Dos Barões ao Extermínio

Dos Barões ao Extermínio José Cláudio Souza Alves

Resenhas - Dos Barões ao Extermínio

Adriana1124 09/01/2021

Uma contribuição ao debate sobre a violência no Brasil
Gostei, mas acho que o texto que constitui o prefácio poderia ter sido acrescentado ao final do livro como uma continuação da pesquisa pós defesa de tese. Acho também que a pesquisa poderia ter feito uma avaliação mais aprofundada a respeito dos perfis das vítimas de assassinato, em especial, no que se refere à raça e gênero, visto que essas questões já eram abordadas na época em que o estudo foi desenvolvido. Por fim, também senti falta de um suporte teórico que embasasse o debate sobre a questão da violência e as relações de poder. De toda forma, é uma contribuição fundamental no que se refere a um tema que é tão caro à realidade brasileira.

Guima 20/01/2021

O Professo José Cláudio é sociólogo, graduado em Estudos Sociais pela UNIFEBE, mestre em Sociologia pela PUC-RJ e doutor em Sociologia pela USP. Nessa obra nos fornece como a Baixada Fluminense constituída e organizada o modelo de governança político desde Brasil Colônia até o período da redemocratização. Fornecendo uma visão histórica de como esse modelo se apoiou na violência como elemento determinante