas entrelinhas é a maneira em que o livro segue, toma um rumo diferente tanto no enredo quanto na forma em que é escrito, tornando-se algo fora do comum.

Quem é você, Alasca? retrata uma visão cotidiana e simplória, mostrando-nos a fragilidade da vida e o que podemos fazer com ela, nossas escolhas e os rumos que tomamos. Filosófico e juvenil, me prendeu no ponto certo, não por ser uma leitura fácil, mas sim por surpreender-me com cada página.

gleicepcouto 29/08/2012

Vídeo Resenha: http://www.youtube.com/watch?v=9l8JKfJysp0

mirella 01/08/2012

Como sairei deste labirinto?
O narrador adolescente de 16 anos, pálido, desprovido de amigos e de aventuras, Miles Halter, é um colecionador anômalo das ultimas palavras que pessoas notáveis proferem em seu ultimo suspiro da vida. As ultimas palavras do poeta François Rabelais foram: "Saio em busca de um grande talvez" É atrás desse grande talvez que miles está a procura, assim, por opção própria ele decide estudar em um colégio interno com o desejo de que não precise morrer para descobrir o grande talvez.

No internato de culver creek, Miles conhece seu companheiro de quarto colecionador de capitais de lugares, Chip Martin, mais conhecido como Coronel, conhece também Takumi, o japonês com dom para o rap, Lara a romena com um sotaque engraçado e graças a eles ele é apresentado, às experiências, às primeiras vezes, à perversão, aos cigarros, às bebidas, aos trotes e à enigmática garota colecionadora de livros bibliográficos, Alasca.

Alasca Young é uma garota instável, efervescente, impulsiva, vibrante, com fortes opiniões formadas, drásticas mudanças de humor e uma admiração pelo livro O General no seu labirinto e das últimas palavras de Simón Bolívar que estão nele: "Como sairei deste labirinto?". Assim, Alasca sucumbe Miles em uma grande questão filosófica: "Como sairei deste labirinto? , será que é no fim dele que está o grande talvez?" Ela também acaba causando em Miles, o que causa em todos os garotos de Culver Creek, a vontade de saber quem ela realmente é por trás daqueles misteriosos olhos verdes.

Quem é você, Alasca É isso, uma metáfora sobre a adolescência, nela a garota Alasca é a personificação do "grande talvez" e de todas as dúvidas existenciais, todas as cruéis e frias questões que assombram os jovens, ela é os por quês, ela é o "como?" O "onde?" E o "quem?' Assim podemos tomar Alasca como a adolescência em pessoa, e pensar nela como aquele mesmo lugar: o Alasca longe e gelado e imaginar que todo adolescente se perde nele. Alasca é a face do labirinto no qual todo jovem está, a adolescência, a vida.

Resenha do blog CheiroLivros.com → http://www.cheirolivros.com/2012/07/resenha-quem-e-voce-alasca.html

Sandra de Oliveira 17/05/2012

É bem difícil expressar algo da forma completa e merecida para Quem é você, Alasca.
O autor, John Green, foi capaz de criar várias situações, momentos e sentimentos contraditórios ao longo de seu livro.
Primeiramente, acho interessante salientar que, para mim, Alasca Young é, de longe, uma das melhores personagens femininas de YAbooks, como há muito não se vê. Choradeiras, indecisão, chatice e afins estão longe da personagem que ao contrário, tem temperamento forte, é divertida e nada convencional.
Foi um achado encontrar uma garota assim em um livro que como eu disse, é cheio de sentimentos de contradição, assim como Alasca, e reflete longos questionamentos acerca da vida, da perda, das alegrias e tristezas que se vive.
Me emocionou bastante, pois é sensível sem ser brega, é engraçado sem ser exagerado.
A paixão de Miles (Gordo) por últimas palavras e pela busca do Grande Talvez é o princípio de uma história marcada por amizades, culpa, amor, decepção e saudade.

Triste. Sincero. Alegre. Cômico. Não dá para definir em uma única e simples palavra. Mas dá para garantir que é uma leitura inesquecível e que não deve ficar de fora da sua estante!

Jacqueline 21/11/2011

Resenha publicada originalmente em : www.mybooklit.blogspot.com
A primeira vez que soube desse livro foi atráves de um blog, lembro de ter ficado olhando pra capa, e imaginando quem seria a tal Alasca do título. Daí o livro pulou direto para minha listinha de necessidade, porque eu fiquei com uma baita expectativa para ler. Eu não sabia direito o que esperar, pois o livro não é muito divulgado, e eu só li poucas resenhas, mas foi melhor assim, porque a surpresa foi imensa.

O livro já começa diferente, por se tratar da narração de um menino. Miles Halter é um adolescente sem amigos, e completamente fissurado em ler as últimas palavras de várias personalidades em suas biografias (neste ponto me identifiquei total com o personagem, já que eu amo ler biografias). E são exatamente as últimas palavras do poeta François Rabelais: "Saio em busca de um grande talvez" que leva Miles a querer estudar no colégio interno Culver Creek em Alabama.
Lá ele conhece seu primeiro amigo: Chip Martin, mais conhecido como "Coronel", e também Alasca Young, a misteriosa, impulsiva e problemática menina de olhos verdes.

Sem dúvida foi uma das leituras que mais me marcou em 2011. O livro fala sobre amizade, dúvidas, "talvez", e mesmo dias após a leitura, cada palavra ainda permanece intrínseca na mente do leitor.
Quem é você Alasca? é um livro que me fez sorrir, chorar, pensar e questionar milhares de coisas.
No final é impossível não se questionar sobre o "Grande Talvez". Mesmo que o final não tenha sido o que eu esperava, ele foi mais impactante do que eu pensava.
Se tem um livro que eu diria que você precisa ler, este sem dúvida seria o livro.

Johnny 20/10/2011

Alasca é ....
Nunca julgue um livro pela capa ... A principio a capa me pareceu muito escrota, agora já me parece genial. Alasca ilustrada nela nos mostra como imagina-la, como vê-la em nossos pensamentos e nas 227 páginas. A capa sempre nos fará lembrar da história, mesmo que anos se tenha passado depois de lida.

Um livro pesado e bastante maduro que te transporta para um mundo onde você queria estar presente, um mundo igual ao seu, sem fantasia e totalmente real, esse é o diferencial de " Quem é você Alasca" ao meu ver ... Tudo isso pode estar acontecendo ai fora, em algum colégio interno, alguém sofrendo por amor, alguém se embriagando, alguém que decide sair do labirinto ....

Pesado, Fortemente Real e Sem Forçar a Barra, "Quem é Você Alasca" voa em suas poucas páginas, não por ter um suspense maligno e reviravoltas drásticas, mas sim pelo simples fato de você apenas querer estar junto com Alasca, Miles, Chip e Takumi...

"O Labirinto é uma Droga, Mas eu o Escolho"

Ju 08/03/2012

Quem é você Alasca-John Green
Esse livro me conquistou tão facilmente, mas não sei como. Os personagens acham tanto que são injustiçados que me irritaram muito ao longo do livro, mas ao mesmo tempo sentia uma familiaridade tão grande com eles. Eles são pessoas reais, que gritam, choram, fazem besteira, amam e sorriem. São tão... humanos. E acho que isso foi que fez tanta diferença na estória. Miles é um garoto como outro qualquer que esteja no caminho da busca por um Grande Talvez. Esperançoso, cheio de desejos e, ingênuo. Insensível com várias coisas e autossuficiente demais para o meu gosto, mas, vocês sabem... humano. É claro, agora temos a Alasca. Quem é você, Alasca? Me fiz essa pergunta mesmo depois de ter terminado o livro. Alasca é uma garota tão cheia de fantasmas e culpas, inteligente, e sensível, e triste... Mas também feliz, forte e meiga. É impossível não amá-la. No mundo existem pessoas cheias de problemas. Todos nós temos problemas, mas quando eu conheci a Alasca, todos os meus conceitos mudaram. Não consegui entende-la totalmente e acho que ninguém nunca seja capaz de entender. Quem é você, Alasca? Quem é você?
Você vai continuar a se perguntar.

Mas não é só isso tudo. O livro tem um brilhantismo tão difícil de explicar, uma lição que você nunca vai esquecer. Já dei uma ideia de como é. Agora o resto vocês terão que descobrir por si mesmos.

Nicole 04/07/2011

Apenas Trechos
"Não posso ser uma dessas pessoas que ficam sentadas falando que pretendem fazer isso e aquilo. Eu vou fazer e pronto. Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia. (...) Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."

"Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. (...) Se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furação."

Danni 25/01/2012

Se as pessoas fossem chuva, eu era a garoa e ela, um furacão
Miles, mas conhecido como "Gordo" por ser muito magro, decide ir para um colégio interno em busca de um Grande Talvez.
E é lá, onde conhece seu melhor amigo Capitão, e seu grande amor Alasca.
Não posso contar muita coisa (odeio spolier) mas o livro tem antes de Alasca e depois de Alasca.

O livro é bem fácil de ler, muito parecido como diário, porém tem pensamentos de todos os personagens.
Como o livro é voltado para um publico juvenil, achei algumas cenas meio pervertidas.

Juliana ;* 30/11/2012

Quem é você Alasca? Um grande talvez.
Miles Halter é um jovem solitário, sem namorada ou grandes amigos, que nutre uma paixão por últimas palavras. Lendo a biografia de François Rabelais (famosos poeta), se depara com as últimas palavras do mesmo, o que faz com que tome uma decisão um tanto quanto inesperada.

“François Rebelais. Ele foi um poeta. E suas últimas palavras foram: “Eu saio em busca de um Grande Talvez”. É isso que estou fazendo. Então eu não tenho que esperar até morrer para começar a procurar um Grande Talvez”

A partir de então, acompanhamos Miles em sua busca por um "Grande Talvez". Decidido, o garoto parte para Culver Creek, o mesmo colégio interno frequentado por todos os homens da família de seu pai, apesar de seus pais deixarem bem claro que a escolha seria apenas dele e que não havia necessidade de manter a tradição. E é assim que o garoto tímido da Flórida é apresentado ao intenso calor do Alabama.

Já no colégio, Miles conhece o Coronel, Chip Martin, um aluno com grande potencial de memorizar dados, sendo eles geográficos ou matemáticos. É através do mesmo que somos apresentados aos "Guerreiros de Dia de Semana", grupo do qual fazem parte os filhos da elite (pelo qual Chip nutre grande aversão), ou seja, que aproveitam seus finais de semana nas lindas mansões de seus pais. Chip, apesar de ter fama de durão, simpatiza com Miles logo de cara e ambos acabam tornando-se amigos.

E é por conta desta amizade que Miles conhece Takuma, o garoto japonês, e Alasca, a enigmática garota de olhos verdes. Apesar de muito bonita, Alasca é, sem dúvidas, misteriosa. Extrovertida, simpática, sensível, instável, inconstante e totalmente surpreendente. Essa é Alasca. Alasca tem uma beleza instigante, sensual, o que faz com que Miles se encante desde o primeiro momento, mas adivinhem... Alasca tem namorado! Jake é estudante em Vanderbilt além de baixista de uma banda.

“Só queria dormir com ela, no sentido mais inocente da palavra. Mas eu não tinha coragem. Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão.”

Ao passar do tempo, tanto Miles quanto Alasca, vão descobrindo alguns pontos em comum, como por exemplo, a literatura. E durante uma conversa, Alasca cita as últimas palavras de Simón Bolívar - estadista - que provoca tanto em Miles como nos leitores grandes reflexões.

“Ele - ou seja, Simón Bolívar - ‘estremeceu diante da revelação de que a corrida arrojada entre seus males e seus sonhos estava chegando ao fim. O resto eram trevas. ‘Droga’, ele suspirou. ‘Como sairei deste labirinto?”

A obra tem como foco, as relações entre os personagens. As atitudes que tomam e, principalmente, as consequências que estas provocam.

Talvez este livro não seja como você imagina, poético e cheio de diálogos tocantes, mas não é isso o que importa realmente. O que o torna especial são as sensações que provoca, por vezes intensamente, por vezes sutilmente.

“Porque não podemos prolongar para sempre esse tipo de coisa. Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-aid. Dói, mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados.”

O livro é real e fala sobre situações reais. Mostra que nada do que você faz é só problema seu. Mostra que cada atitude, cada fala, cada gesto seu, pode marcar a vida das pessoas com quem você convive. Tudo tem importância e surte algum tipo de consequência, mesmo que não diretamente pra você.

“Se ao menos conseguíssemos enxergar a infinita cadeia de consequências que resultariam das nossas pequenas decisões. Mas só percebemos tarde demais, quando perceber é inútil.”

“Quem é você Alasca?” mostra que em determinadas situações você e suas concepções são o que menos importam. Que a vida de outras pessoas está diretamente ligada a sua e que, a partir deste momento, também são sua responsabilidade. Não os culpe por suas decisões. E nem se culpe por atitudes que não foram suas.

“Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.”

Cada pessoa tem o direito de escolher entre um grande talvez ou uma simples certeza. Cada um de nós tem o direito de se libertar do seu próprio labirinto. Ame, viva,sinta, chore e sofra, mas não deseje fazer nada disso sozinho porque talvez um dia você não possa mais escolher entre a solidão e a companhia.

“Tantos de nós teríamos de conviver com coisas feitas e deixadas por fazer naquele dia. Coisas que terminaram mal, coisas que pareceram normais na hora, porque não tínhamos como prever o futuro. Se ao menos conseguíssemos enxergar a infinita cadeia de consequências que resultariam das nossas pequenas decisões. Mas só percebemos tarde demais, quando perceber é inútil”.