iWoz

iWoz Steve Wozniak

Resenhas - iWoz

AlineBergamo 30/03/2011

ótima leitura!
O livro chama a atenção desde o início. Woz conta como foi que descobriu o mundo da engenharia quando ainda era uma criança… Fala da importância dos pais e de seus professores em sua vida, e dos seus primeiros projetos de destaque: os das feiras de ciências da escola.

É muito interessante essa viagem no tempo… Saber como era a vida de pessoas que trabalhavam com tecnologia antes mesmo de eu nascer! E como tanta coisa mudou!

Depois de ler o livro, vejo o Woz como o “tiozinho legal”, daqueles que vive fazendo brincadeiras e é adorado pelas crianças. heheh Além, é claro, de toda a sua importância no mundo tecnológico que conhecemos hoje. Afinal, se respiramos bits e bytes hoje em dia é porque pessoas se interessaram em transformar ideias em realidade.

Recomendo o livro pra todo mundo que gosta de tecnologia – não precisa ser um técnico pra entender o livro. A linguagem é super tranquila, ótimo de ler!

Bissu 22/02/2011

Woz e companhia
Ler o livro de Wozniack depois da palestra que assisti na Campus Party 2011 foi, de fato, um pouco útil para que não tomasse tantos sustos ao ler o livro.

Pra quem conhece a história da Apple somente vista nos livros de terceiros e contadas pela mídia merece ler o livro se estiver procurando mais honestidade.

Wozniack conta com detalhes aspectos de sua vida até a sua inspiração para criar não a máquina, mas as situações que mudaram sua vida, a das pessoas ao seu redor e a do mundo por fim.

Relatos sobre sua personalidade e decisões enriquecem a leitura e deixam um espelho para muitos engenheiros.

Depois de ler o livro, até eu retomei a vontade de ser um. Mas, ao contrário de Woz, ainda acho que me saio melhor gerenciando e arrumando a bagunça.

Magnator 15/01/2012

Um Santo Iconoclasta
É uma leitura elucidativa e instigante. O sentido de existência, o significado da felicidade, o orgulho e a humildade de fazer parte de algo maior que si mesmo... Toda bondade e sensação de dever cumprido. Steve Wozniak, um nerd pioneiro, revela detalhes da fabricação dos computadores Apple I e II. Desde suas primeiras idéias esboçadas no papel no final dos anos 1960 até o auge da fama e sucesso da Apple no início dos anos 1980. O livro serve para desmistificar alguns equívocos espalhados pela mídia e tidos como verdade. A idealização e criação do primeiro computador pessoal, a sua saída da Apple, sua relação com Steve Jobs e outras informações interessantíssimas.

Wilson158 10/12/2023

Genial decepção
Se você pensava que Steve Jobs era o único ego inflado na Apple, prepare-se para o outro Steve: Wozniak. Embora fosse um perfil bem mais introvertido, tímido e bonachão, são nas palavras escritas deste livro que ele revela sua egomania enrustida, que por anos ficaram à sombra de Jobs. O livro é basicamente uma ode autointitulada dirigida à genialidade de seu próprio autor. Praticamente não se passa um único parágrafo em que Wozniak não elogie a si mesmo com palavras nem um pouco modestas, que vão do "mais inteligente" a "gênio". Em determinado trecho Wozniak chega supor ser um dos alunos mais inteligente da América - isso com 6 ou 7 anos de idade! As narrativas de suas peripécias com engenhocas elétricas e eletrônicas construídas em seu quarto estão entre levemente interessantes a infantis. Wozniak se gaba a todo momento de ter vencido com facilidade todas as Feiras de Ciências de sua escola desde os 4 ou 5 anos de idade. Por sorte ele assume que seu pai era engenheiro, de modo que tinha acesso a informações, materiais e dispositivos que outros não possuíam. Como disse alguém certa vez, o livro parece ter sido escrito por uma criança curiosa e hiperativa sob efeito de Ritalina, embora Wozniak tenha escrito o livro já com 56 anos. No início, os arrombos de egomania parecem inocentes e divertidos, mas com o andar da leitura a coisa se torna enfadonha e até irritante. Não apenas pelas autoconsiderações de genialidade, mas porque algumas narrativas não são assim tão geniais, como escrever programas de computador que realizavam cálculos banais, embora o mesmo afirme que eram brilhantes e mereciam reconhecimento universitário. O livro foi escrito em 2006, um ano antes do lançamento do primeiro iPhone, de maneira que a mensagem subliminar parece ser "Ei! Eu também sou um gênio!".

dissonantbr 21/06/2012

Bons momentos, porém mal escrito e até um pouco decepcionante
O livro vale pela versao de momentos importantes da Apple, porém a forma como o livro é escrito e a falta de objetividade faz que vc pense duas vezes antes de dar 4 estrelas a esse livro.

Gabriel 24/01/2013

A história de um gênio que quer mudar o mundo
O livro iWoz descreve a história de um a das pessoas mais geniais e criativas do mundo da tecnologia. O livro cobre muito bem a vida de Wozniak, falando de sua infância até a atualidade. É uma ótima história que surpreende a cada fase da vida de Steve.

Matheus 01/12/2016

Altamente detalhado
Muito bom para conhecermos esse lado importantíssimo da história da Apple: Steve Wozniak! O cara que criou o primeiro computador pessoal, praticamente sozinho. O livro é recheado de detalhes e finalmente podemos conhecer por inteiro a figura do Steve Wozniak. Porém, ao contrário do que eu imaginava, ele traz muito pouco sobre o Steve Jobs. Mesmo assim, vale muito a pena ler esse livro do gênio por trás de todo o começo.

Eduardo 20/11/2018

Quase completo
O livro é incrível. Woz claramente tem um domínio de suas memórias. Desde o começo de sua paixão pela engenharia do mundo e das coisas que o pai estimulou até o segundo terço do livro, com sua entrada profissional no meio eletrônico, que culmina praticamente com a fundação de um ramo totalmente novo. Que pena que o livro peca no final, quando claramente Woz foi proibido de falar mais sobre sua saída da Apple e do relacionamento com steve jobs. Assim mesmo, com letras minusculas..