Akata Witch

Akata Witch Nnedi Okorafor

Resenhas - Akata Witch

Bia Alper 27/05/2020

Cultura e Fantasia
Eu amei esse livro. Como ele se passa na Nigéria, eu amei como a autora usa aspectos sociais do país para construir não só a nossa personagem e a vida dela, como toda a fantasia que acompanha a jornada. É um livro de descobertas e a maneira como Sunny aprende muito sobre ela e sobre as coisas que estão por vir é realmente muito boa. A única coisa que me incomodou foi o fato de acha que o plot principal merecia mais páginas (tudo é resolvido muito rápido no final), e a relação de abuso físico entra ela é o pai pouco é explorada ficando quase solto na história até as últimas páginas. PORÉM MUITO EMPOLGADA PARA AKATA WARRIOR ??????????

Rox 25/10/2017

Opinião do blog "Doce Sonho Alado"
Essa é uma trama que, sabe-se lá como, consegue ser encantadoramente mágica e visceral ao mesmo tempo. Se por um lado temos a magia que encanta e te leva a um mundo fabuloso para escapar da realidade, também temos aquela que traz consequências e pode invocar grandes perigos.
Sou suspeita para falar sobre esse tipo de livro pois culturas diferentes me fascinam, e principalmente aquelas que normalmente são "deixadas de lado". Me surpreendi lendo capítulo após capitulo sem conseguir parar de tão estupefata que fiquei com algumas cenas.
Ainda não sei o que pensar do final, até porque a história não para nesse primeiro livro, mas pode crer que o caminho até lá vale muito a pena.
Recomendado para quem curte fantasia e tem a cabeça aberta para conhecer novas culturas. Esse livro está nos meus favoritos, com certeza!

site: http://www.docesonhoalado.com

Carolina 25/02/2018

Muito lindo e diferente!
Esse livro foi muito diferente! Diferente de tudo que eu já li e, ao mesmo tempo, parece homenagear algumas grandes histórias famosas da literatura infanto-juvenil.

Sunny é uma menina que chama a atenção. Foi criada nos Estados Unidos até os nove anos de idade e depois sua família voltou para seu país de origem: a Nigéria. Mas não é isso que faz Sunny se destacar. Ela é albina. Em um país ocidental ela já chamaria a atenção. Na Nigéria então ela se destaca na multidão. E por ser albina, ela sofre muito bullying.

Um dia, enquanto olhava atentamente para uma vela, Sunny vê uma visão terrível do fim do mundo. Depois disso, sua vida muda. Ela descobre que, na verdade, ela faz parte de um grupo de pessoas conhecido como Leopard People (Povo Leopardo), que são como bruxos e feiticeiros. Apesar de aparentemente ser filha de Lambs (Ovelhas - pessoas comuns), ela descobre que tem habilidades mágicas.

Então acompanhamos Sunny enquanto ela aprende sobre esse outro mundo de magia incrível, bem ao estilo escola de magia. Entretanto, ao mesmo tempo, um terrível assassino chamado Black Hat Otokoto está à solta fazendo rituais com crianças, e cabe a Sunny e seus amigos pará-lo.

Esse é um livro tão diferente que nem sei por onde começar. Ele claramente se inspirou em histórias como Harry Potter, pois se trata de uma jovem descobrindo que é uma bruxa/feiticeira. Mas as diferenças estão nos fatores culturais. Você se vê mergulhando em um mundo rico da cultura africana, com crenças e entidades típicas. Ao invés de varinhas, eles usam "juju knives" (facas de juju?) e, ao invés de feitiços, aprendem a fazer jujus e podem chamar criaturas terríveis chamadas de Masquerades.

O que achei mais legal foi o conceito de que toda Pessoa Leopardo possui uma outra identidade oculta, que eles chamam de "Spirit Face" (face espiritual), e cada pessoa possui uma habilidade que é só dela. Essas habilidades são consequências diretas de "defeitos" ou características "negativas" que a pessoa possui. Vejam que coloquei bastante aspas aqui. Por exemplo, um dos personagens foi diagnosticado com dislexia quando era pequeno. Isso pareceu um defeito para as pessoas normais, mas era uma demonstração clara de que ele fazia parte do Povo Leopardo. O fato da Sunny ser albina também revela muito sobre as habilidades ela.

Outra coisa bem legal é que o Povo Leopardo valoriza o conhecimento, e esse conhecimento é pago pelo universo, literalmente. Há uma moeda chamada chittim que a pessoa ganha toda vez que aprende algo novo. E essas moedas caem do céu bem na frente da pessoa. As de cobre são as mais valiosas, sendo seguidas pelas de prata e pelas de ouro (menos valiosas). Vou colocar aqui um trecho que achei muito interessante:

"O Povo Leopardo - nosso povo em todo o mundo - não são como as Ovelhas. As ovelhas pensam que o dinheiro e as coisas materiais são as coisas mais importantes do mundo. Você pode trapacear, mentir, roubar, matar, ser burro como uma pedra, mas se você puder se gabar de ter dinheiro e ter muitas coisas, e isso for verdade, tudo é ignorado. O dinheiro e as coisas materiais fazem de você rei ou rainha do mundo das ovelhas. Você não pode fazer nada errado e pode fazer qualquer coisa. O Povo Leopardo é diferente. A única maneira ganhar chittim é aprendendo. Quanto mais você aprende, mais chittim você ganha. O conhecimento é o centro de todas as coisas".

Recomendo muito esse livro, porque ele é muito bonito e diferente. A narrativa é bem diferente da que estou acostumada e a escritora sabe te prender a todo segundo. Quem puder, não deixe de ler esse livro.

Resenha com spoilers: https://www.goodreads.com/review/show/2228385978