Chama Negra

Chama Negra Alyson Noël

Resenhas - Chama Negra

Sandra de Oliveira 30/06/2012

Definitivamente, a série desandou. Não há outra palavra para expressar os eventos que tem ocorrido desde Terra de Sombras para cá. Chama Negra só confirma o fato. Mas o bom gosto para as capas continua o mesmo. E essa não é menos que linda. Mas

Há pouco tempo disse isso e agora repito: a série Os Imortais ganhou meu carinho no primeiro livro, mas eu também tenho que admitir, nada evoluiu positivamente. O que é uma pena. A história em si é gostosa de se ler, tem muita coisa tosca e que a torna divertida, mas quando se trata de um livro que abrange vários volumes, a leitura e o enredo precisam crescer conforme o tempo. Amadurecer. Tornar-se mais e mais interessante ao leitor. Não é o caso.

Chama Negra agora traz Ever em conflito interno elevado à última potência. Não bastasse sua crise com Damen, o único que se mantém o mesmo desde o primeiro volume, e ainda interessante como personagem, a coisa se multiplica rumo à melhor amiga Haven, agora também imortal e total e absurdamente descontrolada. Não bastasse isso, Ever vive a questionar o que sente por Damen, Jude e Roman (acredite se quiser!).

Tudo isso soa artificial demais, e a única certeza é a de que Ever é volúvel e não sabe o que quer. O que irrita demais o leitor. Suas indecisões refletem que apesar do amor por Damen, há Jude e até Roman na parada. Fica complicado. A Chama Negra do título é uma ideia até bastante sacada, só não bem trabalhada, e surge para justificar sentimentos que não convencem como simples feitiços.

O final razoável entrega o que vem pela frente em Estrela da Noite e realmente, eu prefiro não arriscar qual será o caminho para finalizar a história em breve. Fica a esperança de que repetições do tipo calor, formigamento, olhos verde-água etc etc etc sumam do livro final dando espaço à originalidade e criatividade mais elaboradas (ou quase). Já seria um grande passo!
Pri Francisquet 08/03/2011minha estante
Realmente td q eu penso tbm...
O primeiro foi perfeito prometia mto...e foi caindo caindo, o terceiro até q foi melhorzinho q Lua Azul mas de novo veio uma confusão e uma Eve indecisa que não sabe o que quer da vida...

Ps: Concordo totalmente...as capas são perfeitas!!! Mais do q perfeitas

Camila Bendia 14/03/2011minha estante
Concordo !!!
O primeiro livro foi muuuito bom!
Mas as coisas foram piorando.Sinceramente se era para ela fazer isso com a série era melhor que fosse só um livro ao invés de 6.
Estou aguardando a continuação para ver se as coisas melhoram ou ver a Ever fazer M...como sempre.

Kassia_rp 17/04/2011minha estante
Terminei o segundo livro, Lua Azul, agora e pelos comentários dos outros livros estou ficando apreensiva, apesar da curiosidade de saber o que está por vir, estou achando esta saga ruim, mas fica a curiosidade para saber como será o desfecho...

Fran Belotto 19/05/2011minha estante
Realmente estou ficando cansada da série, o primeiro livro foi maravilhoso, mas a imaturidade da personagem já está me deixando cansada.
Só comprei Chama Negra pela curiosidade de como será o desfecho, estou no começo do livro e já começo a me arrepender.
Sem falar que se eu ler mais uma vez ''dou de ombros'' juro que queimo o livro.

Júlia CM 05/06/2011minha estante
ainda não li esse. como todas as resenhas que vi até agora, também acho que a série desandou. o primeiro foi ótimo, o segundo já encheu o saco e o terceiro me deixou extremamente irritada. a autora começou a encher linguiça e não parou mais, há séculos nada de importante acontece nos livros. eu AMO ler, principalmente séries, mas essa está me cansando. como sou teimosa, cabeça dura e não desisto fácil, vou continuar lendo. mas, secretamente (ou não), espero fervorosamente que essa série termine logo.

Helen Caroline 20/07/2011minha estante
É bom ver que não sou só eu que tive essa sensação. Nem parece que o 1º livro foi escrito pela mesma pessoa que os outros. A protagonista se torna estremamente irritante e infantil, não ouve ninguém. A quimica com o Damien desaparece devido a imaturidade da personagem.

A tentativa da autora de adicionar carga dramática à estória é patética. Como todas aqui, eu comprei o 4º livro na espera de uma melhora na narrativa e pra ver como tudo acaba, mas até agora nem terminei de ler, pois me estressei tanto a ponto de parar de ler. Acho difícil a autora voltar a linha de narrativa do 1º livro. É esperar pra ver...

Alessandra 20/09/2011minha estante
Concordo plenamente! Só estou tentando terminar o livro pois quero saber o final, mas a verdade é que a Ever se tornou uma chata!

luiza lima 10/07/2012minha estante
Concordo até certo ponto, já que não consegui terminar de ler o livro. Desde Janeiro de 2011. Nunca, nunca, eu abandonei um livro, mas esse, meu Deus, não dava.

A parte em que eu parei era só Damem isso, Damen aquilo, o que será de mim e Damem?, eu e Damem não podemos nos tocar, blábláblá Damem!

Não aguentei mais e fiquei enrolando uns dois meses até decidir desistir e por na minha estante. Achei meloso e chato demais, só falta escorre a tristeza e o amor de Ever pelo Damen na minha mão. Muito monótono. Mas ainda pretendo terminar de ler ao menos. Se eu não conseguir dessa vez, vou vender à algum sebo, porque não dá não... Alyson perdeu o fio da meada.

Emmx 07/09/2012minha estante
Concordo.
Eu terminei de ler recentemente e confesso que achei a leitura um pouco chata em alguns momentos. Muito de "calor e formigamento" etc.
E a Ever, bem, ela faz mais burradas do que eu esperava, mas pelo menos era reconhece que é péssima em discernir o certo do errado e o bom do mal. As vezes eu acho que ela não evoluiu desde o primeiro livro, é.
Sobre a Haven, eu sempre achei que ela tinha uma predisposição para maldade. Aí está o resultado.
Enfim, as capas são lindas e eu pretendo terminar a série, mas esperava mais desse livro. Torço para que os outros dois não me desapontem. '-'

flavioalmeida 25/12/2012minha estante
Confesso que estou perdendo um pouco o interesse pra ler esse livro, a história parece que continua a mesma não importa quantas páginas você leia. Ever faz uma burrada a cada livro e tenta concertar (sem sucesso) um milhão de vezes, isso já me cansou. Espero mesmo que o Estrela da Noite volte com a essencia do Para Sempre.

Gabi 23/01/2013minha estante
Sem contar que a Ever faz tanta burrada que da vontade de jogar o livro na parede!

Pedro 17/02/2013minha estante
Eu discordo um pouco. Não sei por que, mas pra mim esse é o melhor livro da saga. Ever é chatinha, mas o Roman faz a história. Acho que se você chegou até aqui, devia ler Estrela da Noite e Infinito.

Monique 17/10/2013minha estante
Fiquei com muita raiva des do livro Terra das Sombras, nossa estou quase desistindo de ler, mas vou ir até o final só por curiosidade, mas a minha paixão pelo livro acabou a partir do terra das sombras! EVER BURRA KKKK

Carol|@livroqueabre 10/01/2014minha estante
Terminei chama negra e to com muita raiva, a serie ta me decepcionando :/ a Ever principalmente!!!

Thayná 19/10/2014minha estante
Os personagens são tão superficiais e infantis que tenho vontade de jogar o livro na parede, de vez em quando. Só estou lendo porque não quero deixar ele e o resto da série encalhados no meu armário.

Malu 22/09/2023

Confesso que demorei um pouco para ler este livro, pois fiquei bastante frustrada e irritada com as atitudes da protagonista, Ever. Ela continua agindo de forma burra e tomando decisões estúpidas, sem sequer parar para refletir sobre as consequências negativas. Além disso, Ever parece nunca dar ouvidos ao Damen, e isso já está me deixando até com pena do coitado.

O personagem Jude também me irritou bastante no final do livro, com uma ação que não vou citar para evitar spoilers. Outro aspecto que me decepcionou foi a transformação de personalidade da personagem Haven.

Pelo andar da carruagem, o próximo livro promete ser cheio de estresse e desgraça na vida de Damen e Ever. Mal posso esperar para chegar ao último livro, na esperança de finalmente ver um desfecho feliz. Só espero que isso não aconteça apenas no último capítulo.

Patricia 30/03/2011

Considero difícil fazer uma resenha sobre essa série, pelo menos para mim é difícl. Eu vivo uma relação de amor e ódio com a série.

A protagonista, Ever, sempre consegue me surpreender e não é de uma forma boa. Eu realmente não consigo imaginar que uma pessoa seja tão burra, a cada livro ela se supera. Eu acho que a Alyson escreve maravilhosamente bem, mas também acho que ela tá perdendo a linha com a Ever.

Existem livros em que os protagonista nunca têm descanço, é um problema atrás do outro. Mas ao meu ver, esse tipo de abordagem não caiu bem na série. Talvez porque os problemas são sempre causados pela a imensa burrice de Ever ao invés de um vilão engenhoso.

A série me conquistou no primeiro livro, eu via tantas possibilidades e esperava uma evolução da série, mas nesses três últimos livros eu não encontrei nada nem remotamente perto disso. Eles basicamente se resumem a Ever tentando resolver os problemas que ela mesma cria e acaba criando outros no processo, é lógico. Sinto como fosse algo do gênero: "A mesma ladainha de sempre".

Mas apesar de todo o meu desgosto pela protagonista eu não consigo deixar de acompanhar a série. E isso por si só prova que, apesar da personagem que Alyson criou, ela é uma grande escritora. Porque mesmo querendo jogar o livro pela janela eu não consigo parar de ler e aguardo ansiosamente pelo final, embora talvez seja porque não aguento mais ler as burradas da Ever.
Andreza 01/01/2012minha estante
Concordo plenamente. Por céus! Não sei porque eu ainda estou lendo esse livro, talvez pela esperança de que o livro melhore - Essa esperança está se acabando em cada volume. No primeiro volume a série parecia ser legal, ideia interessante, escrita legal. O problema é que nunca muda muita coisa, as expressões usadas são SEMPRE as mesmas e os problemas são sempre causados pela idiotice da protagonista, ela não consegue confiar, sabe que não deve confiar na pessoa, e mesmo que ela já tenha presenciado o Ramon enganá-la, ela insiste em confia nele. Ela é muito burra, ela só faz besteira! E por alguma razão, ela é sempre perdoada.
Quando terminei de ler o livro Terra das sombras, quis dar uns bons socos naquela garota. Ainda me pergunto o porquê do Damon gostar dela. Ela é tão compulsiva, nunca pensa em nada, fez sua amiga virar uma imortal. Ao contrario de Ever, Haven não tem alguém um Damon, ou seja, ela não tem um namorado imortal pra lhe fazer companhia. Eu só penso nela (Haven) nessa história toda. Ao passar dos anos seus amigos, pais, parentes, todos vão embora, e ela não terá ninguém pra segurar ela.
A Ever não consegue deixar as coisas seguirem seu curso natural, ela não conseguiu deixar sua amiga morrer, transformou-a em imortal pensando na felicidade momentânea, que irá acabar mais cedo ou mais tarde. Quem quer uma vida imortal sozinha?

Camila 16/03/2011

Chama Negra
Apesar de ter lido esse livro em algumas horas, minha empolgação com essa série vem diminuindo a cada volume. Parece que a Autora está mais interessada em encher linguiça e aumentar o número de volumes dessa série do que realmente criar uma boa história.
Eu curto o tema central da história e quero muito saber como isso vai terminar, mas acho que a Autora poderia ser mais direta! Os personagens centrais da trama estão ficando insossos. Ever não pára de fazer bobagem! Será que ela precisa mesmo ser tãao burra?? E cadê aquele Damen misterioso e cor ar de bad boy do primeiro livro?? Sumiu!! Virou um baba-ovo!! rs...

www.leitoracompulsiva.com.br
ninde 23/03/2011minha estante
Garrei um ódio de Damen Auguste! =p

Maria 30/05/2011minha estante
Achei bem cansativo. Além da proposta do livro ter mudado e ficado parecido com livro de auto-ajuda. E também tô achando o Damen beeem parecido como Edward de crepúsculo. Além de toda a história ter se concentrado na primeira vez do casal, nada mais interessa a Ever chega a ficar chato. Quem já leu esse tem uma idéia de como será o próximo... mais do mesmo.

Mônica 24/01/2019minha estante
Sou só eu que nao gosto do Damen e quer que a Ever fique com jude.

bellanacul 27/03/2021

De mal a pior
No inicio não estava tão ruim, mas no meio começou a piorar de um jeito muito repetitivo e o final foi péssimo. Matar o Roman de um jeito muito nada haver só pra Haven virar a nova vilã?! Decepcionante, só não dou uma estrela porque achei interessante o objetivo do livro.
Intensão boa, execução péssima.

Thassiane93 30/03/2024

"Significa que o que está dentro de nós também pode ser encontrado fora de nós. Que nosso estado interior de consciência, os pensamentos nos quais focamos sempre se refletem em nossa vida exterior. Não há escapatória, Ever, é assim."

hellenesquarcio 24/05/2021

...
O começo eu já estava de saco cheio, a ever continua sendo uma infantil que não pensa nas consequências e isso me irrita muito.

Quando eu acho que vai ter um momento bom, de escolhas boas e de superação, tudo vai por água abaixo e eu odeio isso, enfim mais um livro que não me agradou

oariellucas 01/12/2021

Não sei oq pensar
Como li há muito tempo já me perdi nos fatos mas eu sei que era louco com essa saga apenas kkkkk enfim, não terminei ela mas terminarei um dia

livpresuto 29/04/2020

Como todos os livros dessa coleção, foi uma leitura rápida, e apaixonante

Ally 11/11/2014

Eu não sei o que eu tinha na cabeça
Existem pessoas que amam essa série. Mas eu não faço parte desse grupo.
Comprei os 4 primeiros livros de uma vez, um mero impulso que irei me arrepender pelo resto da vida.
A escrita da autora é bem leve e fácil de compreender. A estória a principio me pareceu bem interessante, Afinal fala de alquimia (um dos meus temas favoritos), porém o enredo não é lá essas coisas. Cheio de clichês. Tudo bem que possui várias ideias novas, como a irmã fantasma, mas a maioria é muito ultrapassada: A garota bonita só que muito esquisita para ser popular se apaixona perdidamente pelo cara mais gato e misterioso da escola. Uma ex ciumenta. Um amigo gay e uma amiga problemática.
Sinceramente perdi tempo e dinheiro, não quero ofender os fãs, mas não consigo gostar desse livro, a Ever é muito burrinha, parece que faz as coisas erradas de proposito.
Enfim, sei que essa não foi uma "resenha" por assim dizer, mas eu precisava esclarecer o porquê da minha decepção.Afinal eu li até aqui apenas na esperança que melhorasse, mas pelo visto não vale a pena continuar perdendo meu tempo e dinheiro.

Yuki 20/03/2022

Continua igual
Apesar de toda a roda sem fim de erro, pagar por eles e recomeçar sem um final exato, esse conseguiu ser quase bom como o primeiro.
Cibella 20/03/2022minha estante
Esse livro é uma verdadeira incógnita pra mim, pq eu não sei definir se eu gostei ou não

Yuki 21/03/2022minha estante
Bem isso kkk