O Gênio do Crime

O Gênio do Crime João Carlos Marinho

Resenhas - O Gênio do Crime

claudioschamis 11/02/2009

Não poderia deixar de listar esse livro que li na minha infância e que até hoje me lembro dele. Um livro cheio de mistérios, com uma linguagem fácil e uma trama muito bem bolada. O livro gira em torno de um grupo de garotos que correm para desvendar o mistério da falsificação de figurinhas de um album. Inesquecivel. Acredito que recomendado para crianças e adultos.
Fernanadomalacc 14/02/2011minha estante
kkk eu li este livro quando eu era pequeno,ai estes dias peguei ele da minha gaveta e começei ler denovo e muito bem bolado as coisas,acho que agrada a todas idades

Ney 30/01/2013minha estante
Realmente é um livro fantástico, uma viagem única no universo da turma do Edmundo, Berenice, Gordo, Pituca, o Mr. e seu ajudante que só consegue falar "Saludos Amigos". Recebi este livo do meu pai e agora transfiro ao meu filho, ele iniciou a leitura no domingo dia (27-01-13) está adorando a leitura.

PRI 04/08/2013minha estante
Ahh maravilhoso ,li quase todos.

Diego 18/04/2014minha estante
Concordo, foi esse livro que me introduziu no mundo da leitura aos 11 anos de idade, e hoje, aos quase 25 anos ainda me recordo de detalhes, como analisar o percurso do contrabandista de forma inversa. Se eu levar em consideração o fato de esse livro ter me tornado um leitor assíduo, e que livros mudam as pessoas, posso afirmar que minha vida seria muito diferente se não o tivesse lido a 14 anos atrás!

Andrea Fregnani 01/12/2020minha estante
Esse livro também fez parte da minha infância, agora estou relendo com minha filha de 10 anos, ela está super envolvida com a trama.

Pxtð®âð¨ 11/03/2023minha estante
Muito bom esse livro!!!
Me diverti muito lendo

Sofia750 14/03/2023

Gostei do livro, ele é bem rápido e fácil de ler. Achei super divertido e o enredo é bem interessante.
É uma leitura boa para crianças e jovens

Julia.Costa 30/12/2023

Esse livro salvou minha infância
Todas as chances q eu tinha de crescer e não ser dodói foram eliminadas pelos livros da turma do gordo
Mireille 30/12/2023minha estante
Adorei

Isa 30/12/2023minha estante
esse livro eh de fato um sentimento

folkloreeed 30/12/2023minha estante
NOSSA EU AMO ESSE LIVRO, PRECISO RELER

Lizzy 19/05/2022

O gênio do crime
O primeiro livro que eu li completo, é uma paixão secreta sabe?
É um tema bem bobo, leitura fácil, qualquer um pode ler, bem dinâmica e divertida.

Recomendo pra você que quer começar com o hábito de ler?
Maisa @porqueleio 19/05/2022minha estante
Entendo bem, um dos meus favoritos pelo mesmo motivo...

Claudinei 19/04/2011

Simples e contagiante!
Este foi um dos primeiros livros que li quando criança, lembro-me perfeitamente bem quando o terminei, a emoção que senti na ocasião. Muito tempo se passou e sempre tive vontade de lê-lo novamente, e fiquei muito feliz quando ganhei uma edição bem conservada comprada em um sebo, quase não acreditei que enfim estava com esse tesouro nas mãos.
Enfim, hoje já com uma percepção diferente dos livros, pude notar claramente que quanto mais se lê mais critico se fica, não que eu esteja fazendo esse cometário como sendo negativo, apenas uma analogia de como uma criança se encanta com histórias dedicadas à elas,por quem as sabe escrever, pois quando li pela primeira vez achava que esse era sem dúvida o melhor livro do mundo, é um bom livro que me permitiu viajar no tempo e relembrar esses momentos e firmar a idéia de que os livros são nossos amigos e guardam para nós lembranças riquissimas.
Falando da história do livro agora como eu já disse é bem simples e contagiante, você parece fazer parte da turma do Bolacha, Edmundo e Pituca, três garotos que vivem em São Paulo dos anos 70 ou 80 se não me engano,mas enfim, em uma época onde não se tinha tanta tecnologia mas ainda assim era possivel viver aventuras incriveis. Bem ao estilo detetive a história flui rápida e o final é digno de uma mini série, muito emocionante.
Uma verdadeira obra prima que encantou muitas gerações e ainda pode continuar encantando!
Andréa 27/04/2011minha estante
Perfeita sua observação do como amadurecemos como leitores e as diferenças que sentimos de uma leitura na infancia/adolescencia e anos mais tarde, já adultos. Você descreveu exatamente o que senti por esse livro que também me empolgou muito quando o li pela primeira vez.

Matheus Valei 23/07/2015minha estante
Claudinei, eu adorei sua resenha. Você soube expressar com perfeição como esses livros lidos na nossa infância marcam a gente e nos engrandecem como pessoas. Parabéns!

Lorrane 17/04/2024

O gênio do crime
"O Gênio do Crime" é um livro infantojuvenil que se passa na movimentada São Paulo e narra as aventuras de um grupo de jovens que se unem para desvendar mistérios e enfrentar desafios. Com uma narrativa em terceira pessoa, a história aborda temas como solidariedade, responsabilidade e amizade, envolvendo o leitor em um enredo repleto de mistério, suspense e reviravoltas.
A linguagem antiga, repleta de gírias diferenciadas, adiciona um toque especial à narrativa, enquanto o desenvolvimento do mistério é conduzido de forma envolvente e com um toque de humor. O livro mantém o leitor preso do começo ao fim, com ilustrações que dão vida aos personagens e cenários.
Na minha opinião, apesar de alguns personagens serem confusos e semelhantes, o que mais se destacou para mim entre todos os personagens foi o Mister John. Com uma escrita empolgante, "O Gênio do Crime" combina elementos clássicos do gênero infantojuvenil com uma abordagem original, oferecendo uma leitura emocionante e cativante para todas as idades.

Renatinha 31/12/2021

Encontrei esse livro nas estantes de casa e decidi ler. É uma aventura de crianças em busca da solução de um mistério. Tem passagens divertidas, encrencas, os malvados e os bonzinhos. Enfim, uma história infantil.

Nayara Moraes 13/05/2022

A Turma do Gordo...
Não conhecia este autor e muito menos suas obras, ainda bem que a chefe me deu essa recomendação certeira.
É um bom livro, tem uma história bacana e bem desenvolvida, que prende sua atenção.
Achei muito bacana e foi muito útil para me tirar da ressaca literária que eu estava nesta última semana.

Sueli.Cristina 08/12/2020

Divertido e leve, bom para passar o tempo. Gordo e sua turma são garotos desejando um pouco de aventura.

Jefferson 27/05/2023

Incrível!
Olá, para você que me segue!
Resenha #8
Livro: O Gênio do Crime
Autor: João Carlos Marinho
Nota: ?????

Já não é segredo de ninguém que eu curto muito o gênero infanto-juvenil e sempre fui muito fã desse autor (já falei deste mesmo livro há um tempo). O Gênio do Crime é um livro que eu me obrigo a reler a cada dois anos no máximo e, te juro, alçada leitura acaba sendo melhor que a anterior! Aqui não existe aquela história de "somente" nostalgia, pois além de me trazer boas lembranças do passado o livro ainda é bom, muito bom!

Personagens bem caprichados: crianças sendo crianças (tá certo que elas se envolvem na caça de um verdadeiro criminoso que falsifica figurinhas com maestria)
Cenários bem descritos: é possível ouvir eles falando de diversos pontos da cidade de São Paulo e até mesmo andando por esses lugares e pegando ônibus e tal, tudo muito bem desenhado.

Sobre os personagens nos temos o Gordo (não se fala o nome dele, apenas esse apelido que de forma nenhuma soa como perjorativo, muito pelo contrário!) um menino de 10 anos que o que perde em agilidade ganha em raciocínio!
Seus amigos são o Edmundo e Pituca (dois viciados em futebol e no álbum de figurinhas). Recentemente tivemos um vislumbre do que é essa obsessão com figurinhas de jogadores de futebol.

Os três meninos se unem para desvendar quem é o fabricante clandestino de figurinhas que está vendendo figurinhas raras de encontrar e levando o dono da fábrica legal à falência! Seguir o cambista não é uma tarefa fácil e somente os três meninos (depois, junta-se a eles a lindinha Berenice) poderão trazer luz a este mistério.
Em uma disputa nessa caçada entra o tal do Mister John Smith Peter Tony, o detetive invicto vindo lá da Escócia, que vai lutar para manter seu título, tentando desvendar o mistério antes do Gordo e sua turma.
Uma história gostosa de se ler, com crianças de uma outra época que podiam andar livres pela cidade, não tinham celular ou qualquer tecnologia e aventureiros de primeira!
Recomendo demais!
Um livro está merece ser lido e relido!

Ana 31/03/2021

Li quando era criança até que eu gostei é bem legal o livro