Chama Negra

Chama Negra Alyson Noël

Resenhas - Chama Negra

Lavinia Simoni 11/04/2024

Mesma coisa dos outros
Assim... encheção de linguiça né? Um livro arrastado, desnecessário e simplesmente acontecendo tudo o que já ocorreu no livro passado, ou seja, mesma ladainha. Ever continua sendo uma songa monga, talvez até mais do que antes, mas nesse livro juntou a Haven com ela pra ser insuportável, aí o livro ficou magnífico ??? ps: contém ironia. E POR FAVOR, alguém avisa a Ever que se uma pessoa é alma gêmea dela significa que ela só tem olhos PRA ESSA PESSOA e não pra mais 4, 5, ou 6... tenha dó né. "Ain porque eu e Damen nascemos um para o outro" pipipi pópópó corta pra ela minutos depois pensando no Jude e quase dando pro Roman? eu me divirto

Thassiane93 30/03/2024

"Significa que o que está dentro de nós também pode ser encontrado fora de nós. Que nosso estado interior de consciência, os pensamentos nos quais focamos sempre se refletem em nossa vida exterior. Não há escapatória, Ever, é assim."

luiza3080 24/02/2024

O livro em si não é ruim. E eu gostei do novo personagem e da volta de alguns... Gostei da Redenção que há nesse livro.

O único ponto negativo é que grande parte do livro é muito arrastado. Por exemplo: um capítulo inteiro onde nada demais acontece, apenas o que já sabíamos.

De resto, não tenho mesmo o que reclamar!

Luað 17/02/2024

Enrolação
Esse livro foi pura e completamente só enrolação. O tempo inteiro a Ever lutando contra o feitiço que ela mesma fez, que, em primeiro lugar, foi um erro gigantesco (onde já se viu uma pessoa que não sabe quase nada sobre magia fazer um feitiço e achar que tá arrasando????), depois ela sucumbindo ao "monstro" e se sentindo culpada. O final foi a única parte "decente" e quase conseguindo o que queria, pena o Jude atrapalhou todo o plano e por causa disso tem mais dois livros sobre essa história. Eba.
Ualace 03/03/2024minha estante
Hahahahaha melhor resenha ??????

Rafaela1675 16/02/2024

Mais probleminhas para nossa querida Ever
Como sempre tomando as piores decisões possível, ela consegue piorar o que já estava ruim, nesse livro com um pouco de maldade e conseguindo errar com todos, Ever continua em busca do que mais deseja, ainda sem conseguir o que quer.

Math 𤠠19/01/2024

Tentando terminar algo que parece impossível
Sério, quando eu comecei a ler lá em 2010/2011 eu fui apresentado a essa saga e puta merda, que saga mais previsível e chata. Terminando a força para tentar ficar em paz...

Carol.Silva 04/01/2024

Mais da Ever tentando corrigir a trapalhada na qual ela se envolveu e conseguir tocar em Damen novamente.
Não gostei do li, nada me surpeendeu, a Ever foi chata demais e muito imatura com tudo. O livro não tem enredo. É só a Ever se destruindo, sendo a própria vilã e colocando a culpa nos outros, e no fim ao invés dela amadurecer e evoluir ela se torna um alecrim dourado sem nem reconhecer os próprios erros e a própria humanidade (isso fica claro quando ela julga o Jude).
Não recomendo, estou terminando a série porque não gosto de abandonar nada. Quero entender para onde estou caminhando com isso tudo para falar mal com propriedade.

Drica Liller 24/11/2023

Gosto muito da saga de Ever, mesmo que em alguns momentos não goste de suas atitudes e escolhas, mas mesmo assim o livro não perde o interesse

Sabrina758 19/10/2023

Volume 4 da série os imortais, bom ou ruim?
Bom, infelizmente eu não li Lua Negra nem Terra de Sombras, porque o livro é da minha escola e peguei somente por um determinado período.
Já tinha lido Para Sempre que é o Volume 1 da série e fiquei completamente apaixonada, e esse me surpreendeu bastante. A Ever fica bem diferente do primeiro livro (pelo oque eu me lembre). Compreendo o porquê dela estar agindo da forma que agiu, mas ela ficou muito teimosa, não ouvia o Damen e fazia diversas coisas (erradas né) e escondia dele. Além de ficar na incerteza entre Damen, Jude e Roman.
A Haven fica extremamente insuportável se achando a bam bam bam e a dona do mundo e isso me irritou demais, ficava chato ter que ler as cenas com ela porque dava vontade de rasgar o livro no meio.
Enfim, o livro tem uma escrita muito boa e a história acaba sempre instruindo a ler mais e mais, então vc acaba bem rápido. Tirando essas partes aí em que não gostei o livro é bem gostosinho de se ler e as cenas com o Damen são maravilhosas. Acho um livro bom, mas daria uma nota maior se a protagonista tomasse atitudes melhores e se não ficasse muito entre forçar a barra da Ever com outras pessoas, já que a alma gêmea dela é o Damen.

Vanessa1409 17/10/2023

Uma Pesquisa Rasa no Google.
A autora foi muito ousada ao brincar com Hécate, uma divindade grega, considerada, principalmente, como deusa da lua, da magia, da feitiçaria, do parto e, principalmente pelo local onde era mais adorada, na Trácia, deusa das terras selvagens.

No neo paganismo, Hécate é reverenciada como deusa tríplice (donzela, mãe e anciã) e deusa do submundo, afinal, ela fugiu para o reino de Hades, após roubar um pote de carmim da sua genitora, deixando o Olimpo e correndo para os braços de Persefone, que a acolheu e a criou como filha.

No livro, além de colocar Hécate como uma deusa que atendia os desejos maléficos, estereotipando-a como uma versão feminina de Lúcifer, ela também foi descrita como ?rainha do mundo inferior, com três cabeças e cabelos de serpente?.

Eu desconheço tal descrição de Hécate ? no caso, os cabelos de serpente, porque, sim, na Trácia antiga, algumas imagens de Hécate eram esculpidas com um corpo e três cabeças, representando seus três aspectos; porém, nunca com malignidade.

Tudo que a autora me provou foi que, novamente, fez uma busca rápida pelo Google, clicou no primeiro link que achou, absorveu as porcarias que ali estavam e, depois, simplesmente jogou tudo no enredo.

Veja bem... ?mundo inferior? poderia ser substituído por ?mundo imaterial?, que tem uma conotação de ?abaixo?, de localização, e não de classe mais baixa da hierarquia, como ficou nitidamente expresso no texto.

Arrisco dizer que a autora não é pagã, nunca foi. No máximo, entrou na vibe new age, algo meio hippie com toque de wicca, onde abraçar árvores, praticar o bem e sempre julgar os outros é a lei maior.

Convenhamos, ela citou a Lua Negra, um dos Esbbaths mais celebrados pelos pagãos, de uma forma totalmente errônea, completamente fora de contexto.

Até onde eu sei, para os pagãos, lua negra é o período de 3 dias que antecedem a Lua Nova. E, para a astronomia, é a segunda Lua Minguante dentro do mesmo mês.

No livro, não se passa nem uma semana e já é Lua Cheia. Pelo calendário lunar, uma semana após a Lua Negra, nós temos a Lua Nova já migrando para a Lua Crescente, período chamado de Lua Emergente.

Mais uma vez, dona Alyson Noël não fez um bom trabalho nas suas pesquisas. E as coisas não param por aí... ela citou a Lei Tríplice!!!

Wicca não é uma tradição, e sim um Coven fundado por Gerald Gardner, que foi um praticante da antiga religião celta, o druidismo.

As leis aos seus membros foram baseadas sobre o mesmo domínio da igreja católica, impondo o medo para manter a ordem.

A Lei Tríplice é um bom exemplo disso, e ela só funciona, só é ativada, quando existe um juramento em cima dela.

Submetendo-se a tal lei, você é obrigado a levar porradas astrais e a nada retribuir, pois tudo que enviar retornará a ti três vezes mais forte.

Compreendem? Um membro não podia atentar contra o outro, tampouco contra os líderes; caso contrário, sofreriam as consequências do juramento da Lei Tríplice.

Voltando a falar de Gardner e do seu Coven, a perseguição cristã o sucumbiu, e o grupo se desfez. Quando um Coven é quebrado, todas as suas leis caem por terra, não existem. O grupo não existe, as leis não têm a quem reger. Nada disso existe mais.

Então, de repente, alguém confundiu reconstrucionismo com neo paganismo, e eis que surgiram os magistas com coroas de flores na cabeça, abraçando árvores, falando mal dos outros pagãos, mas dizendo-se bons e superiores a todos... por causa da Lei Tríplice. E esse é o único argumento que conta aos neo wiccanos. ?Você quer discutir comigo? Faça como quiser, pois tudo que desejar a mim receberá três vezes de volta?.

Comigo não, você jurou, não eu! Sim, eu mato a cobra e mostro a cobra morta.

Voltando ao que interessa... Ever realmente se perdeu, tornando-se a dona da verdade absoluta, enquanto todos os outros estão errados. Se alguém quer que ela faça algo, tem que falar justamente o contrário, porque a teimosia sem limites a leva para outro caminho. A protagonista se tornou insuportável, o poder lhe subiu à cabeça. E mesmo quando tudo dá errado, ela não dá o braço a torcer. E depois ainda se pergunta por que as portas dos Grandes Salões do Conhecimento não se abrem mais para ela... Ever não se dá nem ao trabalho de escutar Ava, que agora tem acesso aos registros akashicos. Neste ponto, a autora ganhou o meu respeito. É preciso muita coragem para construir uma personagem com esse nível de teimosia. Se o intuito era irritar o leitor, o feito merece aplausos, pois foi concluído com maestria. Digo isso porque tenho uma personagem exatamente assim em Eclipse Sagrado, ela foi construída para ser odiada, para se tornar uma criatura irritante, que não escuta ninguém, pois só assim sua redenção teria êxito e destaque. É o que acontece com Ever, e eu não vou criticar a autora por esse artifício. Muito pelo contrário, meus elogios, nesse quesito, são plenos.

Haven já era insuportável antes, agora está pior.

Findando minha opinião para a escrita criativa... Ever, disfarçada de Avalon, usa o exemplo de amigo imaginário como dom de ver espíritos, algo que acontece na infância e que depois é sufragado pelo que a sociedade impõe. Concordo plenamente com a ideia da autora sobre isso, um ponto que poucos exploram e que valia esse destaque.

NOTA FINAL: Apesar das minhas duras críticas ? acima descritas ? sobre o modo como a autora abordou certos pontos do paganismo, digo que Chama Negra é um dos melhores enredos da série.

O texto explora o martírio psicológico, é um jogo intenso, algo que já vi acontecer na vida real, no qual fui vítima pelo lado contrário e, de certa forma, como coadjuvante da história. Digamos que existia um Roman, uma Ever, e eu era como Damen nessa história, a boba alegre que não sabia como ajudar.

Usando e abusando desse artifício, a autora nos presenteou com um suspense que inebria nosso cerne, tocando-o profundamente, levantando o ponto, ainda que de maneira torpe, de que o livre arbítrio não deve ser tomado de ninguém, e que o carma existe, está aí, lutando ao lado da lei da física ? toda ação gera uma reação. ? No fim das contas, o feitiço sempre se vira contra o feiticeiro. Essa é a maior lição que as aventuras de Ever Bloom nos ensina em Chama Negra.

Recomendo, há muitas lições importantes que nos são passadas. Não aplaudo, gosto de respeito com toda e qualquer cultura ? desde que os praticantes da mesma também me respeitem como cristã, o que não é o caso dos wiccans e, por tal motivo, cansei de respeitá-los como grupo, aderindo ao julgamento individual. ? Alyson Noël falhou com o paganismo, falhou com a disseminação dessa cultura tão rica. Fora isso, Chama Negra é, de longe, o segundo melhor título da série Os Imortais.

Jenny.Ackerman 05/10/2023

Decepção
Vi no finado Facebook a algumas semanas, uma foto dessa série com a legenda: A primeira decepção a gente nunca esquece. Fiquei preocupada, pq foi a única vez q ouvi agm falar sobre essa série e justamente um comentário ruim.
Mas ai eu li o primeiro livro e gostei bastante, achei ele bem fechadinho, nem precisava de continuação, mas gostei do segundo. O terceiro nem tanto, mas não foi de todo ruim. Só que esse...
É uma sequência interminável de escolhas burras, a ponto de eu torcer CONTRA a Ever, mas eu ainda me apegava ao fato dela ter apenas 16 anos, mas o Damen... 600 anos mas costas e consegue ser tão burro quanto.
Nesse final, parecia que finalmente as coisas estavam dando certo, mas eu já esperava pela merd@ e foi oq aconteceu.
Jude é o único que eu ainda consigo gostar, pq até a Haven a autora destruiu, pena que o "time" dele é ruim e agr teremos mais 2 livros pra resolver essa besteira.
Espero que não piore, mas acho difícil superar esse.

Malu 22/09/2023

Confesso que demorei um pouco para ler este livro, pois fiquei bastante frustrada e irritada com as atitudes da protagonista, Ever. Ela continua agindo de forma burra e tomando decisões estúpidas, sem sequer parar para refletir sobre as consequências negativas. Além disso, Ever parece nunca dar ouvidos ao Damen, e isso já está me deixando até com pena do coitado.

O personagem Jude também me irritou bastante no final do livro, com uma ação que não vou citar para evitar spoilers. Outro aspecto que me decepcionou foi a transformação de personalidade da personagem Haven.

Pelo andar da carruagem, o próximo livro promete ser cheio de estresse e desgraça na vida de Damen e Ever. Mal posso esperar para chegar ao último livro, na esperança de finalmente ver um desfecho feliz. Só espero que isso não aconteça apenas no último capítulo.

Kellbet 13/09/2023

Como eu digo sempre, não comecem o primeiro livro se tiver o segundo, o terceiro, e por adiante. (Risos)
Ever passa maus bocados e dessa vez ela está sozinha, ou quase sozinha pelo menos.
Quanto mais ela tenta acertar nas escolhas, mas ela erra. Ela não está sozinha decidindo, pois tem um inimigo fazendo um jogo pelas sombras. E com isso, toda decisão que ela tomar sairá do rumo, pois ele faz com que isso aconteça.
Mas pelo o que entendi o final ainda não chegou para toda essa vingança.
Um inimigo cai e outro se levanta. (Risos)
;)

site: https://kellbet.blogspot.com/