Nada é por acaso

Nada é por acaso Zíbia Gasparetto
Lucius
Lucius




Resenhas - Nada é por Acaso


161 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


16/04/2024

Este livro me fascinou desde o começo. Foi o primeiro livro espírita que li e fico muito feliz em ter sido ele.

Marina, que estava cansada de ser explorada em seu antigo emprego, resolve se livrar dele e procurar um novo, onde fosse valorizada. Penso que o autor não quis fazer nenhuma crítica, mas é impossível ler sem pensar: como algumas empresas, ainda que pequenas não valorizam seus brilhantes empregados, os dando melhores oportunidades... É algo muito triste que se tornou rotina hoje em dia, graças ao crescente egoísmo capitalista. Em sua busca, consegue uma entrevista em uma renomada empresa de São Paulo. Nesta entrevista, recebe uma proposta inesperada: dar a luz a uma criança que deveria ser o novo herdeiro da empresa de Adele, ou seja, da renomada empresa. A ideia é ser mãe de aluguel de Maria Eugênia, filha de Adele, que é estéril. Marina deveria deitar-se com seu marido e gerar a criança. Uma ideia que gera muita polêmica em nossa sociedade, ainda mais na de alguns anos atrás, como penso que é a do livro, pela série de acontecimentos.
Depois de muito refletir e ter sonhos com o espírito de uma moça que pede a ela que aceite a proposta, Marina decide aceitar. Em troca, ganharia a proteção de Adele e um milhão de dólares. Ela aceita pensando que ajudaria a salvar uma empresa, que cairia nas mãos de uma pessoa sem capacidade de administrá-la, resolveria todos os problemas de sua família, e claro, os seus próprios. Analisando seu lado, é uma atitude nobre por pensar no próximo e não somente em si mesma. Como o próprio espírito diz a ela, ela deve seguir as leis do universo, não as leis dos homens. As leis do universo são sábias e cooperam para o bem de todos, enquanto a dos homens ainda não chegou a este nível.

Esta decisão muda completamente a vida dos personagens. Então o leitor passa a ver mais de um caminho, os capítulos se alternam, mostrando cada lado da história. O casal: Maria Eugênia e Henrique, e a vida de Marina. A leitura é gostosa, você sempre quer saber o que acontecerá, o motivo dos acontecimentos, por que tal personagem tomou determinada atitude se antes se exibia de outra maneira... Mas o mais legal é que no final tudo isso se encaixa, todas as respostas aparecem, as histórias se entrelaçam, e percebemos, sem sombra de dúvida, que nada é por acaso.

A parte do espiritismo se faz mais presente da metade para o final, assim como em Ninguém é de Ninguém. E nossa... É encantador. Repito o que já disse antes, se você é uma pessoa de outra religião ou ateu, sem preconceitos, leia e encare como ficção, vale muito a pena. Há lições de vida valiosas e uma trama muito bem construída. E repito o que já disse em relação a Ninguém é de Ninguém: parece real, eu não consegui ler pensando que de algum modo, aquilo não houvesse acontecido. A escrita é tão boa, tão envolvente... É incrível, e é impossível ler sem se envolver com os personagens.

Um ponto muito bem trabalhado no livro, que fica bem claro para os leitores, é que a vida trabalha para o bem de todos, ensinando nos momentos precisos e presenteando também. Então, por mais que a situação pareça ruim, na verdade, não é, pois um dia, você verá algo que lhe fará entender o motivo de cada coisa e aprender com aquilo. Deus nos ama e quer nos ver felizes, então planeja para que tudo no universo trabalhe a nosso favor, independente de quem somos ou fazemos, sempre há o perdão e a chance de recomeçar. É uma lógica espírita. Concordando ou não, vamos refletir, é interessante, não é mesmo? Outro é a questão das decisões que temos que tomar em determinadas situações. Esta questão do acordo, faz com que nossos personagens tenham que tomar várias decisões que envolveriam consequências. E também, como nossas decisões, trazem problemas ou "prêmios".

Uma questão que adorei e me fez aprender muito, foi a questão da traição e do perdão. Nossa, consegui ver a mim mesma num dos personagens. É engraçado, como nosso orgulho é ferido por atos, situações e como perdoar pode se tornar difícil, quando não somos nós que precisamos do perdão. Como é difícil entender o outro e perdoar. Ainda que ele tenha melhorado, algumas marcas do passado ainda podem doer e ser lembradas mesmo com o tempo. Por quê? Talvez porque o perdão não tenha sido verdadeiro. Porque só dizer "eu te perdoo" e continuar não muda o que aconteceu, muito menos apaga aquilo do coração de quem sofreu a "falta". E então passamos a querer que o outro, ainda que se mostre arrependido, sofra como sofremos, que ele seja atingido, porque nos atingiu. Como fazemos isso? Algumas pessoas com os mesmos atos, outras com gelos e outras lembrando aquilo que aconteceu para provocar brigas e um "exame de consciência doloroso no outro". É aquela questão: temos níveis e tempos diferentes de evolução, e somos criados em diversos tempos, então, por que eu, que estou há mais tempo aqui para aprender, ou evolui mais, devo julgar meu irmão que ainda está começando sua caminhada, se nem sei se cometi os mesmos erros que ele em outras vidas? É a mesma situação que vemos quando um universitário pede a uma criança no jardim de infância que saiba o mesmo que ele. Injusto, não é? Então, porque não posso perdoar e devo ser dura se há um tempo atrás eu talvez tivesse a mesma atitude daquele que me magoou? Não somos perfeitos, não nascemos assim, e o aprendizado leva tempo e muito, muito esforço.
Essas lições vieram para a minha vida na hora certa, em que eu mais precisava. Com uma simples leitura de uma história que eu nem conhecia muito a respeito até ler, consegui superar desafios que a vida me dava e adquirir maturidade em relação a situações que geralmente não compreendemos, ou nos revoltam.
Se eu pudesse, diria pessoalmente ao Lucius e à Zíbia, muito, muito obrigada mesmo. Pois com suas histórias, muitas vidas se iluminam e aprendem, conquistando um conforto para a alma e a coragem para o futuro.
comentários(0)comente



Kate 12/04/2024

Incrível
Livro espírita emocionante que aguça nossa espiritualidade e estimula aprender sempre a ser melhor, em busca da evolução espiritual. Super recomendo! Tem muitas partes da história que não foram retratadas no filme.
comentários(0)comente



Ella.andreza 11/04/2024

Adorei o livro, emocionante e cativante
O livro é sensacional, nem parece que é livro espírita de tão bom que é. A linguagem é bem fluida, diferente de outros livros espíritas que lí de outros autores. Me impressionei com a Zibia, creio que vou ler mais livros dela
comentários(0)comente



Nathalia 24/03/2024

Como o título diz ?nada é por acaso? é essa leitura me trouxe boas reflexões sobre os caminhos que a vida vai seguindo que podem parecer sem nenhuma conexão, mas não são. Uma historia leve de amor, reencontros, perdão e evolução
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Paty 108 25/02/2024

Nada É Por Acaso
Livro espírita de leitura agradável e fluida. Trás reflexões acerca das questões da vida. O que acontece conosco não é por acaso. Quem gosta desse tipo de leitura (espírita), vai gostar de ler este livro.
comentários(0)comente



Emanuelle414 21/02/2024

Nada é por acaso
Fez eu me entender, e entender a conexão que eu tenho com a minha irmã
Maravilhosooooo, super indico.
comentários(0)comente



Pati 10/02/2024

Nada acontece por acaso e ler este livro é um exemplo disso
O livro aborda temas espirituais e reflexões sobre o destino, mostrando como as escolhas e experiências de vida podem estar interligadas de maneiras surpreendentes. Com uma narrativa envolvente, Zíbia explora o conceito de que tudo tem um propósito, destacando a importância do autoconhecimento e da espiritualidade. A trama apresenta personagens que enfrentam desafios e aprendizados, proporcionando ao leitor uma reflexão profunda sobre as complexidades do caminho pessoal.

Com temas como reencarnação, karma e o papel do destino na jornada de cada indivíduo, Gasparetto tece uma trama fascinante que desafia o leitor a refletir sobre suas próprias crenças e experiências pessoais. Com personagens bem desenvolvidos e reviravoltas emocionantes, esta obra é uma leitura inspiradora que nos lembra da complexidade e da beleza do universo espiritual.

Sempre usei essa frase de que nada acontece por acaso e ler este livro não foi por acaso, pois neste momento estou gestante e quando escolhi ler este livro, não sabia que a história se desenvolvia através de uma mãe estéril, um ventre de aluguel, um canal de união e um filho do coração.
comentários(0)comente



Naiara 23/01/2024

Zibia é otima autora, nao importa se acredita no espiritismo ou nao, sempre tem boas reflexoes e otimas historias com cenarios de vida diferentes.
Gosto muito de como ela escreve e nessa obra achei interessante, nao me chatiou, é o tipo de escrita que consigo esvaziar a mente e aceitar tudo que tiver por vim e entender os personagens..

Ele foi bem mais leve do que outros titulos apesar de ser um tema que poderia ser muito pesado, mas foi bem leve e envolvente, foi bem ok.
Os cenarios do espiritismo foi leve e acredito que ate para quem nao gosta nao se sentira mal com a leitura.
comentários(0)comente



Marcia.Lara 19/01/2024

Aprendendo sempre
Vi o filme antes e como sempre muitas coisas diferentes. Leitura agradável, rápida e no finL mostra que nada é por acaso, sempre tem um pq. Mesmo que não entendemos , um dia, no espiritual, iremos assimilar e entender pq passamos por algumas situações, com certas pessoas.. coisas boas ou ruins.. sempre para nosso bem, para o nosso crescimento.
Conta a historia de Marina, uma mãe de aluguel...Maria Eduarda e Henrique.
Para quem gosta, indico. Muitos aprendizados
comentários(0)comente



Yoná 09/01/2024

Levíssimo
Leitura leve ótimo para entender como a vida nos leva a situações, ótimos personagens, a história envolve e faz a leitura render
comentários(0)comente



Amorporlivros975 31/12/2023

Bem chegamos ao fim dessa comovente história, eu amei, que possamos ficar atentos ao que a vida quer nos mostrar e ensinar, porque afinal de contas ?Nada é Por Acaso?. ???
comentários(0)comente



Pati 24/12/2023

Inspirador
Uma leitura que nos motiva a viver no bem, acreditando que tudo que acontece tem uma razão e que devemos seguir na fé de que a espiritualidade nos guia e acompanha.
comentários(0)comente



Ana Karina 20/12/2023

Nada é por acaso
Acabei relendo esse livro pra poder assistir ao filme, pois quando li pela primeira vez já não lembrava de mais nada do que acontecia na história e com essa releitura acabei me apegando bem mais na história. Muito bonita, principalmente quando eles começam a explicar sobre as vidas passadas de cada um eu acabei me emocionando bastante. Recomendo demais!
comentários(0)comente



Caa 27/10/2023

O enredo é perfeito, muito bem escrito, e te faz enxergar a vida de maneira diferente, acordando o espiritismo de maneira leve e gostosa de ler. Muito bom.
comentários(0)comente



161 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR