O Gênio do Crime

O Gênio do Crime João Carlos Marinho

Resenhas - O Gênio do Crime

BELA 28/10/2017

Aventura/crime
Oi gostei muito , ele tem várias aventuras e ação e eu gosto desse tipo de livro

Vinni.Alves 06/10/2017

O GÊNIO

Há uma revolta, as crianças querem quebrar a fábrica. Edmundo, Pituca e Bolachão, e mais adiante, Berenice, entram em cena para descobrir a fábrica clandestina. Acontece que não se trata de simples bandidos. A quadrilha é chefiada por um gênio do crime. A cabeça do gordo é posta para pensar, travando-se um espetacular duelo de inteligências, que começa pelo incrível sistema de seguir pelo avesso.
Helena.Ramos 06/10/2017minha estante
Muito bom, Vinni. Parabéns (Helena)

Camilla Paciello 18/09/2017

O gênio do Crime - João Carlos Marinho
Esse livro tem importância ímpar na minha vida. Não, não foi o primeiro que li, mas foi o que me despertou a vontade de escrever.
O autor é maravilhoso e além desse, tem uma série de outros contando as inúmeras aventuras dar turma do Gordo.
Lugar especial no meu S2

Vithor.Cecilio 28/08/2017

Estava extremamente julgando o livro pela capa e com expectativa de ser um livro voltado para crimes hediondos e no fim de tudo tive a quebra de expectativa. Pois é hilariante.

Poliany 19/08/2017

Minha infância em um livro!
Pensando aqui no tempo em que este livro ficou guardado na minha estante esperando o momento de ser lido, confesso que me arrependo de não ter colocado-o na frente de uns títulos não tão bons assim! Uma história cheia de mistérios, gosto de infância, aventuras e muita amizade! João Carlos Marinho, gravem esse nome, é um super autor. Ele consegue inserir a história na vida da gente e eu simplesmente mergulhei de cabeça nas diversas situações dos meninos!!! Uma delícia de aventura que deve fazer uma sensação maravilhosa na cabeça das crianças! O gênio do crime, com certeza traz muitas risadas e surpresas.
revel 28/12/2018minha estante
A primeira vez que senti o prazer de ler um livro e me envolver com a história foi lendo esse livro. Eu tinha 12 anos e a professora deixou a gente escolher os livros pra ler ao longo do ano. Bateu aquele saudosismo na alma só de lembrar desse momento.

Nathália 15/07/2017

Pouca verossimilhança
Ouvi falar muito bem do livro, muitas pessoas o recomendaram e em muitas escolas é sugestão de leitura. Gosto do gênero de suspense infanto-juvenil, a capa da 58¤ edição me instigou, assim como o título, mas acho que criei muitas expectativas sobre a leitura.
Achei a trama boa, a ideia da fábrica clandestina de figurinhas, as ideias do Bolacha e gostei do tempo cronológico e do cenário da história (que se passa nos anos 70/80 em São Paulo). Talvez João Carlos Marinho tenha sido o primeiro escritor infanto juvenil no Brasil a usar uma turma de crianças como protagonista de uma história de suspense ( afinal o livro foi escrito em 1969!). O vocabulário é bem legal também, com várias expressões mais antigas. Enfim, o livro tinha todos os ingredientes para me encantar, mas duas coisas me incomodaram: 1¤- a falta de pontuação, principalmente vírgulas. Não sei se é um erro da editora, mas em vários momentos senti falta da pontuação e tive que reler o trecho ( a edição que li é a 58¤,sendo a 5¤ reimpressão da editora Global). 2¤- a pouca verossimilhança. A aventura vivida pela turma do Gordo é muito emocionante e você quer ler rápido pra saber o final, mas muitos fatos não convencem. Por exemplo, as crianças terem acampado nas margens do Tietê e permanecerem lá por quatro dias, sem banho e comendo comidas armazenadas dentro de uma barraca ( fiquei pensando que o Seu Tomé poderia ter mandado um adulto pra, pelo menos, olhar as crianças à noite). Bom, esta é minha opinião. Acredito que há outros livros do gênero mais bem bolados, como a série dos Karas do Pedro Bandeira, por exemplo.

Vanderleia <3 15/05/2017

Aventuras
Eu li este livro com uma amiga minha, mas não gostamos dele pelo motivo de ser muito infantil.
Narra que naquela época em SP, todos colecionavam figurinhas de futebol, e quem completasse o albo primeiro, ganhava um grande prêmio. E para Edimundo faltava apenas uma figura, que era a do jogador Rivelinho. Então finalmente, Pituca, veio com a noticia, de que havia um cambista que poderia encomendar a figura que faltava para o albo.
E foi assim que eles fizeram, após completar o albo, Edimundo e Pituca foram ate a industria para receber o prêmio desejado, mas ao chegar la, descobriram que a industria tava fechada e era capaz deles não receberem o prêmio.
Em seguida, foram pedir a ajuda de gordo, para que o ajudassem a resolver este
problema. E foi ai que eles entraram em uma grande aventura.

Arca Literária 24/04/2017

resenha disponivel no link http://www.arcaliteraria.com.br/genio-do-crime-joao-carlos-marinho-silva/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/genio-do-crime-joao-carlos-marinho-silva/

Dani 12/11/2015

O Gênio do Crime é um bom livro para introduzir jovens e crianças na literatura. O livro de João Carlos Marinho instiga a gente entrar no papel de detetive e junto com Gordo Edmundo, Pituca e Berenice embarcar numa investigação com intuito de descobrir a localização da fabrica clandestina que esta destruindo os negócios de seu Tomé. Os personagens passam por grandes aventuras e perigos na cidade de São Paulo.
Durante as buscas á fabrica ,a chegada de um detetive escocês dará um novo rumo a historia ,deixando-a ainda melhor.
A obra é capaz de prender a atenção do leitor ,por ser escrita de maneira humorada e leve. Alem disso transmite ensinamentos como usar a inteligencia para fazer o bem e que para viver e se aventurar é preciso ter coragem de correr risco.

15/09/2015

O Gênio do Crime.

O “GÊNIO DO CRIME” e muito... TOP!
Fala sobre uma investigação de uma fabrica clandestina de produção de Figurinhas de Futebol, que estava fazendo muito sucesso.
As Cartas mais difíceis a fabrica fabricavam e vendiam para as crianças por preços mais baratos.
E depois disso o seu Tome faz uma investigação sobre essa fabrica clandestina de figurinhas, com a ajuda das crianças, e de um detetive muito... famosos!
No final da historia, as crianças e descobriu fabrica clandestina de figurinhas e foram presos todos os que participavam.
Eu gostei muito... da historia.

Sammy 05/08/2015

Livro: O Gênio do Crime\Autor: João Carlos Marinho
O livro (O Gênio do Crime) do autor (João Carlos Marinho) conta a história de três meninos que estão juntando figurinhas de futebol para colar em um álbum, mas eles descobrem que existe uma fábrica clandestina que está falsificando as figurinhas,e por isso a fábrica original pode falir, então seu Tomé, o dono da fabrica original, pede para os meninos irem fazer uma busca.
Mesmo sem seus pais deixarem eles vão seguir o cambista, mas eles descobrem que o homem usa muitas táticas para despistar e até acabam apanhando, mas eles conseguem traçar um plano que levaram eles até a casa do cambista, e há uma escola onde o filho do cambista estudava e descobriram que era através desse filho que conseguiam encomendar as figurinhas.
No livro tem imagens, mas eu não gostei muito delas, porque eram pequenas, mas com elas conseguimos imaginar as aventuras mais detalhadamente e isso é bom.
A capa é bem interessante, porque tem o desenho de figurinhas, usando a ideia da falsificação, e ainda possibilita todos de ler, porque ele não é muito grosso.
Na minha opinião quem gosta de aventura devia ler, porque conta como se passa os desafios que meninos, ainda pequenos podem enfrentar em um caso e pode te ajudar a "ficar de olho" nos cambistas que falsificam figurinhas por ai e ainda aprende que é melhor ter amigos do que ser invicto, como o detetive pioneiro que também estava investigando o caso.

DeboraBeterraba 05/08/2015

O gênio do crime
Um garoto está montando um álbum de figurinhas e só falta uma para completá-lo, mas ele não acha.
Um dia seu colega fala para ele onde pode conseguir a figurinha, ele a consegue e completa o álbum.
Ele vai buscar o prêmio na fábrica, e chegando lá encontra vários meninos quebrando a fábrica pois queriam o prêmio e não conseguem recebe-lo.
O menino manda parar, e os garotos param. No dia seguinte, o dono da fábrica vai na casa do menino e pede para ajudá-lo á descobrir quem está falsificando as figurinhas. Os pais do garoto não gostam disso e não querem que ele o faça, mas ele está muito envolvido e com a ajuda dos amigos vai tentar descobrir.
Eu gostei bastante do livro, pois eu gosto bastante de investigação, e gosto mais ainda quando ela se conclui.
O livro não é cansativo e eu li com o maior prazer, a capa é interessante e eu acho que quem ler vai gostar muito !

Valnikson 24/06/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: O Gênio do Crime
No livro, três meninos se aventuram como detetives para descobrir uma fábrica clandestina de figurinhas de futebol, chefiada por um verdadeiro “Gênio do Crime”, que pensa em todos os detalhes. O escritor João Carlos Marinho transpôs para sua narrativa as recordações de sua infância, mais precisamente as da década de 1940, quando as figurinhas de futebol eram febre. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2014/02/13/21-o-genio-do-crime/

italob 06/04/2015

Lembrança de infância
Li inúmeras vezes quando tinha 10 anos. Marcou minha infância. Muito bom. Cativa desde a primeira página. Toda vez que li fiquei aflito pelo final, mesmo já sabendo até mesmo as falas. É o melhor livro da série de livros do "Gordo" que João Carlos Marinho escreveria ao longo de várias décadas.