O Gênio do Crime

O Gênio do Crime João Carlos Marinho

Resenhas - O Gênio do Crime

Lorrane 17/04/2024

O gênio do crime
"O Gênio do Crime" é um livro infantojuvenil que se passa na movimentada São Paulo e narra as aventuras de um grupo de jovens que se unem para desvendar mistérios e enfrentar desafios. Com uma narrativa em terceira pessoa, a história aborda temas como solidariedade, responsabilidade e amizade, envolvendo o leitor em um enredo repleto de mistério, suspense e reviravoltas.
A linguagem antiga, repleta de gírias diferenciadas, adiciona um toque especial à narrativa, enquanto o desenvolvimento do mistério é conduzido de forma envolvente e com um toque de humor. O livro mantém o leitor preso do começo ao fim, com ilustrações que dão vida aos personagens e cenários.
Na minha opinião, apesar de alguns personagens serem confusos e semelhantes, o que mais se destacou para mim entre todos os personagens foi o Mister John. Com uma escrita empolgante, "O Gênio do Crime" combina elementos clássicos do gênero infantojuvenil com uma abordagem original, oferecendo uma leitura emocionante e cativante para todas as idades.

your worst nightmare :) 11/04/2024

Meio paia
Eu esperava um suspense e recebi uma aventura. o livro é bem difícil de ler por conta da linguagem antiga e pontuação. não é ruim, mas acho que não vou ler mais do autor

Maria1691 06/04/2024

O gênio do crime ( resenha )
Adorei ler este livro. A cada página que passava parecia que você era o protagonista. Super recomendo.

Raissa875 02/04/2024

Uma leitura leve e cheia de memórias
Li esse livro pela primeira vez no início da minha adolescência, pegando da biblioteca da escola; na época a saga se tornou uma das minhas favoritas, e agora, relendo anos depois, consigo ver o porquê; a forma como a trama se desenvolve pode ser um tanto quanto fantasiosa por se tratar de um livro voltado para infantes, no entanto, o mistério e a forma como é introduzido na trama, bem como o desenvolvimento dos personagens ao redor dela, com uma pitada de humor que só o autor sabe colocar, tem o dom de prender o leitor até o fim do livro. Segue sendo um dos meus favoritos de literatura infantojuvenil, e sinceramente, não havia como não o ser.

Fabrício 25/03/2024

Clássico infanto-juvenil
Li na adolescência e reli na vida adulta. É um excelente livro para despertar o gosto de adolescentes pela leitura.

Thamires32 19/03/2024

O gênio do crime- Li por causa da escola
Eu achei bem legal até. Tipo,eu gosto de livros de mistério mas não é uma linguagem que eu escolheria. A trama é bem legal e faz a gente ficar curioso e acompanhar o mistério,mas eu achei que podia ser um pouco mais emocionante
Mas em si,eu achei o livro bem legal e engraçado em algumas partes e bom para passar o tempo e se distrair um pouco. Recomendo!

S2 27/02/2024

Um resenha dencente
Gosto de títulos marcantes ksksk, bom mas em relação ao livro ele é muito bom apesar que eu tinha o costume de ler pelo o celular (fanfic) eu não conseguia ler livro fisico e foi por esse livro q comecei a esse hábito, acho incrível a história e como ela é desenvolvida, tbm as piadas q são feitas a angústia do final, desesperada para q tudo de certo e bem óbvio q da ksks afinal é um livro de criança, apesar de ser desiguinado para o público infantil, eu o li com 17 e amei, e o reli varia varia vezes pq ele é um daqueles livros q vc daria a vida para ler como se fosse a primeira vez, e todas as vezes q eu reli sempre me emocionei mesmo sabendo oq iria acontecer

angel__s__ 24/02/2024

Lia as histórias do João Carlos Marinho quando criança na escola e adorava, sempre pensando que me identificava mais do que quando lia Agatha Christie (já que se passa no Brasil) e posso confirmar que continuo amando do mesmo jeitinho. A história flui de um jeito gostoso, me apego às crianças e aos seus jeitinhos de ser, e mesmo tendo lido (a muito tempo atrás) o final ainda assim me pegou de surpresa (o tal de "ler como se fosse a primeira vez", a memória não ajudou e ainda bem!)

Fiz essa leitura para me ajudar na construção do meu TCC e me sinto muito feliz de ter escolhido as histórias do Marinho para me basear na minha própria história.

aliiyh 20/02/2024

Mistério + Ácido + Escrita antiga + Ilustrações = Criança :D
O quanto eu gostei desse livrinho do começo ao fim é ABSURDO! Eu estava curiosa para saber qual história era essa que se encontrava no fundo do meu armário, um livro que meu professor do 8o ano pediu para comprarmos para algum trabalho, porém que nunca havia chegado a ler por ter 0% em prática de leitura (e tb pelo fato de não gostar do professor ??). Li ele em poucas horas e já não conseguia parar mais.
Leitura levíssima! Mesmo sendo de outra época, se encaixa perfeitamente nos dias de hoje e isso me deixou tão acolhida durante toda leitura que a todo momento senti que era uma criança me contando sua história mais maluquete da vida.
Personagens confusos e bem semelhantes, porém esse ser um ótimo jeito de retratar crianças. Não descartando o fato dos adultos serem bem interessantes tb (O Sr. Mister é super descolado).
O mistério é super bem desenvolvido e sua resolução também, contendo conclusões racionais e bem imaginativos pelo fato de ter crianças como protagonistas.
Adorei, adorei, adorei?
Adorei como uma criança gosta de brinquedo.

Yuka 28/01/2024

Quando eu li esse livro anos atrás, estava começando meu gosto pela leitura, acho que eu tinha uns 13 anos talvez? O mistério da fábrica clandestina, a investigação, o álbum de figurinhas ( ordem totalmente aleatória né kkkkk) até me lembrava disso, mas o detetive escocês? De onde surgiu? Misericórdia... E eu jurava que o herói de tudo seria o Edmundo...
Porque Bolachão parecia desligado das coisas mas era muito esperto, outros detalhes não me lembrava com clareza, como os bandidos encontrando o menino ou a namoradinha do Bolachão. De início desconfiei dela....
Mas enfim, reli esse livro porque gosto de reler aqueles que me marcaram, embora seja como filmes antigos, as vezes é melhor deixar na memória mesmo.
Mas foi nostálgico e bom.

lizcbarreto 25/01/2024

Leitura simples e que nos prende
Lembro de ter lido esse livro na escola, ainda no ensino fundamental I. Líamos em casa e discutíamos com a professora de Português e com os amigos na sala. Lembro que a leitura nos prendia e realmente me marcou bastante. Quero ler novamente!

bibsbm 22/01/2024

Nostalgia sem fim
Tem certos livros que não devem ser relidos para não estragar o brilho, mas n acho q esse seja o caso. Apesar de não achar o livro perfeito, ainda é uma história q te prende e desperta a curiosidade. O vocabulário antigo da uma quebrada no clima, mas é um livro antigo né, n tem mto pra onde correr. Fico mto feliz de ter tido a oportunidade de ler esse livro quando criança e por ele ter sido uma das razões pra eu gostar do mundo da leitura.

JosA225 15/01/2024

O gênio do crime
Esse livro eu confesso, eu não gostei muito, mas é porque eu usei leitura dinâmica. Mas mesmo assim, a história é muito boa, e o meu personagem favorito sem dúvidas, é o detetive. Pra quem tiver interessados, vai contar a história de uns garotos que tentam descobrir quem é o responsável pelas figurinhas falsificadas.

JoiceCoutinho 12/01/2024

Um livro infanto juvenil, com investigações, mistérios e reviravoltas. Alguns diálogos e vocabulários antigos, que facilmente seriam cancelados hoje.
Achei meio arrastado do meio para o final...

sarah.taylors 12/01/2024

Livro muito bom, mas bem infantil. a leitura é um pouco demorada, mesmo que o livro seja curto. só fiquei triste que não explicam a motivação do crime, mas provavelmente é pelo público mais novo.