Almas Seladas

Almas Seladas M. L. Pontes

Resenhas - Almas Seladas

Cristiano Rosa 12/09/2012

Diário CT: Almas Seladas
Um livro instigante, envolvente e perturbador. Assim eu defino Almas Seladas, o volume 1 da série Algoritmos Sagrados, do escritor M. L. Pontes. A obra, lançada recentemente pela Editora Modo, possui uma capa bonita e diagramação contextualizada pelo seu conteúdo. Ao longo das 228 páginas, os 25 capítulos nos apresentam uma história que mescla mistério, drama, ação, romance e suspense.

A narrativa em 3ª pessoa conta três tramas paralelas, que de início nada têm a ver uma com a outra, mas ao longo do enredo elas, aos poucos, se cruzam. De um lado temos Layla, uma paulista humilde, criada pela avó que nunca a amou. De outro, Victor, um carioca bonito, inteligente e rico. E à margem disso, Rogério, um estudioso cercado por nomes, números, cálculos e fórmulas.

Nascidos no mesmo dia, 29 de fevereiro de 1992, os dois protagonistas são mostrados ao leitor pelas suas diferenças. Enquanto ele tem uma vida com luxo, ela convive permanentemente com perdas. Como coadjuvantes, estão seus amigos Carlão e Carol, que os ajudam e incentivam em muitas atitudes importantes no enredo.

Curiosidades, sofrimentos, hipóteses, símbolos, crenças, encontros, romantismos, descobertas, mortes e surpresas prendem o leitor na história, pelos seus capítulos curtos e sempre iniciados com um pensamento filosófico. A língua, os rituais e a cultura Maia também estão presentes no livro, sempre de maneira misteriosa.

Layla possui muitas cicatrizes em seu corpo e alma, que marcam sua vida pela morte de pessoas queridas suas. Já Victor vive o dilema de estar cursando Medicina apenas para satisfazer um desejo dos pais em ter um filho médico. O encontro de ambos acontece 16 anos após seus nascimentos, por conta de uma viagem a um mesmo destino.

Além de serem nomes de capítulos da obra, algumas palavras definem a trama e a essência dos protagonistas, como lembranças, dores, confissões, reflexões, mudanças, lágrimas, reencontros e perseguições. Eles vivem um romance em meio a desejos e tumultos, negações e aceitações, e assim acabam construindo uma relação já iniciada antes mesmo de se conhecerem e mais forte do que pensam.

Acredito que muitos segredos ainda serão revelados e explicações interessantes serão dadas ao leitores nos próximos volumes da série Algoritmos Sagrados. O final da trama é trágico, indica vingança e apresenta terror. A linguagem simples deixa a leitura rápida, as páginas voam e, quando nos damos por conta, já estamos no desfecho. Um livro que não é completo, mas fala por si e desperta a busca pelo conhecimento e sabedoria dos Algoritmos Sagrados.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=18545

Joe Silva 24/08/2012

Almas Seladas

Coincidência ou predestinação? Tudo acontece por acaso ou seguimos uma linha de ações já pré-definidas antes de sequer pensarmos em existirmos? Esse livro tem como pano de fundo explicações sobre valiosos Códices Maias que conseguiam prever acontecimentos catastróficos e/ou mudanças significativas para o mundo através dos números e probabilidades.

Em 1992, num ano bissexto, dois partos acontecem justamente no dia 29 de fevereiro e duas crianças vem ao mundo carregando consigo algo completamente inusitado. A primeira, Layla, atrai para si toda sorte de desgraça que se possa pensar. Ao longo de sua vida acidentes, mortes e perdas faz com que sua existência seja miserável a ponto de sentir uma estranha no mundo. Do outro lado nasce uma criança completamente o inverso de Layla. Para Victor, sua existência tem sido próspera e desde criança tudo ao seu redor é perfeito, tornando assim um rapaz livre de qualquer sofrimento.

E duas forças tão fortes assim não conseguiriam ficar separadas por tanto tempo. Por um grande acaso eles se encontram e, apesar da tentativa falha de Layla para ficar longe dele, se apaixonam sentindo como se um completasse o outro.

Mas o que para eles pareciam ser só uma coincidência, algo do acaso, se torna um verdadeiro emaranhado de perigos por involuntariamente estarem ligados aos Algorítimos Sagrados, que podem trazer para ambos um final trágico e cruel.

Um história complexa contada de uma forma simples e arrebatadora. Não há como não gostar do livro e se envolver intensamente com os personagens e a trama cheia de suspense com uma dose de romance (na medida certa). Quando o autor entrou em contato comigo propondo parceria fiquei bastante animado, pois sinceramente queria ler todos os livros da Modo Editora. E o recebi tão rápido que parei tudo que estava lendo e dei atenção somente a ele e fiz minha leitura com apenas um dia. Não preciso dizer que é um livro bastante recomendado por mim e se tiverem a oportunidade comprem e prestigie mais uma ótima obra nacional.