O Gênio do Crime

O Gênio do Crime João Carlos Marinho

Resenhas - O Gênio do Crime

Gabrielle 28/07/2014

ABCD dos Livros
Aaaaah, como é bom ser criança.
Época de escola, os três amigos Edmundo, Pituca e o Gordo, se encontravam todos os dias no recreio para conversarem e trocarem figurinhas. Menos o Gordo, já que estava sempre comendo e não dava a mínima para futebol.
Isso estava virando uma febre, pois tinham lançado álbuns de figurinhas com os atletas do futebol brasileiro. E os meninos, Edmundo e Pituca, também já estavam envolvidos nessa diversão, pois, afinal, quem completasse o álbum todo ganharia um prêmio.
Mas apesar de quase cheio, os meninos nunca achavam as figurinhas mais difíceis, e já estavam começando a ficarem bravos. Menos o Gordo, sua única preocupação era comer.
Desistindo de continuar a procurar as benditas figurinhas, decidiram que era melhor comprá-las através de cambistas no centro de São Paulo. Fácil assim! Com as figurinhas coladas nos álbuns, foram para a fábrica pegar o prêmio. Porém chegando lá, viram a maior confusão. Muitas pessoas envolta da fábrica, exigindo seu prêmio, como prometido pelo regulamento. Com muita raiva, as pessoas estavam prestes a incendiá-la. Que horror!
Edmundo, assustado com o que via, subiu em algo bastante alto para que pudesse ser visto e ouvido. Disse que era errado queimar a fábrica, contudo, deveriam chamar a polícia para exigirem seus direitos.
Não muito satisfeito, o pessoal começou a deixar o local, e a fábrica foi poupada do incêndio.
Alguns dias se passaram, eles já tinham entrado em contato com a polícia, um senhor de idade apareceu na casa de Edmundo. Seu Tomé, era seu nome, dono da fábrica de figurinhas.
Seu Tomé foi até a residência de Edmundo, para lhe agradecer, pois tinha salvado sua fábrica. E explicou para ele e seus pais que, depois que uma fábrica clandestina fora aberta, isso o estava levando a falência. Pois a fábrica clandestina produzia as figurinhas mais difíceis e os cambistas vendiam para a criançada e elas iam todos os dias a fábrica exigirem seus prêmios. E já não tinham mais nada.
Conversa vai, conversa vem, Seu Tomé pediu a Edmundo uma missão. Que seria encontrar a fábrica clandestina, já que ninguém até então sabia onde ficava.
Mas falar de aventuras e de coisas perigosas para uma criança, é quase um suicídio. Pois quando bota uma coisa naquelas cabecinhas, difícil é tirar, não é mesmo? E óbvio que os pais de Edmundo não deixaram.
Depois de ter falado tudo o que Seu Tomé dissera, Pituca se empolgou todo, o Gordo não. Disse que isso ia dar errado e que não era da conta deles, pois estava mais preocupado em comer.
Mas, como eu falei ali em cima, quando se coloca uma ideia na cabeça de uma criança, difícil é de tirar.
Pois é aí que a aventura da criançada começa! Fingindo ser o diretor da escola para os pais, e fingir que é os pais para o diretor, Seu Tomé anunciou uma viagem.
Da escola para os pais: os alunos ficariam em uma fazenda, como programa de educação, durante uma semana.
Dos pais para a escola: Levariam as crianças para visitar a família no interior e ficariam fora durante uma semana.
Mas que esperteza, não é mesmo? E isso funcionou.
E lá se foram eles. E fizeram de tudo para seguir o cambista até a fábrica, mas estava ficando cada vez mais difícil. Isso era impossível.
Até que o Gordo, que já não estava muito contente, começou a pensar. E o novo jeito de seguir o cambista começou a dar certo.
Empolgados com a nova conquista, foram contar para o Seu Tomé. Porém um grande aborrecimento aconteceu. Seu Tomé chamara um detetive profissional internacional. O Sr. Mister John Smith Peter Tony - O Detetive Invicto.
Com toda a confiança do mundo, o Mister conheceu as crianças, mas ao invés de dispensá-las, como era de se esperar, ele propôs mais um desafio para eles. Nunca havia perdido nenhum caso, mas, se as crianças conseguissem resolver o caso primeiro, ele perderia para sempre seu título de Detetive Invicto.
Desafio lançado, quem seria o primeiro a descobrir a fábrica clandestina?

Eu quis colocar esse livro no desafio, só para poder relê-lo. É um dos meu preferidos.
É uma leitura gostosa e fácil de se ler. É um livro muito recomendado para quem está de ressaca literária.
Essa foi a primeira aventura que deu origem a turma do gordo, que afinal é um gênio. Apesar de comer muito, tem uma mente incrível.
Foi uma resenha super fácil de se fazer, diferente de algumas que eu me mato de tentar HAHA.
No final, sempre costumo deixar uma música para ouvir enquanto se lê o livro, e quem me conhece sabe que sou uma amante da música, não vivo sem. Porém, não achei nenhuma que conseguisse acompanhar o ritmo do livro, então vou deixar sem nenhuma indicação, mas se vocês tiverem alguma, compartilha comigo ;)
E eu sei que vocês perceberam, mas eu sumi um pouquinho. E eu detesto isso, mas enquanto muitas pessoas estão de férias, eu já estou de volta com a escola, e isso vai pesar um pouquinho, mas prometo sempre que tiver um tempinho estarei postando!

site: http://abcddolivro.blogspot.com.br/2014/07/resenha-o-genio-do-crime-nacional_21.html

Hellen 26/05/2014

o gênio do crime
existe um concurso de figurinhas em que quem conseguir completar um álbum de figurinhas de futebol conseguirá todas as camisetas dos jogadores de um time de futebol qualquer.Porém, após um tempo destribuido os prêmios a fábrica que anúncio o concurso parou de dar as camisetas.Isso infureceu os meninos e as meninas que encheram os seus álbuns, o que levou as crianças a usarem a lei para forçar a fábrica a destribuir os prêmios mas como havia mais crianças do que prêmios o dono da companhia perdeu muito dinheiro.Isso não deveria ter acontecido, pois só tinham figurinhas para encher um certo número de álbuns.
Tinha apenas um certo número de prêmios, percebendo que o único jeito de ter figurinhas extras era uma fábrica clandestinas, o dono da fábrica ( seu Tomé ) pediu que o menino Edmundo o ajuda-se.E apesar dos pais não terem dado permissão, Edmundo embarcou com seus amigos Bolachão e Pituca para descobrir quem era o gênio do crime por trás de tudo isso.

Niasi 06/03/2014

O Gênio do Crime
Li muitos livros quando criança, mas engraçado não lembrar bem de vários, ao contrario do "O Gênio do Crime" que ainda está fresco na minha memória.
Um livro divertidíssimo, que conta a história de um grupo de amigos que tenta solucionar um caso de falsificação de figurinhas.
Como pai, não vejo a hora de reler esse livro com meus filhos e ver suas impressões.
Boa leitura,
Niasi

Azaxul 10/10/2013

Para quem quiser conhecer um pouco do que motivou o autor a escrever o livro.

Daniel C. 09/09/2013

Leia agora!
O livro é sobre um gordo chamado Bolacha e dois meninos chamados Pituca e Edmundo que tentam descobrir uma fábrica clandestina que fazem figurinhas pirateadas. Minha opinião deste livro é que esse livro tem muita aventura. Por causa disso, é muito bom porque você não consegue descolar desse livro. Eu recomendo esse livro para pessoas que gostam de aventuras porque esse livro tem muitas aventuras.

Sammy 05/08/2015

Livro: O Gênio do Crime\Autor: João Carlos Marinho
O livro (O Gênio do Crime) do autor (João Carlos Marinho) conta a história de três meninos que estão juntando figurinhas de futebol para colar em um álbum, mas eles descobrem que existe uma fábrica clandestina que está falsificando as figurinhas,e por isso a fábrica original pode falir, então seu Tomé, o dono da fabrica original, pede para os meninos irem fazer uma busca.
Mesmo sem seus pais deixarem eles vão seguir o cambista, mas eles descobrem que o homem usa muitas táticas para despistar e até acabam apanhando, mas eles conseguem traçar um plano que levaram eles até a casa do cambista, e há uma escola onde o filho do cambista estudava e descobriram que era através desse filho que conseguiam encomendar as figurinhas.
No livro tem imagens, mas eu não gostei muito delas, porque eram pequenas, mas com elas conseguimos imaginar as aventuras mais detalhadamente e isso é bom.
A capa é bem interessante, porque tem o desenho de figurinhas, usando a ideia da falsificação, e ainda possibilita todos de ler, porque ele não é muito grosso.
Na minha opinião quem gosta de aventura devia ler, porque conta como se passa os desafios que meninos, ainda pequenos podem enfrentar em um caso e pode te ajudar a "ficar de olho" nos cambistas que falsificam figurinhas por ai e ainda aprende que é melhor ter amigos do que ser invicto, como o detetive pioneiro que também estava investigando o caso.

Gabriel369 19/05/2013

O Gênio do Crime: Um prato cheio para quem gosta de mistério e suspense.
Como amo histórias de suspense e mistério, O Gênio do Crime foi um prato cheio para mim. Apesar de os personagens principais serem bem jovens, o enredo do livro é bem adulto, tendo partes que remetem à violência e tentativa de assassinato.
A fábrica de figurinhas de futebol do Seu Tomé está indo à falência, devido a falsificadores. Bolacha, Pituca, Edmundo e o famoso Detetive Invicto vão atrás desse gênio falsificador, que possui um esquema criminal muito bem armado. O inteligente Bolacha bola estratégias muito perspicazes, chegando até a seguir um cambista de forma inversa.
Um livro bem inteligente, curto e que prende muito quem está lendo. Simplesmente adorei.

Estante Mofada 12/05/2013

O gênio do crime
Finalmente chegou a primavera. Desde então, em todas as escolas, instituições e até orfanatos, só se falava em figurinhas de futebol. Meninos e meninas de todas as idades, sem excessão, tinham o álbum, que era a sensação!
Quando Seu Tomé, dono da fábrica das famosas figurinhas anuncia que dará um prêmio a quem completar o álbum, um número imenso de crianças aparecem com o álbum completo. Porém, de acordo com os registros não foi seu Tomé que vendeu as figurinhas... Há uma fábrica clandestina, falsificando as figurinhas. Isso gera a ele um grande prejuízo, afinal, ele não tem como dar prêmios a todos.
Entram em cena, finalmente, Pituco, Edmundo e Bolacha, três amigos que vão investigar onde é a sede dos falsificadores e quem são eles. Conforme eles vão investigando, concluem que este caso não envolve apenas um simples criminoso, mas sim um gênio do crime.
Eu gostei desse livro mais do que eu imaginava que gostaria! Tem muita investigação e humor, além de ser muito leve e rápido de se ler!

Resenha extraída de: www.blogestantemofada.blogspot.com.br
Página no Facebook: www.facebook.com/EstanteMofada
Twitter: @estantemofada

Luisa 01/02/2013

Resenha do blog Amantes de Livros - Por Lulu, Aninha e Vic
Seu Tomé é dono de uma fabrica de figurinhas, e toda vez que um colecionador completa o albúm, a fábrica lhe dá um prêmio, mas há bandidos falsificando suas figurinhas, dando o prejuizo de não haver premios sufientes para todas as crianças que completaram o albúm.
É aí que Pituca, Edmundo e Bolacha começam a investigar o caso, perseguindo os bandidos e descobrindo a fábrica clandestina.

Nossa avaliação do livro: ♥ ♥ ♥ ♥

---Lulu, Aninha e Vic

Blog: http://blogamantesdelivros.blogspot.com.br/
Página no facebook: https://www.facebook.com/Amantesdelivrostumblrcom?fref=ts

Brian 22/11/2012

conta que seu tome e dono de uma loja de figurinhas

Felipe 27/09/2012

Eu realmente adorei este livro! Meu pai me deu este livro e quando vi a capa (Era uma versão mais antiga, creio eu que seja do primeiro lançamento do livro) fiquei com receio e não achei muito chamativo o título. Como odeio julgar livros pela capa eu fui ler o livro. Impressionante, em dois dias eu tinha terminado! O Livro apesar de antigo tem uma linguagem fácil e nada arcaíca de entender, eu adorei o livro! Os personagens foram muito bem trabalhados e o livro apesar de ter poucas páginas, é ótimo! Parabéns João Carlos Marinho, por fazer um livro excelente, um clássico! É uma pena que a cópia que eu tenho já está velha e muito mal conservada, algumas páginas até soltaram! )':
Se não eu lia ele de novo, de qualquer modo tentarei comprar este livro!
Até mais!
~Felipe

Silvando 11/09/2012

Uma Breve Resenha de O Gênio do Crime
O livro O gênio do crime escrito por João Carlos Marinho lançado em 1969 pela editora Brasiliense e ate teve adaptacao para o cinema em 1973 pelo diretor Tito Teijido, com o título O Detetive Bolacha contra o Gênio do Crime.
O livro narra história de um grupo de garotos que colecionam figurinhas de jogadores e times de futebol e percebem que existe alguma coisa errada com elas. Então, eles resolvem fazer justiça e descobrir uma fabrica que falsificava figurinhas.
Para quem não O Gênio do Crime é o primeiro livro de João Carlos Marinho; e Teve mais de um milhão de exemplares vendidos em 60 edições e é citado como um fundamentalista da literatura infanto-juvenil brasileira.

Rafael 31/08/2012

esse sim é um dos melhores livros que li em minha vida é demais os garotos descobirem a fabrica clandestina antes do detetive invicto eu amei esse livro e eu recomendo para todas as idades;;;

28/07/2012

Com certeza este é um dos livros que marcou minha infância.
Ótimo